Então, Conheci Minha Irmã

Resenhas - Então, Conheci Minha Irmã

1 | 2 | 3 | 4

Aline 11/07/2023

Eu gostei
Com romance, suspense e te deixa ansioso pro final.
Não vou enganar ninguém o final é bem esperado e clichê, mas como eu adoro esse tipo de livro eu gostei bastante.
O final também fica em aberto com se fosse ter uma continuação, mas todos os problemas são resolvidos

Rafaela Regis 15/02/2016

Então, conheci minha irmã - Christine Hurley Deriso
Então, conheci minha irmã foi um dos livros que me deixou bastante curiosa ao ler a sinopse, até porque a frase na capa do livro tem bastante peso: A morte as separou, um diário as uniu. Sim, me intrigou bastante, então mergulhei na leitura crente que ia encontrar mistérios e segredos escondidos, mas eis que não foi bem assim.

Summer Stetson é uma garota de dezessete anos de idade, que não é muito a fim de estudar e ser popular, mas tudo isso é apenas porque ela não quer ser comparada com a maravilhosa Shannon, que faleceu em um acidente de carro antes de Summer nascer. E por sempre escutar o quanto sua irmã era perfeita faz com que Summer se sinta uma decepção não apenas para seus pais, mas também para sua família.

Mas ao completar os falados dezessete anos (idade que sua irmão tinha quando faleceu), ela recebe de sua tia o diário que Shannon escreveu antes de morres. Então entra a questão: ler ou não ler? E a resposta é: ler!

Summer começa a ler o diário de sua irmã e passa a perceber várias coisas, que assim como ela Shannos também sofria com as pressões da mãe e que não era tão perfeita assim e que se parecia como uma garota comum com seus defeitos e qualidades.

- Às vezes, no diário, ela é tão incrível, sabe? Engraçada, real e perceptiva. Outras vezes, porém, ela é essa garotinha apaixonada sem juízo e ridícula, o tipo de garota para quem reviro os olhos na escola. E se a tola acabou ganhando no fim?
- página 201 -

Então, conheci minha irmã é um livro que nos fala sobre relacionamento familiar, crescimento pessoal e é claro descobertas sobre si mesmo. Sim, com ele nos passamos a refletir sobre várias coisas.

O que me agradou bastante foi perceber que mesmo com toda a pressão da familia com comparações entre as duas, Summer não tem tantos traumas assim e sabe muito bem o que quer e não se deixa intimidar pela família, digo mãe, porque o pai dela coitado, apenas existe.

Essa é uma das coisas que me incomodou no livro, não sei vocês mas aqui em casa todo mundo sempre conversa sobre tudo, já na casa de Summer eles não conversam a não ser para mandar fazer algo. E falar de Shannon é claro.

Um livro curtinho e cativante, mas que não nos deixa pensando sobre ele depois. Uma leitura agradável sim, mas não marcante, muito bom para passar o tempo. Não vá esperando revelações bombásticas e nem nada muito dramático.

site: http://dlivros.blogspot.com/2016/02/entao-conheci-minha-irma-christine.html

Carous 30/10/2016

Simples, mas maravilhoso
Este livro é a prova de que você não precisa escrever um livro cheio de segredos e reviravoltas para ser bom. Sei de algumas pessoas que se decepcionaram por ele não ser muito mais do que a sinopse mostra, mas eu amei justamente por retratar a vida real tão singelamente. É, a nossa vida não é como de novela, filmes e seriados sempre com um barraco, um suspense, um gancho.
Este livro pode ser definido como "mostrou pouco, mas mostrou bem". Porque só conhecemos a Shannon do último ano, mas de uma forma que nos faz gostar dela. Summer a acha idiota e infantil, mas ela faz nosso papel na leitura detectado sinais que os personagens, no centro da história, não conseguem.
Gostei também da forma como o romance se apresentou: com dicas ao longo do livro até de fato acontecer. E de como retrataram os pais de Shannon e Summer.
Esperava um drama daqueles. e felizmente a escritora nos mostrou algo muito mais sutil e palpável do que isso.

