Amaldiçoadas

Amaldiçoadas Jessica Spotswood

Resenhas - Amaldiçoadas

Natalie 03/01/2015

Apenas Comentando Sobre o Final, Mas Sem Spoilers
Como já dito no título, isso não é uma resenha, apenas o meu comentário sobre o que eu achei do final do livro. Apenas quero deixa todas as pessoas que vão lê-lo preparadas.
O livro estava ótimo, apesar de nem tudo ser um mar de flores, ATÉ o final desse segundo volume. Eu teria dado 5 estrelas, se não fosse por esse final. Não importa o que eu diga, de como é horrível o final, de como da mtt raiva da autora, de como dá mais vontade ainda (TALVEZ SEJA CONSIDERADO UM SPOILER PRA VC)... de matar a Maura! (PODE CONTINUAR LENDO QUE NÃO TERÁ SPOILER, NEM UM TALVEZ SPOILER) Vocês não vão conseguir se preparar, por mais que essa seja a minha intenção. Mds! Como esse final é horrível! Ainda não acredito no que aconteceu! Nem conseguir chorar eu consegui por causa da surpresa que foi! TT.TT Estou em choque :( então já avisando que se preparem, pq o final é de arrasar... E eu realmente espero que o que aconteceu no final possa mudar no próximo livro, estou rezando! :(
Não faço resenhas e nem se quer comentários sobre os livros que leio, maaas esse tem o tal acontecimento tão revoltante que tive que compartilhar com vocês minha tristeza, raiva e surpresa :( espero de alguma forma ter ajudado você que queria uma opinião sobre o livro. :)

Ellie 03/07/2020

O segundo volume de As Crônicas das Irmãs Bruxas aprofunda mais na magia. Nesse livro vemos como ficou a ligação entre as irmãs depois da Cate ter “escolhido” ir para a irmandade, vemos os tipos possíveis de magia que as bruxas podem fazer e aprofundamos na sociedade da época, mostra também que não é tão simples a profecia e que tentar tomar o controle da Fraternidade não vai ser tão fácil. Uma das coisas que me irrita em enorme profundidade em livros e séries é quando um personagem tem informações e não compartilha ela com os outros e isso faz com que dê muitos problemas, mas também que o plot desenvolva, e isso é o que acontece no livro, as irmãs guardam muitos segredos umas das outras e se elas sentassem e conversassem, capaz que muitas coisas seriam diferentes, apesar de que a Maura é uma cabeça dura. Gostei desse livro, o primeiro é melhor, podiam adaptar essa trilogia, está bem gostosinha de ler.

Barbara M Giolo 18/05/2020

Vai Cate!! Impossível não torcer pra essa garota!
Segundo livro das crônicas das irmãs bruxas e tão bom quanto o primeiro da série. A autora não perde o ritmo e nos conduz lindamente para um universo totalmente novo. Cate foi forçada a entrar na Irmandade, uma instituição de fachada onde todas as mulheres são bruxas que buscam proteger outras bruxas dos Irmãos. Ela enfrenta muitas dificuldades em se adaptar à nova vida e se sente muito solitária. Tudo muda quando consegue um encontro escondido com seu amante Finn e suas irmãs são trazidas para junto dela.
Imersa em um jogo complexo de intrigas e manipulação, ela busca conduzir suas amigas e irmãs da melhor forma seguindo seus valores éticos que divergem dos de sua irmã Maura e de Irmã Inez, ambas têm sede de poder, querendo controlar a Irmandade e liderar a tomada de poder do governo. A relação com sua irmã vai se tornando cada vez mais difícil, envolvida por inveja e ciúmes e assombrada pela profecia que diz que uma irmã irá causar a morte da outra e só duas delas irão estar vivas na virada do século.
A autora foi perfeita, trazendo uma nova Cate em um mundo completamente diferente do anterior. Os dilemas são os mesmos, mas estão mais complexos assim como os personagens o que achei formidável. É uma leitura rápida e muito agradável. Os acontecimentos são mais emocionantes que os do primeiro livro e você simplesmente não consegue largar o livro e parar de torcer pela Cate. Estou encantada com essa trama e já iniciando a última crônica.

