Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

Moon ð 02/04/2022

Perturbadoramente profundo
Pra ser honesta, eu não sei como classificar esse livro.
Ele me tirou completamente da zona de conforto, ainda tô tentando entender os sentimentos que ele me causou.

A estória é profunda e muito problemática por Ns motivos. Estejam atentos aos gatilhos(incesto, instabilidades psicológicas, problemas familiares, suicídio), eu achei que saberia lidar, mas conforme a estória foi apresentada me atingiu fortemente. O livro faz a gente questionar muita coisa e até agora não tenho resposta pra essas questões. Perturbador.

Definitivamente não é uma leitura pra todo mundo, reconheçam seus limites, às vezes a curiosidade leva a gente por caminhos muito tortuosos.

Mas quem achar que consegue fazer a leitura, por favor leiam!
Se permitam entender a realidade e os sentimentos dos personagens, não tô dizendo que é aceitável, tô dizendo que em análise nem tudo é preto no branco.

Tarcila de Oliveira 08/05/2021

Uau
Confesso que não imaginei que esse livro seria assim... Imaginei algo bem clichê, mas não foi... Consegui entender a relação dos dois, pq chegou onde chegou... E o final é impactante...

LetSilva 23/04/2021

O livro é muito bom, mas se você for ler, leia sabendo que irá te frustar, mas recomendo é um livro que te prende e faz você querer ler ele todo de uma vez.

Fernanda 06/05/2020

Complicado
O livro me deixou desconfortável, confesso, um dia vou reler para ver se ainda me sinto assim relacionado ao assunto tratado no livro.

Julia Manjko 20/12/2022

Arrebatador
Q livro triste !!! E o pior de tudo é a perspectiva de q é difícil todo mundo sair feliz dessa situação , não consegui pensar em nenhuma solução.

Foi um livro importante pq foi a primeira vez q tive um contato aberto sobre o assunto e até agora n sei direito oq pensar. Muito complicado !!

Apesar de ser pesado o livro é bem fluido e envolvente , com uma escrita realmente muito boa.

Nando.Costa 09/05/2021

O fim é a liberdade de tudo!
Nem sei muito o que falar sobre o livro, não é só um assunto sobre o qual a história se desenvolve, mas ele é tenso em vários pontos, e alguns desses pontos, não é fácil de falar sobre.

São dois personagens principais dessa história, lochan e maya (esse livro não economiza em nomes estranhos), lochan e maya são irmãos, e responsáveis por outras 3 crianças que são seus irmãos mais novos.

Uma família de estruturas bem deficiente, o pai abandonou a família e a mãe de nada ajuda, leva a vida de bebedeiras e de farriar com o namorado, e consequentemente ao longo da história, acaba abandonando os filhos, deixando toda a responsabilidade nas costas dos filhos mais velhos, lochan e maya.

Conciliar escola e responsabilidade de cuidar de outras crianças todos os dias, e ter uma paixão esquisita não é nada fácil, e apesar de todas as dificuldades eles fazem seu melhor pelos irmãos, e são desafiados todos os dias por novos problemas.

O final do livro é pesadinho, dependendo de quem o lê, digamos que carrega gatilhos, a história em si flui com facilidade, só acho que em alguns pontos a história se arrasta para poder trazer a tensão para o leitor, mas nada que estrague com a experiência.

É um livro bom pra trazer uma experiência de leitura bem diferente, pode ler que vai gostar, confia.

Joleana2 06/04/2022

Não é porque é tabu que não existe.
Não sei quantas estrelas dar para o livro porque achei o final muito corrido, um tanto negligenciado, e isso pesa muito pra mim.

Vejo muitos comentários aqui dizendo que a autora é doente, que a história é doentia, etc, etc, mas o que eu vejo é uma mulher contando uma história sobre coisas que realmente acontecem na sociedade, mas muita gente prefere achar que não e fechar os olhos e a mente pra isso.
E ela conta com muita sensibilidade, mostrando ao leitor o ponto de vista dos irmãos, o que eles sentem com tudo isso, a bagunça em suas cabeças, em sua casa, em suas vidas.
A parte que deveria ser realmente revoltante desse livro é o descaso para com as crianças, o abandono, a negligência. Uma família completamente desestruturada.
Não é de se espantar que os irmãos só possam contar com eles mesmos e seja difícil buscar apoio e relações fora dessa loucura toda.
Talvez se eles tivessem vivido numa família que desse suporte, que os permitisse viver como adolescentes, nada disso teria acontecido.

As pessoas esquecem que nós também somos animais e precisamos o tempo todo de regras e contratos sociais pra nos impedir de dar vazão aos nossos impulsos.
Existe até uma "grande" quantidade de obras que falam ou sobre paixão ou atração sexual/sexo entre irmãos: Angel Sanctuary (mangá), Os Sonhadores (filme), O Som e a Fúria (livro), The Borgias (série), Taboo (série), Dente Canino (filme), Game of Thrones...
Esses são só os que conheço; com certeza existe muito mais por aí.

JuhSilveira 08/08/2021

?Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?
Eu estou literalmente aos prantos escrevendo essa resenha, esse livro tocou o fundo da minha alma e de uma forma ou outra precisei parar várias vezes para respirar.

Proibido não é mais um livro bobinho que faz parte da minha coleção e sim ocupa um lugar muito maior do que isso.

Esse livro vai te estraçalhar no sentindo literal da palavra, é triste e melancólico do início ao fim e tem pouquíssimos momentos bons, deixa qualquer livro de drama no chinelo.

Confesso que quando acabei o livro dei um suspiro de alívio, não sei se aguentaria mais 100 páginas desse sofrimento.

A forma com que a autora retratou os sentimentos e a evolução pessoal de cada personagem foi espetacular, eu gostaria de outro final? Vou confessar que não, entendi o ponto da escritora e a mensagem que ela quis passar.

Com certeza essa não é uma leitura que eu indicaria, exatamente por acabar com até o último pingo da sua alma, é um livro lindo e com uma história absurdamente única, mas ele literalmente acaba com a sua sanidade.

Proibido vai sim para a minha lista de favoritados com o coração apertado, porque ao mesmo tempo que achei o tamanho do livro perfeito, eu queria mais, senti a necessidade de sofrer mais pois me apeguei aos personagens.

Se você vai se aventurar com essa leitura, prepara os lencinhos porque eu te garanto, não tem como não sentir minimamente alguma coisa lendo esse livro.

E agora me respondam ?como uma coisa tão errada, pode parecer tão certa??

Stephany.Alves 22/05/2022

Duas crianças abandonadas pelas pessoas que simplesmente deveriam protege-los, desculpe mas não consigo não culpar os pais pelo completo abandono, eu simplesmente não consigo achar nenhuma explicação plausível para tudo isso.

Ivy 11/10/2020

Proibido
Por se tratar de um tema tão delicado, comecei essa leitura me eximindo de qualquer tipo de julgamento, e a única coisa que posso dizer é que para mim foi uma estória extremamente triste, sofrida do início ao fim.