Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

Anakcosta 17/03/2024minha estante
Concordo 100%. Fico abismada com quem diz que torceu pelos protagonistas!

_larisslour 10/07/2021

sinto espinhos no meu coração
Eu não sei nem por onde começar pra falar dessa leitura, mas vou tentar?

Achei que a história do livro é super bem contada, apontando as dificuldades que adolescentes tem, no seu processo de amadurecimento, e o processo de socialização que cada um passa, porque cada pessoa tem o seu processo.

Enquanto outros são super comunicativos e abertos com as pessoas, outros podem ser introspectivos e o ?sociável? é conhecido de uma forma totalmente diferente. Ainda assim, esses dois tipos de pessoas, podem estar passando pelas mesmas dificuldades, só processando elas de forma diferente.

Esse livro me fez pensar muito nisso, em como a pessoa introspectiva, que passa por tanta coisa internamente, explode em um momento ápice, que é o que todos esperam que um dia aconteça, em contraponto a extrovertida, acaba procurando um pico de explosão inesperado aos que estão ao redor, pras pessoas notarem que ela também está sofrendo? Porque demora tanto tempo pra perceber que alguém está sofrendo, não vimos os sinais? E só porque alguém fala demais, sempre sorri, ela não deve passar por sofrimentos e dificuldades? Ela tem que ser mais forte só por isso?

Na leitura fica explícito que o introspectivo da história é o Loch, e a extrovertida (apaziguadora) é a Maya, e você fica se perguntando o tempo todo, mas será? Tinham momentos que eu esquecia realmente que eles eram irmãos, o quão problemático é isso, porque chegou a esse ponto, que mãe horrorosa, porque eles tinham que sofrer isso tudo? Porque chegou a esse ponto??

Na cena final, eu esperava, mas foi em um momento totalmente inesperado, e foi um choque pra mim, eu esperava um final triste, claro, mas alguma saída positiva, enfim. Por essa leitura ter me proporcionado tantas reflexões eu sei que é necessária!
Debs 10/07/2021minha estante
Como você conseguiu descrever uma situação que eu praticamente vivo?? ( Sobre ser a extrovertida e ele o introvertido...)

Isadora.Carrega 10/07/2021minha estante
Assino embaixo de tudo o que você falou!!! ?

LetSilva 23/04/2021

O livro é muito bom, mas se você for ler, leia sabendo que irá te frustar, mas recomendo é um livro que te prende e faz você querer ler ele todo de uma vez.

Tarcila de Oliveira 08/05/2021

Uau
Confesso que não imaginei que esse livro seria assim... Imaginei algo bem clichê, mas não foi... Consegui entender a relação dos dois, pq chegou onde chegou... E o final é impactante...

Moon ð 02/04/2022

Perturbadoramente profundo
Pra ser honesta, eu não sei como classificar esse livro.
Ele me tirou completamente da zona de conforto, ainda tô tentando entender os sentimentos que ele me causou.

A estória é profunda e muito problemática por Ns motivos. Estejam atentos aos gatilhos(incesto, instabilidades psicológicas, problemas familiares, suicídio), eu achei que saberia lidar, mas conforme a estória foi apresentada me atingiu fortemente. O livro faz a gente questionar muita coisa e até agora não tenho resposta pra essas questões. Perturbador.

Definitivamente não é uma leitura pra todo mundo, reconheçam seus limites, às vezes a curiosidade leva a gente por caminhos muito tortuosos.

Mas quem achar que consegue fazer a leitura, por favor leiam!
Se permitam entender a realidade e os sentimentos dos personagens, não tô dizendo que é aceitável, tô dizendo que em análise nem tudo é preto no branco.

Kyrie.Sparda 10/06/2020

Não consigo esquecê-lo
Li esse livro já vai fazer um mês e não o tiro da cabeça, no inicio doía, pelas lembranças, de um modo ruim. Hoje um pouco mais recuperada posso dizer que talvez nunca ache uma história que me marcará tanto, a escrita é linda, delicada, sensível, detalhista, exatamente como amo. A autora soube colocar tantos sentimentos que quando acaba você se sente destruída com o rumo que tudo tomou. Não gostei do final, ele acabou comigo, acho que pra tudo se há uma solução e a forma que ela resolveu foi covarde, e por isso não dei 5 estrelas. Entretanto, sem dúvidas será para sempre um dos melhores livros que ja li na vida e nunca vou esquecer esses personagens.
Duda 10/06/2020minha estante
Amo o livro

Priscila.Damiani 29/11/2020

Uma relação de amor e ódio
Não sei como falar sobre esse livro. Só sei que amei e odiei. Pensei nele por dias e tive ressaca literária. Mas para quem não tem o estômago fraco vale a pena conhecer. *Contém gatilhos
Jess_mendoonca 29/11/2020minha estante
É um livro que me deixou bem desconfortável