Sha 03/11/2014

Amaldiçoada a esperar ansiosamente pelo terceiro livro! *-*
Se juntar com a Irmandade foi a única alternativa para manter tanto suas irmãs como Finn e sua família longe das garras das Irmãs. Agora, Cate está sobre os olhares das Irmãs, que esperam saber se ela é mesmo a bruxa da profecia ou não. Além de ter saudades de suas irmãs e de Finn, ela não tem certeza se ele um dia chegará a perdoa-la por declarar sua intenção de se juntar a Irmandade em vez de se casar com ele.

"Sinto saudades das minhas irmãs. Sinto saudade de Finn. A solidão faz um buraco no meu estômago."
Agora as coisas estão piorando. Além de todo o controle que a Fraternindade tem sobre a Nova Inglaterra, com uma nova parte da profecia revelada, eles tem ainda mais pressa em encontrar a bruxa da profecia. Várias meninas inocentes estão sendo levadas pelos Irmãos e até mesmo a Irmandade não está mais acima de qualquer suspeita. Novas leis foram criadas e o cerco está cada vez mais estreito para todas as bruxas.

"- A primeira medida, que tem validade imediata, proíbe as mulheres de trabalhar fora. [...] A segunda medida, que também entra em vigor imediatamente proíbe que meninas sejam ensinadas a ler."

Com essa nova profecia - de que a bruxa mais poderosa, além de ter o poder de magia mental, também será o novo oráculo - as dúvidas de que Cate seja a bruxa da profecia crescem e o melhor e mais seguro é trazer suas irmãs para Irmandade, mesmo sobre o risco da outra parte da profecia...

"No entanto, pouco antes do Terror, um oráculo fez uma profecia: três irmãs, todas bruxas, que chegariam a maioridade ates de virada do século XX, seriam motivo de esperança."
"- Sim. Este novo oráculo, que está prestes a descobrir seus poderes, é a bruxa da profecia."

Se no primeiro volume da serie Maura já demonstrava sinais de ciúmes e raiva, no segundo ela chega a querer rivalizar com suas irmãs, em especial com Cate, pois deseja ser a bruxa da profecia, não se importando com nada além de ser a bruxa mais poderosa, ela chega até a ser "obsessiva com magia", palavras de Cate, não minhas. Já Tess continua sendo uma das minhas favoritas, ela é madura para idade dela e inteligente, a relação de Cate com Tess apenas melhora, nos deixando com mais dúvida ainda sobre qual das bruxas Cahill vai matar sua própria irmã.

"A fúria aparece no rosto de Maura. Minha irmã já se irritou comigo mais vezes do que sou capaz de contar. Ela já agiu com desprezo, rejeição e ciúme. Mas nunca olhou para mim desse jeito.
Como se me detestasse."

Em Amaldiçoadas o clima fica ainda mais tenso, as escolhas tem que ser feitas com cuidado, qualquer erro pode acarretar um segundo Terror. Cate continua fazendo de tudo para proteger suas irmãs e aqueles que ama, mas ela não pode proteger a todos. Agora com as chances de Tess ser a bruxa profecia e da revolta crescente das Irmãs para com a Fraternidade o perigo é cada vez maior.

"- Só estou com medo. Não quero perder você."

Meu senhor do céu! O que é isso? Agora fui amaldiçoada a esperar ansiosamente pelo terceiro e último livro dessa trilogia contagiante! Jessica criou um mundo novo com um tema muito comum: bruxas, mas com profecias e conflitos interessantes que deixam o livro para lá de envolvente, é impossível não ficar preso na história, não ficar curiosa sobre qual é a bruxa certa, sobre tudo!

Mesmo que a trilogia seja de certa forma sobre as três irmãs Cahill, os livros são narrados na primeira pessoa por apenas uma delas, Cate. Mas muita calma nessa hora, isso não deixa a história incompleta ou com lacunas, na verdade deixa ainda mais interessante. Essa capa está maravilhosa, os detalhes no começo dos capítulos são lindos! Por fim, eu só tenho elogios e muitas, muitas recomendações.

site: http://muchdreamer.blogspot.com/2014/11/resenha-amaldicadas.html#ixzz3I1Fattpd

Paola 13/11/2014

Cate renunciou o seu amor por Finn e entrou na Irmandade. Agora mora em Nova Londres e conhecida como a Irmã Catherine. É constantemente observada pelas irmãs, tanto as mais novas quanto as mais velhas, justamente pela profecia q pode mudar o mundo.

