Não Voltarás

Não Voltarás Hans Koppel

Resenhas - Não Voltarás

Ket 16/02/2020

Rápido de ler, mas não indico pra todo mundo
Não voltarás é um thriller psicológico sueco que conta a história de Ylva, uma mulher que é raptada e mantida em cárcere privado na casa vizinha à sua. Conforme a história se desenvolve, acompanhamos o que acontece com a protagonista nesse lugar e também como as coisas se dão do lado de fora: a investigação do sumiço de Ylva e a maneira como sua família reage.

A trama em si poderia ser melhor: a primeira metade do livro é consistente, mas depois de algum tempo, o livro cai em uma certa repetição que se alonga até o final, que por sua vez é corrido e mal desenvolvido. Alguns aspectos importantes também não são muito bem trabalhados e alguns personagens flutuam meio avulsos em alguns momentos. É um livro pesado em várias cenas, pois o autor descreve não só os abusos psicológicos, mas também os abusos físicos cometidos contra Ylva (acho importante, inclusive, avisar que existe o gatilho para estupro).

Quando comentei que não indicaria para todo mundo isso acontece, não só por causa do gatilho fortemente descrito na história, mas também porque no final, quando o autor nos conta porque aquelas pessoas raptaram Ylva, ele o faz de uma forma que pode levar muita gente a entender que ela mereceu o que lhe aconteceu e eu acho isso muito perigoso. A dimensão dos abusos pelos quais a Ylva passa ao longo da história, pra mim, não é justificável, mesmo que ela própria no passado, não tivesse sido uma pessoa santa. Acredito que, se o final tivesse sido melhor trabalhado, o autor poderia dissipar essa sensação estranha que tive.

No fim das contas vou dar 3 estrelas porque o livro realmente me manteve interessada para saber o que aconteceria com a Ylva. Não leva nota máxima em virtude do final corrido e mal trabalhado (a meu ver).

Taty 12/02/2020

"O que você faria se os erros cometidos no passado voltassem para te cobrar a conta?"
É uma leitura forte para quem não está familiarizado com o gênero, mas a narrativa é envolvente. A trama é dividida em 63 capítulos curtos, intercalando cada personagem. E alguns pontos no decorrer do livro é descrito como uma vitima reage quando é acuada e maltratada; como ela se comporta com seu perpetrador; como a mulher fica totalmente vulnerável e dependente do seu algoz.

Jaque - Achei o Livro 16/01/2020

Um bom livro. Nota 3,5
Não Voltarás é um thriller psicológico que vai abordar o sequestro e cárcere da Ylva, uma mãe e esposa que será alvo de uma vingança do passado.

Eu gosto muito desse tema, porém não é qualquer trama que me prende na leitura. Por ser narrada a maior parte do tempo dentro de um cativeiro, sem contato com outras pessoas, a estória por conter poucos diálogos pode ficar cansativa e vai depender totalmente da criatividade do autor para entreter o leitor.
Aqui por exemplo os capítulos curtos são divididos entre outras narrativas, o que deixa a estória mais ágil e não tão parada, apesar de não acontecer muita coisa durante a leitura.
Os capítulos são curtos e em terceira pessoa e vão narrar o tempo que a Ylva fica presa e seu convívio com o sequestrador, a vida de seu marido Mike na espera de alguma notícia do desaparecimento dela e também de um ou outro personagem secundário.
A polícia aqui é um caso desesperador, ela não faz absolutamente nada na estória. O único suspeito para eles é o marido e eles ficam parados esperando que o Mike faça alguma coisa diferente que o entregue. No mais, não há nenhuma atividade por parte da polícia.

Apesar de ter curtido a escrita do autor, o final foi muito decepcionante. O fato dele ter acontecido da maneira que foi, muitas questões ficaram sem respostas, não para o leitor mas sim para os personagens envolvidos. Acho que ele entregou o final mais fácil e menos complicado.
O marido também não fez muito para encontrar a esposa, não pressionou a polícia. Ele aceitou muito fácil o desaparecimento dela devido ao seu passado.
Não é um livro ruim de maneira alguma, mas vai dividir opiniões com certeza.
Para mim, foi uma bom passatempo e mais um autor que vim a conhecer.

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2020/01/nao-voltaras-hans-koppel.html

Inalda 09/11/2019

Nao voltaras
Ilva paga depois de 20 anos o que fez com anika no passado. Ela e três amigos estupram anika e ela comete suicídio. Os pais depois de 20 anod se vingam da ilva.

@_viajante_literaria 03/11/2019

Enredo bom, porém decepcionante no decorrer da história
Terminei a leitura desse livro ainda com esperança de que o final seria diferente. A história gira em torno do desaparecimento de Ylva. Mike, o marido só chora e se lamenta. Enredo empacou na metade da história, só depois que os acontecimentos passam a fluir rapidamente. O que mais me irritou foi a polícia. A mesma, não descobriu nada, a investigação apenas girava em torno de Mike. O mesmo foi tido como suspeito na história toda. O final foi decepcionante.

Jaque @blogmalucadoslivros 19/09/2018

Resenha Não voltarás - Hans Koppel

Mike Zetterberg é casado com Ylva e mora com ela e com a filha na Suécia. Eles viviam uma vida normal até que um dia Ylva, sai para trabalhar em uma sexta feira dizendo que talvez irá sair com os colegas de trabalho na saída, porém naquela noite Ylva não volta e devido a atitudes que Ylva teve no passado, Mike até desconfia que não seja nada demais, que a esposa apenas resolveu passar a noite com alguém e esqueceu da vida.

Mas dias se passam, e Ylva não volta, e segundo sua amiga de trabalho mais próxima, Ylva nem sequer saiu com os amigos naquela sexta feira, e que disse que iria para a casa.

(quote) “Ou talvez não. Ylva tinha mencionado que talvez saísse para tomar uma taça de vinho com os colegas depois do trabalho. Mike teria coragem de ligar? Provavelmente não. Ele não iria querer parecer fraco. Quando ele perceberia que algo estava errado".

Quando Mike finalmente procura pela polícia para falar sobre o desaparecimento da esposa, o caso é tratado como se não fosse de muita importância e Mike questionado pela sua insegurança ao ligar para a esposa depois do desaparecimento dela. Os meses se passam e Mike vai aprendendo a conviver com a falta da esposa, se nem sequer imaginar que ela estava a poucos passos de distância, sequestrada e sofrendo no porão de um dos seus vizinhos.

Este porão em que Ylva está, foi construído exatamente para ela, e é a prova de som. Por isso apesar de estar tão perto de casa, gritar não adianta nada, pois ninguém fora daquele porão conseguirá ouvi-la. O plano de seus sequestradores é fazer com que ela mesma se mate, porém, enquanto ela não pensa em suicídio ela sofre todo tipo de tortura psicologia e sexual. Tudo movido a vingança. Este casal que a sequestrou viveu sua vida toda planejando se vingar de Ylva.

O livro é narrado em terceira pessoa com capítulos intercalados entre Ylva e Mike. A narrativa do autor é fluida e me prendeu logo no início, com o sequestro de Ylva e me manteve curiosa até o final, pois em momento algum durante a história foi revelado o porquê Ylva estava sendo vítima de uma vingança tão sórdida. Porém o final foi um dos pontos que me decepcionou na história, pois foi um final corrido e quando finalmente foi revelado o porquê Ylva tinha sido sequestrada, não me surpreendeu. Talvez seja pelas minhas expectativas que só cresciam a cada página lida, mas infelizmente eu esperava mais daquele final.

Algo em Mike também me incomodou, mas o tempo todo tentei me colocar no lugar dele, pois no começo o fato de Ylva ter sumido por uma noite poderia ser qualquer coisa, até mesmo traição. Sendo assim, acredito que ele não amava a esposa, mas deveria ter corrido atrás de polícia invés de ficar com questionamentos pessoais. E quando ele finalmente fez isso a polícia também não deu a mínima e tratou o desaparecimento de Ylva como qualquer caso banal.

Mas o desenvolvimento dos personagens, principalmente o de Mike foi algo interessante. As outras pessoas que também faziam parte do grupo de Ylva na adolescência também teve um bom desenvolvimento, apesar de terem aparecido muito pouco, tudo que foi mostrado pelo autor sobre o grupo foi extremamente importante pra história.

