Looking for Alaska

Looking for Alaska John Green

Resenhas - Looking for Alaska

Luh :) 15/12/2023

"How will I ever get out of this labyrinth!"
Vou começar dizendo q estou muito feliz em terminar esse livro ksksks foi minha primeira leitura de vdd em inglês (sem contar os webtoons da vida né) mas, e sempre tem um mas, confesso q me decepcionei um pouco com essa leitura.
Inicialmente estava até divertido, adolescentes contando sobre a vida de adolescente, e claro, Alaska sendo a garota tão única né.
Até aí tudo ok, leitura sem nada mais, mas ok.
Aí veio o incidente do "meio" do livro. Daí p frente só p trás né. Miles meu querido move on, tô lgd q tu amava ela, mas é como o Colonel tinha dito e o japa q esqueci o nome tbm, ele não conhecia ela, então para de idealizar o garota e o "romance proibido" q eles "estavam" tendo. Juro essa parte me dx puta.
Outra parte chatona foi eles tentando investigar oq rolou. Na moral, que porcaria vai mudar. Sinto q essa parte poderia só ser excluída. Foi chata d ler, quase abandonei e passava raiva.
Vamos falar um pouco de partes q eu gostei p n ficar tão negativa essa resenha hehe adorei o lance de últimas palavras, gostei da forma q algumas "filosofias" foram abordadas. E claro, linguagem que facilitou mto a minha leitura kskd
Entt resumindo, acho q eu recomendo para (a) pessoas que querem começar na leitura em outra língua sem ser a nativa ou para (b) pessoas que estão começando na leitura e até para pessoas jovens.

benmarrttins 13/01/2023

Me indicaram esse livro quando eu tinha 12 anos e acredito que se eu tivesse lido ele nessa época eu provavelmente teria dado 5 estrelas sem pensar, principalmente pelo fato de eu me relacionar muito com a Alaska naquela época. Entretanto lendo atualmente embora eu ainda ache a personalidade da Alaska fascinante não me toca mais da mesma forma, por ser algo que eu já me estabeleci emocionalmente.

O livro traz mensagens muito interessante e perspectivas de vida que vale muito a pena refletir sobre, mas a narrativa do Miles as vezes torna o livro um pouco cansativo e dramático por sua obsessão e por sempre estar transformando tudo em uma tempestade. Mas o livro em geral é muito bom e a adaptação dele é ainda melhor. Primeira vez que uma adaptação fica melhor que a obra original por dar ainda mais profundidade aos personagens e explorar de forma mais coesa o mistério que é Alaska Young
Lucy.Silva 13/01/2023minha estante
Colocou sua alma na resenha hein ...kkk deu vontade de ler

Izabela 11/02/2014

Alaska?
Esse livro não entrou na minha lista de "menos de um dia", na realidade, ele entrou para uma lista bem chatinha que antes só era ocupada por dois ou três livros. Eu comecei Looking for Alaska em agosto do ano passado (ganhei o livro de aniversário, em junho passado), mas o começo é tão tedioso que acabei abandonando o livro por conta daquela mania de só dar quatro capítulos de chance para o livro. Esse ano resolvi parar com essa mania e dar uma segunda chance para o livro, ainda mais porque todo lugar que eu vejo tem alguém falando muito bem dele (Peguei e reli o começo antes de retomar a leitura). Se eu gostei? Sim, mas eu esperava bem mais. A história é boa, mas o que realmente vale a pena são as últimas 30 páginas (mais ou menos esse número, rs). A pergunta é: Vale a pena ler um livro de quase 250 páginas só pelas suas últimas linhas? Isso vai de pessoa para pessoa, mas não posso negar, o livro tem frases incríveis e marcantes que me lembraram muito "A Culpa é das Estrelas" (do mesmo autor).

