Cândido ou o otimismo

Cândido ou o otimismo Voltaire




Resenhas - Cândido


413 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Marina629 18/08/2023

Um otimismo ingênuo
Sabe, "Cândido, o Otimista" é daqueles livros que te pegam de surpresa e, quando você percebe, já está completamente envolvido na história. Eu não esperava que um livro do século XVIII pudesse ser tão atual e ter tanto a ver com a minha própria vida.

Acompanhar as desventuras do Cândido me fez refletir sobre como a gente enfrenta situações difíceis com um otimismo muitas vezes ingênuo, assim como ele. É como se a vida estivesse sempre nos testando, lançando desafios absurdos e a gente, teimosamente, insistindo em ver o lado bom das coisas.

E aquela busca incansável pelo "melhor dos mundos"? Quantas vezes eu mesma me vi perseguindo algo parecido, talvez não em lugares exóticos como ele, mas na busca por um emprego perfeito, um relacionamento ideal, uma vida sem problemas. E no final, percebi que essa busca frenética muitas vezes nos impede de enxergar a beleza nas pequenas coisas, nos momentos simples que a vida nos oferece.

E não posso deixar de falar da ironia afiada do Voltaire, que critica com maestria a sociedade da época e suas instituições, revelando a hipocrisia e a falsidade por trás de tudo. Isso me fez pensar em como ainda hoje, tantas coisas continuam igualmente absurdas, e como muitas vezes precisamos de um olhar mais crítico para enxergar além das aparências.

Em resumo, "Cândido, o Otimista" é uma obra que me fez rir, me fez refletir e, acima de tudo, me fez sentir que não estou sozinha nessa jornada de encarar a vida com um sorriso, mesmo quando as coisas parecem estar desabando ao nosso redor. É como se o próprio Cândido fosse um espelho da nossa busca constante por um mundo melhor, mesmo que às vezes isso pareça um pouco ingênuo demais.
comentários(0)comente



Thai 15/08/2023

Cândido, ou o otimista foi uma surpresa muito agradável para mim, esperei ler uma obra extremamente difícil e que seria praticamente impossível compreende-la, entretanto a obra é muito cativante e surpreendente, arranca risos e um tanto de angustia do leitor. Uma sátira muito bem construída que impacta desde o início. É impressionante ler uma obra de um filósofo como Voltaire, do século XVIII e ela ficar cessante na mente, é simplesmente a magia por trás da eternidade que é a literatura.
comentários(0)comente



Fabio.Nunes 07/08/2023

Contra a positividade tóxica do sec XVIII
Cândido, ou o otimismo - Voltaire
Editora: Antofágica, 2021

Quer ler um livro leve e engraçado em um ou dois dias?
Quer começar a ler clássicos mas não sabe por onde?
Seus problemas acabaram.

Voltaire nos brinda com esse pequeno livro, porém uma gigantesca obra, publicado nessa belíssima edição pela editora Antofágica, em que acompanhamos Cândido, nosso protagonista, uma pessoa ingênua, idealista e bem-intencionada numa aventura por vários lugares do mundo.
Uma sátira com forte carga de humor onde o autor faz emergir várias discussões profundas por meio de uma história leve e fluida, ainda que trágica, e que resistiu ao desgaste do tempo.

Voltaire, com a publicação deste livro em 1759, critica a escravidão, o tráfico negreiro, o clero, a guerra, a igreja católica, a nobreza, a submissão das mulheres aos caprichos dos homens (por estupro, escravidão e prostituição) e, acima de tudo, critica a filosofia de Leibniz e Alexander Pope, que entendiam que o mundo já era sua melhor versão possível, ainda que com todos os males (Voltaire contra a positividade tóxica).

Atenção para os únicos locais onde Cândido presencia a felicidade: exatamente onde a civilização europeia não espraia seus tentáculos.

Uma obra muito prazerosa e que pode nos levar a interessantes reflexões.

"É preciso cultivar o nosso jardim".
comentários(0)comente



palomalm14 21/07/2023

Até onde chegará/te levará o seu otimismo?
Iniciei a leitura totalmente tranquila, sem gerar expectativas e deixando-me ser conduzida por Voltaire e as percepções de cada personagem ? o posicionamento de Cândido não é o único que existe.

