Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

Karolyne 03/11/2021

"Maya, vou te amar para sempre. Lochan x" para sempre...
Eu não tenho a mínima ideia de por onde começar a falar desse livro.
Chorei.
Ele machucou.
NOSSA, ELE MACHUCOU--
E eu comecei a ler justamente pq sabia que sofreria e pq eu precisava ver como a autora escreveria sobre o relacionamento entre os dois irmãos.
Sabe quando você começa a ler já pensando que o final seria previsível?? Eu meio que comecei assim. Estava "Vai acontecer isso ou isso? Mas talvez nenhum dos dois pq pode ser diferente?".
Diferente dos "brothers tô lovers (irmãos para amantes)" que eu já li.
E foi.
Ai, gente, foi.
Foi diferente.
Eles dois sabem, têm consciência de como isso deve ser errado, eles sabem! Não dá pra duvidar.
Agora uma coisa é certa: esse livro é puro sofrimento. Pra eles e pra vc que tá lendo e não pode fazer nada (shhhhhh, me deixa falar como se fosse na vida real). E certeza que viraram pra eles e falaram: "não tá sofrendo o suficiente, toma mais" pq olha-
A Maya e o Lochan atuam como pais praticamente. Uma mãe viciada, que troca eles pelo namorado, não liga e não para em casa? O que se pode esperar?
O livro não mostra SÓ o relacionamento deles, mostra eles lidando com irmãos mais novos como filhos e com a vida adulta antes da hora misturada com a adolescente. Escola, crianças, coisas de casa, pensando em faculdades, o nervosismo de ter que esconder bem, tomar cuidado pra que ninguém descubra, tome providências, separem eles e mandem pra orfanatos? Como aguentar esse peso? E ainda a consciência de estar em um relacionamento? proibido? Errado?

"Não é só a frustração física, é a impossibilidade da nossa situação, o horror por estarmos encurralados, o desespero de saber que nunca vou poder amar Maya como quero."

(q facada, meu Pai)

E a história parece tão real? Não acontecem coisas mágicas, são situações reais, realidade (eca).
No início do livro eu até cheguei a pensar "ah, então o livro não foca no romance" pq como eu falei, tem outras situações, e no comecinho eles realmente focam mais nisso. Pra poder explicar. Depois começa o foco no relacionamento.
É um livro muito bom.
Eu recomendo, sim! Mas olhem os gatilhos antes, belê?
E se preparem para a dor KKKKKKKKKKKKKKKAISENHOR
É um pouco difícil e delicado falar desse livro pq são assuntos delicados e difíceis que se passam. Mas no geral, acho que deu pra entender um pouquinho.
Se eu pudesse agradecer à autora, eu faria, pq é um livro que vou lembrar sempre.
A história deles vai ficar sempre comigo e isso é tudo.
Poxa, uma lágrima caiu aqui KKKKKKKKKKKKKKK ô, livrinho ???

"? Nós ainda podemos
nos amar."

Emerson 10/07/2021minha estante
Melhor resenha que li, amiga. Disse tudo o que penso de forma brilhante

Jessica1248 11/07/2021minha estante
Obrigada ??

Lets 12/07/2021minha estante
Rt no comentário do Emerson, melhor resenha ??

Júlia Ramos 22/08/2021minha estante
Exatamente isso, tirou as palavras da minha boca. Esse livro é muito marcante e muito forte, parabéns pela resenha.

Jessica1248 23/08/2021minha estante
Obg ?

TainA.Alexandra 02/12/2022

Admito que esperava muito mais do final, achei bem fraco e ficou parecendo que a autora tinha que acabar o livro as pressas, ficou algumas lacunas abertas que deveriam ter sido fechadas. Porém a história toda é perfeita, ver o desenrolar da relação de Maya e Lochan, é torcer pra que eles fiquem juntos, é torcer pela felicidade da família é torcer por algo que é errado, mas como uma coisa que é tão errada, pode parecer tão certa??

Dolly 08/10/2022

??
Eu ameii esse livro, o final me destruiu. Sinceramente eles mereciam ficar juntos, é um livro que eu não vou conseguir superar
nnicole 08/10/2022minha estante
eles n ficam juntos amg?

Dessa 08/10/2022minha estante
Acho que a maioria não consegue superar não... Foi muito bonito, errado e emocionante...
Mas aquele irmão deles ... Ohh garotinho, se ele não tivesse aberto o bico ...

Dolly 08/10/2022minha estante
Como q eu respondo os comentários aq? Kkk?

Gabe 16/10/2022minha estante
Fiquei 1h em estado vegetativo dps que terminei o livro só pra superar o final kkkkkk eu estava torcendo pra eles, admito que fiquei com mt raiva do irmão deles

natany 30/03/2021

diferente de tudo que já li, foi uma experiência estranha (?), em alguns momentos eu esquecia a situação do incesto e só pensava que eles se amavam e era isso que importava, fiquei até preocupada. consegui entender o pq dos sentimentos deles e até "apoiei" o casal, mas ao mesmo tempo via que era uma coisa esquisita. o final me deixou totalmente abalada, chorei horrores e não esperava por isso.