E como era de se esperar, nem todas as irmãs são boas. Alice Arclair é um exemplo disso. Seu maior prazer é incomodar as pessoas. No entanto, Cate consegue achar irmãs boas e que compreendem que não é fácil aceitar a nova vida.

Mudanças acontecem e a Irmandade começa a fechar o cerco. Cate terá que ter muita sabedoria para lidar com elas e com seus poderes. Saber a hora certa para cada passo dado.

O livro termina com a seguinte sensação: "Preciso do terceiro volume urgente!" Cada página do livro te dá vontade ler a outra e é, quase impossível, ler só mais um capítulo.

O primeiro livro não tinha me dado muitas expectativas sobre a série. Mas, o segundo me surpreendeu!

Fabi 15/04/2021

A história fica mais interessante
O segundo livro da Trilogia das Crônicas da irmãs bruxas, fica mais interessante.
Nesse livro continua com o romance, mas tem mais ações e tem uma das irmãs a Maura que você acaba pegando ranço dela.
Vale a leitura, ainda mais com o final surpreendente e você quer continuar para o terceiro e último livro.

TamiresCipriano 16/11/2014

#2 - Amaldiçoadas
Antes de mais nada, finalmente a Cate me surpreendeu, fez escolhas erradas e no livro, melhor, ao fim do livro, ela agiu e foi maravilhoso, estou ansiosa pelo terceiro livro.
Quando recebi A herdeira das sombras e Amaldiçoadas fiquei em dúvida de qual leria primeiro, mas tenho certeza que apesar de ambos maravilhosos, foi a escolha certa ler este.

Cate renunciou seu amor à Finn, o ama mas tem o grande fardo que é proteger as bruxas e também suas irmãs. Agora faz parte da irmandade, mas sabe que lá fora tudo está de cabeça para baixo porque os Irmãos da Fraternidade estão á procura das bruxas da profecia.

"Três irmãs - reflete Brenna. - Uma traz cura e morte. Uma traz destruição. A mais forte vai trazer paz, mas isso vai exigir sacrifício. É isso que a profecia diz." Pág 262.

Para piorar as coisas para ela, os Irmãos agora proíbem que as mulheres trabalhem, recebam educação (somente se for aprendido com os país) e livros foram queimados, tudo isso pelas mudanças na França.

Cate tem que lhe dar com irmãs agradáveis como sua parceira de quarto e também desagradáveis como a chata e esnobe da Alice que mais tarde, vai virar amiga de sua irmã, Maura.

Por falar nas irmãs dela, eu nunca fiquei com imensa vontade de um personagem morrer como neste livro, tomara que a profecia aconteça, uma delas me matou de raiva...

"Há 120 anos, as bruxas que governavam a Nova Inglaterra- as filhas de Perséfone -foram depostas pelos sacerdotes da Fraternidade. Durante cinquenta anos, toda mulher suspeita de bruxaria era afogada, enforcada ou queimada viva. E qualquer uma que conseguisse escapar do Terror passava a viver escondida. Na melhor das hipóteses,, sobraram apenas umas poucas centenas de bruxas na Nova Inglaterra atual. No entanto, pouco antes do Terror, um oráculo fez uma profecia: três irmãs, todas bruxas, que chegariam à maioridade antes da virada do século XX, seriam motivo de esperança. Uma delas, dotada de magia mental, iria ser a bruxa mais poderosa em séculos. Ela suscitará o ressurgimento da magia; ou, caso fosse capturada pelos irmãos, seria a causa de um segundo Terror." Pág 20.

O livro é maravilhoso, alcançou minhas expectativas no final e me deixou morrendo de raiva, mas foi um bom livro.
Desta vez cate é irritante por não fazer muita coisa, deixou várias inocentes serem presas e acaba pedindo que envie suas irmãs para ficar com ela juntas no convento achando ser melhor para protegê-las, mas esta foi sua ação mais errada neste livro, a não ser que ela pedisse que mandassem somente uma de suas irmãs... Acho que ficou claro qual das três irmãs vai causar cura e morte, a paz e principalmente, qual delas não viverá até a virada do século.

