Boneca de Ossos Holly Black

Resenhas - Boneca de Ossos

zoni 10/04/2017

Encantador.
O que posso começar dizendo sobre esse livro? É um livro tão extraordinário que eu devorei em uma madrugada e uma manhã. Sim, eu não dormi. Eu não consegui dormir, foi impossível soltar o livro antes que ele estivesse finalizado. Eu realmente precisava descobrir o final da história. O que iria acontecer? Por que iria acontecer? Eram tantas as dúvidas que eu não podia largar, o livro me prendeu muito, por essas e outras razões. A atmosfera sombria sem ser pesada que Black criou é espetacular, você sente medo pelas crianças, mas ao mesmo tempo percebe que elas estão seguras, a atmosfera não te devora, não é um livro de terror. Os personagens são cativantes e tão maduros de uma forma infantil que é impossível não ama-los. Como em todos os livros de Black, existe uma dinâmica muito boa entre os personagens. Não há um momento sequer em que você fique entediado lendo a história encantadora que a autora criou. Acontecem coisas a todo momento. Super recomendo a leitura. Eu amei, é fantástico e merece todo reconhecimento do mundo.

Kelly 02/05/2017

Dá para ler em um dia
É um livro infanto-juvenil, mas quem disse que adultos não podem ler?!?!?!? Eu amo a escrita da Holly, acho ela incrível e já li varias obras dela. Essa apesar de ser pequena, é muito boa tambem.
São três prés adolescentes entrando naquela fase confusa em que você não é mais criança, mas também não sente que já é um adolescente. São muito amigos e adoram ficar juntos. Criam estórias incríveis e de repente, tudo que criaram em suas cabecinhas criativas parece ter se tornado real. Será?!?! É isso que eles vão tentar descobrir.
É um livro sobre amizade, lealdade, amadurecimento e aprender a lidar com os sentimentos.
A escrita da Holly é fluida e o livro é curto, então dá p ler rapidinho, principalmente se você estiver em uma ressaca literária e quiser algo leve.

Jobim 19/05/2017

Puro amor
Boneca de Ossos, conta a história de três crianças (Zach, Poppy e Alice) que sempre tiveram o costume de brincar e criar mundos juntos. Tudo estava comum para eles, mas tudo mudou quando o pai de Zach jogou todos os seus brinquedos fora e pediu para ele focar mais no basquete. Zach resolve esconder isso das garotas, o que acaba criando um conflito entre os três. Parece que Alice e Zach estavam conseguindo seguir em frente. Até que um dia, Poppy começa a ter sonhos com a boneca feita de ossos que fica em sua casa, a mesma é considerada a rainha nas brincadeiras das crianças. Então Poppy conta sobre os sonhos para Alice e Zach, e eles saem em uma viagem para realizar o pedido da boneca : Enterrar seus ossos no seu caixão.

Tenho esse livro dese 2014, comprei na estreia. Achava que tinha perdido e já tinha a vontade de comprar outro. Tive uma surpresa quando minha avó entrou no quarto com ele na mão, diz ela que achou em cima do armário da cozinha. Acabei que li tudo no mesmo dia, e não consigo me perdoar por não ter lido ele quatro anos atrás.

Me emocionei e fiquei com o coração apertado durante toda a história, Holly Black sempre se supera positivamente. Só consigo dizer que Boneca de Ossos virou um dos meus livros favoritos e que recomendo ele para todas as pessoas lerem e se apaixonerem!

Andressa | Baú Literário 07/06/2017

Boneca de Ossos
Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam.

Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo…

Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio.

Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar o seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram… A missão se transforma em uma jornada de arrepiar.

Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos? Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?
Achei interessante na trama do livro. Logo nos primeiros capítulo vemos como é uma infância ser retirada de uma criança, e como são os sentimentos dela sobre tudo o que mais lhe é importante. Não conseguimos deixar de compartilhar um pouco de sua dor, por ter algo que tanto ama ser retirado de sua vida tão repentinamente.
O final do livro não foi o mais miraculoso, com uma lição de moral que mudasse a vida de alguém, porém, tem o seu charme e me tirou um pequeno sorriso.
Para concluir, posso dizer que “Boneca de Ossos” é um livro totalmente indicado para o público infanto-juvenil, e também para quem gosta desse gênero literário. Porém fiquem cientes que o livro, mesmo sendo infanto-juvenil, não há aventuras surreais e fantasiosas, as cenas contidas nele são de acordo com a vida real e poucas coisas miraculosas ocorrem no decorrer de suas 216 páginas. É um livro mediano, que não faz você repensar fatos da vida e não tem um final bombástico. Mas mesmo assim é um livro que faz você passar horas se deliciando com a bela narrativa que no envolve totalmente e faz você querer ler sem interrupções.

site: youtube.com/bauliterario

Luiza - @oluniverso 17/07/2017

Resenha originalmente publicada no blog Choque Literário.
Zach, Poppy e Alice têm o costume de brincar juntos há bastante tempo. No passatempo atual, o pirata William, a Lâmina (representado por Zach) está em alto mar com a ladra Lady Jane (representada por Alice). Os dois estão tentando atravessar o Mar Mais Negro, que é defendido por sereias (representadas por Poppy), para poderem executar uma missão imposta pela Grande Rainha, uma boneca de ossos que observa e reina sob todo o universo fantástico que as três crianças criaram.

A Grande Rainha tem cachos dourados num tom de palha e a pele branca como papel. Ela usa um vestido comprido de tecido fino e vive na cristaleira da casa de Poppy. Quem, por um acaso, desobedecesse às ordens dela seria condenado, teria a família adoecida e morta. Apesar de ter todo esse poder, a rainha é incapaz de sair do móvel.

Em um dia da semana em que Zach volta da escola, ele sobe para o quarto e percebe que os bonecos não estão onde ele havia deixado de manhã. Apavorado, sai a procura deles, mas logo percebe que o pai jogou todos fora, porque acha que o filho já está grandinho demais para brincar e deve se envolver mais com os meninos da escola.

Zach fica furioso, mas não tem coragem de contar às amigas que não possui mais os brinquedos. Ele acaba por decidir falar a elas que simplesmente não quer mais brincar. Mesmo sem querer, acaba se tornando um menino um pouco arrogante e chato por isso.

Poppy é quem mais fica afetada com toda essa mudança. Ela chega a dizer para Zach que, se ele quisesse, ela tiraria a Grande Rainha da cristaleira e ela contaria todos os segredos que Zach pudesse querer saber sobre o passado de William, a Lâmina e quaisquer outros detalhes, já que ela sabia de tudo. Mesmo assim, Zach pede desculpas e não aceita a oferta.

Porém, depois de um tempo, Alice e Poppy aparecem na casa de Zach a noite para contar que Poppy sonhara com a boneca e que, se a menina não enterrasse os restos mortais dela, poderia sofrer as consequências. Assim, depois de muito custo (porque Zach não fica convencido de primeira), os três partem em uma jornada real para resolver esse mistério. Será que ela é só uma boneca ou há algo misterioso por trás dela?

"Há pessoas que fazem coisas e pessoas que nunca fazem... Que dizem que vão fazer, mas simplesmente não fazem. Eu queria ter uma missão. E, agora que tenho uma, não vou recuar. Não vou para casa até terminá-la." - Pág. 88.

Dos três personagens principais, o que mais gostei foi a Poppy. Ela é decidida, acredita em si mesma e não volta atrás no que quer. Acho que o fato de ela ficar um pouco excluída entre os três, às vezes, também me ajudou nessa decisão, porque Zach e Alice em alguns momentos foram irritantes.

Alice, na maior parte do tempo, não acredita em Poppy e questiona muito para si mesma se Poppy não está inventando tudo aquilo para que eles continuem brincando juntos, o que também acontece com Zach. Isso acaba prejudicando consideravelmente o desempenho dos três na jornada e afetando a própria Grande Rainha (se eu contar mais vai ser spoiler, vocês vão precisar ler).

Algo que quero destacar aqui é o quanto o pai de Zach é machista. Não sei se foi intenção da autora construir um personagem assim, mas além de ele ter jogado os brinquedos do menino fora por estar grandinho demais (eu sei que se isso não tivesse ocorrido, a história do livro não existiria, mas isso não exclui a característica do personagem), ele também ressaltou que Zach, como menino deveria proteger as meninas. Vários "me poupe" para isso.