Danielle 04/11/2014

Encantador
Esse livro me chamou atenção pela capa simples porém encantadora, o título se trata de um assunto que particularmente toca no meu coração, não pensei duas vezes, comprei e ele logo passou na frente das outras leituras.

A trama é narrada em primeira pessoa por Summer, uma jovem de 17 anos, que no dia de seu aniversário recebe da tia o diário da sua falecida irmã, a qual ela não chegou a conhecer, pois sua morte foi antes de seu nascimento. Tudo que Summer sabe sobre sua irmã é que ela era perfeita em tudo, melhor aluna, filha exemplar, seus pais deixam exposto por toda casa seus troféus e certificados, mas nunca falam muito sobre a vida dela. Para Summer, sua irmã é uma estranha.

É triste que ela tenha morrido. Por outro lado, se ela não tivesse morrido eu não teria nascido, portanto não estaria aqui falando com você sobre como não se pode sentir saudades de alguém que nunca se conheceu.

-É assustador demais nascer com uma função.

Summer não é nenhum pouco uma aluna exemplar e se sente inferior a sua irmã, ela pensa que esse é o motivo de sua mãe cobrar tanto a perfeição da parte dela.

O que é irônico, pois, até onde sei, tudo que Shannon fez foi pensar no futuro. E acabou sem ter um.

Não saber não faz com que a coisa inexista. Se há algo a descobrir, você precisa saber.

Summer não sabe se está prepara para entrar na intimidade de sua irmã, e fica muito indecisa quanto a ler ou não o diário, até que seu amigo Gibs a encoraja a ler e quando ela folheia as folhas do diário ela lê algo muito particular e preocupante sobre sua irmã e ela não resiste e resolve conhecer quem de fato era sua irmã.

Quanto mais me aproximo da Shannon verdadeira, mais me afasto da personagem fascinante com quem convivi toda a minha vida.

Ao começar a ler o diário desde o início Summer descobre que sua irmã não era tão perfeita quanto ela é pintada por sua família, e ela além de conhecer a fundo a sua irmã, também irá conhecer melhor seus próprios pais.

Engulo o nó, balanço a cabeça com impaciência, e continuo virando as páginas do diário.

Não sei se há como recuar. Estou presa em uma montanha-russa, o passeio já começou, e o vagão está começando a subir. Estou aterrorizada para chegar no topo e começar a descer. Mas não há como voltar.

Minhas Impressões
O livro me ganhou desde a primeira página, a história tem um pouco de drama, comédia e romance, misturados na medida certa. A Summer é muito sarcástica e me fez dar muitas gargalhadas, isso me surpreendeu pois achei que este seria um livro para chorar apenas.

Como eu disse tem romance também e é bem fofo, embora não seja o foco da trama, o romance tem seu merecido destaque.

Quanto ao drama eu estava esperando algo mais forte, não que não tenha emocionado, emocionou bastante, mas estava esperando que o mistério envolvido na trama tivesse um motivo um pouco mais trágico, mas confesso que também estava com medo que as minhas teorias se concretizassem.

Em um balanço geral, o livro foi ótimo, me provocou inúmeras sensações durante a leitura e eu recomendo muito para todos.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

vivic.png 18/05/2020

um livro sem grandes surpresas, você le o livro esperando que algo maior aconteca, mas não acontece

Ca Agulhari @literario_universo 01/02/2018

Bonitinho!
Gostei da premissa do livro. Mas como esperado, é recheado de dramas adolescentes. A mãe das meninas me irritou em mts pontos, mas o pai delas apesar de tudo é um amorzinho como pai. Errar é humano. É isso que o livro mais tenta nos ensinar.