Muitos personagens do primeiro livro aparecem neste, inclusive Fiin Belastra que virou irmão para proteger Cate, acaba ajudando-a sendo espião para Irmandade.
A mais horrível das irmãs é a Inez, deste o início do livro a odiei e é uma pena que Cora não poderá viver tanto para não deixar ela no comando.

A editora caprichou na capa, ficou absolutamente linda, além disso o marcador foi perfeito, a diagramação... Tudo lindo!

Darei cinco borboletas e não um coração porque amei e odiei o fim e gostei e não gostei da Cate.

Saiba mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2014/10/resenha-amaldicoadas.html

Isa 11/09/2022

Eu tô CHOCADA!!!!!!!
Odeio a maura meu deus que chataaaaaaaa "a pq quando eu tiver visões" supera mulher cresce!!!!!
Morta de tristeza pelo finn

Mari Caldeira 07/09/2020

Evoluindo...
Cheguei ao fim do volume 2 da trilogia das irmãs bruxas e continuo achando Finn um amor, fofo demais. Tess não me decepcionou, ao mesmo tempo que é muito humana, dócil, as vezes infantil, ela também é forte, determinada e sábia. Se passei raiva com Maura no primeiro, nesse, triplicou, que idiota e mesquinha. E Cate, finalmente, me convenceu como protagonista.
Nesse volume temos muita magia, esclarecimentos, ações e reviravoltas.
Não é uma leitura MARAVILHOSA, pelo menos para mim, daquelas que me sequestram, mas vale a pena. É boa, é fluida, te faz refletir um pouco sobre uma sociedade patriarcal extremista e se vc gosta desse universo de magia, poderes, melhor ainda.
Partiu para o volume 3 - Predestinadas.

MahElisabete 22/02/2021

Eu estou abalada emocionalmente
Gente oque foi isso?

Acho que a minha opinião poderia se resumir apenas nesta pergunta.

Nesse livro é construída de uma maneira mais próxima a relação das três irmãs, e isso me surpreendeu muito, por que mostrou o quanto elas mudaram. As personalidades forma muito mais elaboraras do que no primeiro volume e cada uma obteve suas próprias características.

O que mais me chocou foi como a autora conseguiu construir o enredo desse livro sem focar apenas na personagem principal (Cate), em algumas cenas ela conseguiu mexer com o nosso psicológico e nos fazer mudar de lado a cada hora neste início de Guerra implacável.

O final então... não tenho nem palavras. Chorei litros e reli cada frase, por que não parecia verdade. Não é possível que alguém consiga fazer algo tão desumano daquele jeito. E por causa disso estou com grandes expectativas para o desfecho dessa trilogia!

Gabriel Aleksander 13/02/2017

Uma obra de exaltação ao feminino e as filhas de Lilith!
A sinopse

Após ser encurralada e ter que decidir entre virar as costas para seu grande amor ou para a segurança de suas irmãs, Cate optou por seguir a Irmandade e ser treinada para ser a grande bruxa da profecia que definiria o destino das mulheres, principalmente daquelas com o dom da magia.

Ao chegar em Nova Londres, Cate precisará lidar com acontecimentos que vão muito além das consequências de sua escolha, tendo que se preparar para o advento de uma guerra muito maior do que a existente em seu interior, incluindo uma grande revelação que colocará os laços entre as três irmãs bruxas em jogo.

A exaltação do feminino

Durante toda a leitura do incrível segundo volume dessa trilogia, tive certeza que essa história havia encontrado um lugar especial no meu coração, parte disso devendo-se a missão pessoal que as palavras impressas nesses livros trazem consigo em relação a exaltação do feminino e de todas as potencialidades presentes nele, que drasticamente são podadas diariamente até os dias atuais.

Colocar em foco tais discussões elevam esse volume, no qual o foco na problematização da subjugação das mulheres em sociedade foi aumentado, a um patamar de desconstrução e empoderamento ao trazer para as (os) leitoras (es) a possibilidade de se pensar sobre essas relações de poder desiguais que são reforçadas constantemente na nossa sociedade vigente que cada vez se aproxima mais da realidade narrada no enredo em questão que se passa no final do século XIX.