Janise Martins 10/10/2020

Proibido
Li algumas resenhas sobre esse livro e tive a impressão de que não era mesmo que li.
Li muito sobre a reflexão que ele levou as pessoas a fazerem. Fala sério! Reflexão? Não vi nada para refletir, mas me coloquei como simples observadora, não criei vínculos com os personagens, no sentido de ter esperança ou torcer por eles, senti sim, uma certa pena e reconheci logo de cara o ambiente e mente doentia deles, desde a mãe até os filhos.
Parece que estou sendo dura né? Pois é, estou.
A autora escreve bem e tentou florear com palavras, romantizando o que não tem jeito. Quanto a isso fiquei meio irritada com ela, tentando manipular com palavras uma nova ideia, digamos que inconcebível. Ponto para ela, cumpriu seu papel de escritora!
Não acho que não aconteça de verdade, sou grandinha o bastante para saber que nesse mundo tem de tudo! O que não quer dizer que tenha que aceitar, nem romantizando desce!
O livro é de certa forma complicado, tanto que o final que a autora dá ao livro ficou claro que ela não sabia o que fazer e por isso fez o que fez (Ahhhh tem que ler pra saber!!! Hehehhehe).

Não é um livro ruim, o assunto sim, mas quem escreve nem sempre navega por águas calmas. Parabéns a autora que não teve medo de se jogar ao mar.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2015/10/proibido.html

Lorena 25/06/2020

devastada
não tenho nem palavras pra dizer o quanto esse livro me deixa devastada. não quero entrar em detalhes, pra mim esse livro tinha que ser lido sem vc saber de nada sobre o enredo.
eh uma história mto forte, um tabu gigante, e o livro ainda trata de problemas mentais.
eu acho a escrita da autora simplesmente sublime, ela descreve os pensamentos dos personagens, a situação deles, de uma forma que me causa uma aflição o livro inteiro, uma agonia pra que tudo de certo e a vida deles melhore.
as narrações do lochan são muito angustiantes, tudo que eu queria era que ele conseguisse superar os obstáculos da fobia social que ele tem, algo q eh mto abordado no livro.
as crianças são simplesmente tudo nesse livro, sempre que a willa aparecia meu coração faltava explodir de amores. toda a situação da família me deixava angustiada, e eu só conseguia torcer pra que as coisas mudassem pra eles.
até se vc tira o romance da equação esse livro eh uma obra prima. não quero falar mto do romance aqui pq acho que eh uma coisa que cada um deve ler e tirar suas conclusões, mas eh uma coisa que acontece de forma tão espontânea que chega a parecer inevitável, e pra mim eh impossível não torcer por um resultado diferente do que o esperado.
um dos meus livros favoritos da vida, me causa uma montanha russa de emoções e me deixa sempre MUITO triste depois de terminar.

Aline265 03/07/2022

Estou atualizando de uma vez todos os livros que li no último mês, fazia tempo que não entrava aqui.

O que falar desse livro? Um misto de emoções, não foi uma leitura fácil, é um assunto bem delicado que o livro aborda. Chorei demais com o final, consegui sentir a dor, ódio, o abandono, as incertezas, responsabilidades dos dois irmãos. É um livro bem pesado com final triste, que me quebrou, já comecei a ler sabendo que era um livro que iria chorar me avisaram.
Recomendo demais, chorem comigo.

Emily.cent 23/08/2021

Quis refazer essa resenha
É um livro com um tema muito delicado, que o nome faz jus a sua história, não vejo nada sendo mais proibido dq um amor incestuoso entre irmãos. Já faz alguns dias que eu li esse livro, e ele ainda me deixa mal, nem é pelo final em si, pois o livro no todo é muito triste, triste do começo ao fim. O Lochie ele virou um dos meus personagens que mais amei literários, ele tem tantas dificuldades, tantas dores e um coração muito bom e lindo, que teve que amadurecer muito cedo, com 13, anos e com 17 já era um adulto praticamente. Eu realmente sofri lendo a história dele e vendo como ele se dedica para seus irmãos. A Maya é incrível também, tão boa qnt ele. Eles são o apoio um do outro, o amor que nasceu entre eles é algo muito puro e lindo e ao mesmo tempo triste e doloroso e que vc compreende o pq dos sentimentos deles e pq aquilo nasceu.
Eu não senti nojo ou desconforto lendo, igual algumas pessoas.
Irei levar esse livro para o resto da minha vida, tanto os sentimentos que senti lendo a qnt ele me ensinou sobre a pensar sobre preconceitos morais/religiosos e crenças do que seria errado ou não.
Acho desumano algumas pessoas que aceitaram esse final, apenas por eles serem irmãos e o amor deles ser errado moralmente e socialmente , e por isso aceitaram a morte de um menino que tinha um futuro brilhante e era tão jovem, que dava tudo de si para criar e amar os irmãos, sendo que os culpados de tudo isso são os pais negligentese deles, os maiores causadores de dor dessas crianças e que saiu impunes, mas não criticam tanto igual aceitam o final do Lochie falando que não tinha outro jeito e blábláblá.
Enfim, acho que a tabitha fez esse final 1pq td o que ela escreve é de tragédia e 2 pra chocar os leitores e refletir o assunto e preconceito sobre incesto.
Eu não aceitei esse final não, tô em negação e sempre vou estar, acho que a Maya e o Lochan merecia um final feliz e eu dei pra eles nem que seja na minha cabeça : )
Cinco estrelas favoritado e com personagens que eu amei acompanhar e ver, tanto os pp's quando os irmãos deles menores, é um ótimo livro pra ter uma depressão.
Ecklezia_Carvalho 31/07/2022minha estante
Eu tbm não aceitei aquele final, até hj ? ódio da mãe dele? ohhh mulherzinha q me passou raiva?