Paula.Gibbert 14/02/2018

O livro é muito bem narrado por Summer, a irmã de Shannon que era considerada a filha perfeita aos olhos dos pais; pelo menos fora isso que ela sempre ouvira da boca deles. Summer nasceu para ser uma tábua de salvação para os pais logo após a morte prematura (aos 17 anos) da irmã em um acidente automobilístico, mas ela nunca se sentiu amada.

Ao completar 17 anos (a idade em que sua irmã morrera), recebeu de sua ti Nic o diário da irmã do qual os pais nem tinham conhecimento. Ela começa a lê-lo devagar. E, página por página, ela vai descobrindo que a irmã não era tão perfeita assim e que a vida em família, desde aquela época já estava adoecida. Faltava o diálogo e a afetividade.

Ela resolve investigar com as pessoas com quem Shannon se relacionava como a irmã vivia no último verão de sua vida, pois desconfiava que o acidente no qual ela tinha sido vítima fatal, tinha sido premeditado. Shannon fazia tratamento psicológico a pedido de sua mãe porque esta achava que a filha estava muito revoltada com a vida, por isso agia de forma impensada prejudicando-se a si mesma e aos que estavam ao seu redor.

A única pessoa, além da tia Nic, com quem Summer se sente à vontade para falar sobre Shannon é Gibs, seu amigo nerd da escola e que ela anseia a cada dia que passa, que seja seu namorado.

O diário traz revelações interessantes para o desfecho da história.

site: https://livroseleiturasdepaula.blogspot.com.br

Alana.Freitas 21/02/2018

É assustador demais nascer com uma função.
Por dezessete anos Summer viveu a sombra de sua irmã perfeita, tendo que conviver com a ideia de ser uma decepção para seus pais. Com um humor ácido e irreverência, Summer galgava passos diferentes da irmã, que morreu em um acidente, de modo que pudesse enxergar a si mesma. Quando faz dezessete anos, recebe um presente um tanto curioso de sua tia. Um presente que pode mudar completamente a percepção que tem de sua família e tudo a sua volta.
Esse foi o livro que me fez gostar de ler YA novamente. Fiz a leitura do final para o início do ano e posso dizer que fiquei extremamente satisfeita. No último ano tive certa dificuldade para ler YAs porque os enxergava bem distante de mim e da minha mente muito exigente e “madura”. Acho que talvez eu só precisasse ler o certo.
Já havia visto esse livro antes, mas nunca havia lido. Acho que porque não esperava muita coisa dele antes e estava concentrada em outros tipos de leitura. Talvez essa seja a melhor forma de ler livros. Não esperar muito para se surpreender. O livro é bem curtinho, rápido de ler e envolvente. Tudo nele tem a medida certa. O romance, amizade, o drama e até as páginas do diário apresentadas.

"A irmã dela. Estranho, sempre pensei em Shannon como a minha irmã (a história da minha vida), mas jamais pensei em mim como a irmã dela."

O livro traz temas reflexivos importantes apesar de não os aprofundar tanto quanto poderia, mas de qualquer forma é uma leitura prazerosa e envolvente. A narração de Summer é envolvente e ela é uma protagonista acre, divertida e que precisa de ajuda para lidar com sua própria insegurança e com seus dilemas. Viver com a perspectiva de ter nascido apenas porque sua irmã mais velha morreu é pesado e talvez sufocante.

"Às vezes, no diário, ela é tão incrível, sabe? Engraçada, real e perceptiva. Outras vezes, porém, ela é essa garotinha apaixonada sem juízo e ridícula, o tipo de garota para quem reviro os olhos na escola. E se a tola acabou ganhando no fim?"
Algo que achei interessante sobre esse livro é observar como a conversa entre pais e filhos é importante e deve sempre existir. Essa falta na relação entre Summer e seus pais que causa a maioria dos conflitos.