Uma sacada que achei muito boa por parte da Holly Black é ela ter conseguido mesclar entre a narrativa da aventura das crianças e contar, ao mesmo tempo, como eles estão crescendo. Isso significa que o corpo de Alice está mudando, que os meninos estão dando mais atenção para Zach na escola e que as meninas estão ficando estranhas com ele. Aos poucos, os três vão descobrindo juntos o que todas essas mudanças significam.

O livro também é cheio de referências a outras histórias (como As Crônicas de Nárnia e O Senhor dos Anéis) e ilustrações que ajudam a visualizar a leitura. A fonte escolhida para o livro é grande, o que também ajuda a terminá-lo de mais rápido.

Esta é uma história para quem gosta bastante de aventura e um pouco de mistério, que pode agradar tanto os mais novos, quanto os que estão acostumados com outros tipos de leituras.

site: http://choqueliterario.blogspot.com.br/2017/07/resenha-boneca-de-ossos-de-holly-black.html

Aventura de aprender 23/10/2017

Confesso que vai ser bem difícil fazer uma resenha sobre esse livro porque ele me marcou demais na época em que li. A leitura é muito boa, mas o começo é meio chato porque mostra apenas a ficção que as crianças criaram e é tudo fantasioso demais quando não entendemos o contexto.

Depois começa a ficar mais legal e entendemos que os três amigos criaram essa história como uma espécie de fuga do mundo totalmente hostil em que vivem: Alice é órfã e vive com uma avó super protetora que não a deixa fazer nada; Popy tem uma família desajustada de pais que não se importam, irmãos envolvidos com o crime e por isso ela fica jogada de qualquer jeito; já Zach tem um pai sonhador que abandonou a família pra perseguir um negócio e quando tudo deu errado ele voltou pra casa como se nada tivesse acontecido.

É o pai de Zach quem praticamente começa a história. Desiludido pelos próprios sonhos que não conseguiu realizar decide controlar a vida do filho pra que ele seja um jogador de basquete profissional, mas entende que pra isso ele não pode mais brincar e joga fora todos os seus bonecos. Zach fica com muita raiva, mas esconde isso de todos e diz simplesmente que não quer mais brincar.

Tudo seria muito mais fácil se ele simplesmente contasse a verdade no começo (e isso o livro deixa claro ao longo da narrativa). Entretanto, como ele não conta, as crianças começam a brigar. Isso até Poppy dizer que sonhou com a grande rainha dizendo que é um fantasma que não consegue descansar em paz e por isso eles devem procurar enterrá-la. No começo ninguém acredita, mas eles viajam assim mesmo.

Logicamente se a história fosse só isso, ela não me interessaria nem um pouco porque como cristã não acredito nesse tipo de coisa e nem pra entretenimento é proveitoso. Entretanto, o que me fascinou são duas coisas complementares entre si: nós não sabemos se essa história de fantasma é verdadeira ou se Popy inventou tudo, e o tema central do enredo é o amadurecimento. Nós vemos claramente o quanto as crianças mudam em tão pouco tempo e o quão complicado isso é pra elas.

Eu li esse livro em uma época que pra mim também foi difícil. Eu sabia que precisava voltar a ser como criança, mas quanto mais tentava pior eu ficava (já contei isso nos testemunhos).

A vida (tanto normal quanto espiritual) segue um ciclo: somos inocentes, crescemos e devemos voltar a ser como crianças de novo. Entretanto, esse ser como criança não é ser infantil ou imaturo e sim ser simples porque a simplicidade é o segredo da maturidade cristã.

O problema é que a criança é naturalmente inocente, mas inconsciente; e quando crescemos tendo consciência perdemos a inocência. Por isso, precisamos aprender ser conscientes e ao mesmo tempo inocentes. Não dá pra ser inocente pra sempre, mas também não dá pra ser maduro em Deus sendo como adulto nesse mundo.