Emily.cent 31/07/2022minha estante
Eles não mereciam aquele final??E mdssss eu tb odeio a mãe deles, vontade de bater tanto nessa cadela

Ecklezia_Carvalho 31/07/2022minha estante
Kkkkkkk

Bru 20/12/2023

Estou em frangalhos! Já no início do livro eu chorei como uma condenada e com esse final mais ainda. O livro conta uma história de incesto entre irmãos, e como é narrado em primeira pessoa pode dar certa margem para uma romantização, no entanto sinto que a jogada está em brincar com os sentimentos do próprio leitor, pois ficamos compadecidos do contexto em que ambos vivem ao mesmo tempo que sabemos e sentimos o quão errado é a situação. Apesar disso, o que me deu mais raiva foi a negligência em que esses irmãos viviam, o pai abandonou eles e a mãe se tornou uma alcoólatra que só queria saber de homem, sobrando para eles se tornarem "pais" dos irmãos mais novos. Em relação ao desenvolvimento da história, senti que houve uma decaída drástica no meio do livro, pareceu que foi muito do nada que ela se apaixonou pelo irmão e também ela estava bem mais "tranquila" e aceitando o fato de sentir isso por ele que diferente dela passou por várias crises antes de ceder e ainda continuou tendo certa relutância.

. J e n n i . 24/04/2021

Não tenho estabilidade mental para escrever uma resenha, mas é um bom livro, com a escrita muito descritiva, que me fez chorar três vezes. (Fazia dois anos que não chorava em um livro ) kkkjk.
É fácil, fácil o amar!? Mesmo que no começo tenha certa desconfianças por ser um tema tabu. Por incrível que pareça a autora faz o romance brotar muito bem entre os dois, de uma forma que não fica um choque tão grande para o senso crítico.

Nicolly392 28/06/2023

Dramático, brega e ruim
Não sabia muito a respeito do livro quando comecei a ler, só que era polêmico e tratava sobre incesto. Até aí ok, já imaginei que seria uma bomba, mas eu não previ o quanto!
A escrita é muito brega, e apesar do enredo não ser totalmente desinteressante, abordado abandono parental e problemas familiares, a narrativa não deixa a história fluir.
E o casal, que além de irmãos, não tem química, então você nem chega a entrar na neura deles de "amor proibido", pq é como ver duas minhocas se relacionando. Claramente são só duas pessoas muito traumatizadas que criaram uma encenação na cabeça.
Lochan é um dos protagonista mais mornos que já li, além da fobia social, beleza não autoreconhecida a abdicação total pelos irmãos, o que ele é? Um merdinha. E a Maya? Safada. Sem mais adjetivos.
O clímax do livro é uma porcaria, a cena Hot também é uma porcaria, e o conjunto da obra é uma porcaria.
Narrativa super brega, personagens muito dramáticos e um livro bem ruim.

Ana Maria 01/08/2021

Uma história de Amor não convencional
A autora acertou muito na estrutura familiar, (totalmente ausente de adultos) para dar uma justificativa para o amor incestuoso dos irmãos mais velhos da família. Pai sumiu, a mãe é alcóolatra e fez 5 filhos ao acaso, quando não deveria ter feito nenhum, e tenta arrumar mais um amor, pra abandonar seus filhos também. Nessa lógica de sobrevivência, o mais velho torna-se o pai, e a mais velha torna-se a mãe, e eles administram a casa com os cheques dados, de má vontade pela mãe. Então acontece a adolescência, os hormônios e esse amor muda de fraternal para sensual. A narrativa é fluida, e você torce para que o casal consiga continuar. O psicológico dos personagens, principalmente dos 5 filhos, é muito bem amarrado, já o dos adultos, não houve muito interesse em se aprofundar. Seria um livro de romance adolescente, se não houvesse a inclusão de uma temática tabu na nossa sociedade. Eu gostei do livro, obviamente o final foi bem medíocre, mas não apaga a história de amor, com toda a sua força e inocência.

isadora1411 12/01/2022

Proibido
Eu gostei muito desse livro e o final dele me despedaçou. Eu não estava esperando isso e fiquei MT triste.

Eu não vou comentar minha opinião sobre o assunto mas "Como uma coisa tão errada, pode parecer tão certa?"

!Obrigada a todos que me avisaram que esse livro iria me destruir e eu não ouvi!

Fernanda 06/05/2020

Complicado
O livro me deixou desconfortável, confesso, um dia vou reler para ver se ainda me sinto assim relacionado ao assunto tratado no livro.