Então conheci minha irmã é um livro leve, que prende o leitor entre suas páginas para acompanhar os dilemas de Summer em relação ao diário e sua irmã. Não é o melhor do seu gênero, mas foi suficiente para mim porque li no momento certo. Um livro que me conquistou. O livro é sobretudo uma história de família que comete erros e acertos, mas que procura no fim a coisa certa a se fazer.

site: https://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/2018/01/resenha-entao-conheci-minha-irma.html

Amanda's Tale 07/07/2014

Então, Conhecia minha Irmã
Olá queridos leitores, tudo bem? Venho trazer mais uma resenha de um livro que veio em parceria com a editora Gutenberg “Então, conheci a minha irmã”.
Nesse livro conhecemos a estória de Summer (verão) uma menina que veio com a intenção de melhorar a vida de seus pais, pois os mesmo passaram por uma tragédia em sua vida. Sua filha Shannon morre aos dezessete anos depois de um acidente de carro.
Sofrendo com a partida de sua filha, a mãe depois de meses descobre que em seu ventre está nascendo um ser, será que Summer poderá alegrar os dias de seus pais?
Summer está prestes há completar dezessete anos e seus pais ainda sofrem com a partida de sua filha. Chegando o aniversário da mesma eles decidem fazer uma comemoração em um restaurante e no dia seguinte sua tia lhe presentea com o diário de Shannon, será o que Summer descobrirá?
Então, assim irmãs que se separaram pela morte se unirão por um diário, e Summer contará com a ajuda de seu melhor amigo Gibs para continuar a prosseguir na leitura do diário de sua irmã.
Depois que acabei de ler o livro, fiquei decepcionada, esperava um pouco mais do livro, pensei que fosse mais emocionante e tivesse mais drama.
É um livro que trás uma bonita estória, porém, deixou a desejar muitas vezes, a narrativa da autora não me prendeu tanto, foi um livro leve, com uma linguagem simples.
Gostei bastante da capa, a diagramação é simples, as folhas são amarelas, a numeração é embaixo centralizado.
O livro trás temas como: uma família em busca da perfeição, porém, com vários tramas familiares, a perda de um filho, amor, segredos... Espero que vocês tenham gostado da resenha, que se você já leu esse livro me diga a sua opinião. Beijos, até o próximo post.

Título: Então, Conheci a Minha Irmã
ISBN: 978-85-8235-128-4

site: http://amandastale.blogspot.com

Rafa 21/04/2014

Resenha - Então, Conheci Minha Irmã - Christine Hurley Deriso
Assim que terminei a leitura desse livro me senti totalmente com vontade de ter uma irmã como Summer Stetson. Vou ter que pedir para minha mãe providenciar isso aí. I'm just kidding.

Agora, falando sério, o que me chamou a atenção nesse livro (além da capa) foi a história em si, que me pareceu bem real e instigante. Assim que comecei a ler, percebi logo de cara que iria adorar a narrativa e dos personagens.

Quando digo real, quero dizer que a história no geral é fácil de se adequar ao nosso cotidiano, é comum algumas irmãs não se conhecerem por causa da morte e assim por diante fazerem comparações com a mesma. Isso é um tema que daria para discutir, porque gera muita polêmica. Mas neste caso, a irmã de Shannon é a protagonista da história e será ela quem vai conhecer sua irmã depois de muito tempo sem saber quem ela era realmente.

Por incrível que pareça, não é um livro tão dramático como eu esperava, se trata mais de um retrato de vida de uma adolescente que acaba conhecendo a irmã através de um diário. Nos primeiros parágrafos percebe que a vida de Shannon não era tão perfeita como achava que era, afinal todo mundo falava como ela era 10 nas aulas, era uma filha perfeita e obediente aos pais, mas o que aconteceu em sua última semana de vida?... Será que Summer está preparada para descobrir toda a verdade?

Falta menos de dois anos para acabar o ensino médio e assim como Shannon era a aluna nota 10 há 18 anos, os pais e professores esperavam o mesmo de Summer, mas nada disso importa, ela é inteligente e diferente em sua forma de viver, tem poucos amigos, mas ama sua família e claro, seu único e melhor amigo Gibson, que a ajuda a passar por todas as barreiras que vem sofrendo.