O mundo adulto quer o tempo todo que sigamos os padrões da sociedade, sejamos independentes, aprendamos a mentir e que deixemos de crer no que é fantástico. Já a maturidade em Deus é muito mais parecida com o universo infantil do que com o que a sociedade tanto persegue. Como diz C.S Lewis:

“Um dia você será velho o bastante para voltar a ler contos de fadas”

A diferença é que a vida cristã apesar de ter todos os elementos do fantástico é ainda mais real e significativa do que tudo o que o mundo chama de real. Por isso acredito totalmente que as histórias infantis nada mais são do que alegorias para o cristianismo (escrevi um texto sobre isso quando resenhei o livro “Era uma vez”).

“Quando o pai de Zach foi embora, três anos antes, ele disse que montaria seu próprio restaurante na Filadélfia, iria à Itália para estudar como as massas eram feitas e estava conseguindo um horário na TV para fazer um programa noturno, e transformaria isso em uma fortuna. Porém, dois meses depois, ele voltou e foi morar em um dos horríveis apartamentos na maior e menos conservada casa vitoriana e entrava e saía da vida de Zach ao sabor do vento, até finalmente voltar para a casa deles. Era como se a cidade tivesse algum tipo de influência gravitacional nas pessoas que moravam ali. Porém, enquanto Zach ainda pensava naquilo, ele sabia que era apenas mais uma história. Papai estava de volta porque não conseguira aguentar a cidade grande. Isso era tudo. Ele se perguntava se crescer era descobrir que a maioria das histórias não passava de mentira.”

“Se fossem reais, então talvez o mundo fosse grande o bastante para ter mágica. E, se existisse mágica — mesmo mágica ruim, e Zach sabia que era mais provável existir mágica ruim do que qualquer tipo de mágica boa —, talvez nem todo mundo tivesse que ter uma história como a do seu pai, uma história do tipo que todos os adultos que ele conhecia contavam, sobre desistir e crescer amargo. Ele poderia ter ficado envergonhado por desejar mágica em casa, mas lá no bosque parecia possível. Ele olhou para os olhos cruéis e sem vida da boneca, tão perto que ela poderia ter tocado no rosto dele.”

“Não é justo. A gente tinha uma história, e nossa história era importante. Eu odeio o fato de vocês dois poderem simplesmente ir embora e levar parte da minha história com vocês e nem se importarem. Odeio o fato de vocês poderem fazer o que precisam fazer e eu não. Odeio o fato de que vocês vão me deixar para trás. Odeio o fato de todo mundo chamar isto de crescer, mas parece que é morrer. Parece que cada um de vocês foi possuído e eu sou a próxima.”

Não vou dar spoilers aqui e contar se tudo aconteceu de verdade ou não (será que dá uma terceira opção?). Entretanto, a lição principal que todos aprenderam é que mudanças são inevitáveis, mas isso não significa que sejam sempre ruins. Afinal, uma jornada precisa nos mudar pra ter valido a pena!

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/44858444-livros-lidos-em-2014

Nasa 26/03/2018

A Boneca de Ossos - #1 Leituras de Março
O livro tem indicação para leitores de 8 a 13 anos, mas li de boa. É uma história divertida, com toques leves e intrigantes de terror e mistério inteligente, que faz pensar. Nada que possa impedir leitores mais velhos de se divertirem com a leitura. Eu havia acabado de ler da mesma autora o livro “A Garota Mais Fria de Coldtown”, que gostei bastante e resolvi ler mais um.
Os personagens são inteligentes, cativantes, e com sua história pessoal enriquecem a trama. A capa é bonita e as ilustrações são lindas.
Vamos a história Poppy, Zach e Alice, são amigos e adoram inventar histórias para se divertirem. Literalmente eles criam um mundo onde piratas e seres fantásticos existem. O barco de papel é o “Pérola de Netuno”, Zach é um pirata, William – a Lâmina.
Alice, é Lady Jaye, uma ladra que viajar com o capitão William, Poppy uma sereia que deseja atrair os tripulantes do barco para o fundo do mar. Juntos criam diversas aventuras e em todas elas a “Grande Rainha”, uma boneca de porcelana muito antiga, que a mãe de Poppy mantinha guardada numa cristaleira. E o centro da aventura.