A dinamicidade dos eventos

Um dos pontos no qual a autora deixa a desejar é na dinamicidade dos eventos descritos no livro, arrastando o enredo durante páginas sem que aconteçam coisas realmente significativas ou “eletrizantes”, o que passou a me incomodar um pouco mais nesse volume do que em seu anterior, podendo tornar a experiência de leitura vagarosa.

Opinião final

Apesar de sua problemática com a dinamicidade na disposição das sequências de acontecimento que compõem o enredo, sem dúvidas, Jessica Spotswood consegue driblar os obstáculos e entrega um produto final que se destaca em sua crítica social e no poder de reflexão crítica que possibilita através da exaltação da mulher e da importância do conhecimento na elevação de um grupo assujeitado historicamente, construindo uma das trilogias mais incríveis que eu já li na vida e que abordam as bruxas com veracidade e autenticidade, pois, bruxa é a mulher que tem consciência de si e do seu corpo, sem pudores ou tabus impostos.

site: fatalityliterario.wordpress.com/

Amanda Mazzei - Expresso de Ná 22/01/2015

Incrível!
Ei, você! Se você ainda não leu o livro Enfeitiçadas, da mesma autora, é melhor não ler esta resenha ou vai receber muitos spoilers do primeiro volume!

Como começo a falar de um livro que me deixou ansiosa no começo, maravilhada no meio, e destruída no final?

Cate Cahill havia feito a escolha mais difícil da sua vida. Deixar suas irmãs e seu amor para poder protege-los. Deixar Finn, e a vida de casada que ela sempre quis com ele. Deixar Tess e Maura sentindo sua falta (no caso de Maura, nem tanto, viu?).

Quando ela entra na Irmandade, descobre que lá não é nada do que pensou. Não são freiras devotas ao Senhor, coligadas aos Irmãos. São bruxas como ela, que aguardam o momento de se erguer de novo para acabar com essa opressão feminina, tanto às moças normais quanto às bruxas. E, aliás, até aos homens.

Na Irmandade há um refúgio, um lugar onde se pode aprender mais sobre si mesma e sua magia. E também, uma família. Cate demora para perceber isso, mas com algumas exceções, aquelas garotas são suas amigas, e querem o bem de todos, assim como ela.

Porém, a sensação de ansiedade é insuportável. Todos esperam que algo aconteça, que ela manifeste poderes que não sabe se possuí. Ainda mais depois que uma nova parte da profecia é descoberta, de que a bruxa em questão também seria um oráculo.Todos esperam que ela lidere, que ela salve o mundo. Todos querem saber se ela é a bruxa da profecia ou não. Cate não suporta mais isso, e parece que mesmo com todos os sacrifícios dolorosos que já fez, foi só o começo. As coisas de que vai ter que abrir mão podem deixá-la amarga.

"Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará à idade adulta, todas as bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror."

Quando se descobre sobre o oráculo, é preciso que as outras Cahill venham pra Irmandade por sua segurança. Isso deixa Cate radiante, mas meio receosa. Tess a ama de todo coração, e continua um doce de menina, mas Maura... Maura já era egoísta, egocêntrica, louca por reconhecimento e atenção. Depois da sua decepção com Elena, ela está muito pior. Quer passar por cima de todo mundo, até mesmo das suas irmãs. Quer ser a bruxa da profecia e mandar na Irmandade. E ela faz tudo virar uma competição, com raiva de Cate. A inveja pode se transformar em ódio.

Do começo ao fim, esse livro te desperta muuuuita ansiedade. Você quer saber como a escolha de Cate vai refletir nela e na história, o que vai acontecer com Finn, o que vai acontecer com Tess e Maura, se os planos doidos vão dar certo, se Maura e Cate vão ser amigas de novo (eu queria tanto que isso acontecesse), quem é a bruxa da profecia, e o que vai acontecer? O ressurgimento das bruxas ou mais um Terror?

Agora falando de aparências: A capa está DIVINA! Uma das coisas que eu mais amo na Arqueiro é que além de publicar bons livros, eles se preocupam bastante com a diagramação (folhas amareladas são muuito melhores) e com a estética. A capa está, de novo, divina! Isso faz a gente querer guardar o livro na estante, pra todo mundo ver.