O livro é realmente muito fofo no quesito capa e diagramação e gostei de ver o trabalho da Gutenberg na editoração e acabamento do livro, em ver como a sintonia da história de equipara à capa.

As emoções correm a solta quando você se depara com o sentimento de Summer por sua irmã, porque isso não surge logo no começo, vai fluindo juntamente com o passar das páginas, é a mesma coisa de conhecer alguém pela primeira vez, mesmo depois de só ouvir algumas coisas sobre ela. Na verdade, esse livro foi feito com a intuição de mostrar que a verdade sempre será libertadora, as questões familiares com seus exemplos na sua individualidade, nos ajuda a ver quem somos realmente e o que queremos para nós e à quem amamos.

Eu poderia ficar falando horas sobre esse livro, mas só porque ele me emocionou muito, só tenho mais umas dicas: O livro deve ser lido de uma só vez, você pode repetir e gostar ainda mais por causa da facilidade com que a narrativa discorre. Para você que adora ler romances com um pouco de drama, e ainda por cima de se divertir um pouco, esse é o livro. Você vai se emocionar e talvez chorar muito, mas não se preocupe não, Deriso preparou uma história maravilhosa para você, aproveite!

site: http://www.leiturasvivas.com/2014/04/resenha-entao-conheci-minha-irma.html

Ana Luiza Silva 02/01/2015

A princípio o livro parece promissor, com a Summer contando como é se sentir presa dentro da própria casa, com uma mãe que a controla e decide as coisas por ela o tempo inteiro e um pai que simplesmente "existe", não interferindo nas ordens da esposa. O diário surge como um escape, digamos assim, dessa situação, uma tentativa de Summer de entender o que foi a irmã, tão endeusada pelas pessoas próximas dela.

Só que... Sabe... Não tem nada de demais!!!!!!!!

Juro que eu esperava muito, muito mais desse livro. Quando li sobre ele, imaginei que as "revelações" no diário da irmã de Summer seriam muito mais sórdidas do que realmente foram - sei lá, um assassinato, uma investigação muito louca. Qualquer coisa! O livro se desenvolve em núcleos bastante restritos e só funciona dentro deles (a casa de Summer, a floricultura...). É compreensível a atitude da Summer, de se sentir "ressentida" da irmã morta por achar que nunca irá se igualar a ela, mas a bipolaridade dessa menina é de deixar o leitor confuso. Juro.

As únicas partes que me impediram de detestar o livro por completo foram as que o melhor amigo da Summer, o Gibson, aparecem. Ele é a "consciência" dela, ao mesmo tempo que é o tipo de pessoa que ela acha que nunca vai ser: o primeiro lugar da turma sem nenhum esforço. Acontece que os dois se gostam então em determinados momentos vão haver indiretas e, enfim... Sabe como é livro de romance adolescente, né? Pois é. Não desprezo, mas bem que poderia variar de vez em quando.

site: https://despensadamente.wordpress.com/2014/12/24/livros-entao-conheci-minha-irma

Um Rascunho a Mais 16/02/2016

Eu estava bem empolgada para ler esse livro pelo fato de trazer um tema que amo que é a família. Apesar de ser um livro com uma narração adolescente, ele se aprofunda em temas bastante comuns da vida cotidiana. E é impossível parar de ler, fazendo cada momento valer a pena.
Summer está perto de completar 17 anos e tudo o que ela fez durante sua vida foi tentar ser o oposto de sua irmã Shannon que faleceu antes dela nascer. Ao contrário de Shannon, Summer é rebelde, não tira boas notas na escola e não está nem aí para o que os outros pensam. Apesar de sua mãe Susanne tentar controlá-la para que seja diferente e faça o último ano da melhor maneira possível para que Summer estude em uma boa faculdade, isso não está nos planos dela. Ela insiste em continuar sendo o oposto de tudo que sua mãe gostaria que ela fosse. Já o seu pai, apesar de estar presente em casa, Summer só mantém conversas superficiais com ele. Em casa, é sua mãe quem decide tudo.