A Boneca desperta neles admiração e certo medo. A mãe de Poppy a tem como artigo de colecionador e pretende vendê-la. Isso a mantem longe das mãos das crianças que poderiam quebra-la. Mas o mundo de brincadeiras está ficando para trás. A adolescência está chegando rápido e os obrigando a crescer, a ver o mundo de aventuras como tolice para crianças.
Zach está tentando aceitar o pai que voltou para casa, após ter abandonado a família. Ele perdeu a confiança e é difícil encará-lo com o mesmo amor e respeito de antes. E quando ele pega seus bonecos e joga no lixo, a realidade toca Zach de forma dolorosamente cruel. Alice vive com a avó que a vigia dia e noite e não a deixa sair de casa.
Sentindo-se triste, frustrado Zach se afasta das garotas, sem lhes contar o verdadeiro motivo. Poppy fica inconsolável, Alice aceita, mas está magoada.
Entretanto quando Poppy tem um sonho com a “Grande Rainha”, a boneca feita de porcelana. Que lhe revela um segredo sombrio, a vida de Poppy, Alice e Zach seguirão um rumo desconhecido.
Os três vão embarcar numa aventura, uma última aventura, que vai mudar suas vidas para sempre. A boneca passa a se comunicar com os três os guindo em sua jornada, e mesmo que seja difícil para eles acreditarem continuam a jornada a fim de descobrirem a verdade e de certo modo crescerem, inconscientemente, no processo.

O livro é inteligente, rico e deixa uma mensagem positiva para os miúdos. Nunca abandone seus sonhos.
Minha nota? Cinco beijos mordidos!

Kymhy 26/04/2018

Boneca de Ossos - Holly Black
Poppy, Zach e Alice são amigos que estão deixando para trás os dias dourados da infância e das brincadeiras. Porém eles precisam brincar uma última vez e ajudar uma boneca feita de ossos à voltar para casa. Você quer brincar também?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-boneca-de-ossos-holly-black/

Gabriel 08/05/2018

Otimo pra quando se não tem muita ideia do que ler, quando não tem um gênero definido, a autora, apesar de cativar o público alvo adolescentes, consegue surpreender nos detalhes, vale a pena ler 1 vez na vida.

David Souza 25/07/2018

Não é terror, mas é bom
A história em si é até que muito bom, simples e agradável. O problema(talvez tenha sido culpa minha) foi que como era uma história sobre uma boneca sobrenatural e, já tendo tantos exemplos de histórias assim no gênero do terror, eu acabei pensando ser do mesmo tipo. Se eu tivesse que definir um gênero, seria um livro de suspense com um toque de fantasia.

Obviamente, o livro tem seus problemas. A autora nos lança alguns detalhes adicionais que não servem pra nada(foi um saco ter que ler todo o menu da loja) e nos jogando outros quem parecem levar à algum lugar mas sendo esquecidos por completo(o estranho visual da bibliotecaria). Também não irei mentir, o livro tem seus momentos arrastados.

No geral, é uma agradável e interessante história sobre amizade e uma boneca mágica.

NAJULIA 06/12/2018

O livro não é ruim em si, o problema talvez tenha sido que eu esperava um super terror mas ele é muito de boa (quase que infantilizado) devido sua classificação não ser mais que 13 anos.

jackfowl 10/02/2019

Demora pra engrenar, mas vale a pena
O começo parece realmente um livro muito infantil, abandonei ele e voltei esse ano. Valeu a pena, tem horas que tem que parar de ler porque no outro dia tem que ir trabalhar e a aventura parece crível, se você acreditar em fantasmas claro ^_-

Karina Oliveira 30/07/2019

Boneca de Ossos
O livro conta as aventuras de Poppy, Alice e Zach, em idade de transição (mudanças), iniciando o amadurecimento, deixando as brincadeiras de infância e entrando em contato com novos interesses.
Sabe, um dia vc brincou pela última vez, e nem sabia que era a última.
A última brincadeira dessas crianças as leva para uma jornada fantástica, com uma história sobrenatural e suspeita.
Leitura divertida e cativante. Recomendo.