Jess_mendoonca 29/11/2020minha estante
Nem sei explicar kkkkkk

Deza Farias 19/07/2017

COMO UMA COISA TÃO ERRADA PODE PARECER TÃO CERTA ?
Vamos começa pelo título dessa resenha , que tal ? Sim isso mesmo... "COMO UMA COISA TÃO ERRADA PODE PARECE TÃO CERTA ?" Quando eu comprei esse livro de uma pessoa que queria vende , porque se recusava a lê algo tão sórdido e tenebroso ( isso nas palavras dessa pessoa ) eu me questionei se eu deveria ler esse livro , claro que eu já tinha lido resenhas e já conhecia as premissas deste livro , e assim que ele chegou eu resolvi lê-lo , entendi na hora a repulsa da leitora , sim repulsa , porque vejamos , no meu caso e no caso de outras pessoas que leram o livro , o leitor começou a ansiar pelo romance entre os irmão Maya e Lochan , não seria errado isso ? Na sociedade onde vivemos., nós aceitariamos esse tipo de relacionamento ? Essa autora que por sinal escreve muito bem., tem um poder de nos questionar e de aceitarmos esse fato como se fosse normal e lindo e não um doa maiores tabus do nosso planeta. Entao se você é puritano , não leia esse livro , porque você nunca mais será o mesmo depois dessa leitura.
E até aqueles que se dizem mentes abertas ... Você tem certeza que toda forma de amor é válida ?

Boa leitura a todos :)
Pâm 19/07/2017minha estante
Eu amei esse livro, é mesmo sabendo que era errado eles ficarem juntos eu torci pra eles ficarem juntos no fim. Mas o fim é bem triste. Acho que a autora quis questionar mas Tb no final mostrar que esse tipo de relacionamento não iria ter um final feliz.

Deza Farias 20/07/2017minha estante
Pâm concordo com você , mais foi tão horrível o final , que dar só angustia em pensar kkkkkk, eu queria que eles pudessem ter fugido e criados novas identidades, mais é isso mesmo o único fim só poderia ser esse mesmo.

Gisele Simões 20/07/2017minha estante
Acho que a intenção da autora era levantar o questionamento, fazer os leitores pensarem. Não diretamente na possibilidade de esse tabu acontecer realmente ou não, mas no julgamento das pessoas com relação à vida do outro. Será que temos o direito de julgar o sentimento de alguém?

Queren-Hapuque 22/07/2017minha estante
Amo demais esse livro e concordo que a autora escreve tão bem que dá um nó ou vários, na nossa cabeça. Porém fiquei um pouco decepcionada com o final do livro. Sinceramente achei a escolha da autora ao escrever esse final previsível, um pouco clichê e de certa forma uma escolha "fácil" para uma história tão boa e até aquele momento muito bem desenvolvida. O final não tira o mérito do excelente livro, porém fiquei um pouco frustrada.

Queren-Hapuque 22/07/2017minha estante
Porém fiquei um pouco decepcionada com o final do livro. Sinceramente achei a autora previsível, um pouco clichê e fazer uma escolha "fácil" para finalizar essa história tão boa e até aquele momento muito bem desenvolvida, crítica de valores, tabus, etc. O final não tira o mérito do excelente livro, porém fiquei um pouco frustrada

Gisele Simões 24/07/2017minha estante
Concordo, Queren! O final é "o que se espera" de uma história tão polêmica, o minimamente aceitável desse tabu social. Mas a autora é corajosa ao apresentá-lo dessa forma.

Deza Farias 24/07/2017minha estante
Concordo com vcs !!!!

Juliany 25/01/2022

Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?
A sutileza e sensibilidade com a qual Tabitha Suzama escreveu esse livro foi impressionante.
Um livro com clara capacidade dramatúrgica.
Maya e Lochan por quê vocês tiveram que sofrerem tanto?
Como a Suzama terceu o relacionamento familiar foi necessário e realista para um desenvolvimento bem feito.
Para mim o final foi inimaginável.
Para ler esse é indicado ir com o mente aberta porquê você vai se deparar com um assunto tabu que não é aceito pela a sociedade e entendo o porquê, mas você acaba torcendo para um final feliz entre dois irmãos, sei que o mundo não aceitaria esse relacionamento, mas no livro a relação entre eles pareceu tão certa.

isabewlha 28/06/2020

Angústia
Do início ao fim desse livro eu fiquei angustiada. Nao só pela incerteza do romance deles mas tambem pela situação de vida: com pais ausentes e dois adolescentes tendo que dar conta de cuidar de uma casa e 3 irmãos. Sem falar da fobia social do Lochan.

Nunca tinha pensado a fundo sobre incesto, mas era um tabu pra mim. Depois que terminei esse livro, nao sei mais o que pensar sobre esse assunto.

Acho que faltou uma parte ou um capítulo do Kit, tendo em vista que ele foi mais do que importante pros acontecimentos dos fatos.

Enfim, li esse livro por recomendação da minha amiga, sem ler sinopse nenhuma, sem saber de nada da história, e como ela disse, acho que todos deveriam fazer o mesmo. Creio que ler com uma mente aberta é fundamental para essa narrativa.