Confira a resenha completa no blog:

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/02/resenha-entao-conheci-minha-irma.html

Catharina.Mattavel 04/04/2017

Resenha: Então, Conheci Minha Irmã - Christine Hurley Deriso
Summer teve uma irmã, porém, nunca a conheceu já que nasceu depois que sua irmã, Shannon morreu aos 17 anos e assim, Summer sente que cresceu à sombra da irmã. Sua mãe é do tipo controladora e sempre cobra demais de Summer, nunca reconhecendo o que a menina já fez, chegando até a comparar com a irmã que não está mais aqui. Shannon era vista com a garota perfeita já que tinha as melhores notas e um jeito tão angelical mas Summer não quer simplesmente aceitar tudo que sua mãe diz ou manda, o que acaba criando intrigas dentro de casa.

Quando a tia de Summer entrega um diário dos últimos meses de vida de Shannon, Summer não acredita no que encontra nesse diário. Cada vez mais sente-se mais conectada com sua falecida irmã, descobrindo diversos segredos sobre sua família e até mesmo vendo que Shannon não era tão perfeita assim.

Narrado em primeira pessoa, conhecemos Summer, uma protagonista bem cativante e forte que se mostra nem um pouco passiva em relação à sua mãe que sempre quer as coisas do jeito dela e que muitas vezes pode não ser o melhor jeito. Durante a leitura, também temos partes do diário de Shannon, conhecê-la torna a história mais completa e tocante além de podermos sentir a conexão das duas irmãs mesmo sem elas terem se conhecido.

O livro em si é uma drama adolescente onde alguns leitores poderão vir a se identificar coma situação de cobrança, notas, escola ou faculdade além de também contar com romance e um pouquinho de comédia para descontrair o clima pesado que por vez aparece no meio dos capítulos. A leitura é extremamente tranquila e leve ao mesmo tempo em que podemos sentir o peso de Summer de não ter conhecido sua irmã e ser com´parada à ela o tempo todo, sentindo-se no mundo apenas como se fosse para substituir a menina que todos amavam e não ser boa o suficiente para isso.

Sempre morri de curiosidade para ler o livro mas esperava algo um pouco mais pesado e marcante, não foi tão quanto eu esperava mas com certeza me prendeu muito e me fez sentir dentro da história, me colando no lugar de ambas as irmãs e entendendo completamente a impaciência coma mãe - a mãe delas era uma pessoas muito difícil de lidar, diga-se de passagem -, e as angústias de cada uma. Apesar de não ter sido o que esperava, foi uma leitura que valeu a pena pela sutileza e narrativa bem planejada.

A edição como sempre, está impecável. Folhas grossas e amareladas que tornam a leitura ainda mais gostosa e com capítulos curtos e bem divididos. A capa está lindinha, eu gosto muito dessa capa e do título em geral. A editora caprichou como sempre. Uma leitura que vale a pena para quem gosta daqueles dramas leves e com um final simples mas marcante.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2017/02/resenha-entao-conheci-minha-irma.html

Andryele 18/01/2024

É agradável
Uma leitura rápida e, de certa forma, bem leve. É um livro bom e que vale ler, no entanto, não achei que foi um livro incrível ou que me marcou profundamente. Talvez um dos motivos do meu desagrado seja o fato de eu esperar algo diferente do que me foi apresentado, esperava um livro com um certo mistério que seria desvendado pela irmã, no entanto, sinto que recebi um livro de drama familiar com uma pitada de romance. Ele não possui plots muito surpreendente, é bem previsível de certa forma, mas, ainda assim te prende até o final para saber o que realmente aconteceu. É um livro agradável que possui um bom desenvolvimento de personagem e te deixa curioso pela próxima página a ser lida, mas, não chega a ser algo estupendo.

1 | 2 | 3 | 4