Na narrativa, as críticas são pontuadas de forma bem-humorada, há várias referências históricas/filosóficas/literárias e o leitor é induzido a várias reflexões fundamentais e, algumas vezes, até dolorosas.

Que experiência agregadora! A obra é instigante, sarcástica e inteligente. É possível enxergar o amadurecimento dos personagens, as mudanças comportamentais e, inevitavelmente, crescer e transformar-se junto com eles.
comentários(0)comente



_bbrcam 14/07/2023

Que experiência foi essa!!!!!
Eu simplesmente AMEI esse livro, mesmo tendo começado sem esperar nada! Tem tantas camadas que mal posso explicar em um texto aqui, mas COM CERTEZA um livro que consegue misturar sátira e críticas com muito equilíbrio. A tradução FICOU MUITO boa! Sem palavras!
comentários(0)comente



ary.s 09/07/2023

Maravilhoso!
Cândido trás ensinamentos revolucionários nas questões filosóficas e históricas, isso de uma forma divertida e sarcástica. Sem dúvidas Voltaire foi pontual, revolucionário e necessário nesta obra, foi a primeira que li e quero ter contato com outros trabalhos do autor. Acompanhar as aventuras de Cândido foi maravilhoso, apesar de uma história simples e muito rica em referências da época, filosofias de vida etc. Amei o final fatídico e conformista trazendo contradições impecáveis contra o otimismo, eu ri muito com esse final. Foi maravilhoso!
É preciso reverenciar também a editora, Martins Fontes, que exerceu um trabalho incrível nesta edição que é perfeita!
Amei muito a leitura, tanto quero um exemplar pra mim!!
VOLTAIRE VIVE!!
comentários(0)comente



CSK 07/07/2023

Nunca havia lido Voltaire.
Pode não parecer, mas é um livro leve, com personagens cômicos e repleto de críticas.
Meu único ponto foi em relação às inúmeras notas que deu uma cortada na fluidez e que para piorar, na versão que eu li, estão ao final.
Muitas reflexões e aprendizados. Recomendo.
comentários(0)comente



Thaci 06/07/2023

Enrolei tanto para ler pois na minha cabeça seria um livro enfadonho mas eu me diverti muito lendo, é extremamente engraçado, fora que a todo momento a gente é surpreendido e ainda tem varias referências históricas que pra gosta torna o livro ainda melhor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



skuser02844 05/07/2023

Livro muito divertido e de leitura surpreendentemente fluida!
Não entendo muito de filosofia e acho que algumas críticas/sátiras passaram um pouco batidas por mim, mesmo com a ajuda das centenas de notas dessa edição da Penguin
Para mim, aliás, as notas ajudaram muito a entender alguns pontos e o contexto histórico, mas ao mesmo tempo senti que deixou a minha leitura um pouco "truncada" por parar a estória em cada parágrafo, ir até as páginas finais e ler as notas. Acho que é possível ler sim sem recorrer as notas o tempo todo, mas para quem quer inclui-las em sua experiência, recomendo que usem dois marcadores de página. ;)
comentários(0)comente



Leticia 18/06/2023

Engraçado e profundo
Voltaire traz a crítica dele sobre a sociedade através de uma linguagem simples de entender e com um enredo muito cômico, fazendo com que a leitura não seja maçante.
Super indico! É uma leitura rápida mas que agrega, com certeza.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Heloyza2 26/05/2023

O livro é uma sátira o pensador alemão Leibniz representado pelo mestre Pangloss.
Cândido, mesmo depois de passar por toda sorte de infortúnios e mazelas, acredita viver no melhor dos mundos possíveis.
Satírico e certeiro, Voltaire acerta em cheio a aristocracia da época e às instituições religiosas.
O livro é bom, mas para mim a leitura não fluiu como esperado.
comentários(0)comente



Erica.ltz 25/05/2023

É como aquela música da novela do candinho:
" Tudo que acontece de ruim... Pode piorar"
comentários(0)comente



aline.tozier 06/05/2023

5 ESTRELAS
Faz um bom tempo que não dou 5 estrelas para minhas leituras. Gostei muito dessa primeira obra que li de Voltaire e espero que não seja a única. Ele fala na cara mesmo e adorei isso. As histórias de vida dos personagens são muito sensíveis e comoventes, me fez ter carinho por eles.
comentários(0)comente



413 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR