Malala

Resenhas - Malala

1 | 2 | 3 | 4

Vitoria293 18/04/2016

Sobre Malala
Acredito que a autora, Viviana Mazza, cumpre muito bem o que promete com a escrita do livro. Ela deixa claro que inventou alguns personagens e só conheceu Malala depois de o ter escrito. Com uma profundidade coerente ao tamanho do livro, acredito que a jornalista conseguiu passar uma boa visão geral sobre quem é Malala, sua cultura. os atos principais que 'a menina mais corajosa do mundo' ousou cometer, além das consequências que ela sofreu por causa disso.

Yasmin 14/03/2020

É impressionante a obstinação desta linda moça em ir estudar e seguir seus sonhos ...enquanto no nosso país os jovens são incentivados e não respeitam o sistema educacional .
Bella Kacelnikas 04/04/2020minha estante
(Y)

Henrique.Torres 04/04/2020minha estante
realmente..

Cy 07/08/2016

"Malala - a menina mais corajosa do mundo" não é uma biografia propriamente dita. A autora se utiliza de documentários, entrevistas e do diário que a própria Malala escrevia à BBC para criar uma ficção. No entanto, eu comprei a ideia da Viviana Mazza. Em nenhum momento a obra tem a pretensão de ser considerada uma biografia, mas sim de recriar situações e os pensamentos da Malala, de forma que o leitor pudesse se aproximar e compreender melhor a difícil realidade do vale de Swat (neste caso). Apesar do título apelativo, o livro poderia se fundar em seu conteúdo. A narrativa é fluida, gostosa de se acompanhar; os capítulos são curtos, ideias para se trabalhar com adolescentes em sala de aula, por exemplo; e além disso, a história ficcional da Malala nos deixa com um gostinho a mais de vontade de conhecer melhor essa garota incrível.

Crislaine.Riquelme 28/08/2016

Gostei!
Li em uma tarde! Eu não conhecia a história da Malala. É um livro que não se aprofunda tanto em detalhes, você fica querendo saber mais. Mas mesmo assim eu gostei!
Jenninha 29/08/2016minha estante
Sou doida pra ler.

Crislaine.Riquelme 30/08/2016minha estante
Agora eu to doida pra ler o "Eu sou Malala"!

Vanessa Constan 31/08/2016

Aborda de maneira um tanto rasa o que e como foi o atentado que Malala sofreu.
É um livro rápido, com abordagem sucinta.

Ronnayse 06/11/2016

A autora usa uma leitura simples e que lhe prende. É bonito ver que uma 'criança' tenha realmente lutado por aquilo que acredita, pensando não só em si, mas nas outras pessoas que conviviam com ela e nas que viriam em gerações seguintes.

mayara.marinheiromartinelli 10/01/2018

Informativo
Me parece mais um livro para ganhar com a onda que se segue depois de um acontecimento importante como o atentado contra a Malala, não que o livro não seja informativo, mas nada que uma reportagem na internet não cumpra,

DAN LIMA 07/02/2018

Uma temática de pesquisa e informação da Escritora, Viviana Mazza, a
respeito de Malala.
Uma leitura rápida, que flui de forma tranquila; escrita que prende
atenção do início ao fim.
Um livro que inspira pessoas a estudar e dá valor à educação para sempre. Vale
a pena presentear um amigo, uma amiga ou parente.
Evidencia vários contextos, como: a cultura do Paquistão, a visão política do local,
a problemática social, o prisma humano diante da guerra e o fanatismo religioso.
Em suma, é uma leitura que nos convida a conhecer o Paquistão na sua essência, prendendo a nossa atenção até o fim. Revelando quem é a personalidade que fez e continua fazendo história no mundo: Malala (a pessoa mais jovem do mundo a ganhar o prêmio Nobel
da Paz).
Recomendo.

*Obs.:

Não é a sua biografia.