Para concluir, eu queria dizer que você não vai se decepcionar. Este segundo volume foi tão bom (ou até melhor) do que o primeiro. Você vai se emocionar muito, e devorar as páginas, ansiando por mais. E por falar nisso, eu estou tão ansiosa pro último livro que não tenho nem como descrever para vocês :(

site: http://www.expressodenarnia.com/2014/11/amaldicoadas-jessica-spotswood-as.html

SahRosa 26/01/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Há anos um oráculo previu que três irmãs, todas bruxas, seriam o motivo de esperança para as Filhas de Perséfone. Um das irmãs, dotada de magia mental será a mais poderosa, aquela que libertará as bruxas da injustiça dos Irmãos, mas se for capturada, irá desencadear um segundo terror...

Para salvar aqueles que ama, Cate se uniu a Irmandade e mesmo dotada de grandes habilidades, ela teme o futuro. O cerco contra as bruxas é cada vez mais intenso agora que o atual oráculo está em posse dos Irmãos. Com tantas garotas sendo presas e acusadas de bruxarias, além de várias atividades proibidas para as mulheres, algumas bruxas decidem que é hora de agir, mas as consequências desse ato exigem sacrifícios...

"Três irmãs... Uma traz cura e morte. Um traz destruição. A mais forte vai trazer paz, mas isso vai exigir sacrifício. É isso que a profecia diz."

Estou em choque pelo final deste segundo livro de As Crônicas das Irmãs Bruxas, a autora foi ousada e fez com que seus personagens crescessem de uma vez e fez com que Amaldiçoadas fosse ainda melhor que seu antecessor, a evolução no enredo é notável! Os ganchos muito bem intercalados, assim como as respostas para as questões do livro anterior são impressionantes. A ansiedade pelo terceiro volume é ainda maior agora que conclui esse obra, afinal, o desfecho foi eletrizante e preciso saber quais serão os próximos passos que Jessica dará nesta série.

Amaldiçoadas ainda traz o primeiro capítulo de Predestinadas (livro três) e deixa aquela sensação angustiante de quero mais, pois agora muita coisa irá acontecer. Assim como Enfeitiçadas, que foi uma leitura maravilhosa, Amaldiçoadas também segue neste feito e vai além, revelando a grandiosidade que é esta série, não digo isto apenas pelo final sensacional, mas também por seu desenvolvimento.

A edição da Arqueiro continua ótima, folhas amareladas, diagramação linda com detalhes na abertura dos capítulos e revisão impecável. Quem gosta de história bem desenvolvidas com segredos e personagens marcantes, deve apostar nas Crônicas das Irmãs Bruxas, que é uma leitura envolvente, fluída e surpreendente.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/01/resenha-amaldicoadas.html

Tatá 10/08/2021

Uma continuação que me surpreendeu muito.
"Amaldiçoadas" dará espaço para mostrar como a magia é tratada na Irmandade, os desafios que as Irmãs-Bruxas precisam contornar para manter seu segredo e o quão longe podem ir para desafiar a mentalidade da sociedade.

A trama do livro foi muito bem arquitetada. Notamos logo de cara Cate lidar com os seus novos sentimentos. A forma depressiva e fria com que ela age na Irmandade, se isolando do restante das bruxas e vendo com os próprios olhos o que o diário de sua mãe concluía a respeito daquele ambiente egoísta.

O desenvolvimento de todos os personagens foi muito bem trabalhado, dando espaço para todas agirem na história e formarem, perante a nós, a sua personalidade. Conseguimos sentir simpatias e desavenças profundas por todos dali, mesmo os de segundo e terceiro plano. O amadurecimento das três irmãs é incrível. A passagem da Cate do começo ao final, é desenvolvida muito bem, há uma completa aceitação e liderança nela. Vemos Maura se amargurar ainda mais e Tess assumindo uma grande responsabilidade.

Jessica Spotswood consegue trazer o que ansiávamos no primeiro livro, a parte concreta da profecia se realizando entre as três irmãs. Ao passar dos capítulos, a confiança e a desconfiança de quem menos esperávamos vem surgindo, e vamos temendo com o que poderá acontecer mais adiante. Sua escrita é boa e curiosa, percebo uma melhora dela do primeiro livro para o segundo.

O final do livro é genial, e faz um belo resumo de todas as ações das Irmãs na última cena, como foi possível chegar áquele ponto crucial.

Extremamente curiosa para o terceiro.