O livro conta a história do Miles, um garoto normal e sem graça que morava na Flórida, sem amigos e sem um próposito em sua vida. Ele tinha uma mania, meio estranha e mórbida, de decorar as últimas palavras (antes de morrer) de pessoas famosas e importantes, ele aprendia essas frases lendo e relendo biografias. É aí que ele decide que precisa ir atrás do "Grande Talvez" dele ("Great Perhaps", parte da última fala do poeta François Rabelais). Ele vai parar em um tipo de colégio interno para achar o seu "talvez" e a vida dele muda de uma forma radical. No Culver Creek Boarding School ele conhece seu mais novo colega de quarto, Colonel (acredito que no livro em português seja: Coronel) e esse o apresenta a uma vida de "talvez" que vai muito além do esperado, o famoso: melhor que a encomenda.

"(...) If people were rain, I was drizzle and she was
a hurricane." - Página 88

Colonel apelida Miles de Pudge (em português acho que está como "Gordo") e logo o apresenta para seus amigos de colégio, para ser mais clara, logo apresenta Alaska para Pudge. Uma menina bonita, doida, com olhos verdes profundos e que com poucas palavras conseguiu mudar por completo a vida dele. Alaska, mesmo sem querer, ensina muito para Miles e até mesmo para quem está lendo o livro. A história é dividida em duas partes, o "antes" e o "depois", mas realmente a contagem de dias para o acontecimento passa quase despercebida uma vez que a turma (Pudge, Colonel, Alaska, Lara e Takumi) vive criando e pondo em prática peças para colocar o colégio de cabeça para baixo. Algumas são leves enquanto que outras realmente são malucas. Alaska é um grande mistério (o título do livro faz muito sentido tanto em inglês quanto em português), e Pudge a cada dia mais que desvendar cada segredo por trás daqueles olhos verdes.

"(...) No one can catch the motherfucking fox." - Página 104

Não procure spoilers sobre o "depois", eu li o livro sabendo o que ia acontecer e isso tirou um pouco da graça (vou culpar a Natascha, uma amiga minha, que ficou curtindo imagens do livro no we heart it e lotou minha dash com spoilers, a vingança vem de jegue, mas vem, Natascha). Ok, se um livro é estupidamente bom não é um spoiler que vai mudar isso, mas acho que se eu não soubesse teria tido um pouco mais de graça no final das contas. Então estou jogando parte da culpa nesse fato.

Os personagens são muito bons, simples assim. Mais uma vez John Green conseguiu criar varios personagens bem complexos. Alaska é uma incognita quando quer, mas sempre que ela falava alguma coisa ou você morria de rir ou ficava um bom tempo pensando sobre a vida. Pudge é calmo (tedioso) e as vezes até inocente demais, mas ele evoluí de uma forma única durante a história. Colonel é uma piada, é um ótimo amigo, mas não se destaca tanto quanto Pudge ou Alaska. Takumi e Lara também são importantes na história e se fazem presentes quando precisam, mas o foco aqui é realmente Pudge e Alaska (tanto que o nome dela está no título, rs).

Looking fo Alaska tem frases marcantes, como já falei, mas não é o meu favorito do autor (ainda é A Culpa é das Estrelas). O livro (pelo menos) te faz pensar muito na vida e em todas as pessoas que fazem parte dela. Como você usa seu tempo e como você quer ser lembrando (pela sua última frase ou por uma vida inteira de frases?). Eu indico esse livro se você tiver paciência, afinal o livro fica bem parado em alguns momentos. Acho que é isso, dei quatro estrelas porque o final é realmente bom, mas não tinha como esquecer as outras duzentas páginas que não me agradaram muito.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Glenda 19/11/2014

Mais um livro do John Green para confirmar que um livro para adolescentes pode ser bom. Conheço muita gente que torce o nariz quando ouve falar no autor ou em um dos seus livros sem nem mesmo ter se dado a oportunidade de ler algum. Duvido muito dar essa torcida de nariz depois de "Looking for Alaska"/"Quem é você Alaska?" e ver toda a filosofia e psicologia envolvidas no romance.

Os personagens são ótimos, cada um com suas peculiaridades. Miles "Pudge" (não sei como traduziram o apelido dele) é um garoto que gosta de ler biografias e tem decorada as últimas palavras de diversas pessoas famosas. Ele é inteligente, quieto e sem amigos, embora não se incomode com isso, depois de um trauma de colégio que o tornou imune aos dramas comumente vividos por estudantes de High School; o Colonel (acredito que a tradução seja Coronel mesmo), o colega de quarto de Pudge na nova escola, é uma figura (sempre tem o amigo engraçado, ao que parece). Baixinho, forte, engraçadamente revoltado com os alunos ricos; e a indecifrável Alaska, bonita, inteligente, impulsiva e autodestrutiva. Gostei da maneira como ela me chocou com suas frases fortes ditas de maneira risonha e da maneira como ela parecia exercer um certo fascínio sobre os personagens. Isso me lembrou um pouco a Esther, de "As Violetas de Março".

Esse é o grande trio, rebelde e inteligente trio, do livro. Gostatia muito de ver os críticos desconhecedores de John Green darem sua opinião, depois de de fato ler os diálogos (muito divertidos, por sinal) dos três, a respeito do "Great Perhaps" e da filosofia por trás da pergunta "How will I get out of this labyrinth?".

Recomendo.

Aline.Cristina 21/02/2022

Bem escrito
Uma história bonita, com personagens complexos e bem escritos. Mas achei o roteiro fraco, acontece uma grande virada, que não leva ninguém a nada, não tem uma exploração sobre o que aconteceu, meio que como a vida né? No fim nada tem um porquê definido.
Não acho que merece o barulho todo que fez.

jansxuxus 09/03/2022

muito bom o livro, traz muitas reflexões interessantes e que mudaram a forma de eu ver vários aspectos da minha vida. adoro a maioria dos personagens. apesar disso, achei que o livro poderia ter sido menor. o "depois" foi maior que o necessário, na minha opinião.

Lucas.Aguiar 29/09/2022

Mais um que estava na minha estante a tempos e só li esse ano. Gostei bastante, traz umas reflexões bem profundas, mas tem uma leitura leve, divertida e dinâmica.

Ju 29/04/2014

I have read it in Portuguese, now I want this gorgeous version and check the "original" text.

Karen399 28/04/2021

Foi o livro que me fez entrar para o mundo da leitura, é bem levinho mas tem uns assuntos que as pessoas podem levar como sensíveis, recomendo muito

Marcela 28/10/2022

Foi uma boa leitura de fim de semana. Considero um bom intermédio de emoções, uma história triste e que te faz pensar mas que não exige muito esforço para ser esquecida. Gosto bastante do tom juvenil da história e como a forma de contá-la é simples e faz sentido com os personagens, porém não é exatamente muito emocional, acabei estando mais instigada a ler devido ao nome dos capítulos do que pela curiosidade do mistério em si. Acredito que John Green não tinha mesmo a intenção de fazer um livro que obrigatoriamente arrancasse lágrimas, por mais que não tenha sido uma leitural muito sentimental para mim reconheço como o autor sabe causar sucintas reflexões e suspiros com algumas frases e parágrafos pontuais - no caso, especialmente com os parágrafos finais. Minha experiência foi positiva, divertido pra passar o tempo.

ravenagf 09/11/2022

miles is so annoying in the books
I saw someone saying like "miles didn't really loved alaska, he loved the idea of being loved by her" and i kinda agree.

This was my first book in english and it was quite of a challenge, i really liked to learn new words like "keepsake", it was such a beautiful book, but it took me a lot of time actually to finish, miles POV's were kinda pissing me off everytime.

Maybe one day i would read it again.

i really loved how the series were loyal to the book, i watched the series and in a few months i read the book and i could assimilate a lot of things.

COLONEL YOU ARE THE BEST !!!

Alaska my girl deserved so much better :(