Bruna Barcelos 19/04/2018

Resenha: Malala | Autora: Viviana Mazza
A jovem Paquistanesa, Malala Yousafzai, ergueu sua voz aos 11 anos de idade para defender uma causa, não somente para si, mas para todas as meninas. Esta causa apoiava a ideia de que todas as mulheres e meninas tivessem os mesmo direitos que os homens. Que todas as meninas tivessem direito a educação. Ela arriscou tudo, tinha 15 anos quando levou um tiro.
Muitas coisas ocorreram e regras foram impostas pelos talibãs, tais como:
“A partir de 15 de janeiro as meninas não podem mais ir à escola. Caso contrário, seus pais e as instituições serão responsabilizados.” Malala passou a estudar escondida e a escrever um diário. Após o atentado, que resultou no tiro, que os levou a exílio. Os talibãs foram expulsos e dispersaram em outras cidades, mas Malala começou uma nova vida na Inglaterra, aonde poderá estudar e aprender mais. Entenderá sobre como é possível mudar o mundo, como poder ajudar a todos os meninos e meninas a estudarem e realizarem seus sonhos.

site: www.instagram.com/p/Bf_C60xlKYM/?taken-by=literariamando

Guigui 08/01/2019

Ler para conhecer
Acho que dispensa maiores comentários.

mariana113 06/06/2019

É uma literatura agradável e rápida (li em dois dias!) contando aspectos da trajetória da Malala. Confesso que me interessei mais ainda pela história dela.

Thainá - @osonharliterario 06/08/2019

Um ser humano inspirador e cheio de coragem.
No final de 2007 se iniciou uma guerra entre o Exército do Paquistão e os talibãs, uma guerra que gerou muitas perdas para ambos os lados, mas que, acima disso, causou um grande medo na sociedade paquistanês. No meio disso, vivendo em Mingora, estava Malala Yousafzai, uma garota de apenas 10 anos de idade que se tornou uma ameaça para os ideais dos talibãs.

Malala Yousafzai, atualmente com 22 anos, iniciou ainda muito nova a sua luta pelo direito da educação para meninas e mulheres, posicionando politicamente desde os doze anos de idade. Com o apoio e o incentivo constante dos pais, Malala se tornou uma ativista da educação e mudou o cenário da cidade onde morava, conquistando assim o direito das mulheres em adquirirem educação, cultura e o poder de ir e vir e, ao mesmo tempo, se colocando como alvo perante os talibãs que lutavam exatamente para que o oposto fosse feito. Foi por conta de sua luta e suas conquistas que Malala se tornou um alvo e quase foi morta em 2012, sofrendo assim um atentado contra a sua vida.

Malala é uma garota que deve ser respeitada e exaltada, tanto por conta de sua coragem como também por causa de seu discurso tão potente e necessário em um mundo tão cruel e frio. Ela e suas amigas, tão maduras para a idade, propõem ao longo da narrativa debates importantes que muitas vezes são evitados pelas pessoas adultas, fazendo assim com que os leitores reflitam sobre os assuntos discutidos e comecem a pensar com mais cuidado sobre tais temas.

Malala – A Menina Mais Corajosa do Mundo é um livro composto por fatos mesclados à dramatização criada pela autora com o objetivo de encorajar o discurso entre os mais jovens e espalhar a palavra sobre a importância da educação. Com imagens compondo cada início de capítulo e uma narração através de uma contagem de histórias, a biografia de Malala é exposta de forma dramatizada, mas sem esquecer da pessoa real por trás da ativista.

A edição de Malala – A Menina Mais Corajosa do Mundo tem uma abordagem mais juvenil, tendo uma escrita de fácil entendimento e uma narração dinâmica feita especialmente para os mais jovens. Esse aspecto também é visível já que a autora inclui momentos de ficção para deixar a narração mais fluida e linear. Mesmo assim acredito que, independente da edição que você adquira, a mensagem está presente e o intuito de contar sobre a vida de Malala até o momento decisivo após os tiros é feito com cuidado e respeito.

A leitura, mesmo que seja de forma básica, é bastante informativa e imersiva. Me conectou com Malala, mesmo que fosse uma criança de 10 anos; me fez temer por sua vida e por sua família e me fez acreditar no poder que esses mais jovens têm reservados dentro de si.

Fiquei com muita vontade de consumir todos os conteúdos que abordam as lutas de Malala e seu caminho próspero e divulgar com afinco as suas palavras e mensagens. E sei que farei isso.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2019/08/06/resenha-malala-a-menina-mais-corajosa-do-mundo-viviana-mazza/

Van Jales 19/11/2019

Malala
Eu imaginei que era a Malala escrevendo, mas mesmo assim leitura boa... O que é não ser livre? Não ter liberdade para sair de casa ... Nada fácil!

1 | 2 | 3 | 4