Davi e Golias

Davi e Golias Malcolm Gladwell

Resenhas - Davi e Golias

1 | 2 | 3 | 4

Dionathan 15/10/2021

Ótima leitura sobre a história de Davi e Golias.

Interessante ver as diversas abordagens que o autor traz à respeito das diferentes maneiras com que podemos enfrentar nossos desafios.

Ser o menor ou mais fraco geralmente trata-se do ponto de vista no qual nos colocamos ou encaixamos na situação.

Vinicius.Pedrosa 05/12/2021

Mais ou menos
O livro é bom em alguns momentos e em outros nem tantos, segue a ideia dos outros do autor, mas este tem histórias menos interessantes.

Cah 31/12/2021

Azarão?
O autor nos mostra que muitas vezes características que poderiam ser consideradas ruins se tornam o trunfo para se conseguir a vitória. Fatores como dislexia, perda dos pais, dentre outros, podem ser um impulsionador para que a pessoa desenvolva mecanismos de desenvolvimento.

Ana Cristina 03/01/2022

Bom, porém inconstante
O autor trabalha com a metáfora da batalha entre Davi e Golias para explorar contextos nos quais uma aparente desvantagem pode ser uma vantagem. Entre os exemplos estão pessoas com dislexia ou que tiveram uma infância traumática e aprenderam a desenvolver habilidades para compensar suas dificuldades tornando-se as melhores em seus ramos de atuação.

Conforme o autor trabalha exemplos e novas maneiras de interpretar o mito de Davi e Golias como uma metáfora de que nossos defeitos na verdade podem ser os pivôs de nossas maiores qualidades o livro desenvolve-se bem.

A obra desafia nosso senso de certo e errado, de moralidade e ética em alguns pontos, mas principalmente nos faz refletir de onde vem esses nossos conceitos. Jogar com as linhas tênues e muitas vezes questionáveis do que é de fato o certo a se fazer é a saída que muitos em lutas desiguais utilizaram para conquistar sucesso, liberdade, saúde, paz, felicidade e muito mais.

Ao longo da leitura, no entanto, senti altos e baixos com capítulos muito interessantes e outros que deixaram a desejar tornando o livro inconstante na sua capacidade de prender a atenção do leitor e fornecer insights valiosos.

Sabrina382 08/01/2022

Davi e Golias
O autor começa narrando a história de Davi e Golias de um ponto de vista muito interessante e esclarecedor. No decorrer dos capítulos, ele nos trás outras histórias de pessoas ou situações parafraseando com a história de Davi e Golias.

O livro trás um embasamento científico para várias situações onde pessoas tiveram que enfrentar dificuldades que pareciam ser um impedimento para terem sucesso, mas ao contrário, foi um impulsionador para um futuro brilhante.

Iniciei o livro pensando ser uma leitura e me surpreendi positivamente com o desfecho. Foi possível tirar vários insights e ideias. Realmente uma leitura proveitosa.

LPR 24/01/2022

Davi e Golias: a história que não foi contada
Gladwell neste livro retrata através de sua escrita fluida, simples e ao mesmo tempo aprofundando em diversos temas, como o poder é usado de uma forma, mas o resultado é outro, como usar as suas fraquezas em suas forças e também como utilizar as vezes o que não é aceito para resolver um problema recorrente na medicina naquela época.

O primeiro capítulo é sobre como Davi matou Golias com o estilo de Gladwell, que vai desde como era a pedra que Davi usou e quais eram as deficiências de Golias, as explanando para qualquer leigo consiga entender.

Também tem o TED de Gladwell sobre esse assunto, vale a pena assistir
Se gostou de algum outro livro de Gladwell, este é no mesmo estilo.

1 | 2 | 3 | 4