Enfim, Não voltarás é sim um livro eletrizante, que prende o leitor do início ao fim, e que apesar de não atender as minhas expectativas, eu recomendo muito se você gosta de thrillers
Leia a resenha completa no blog Maluca dos livros

site: http://www.malucadoslivros.com/2018/09/resenha-nao-voltaras-hans-koppel.html

Silvia.Souza 23/07/2018

Muito bom!!!
Devo dizer que esse livro superou bastante minhas expectativas! Eu estava meio receosa em iniciar essa leitura... Não tinha me interessado muito pela sinopse, achando que seria um pouco mais do mesmo... Mas com certeza, prendeu muito minha atenção! Exceto pela dupla de policiais que realmente conseguiu me irritar, o livro é muito bom e recomendo a leitura!

Valeska 10/03/2018

Conselho forte...Não aceite caronas..

Virgílio César 17/01/2018

O livro começa muito bem, mas da metade para o final torna-se repetitivo. A história não evolui a ponto de torná-la empolgante como era no início. De qualquer forma, irei tentar ler um novo livro deste autor quando for lançado, pois ele escreve de maneira que nos prende a atenção, sem ser cansativo. Espero apenas que o próximo livro seja interessante do início ao fim, diferente deste.

Roberta Harris 17/11/2017

Esse é aquele tipo de leitura fluida que te prende desde a primeira página. Tem capítulos curtos o que deixa a leitura menos cansativa e a diagramação é ótima. Nesse livro não temos grandes descrições de pessoas e cenários, as frases são bem construídas porem bem diretas o que em agradou bastante. Ver o sofrer da personagem principal nos faz devorar o livro pra entender o que ela fez de tão grave no passado para merecer tamanho sofrimento. É angustiante ver o desespero do marido e da filha desde o dia do desaparecimento da esposa/mãe. O desenrolar da história é fantástico e um ótimo final, sem pontas soltas.

Cripta Da Leitura 10/09/2017

Muito bom, adorei!
Eu li esse livro no tablet, sem muita expectativa, apesar da sinopse ter me chamado a atenção, pois eu adoro esse tipo de história. Porém como eu nunca tinha ouvido falar do autor, nem do livro e nem nada, não estava esperando muito. Mas me surpreendi, além de ser exatamente o tipo de história que eu gosto, é uma história muito bem construída, sem enrolação, que faz com que a gente não queira parar de ler! Até fez eu lembrar dos livros do Harlan Coben, que é um dos meus autores favoritos! Não é exatamente o mesmo tipo de história, pois os livros do Harlan Coben, apesar de ter todo um suspense, mas sempre tem um romance por trás também. Este, o foco não é o romance, e a história na minha opinião é bem pesada, pois envolve sequestro e estupro. E tem um final que faz a gente refletir sobre toda a história!

Thamyres Andrade 30/01/2017

Decepcionante. Apenas.
"Não voltarás é um livro eletrizante, que vai prender os leitores da primeira à última página", dizia a sinopse.
Menos, Hans. Muito menos.
Ylva e Mike são casados e vivem uma vida normal, com sua filha Sanna. Até que um dia Ylva não volta pra casa após o trabalho e permanece desaparecida durante os dias que seguem. Desesperado, seu marido não imagina que a esposa foi sequestrada e está sendo mantida presa no porão da casa do vizinho, assistindo a tudo que acontece com eles por uma tela de TV. Conseguirá ela sair das garras do sequestrador e voltar pra sua família?
Um resumo de um livro brilhante, realmente. Tinha tudo pra ser uma puta história. Se não fosse mal conduzida.
A escrita do autor é boa e fluida. O começo realmente é viciante. Fiquei empolgada, lendo um capítulo atrás do outro. Narrado em terceira pessoa, foi contado de maneira intercalada. Ora cenas de Ylva no cativeiro, ora de Mike e Sanna do lado de fora. As partes que relatam os detalhes do sequestro e o dia a dia de Ylva são muito boas. Mas são infinitamente menores aos trechos que falam sobre o marido. Chega um determinado momento em que só tem capítulos mostrando a vida de Mike e da filha. Dá até pra questionar se esse é mesmo um thriller ou um guia qualquer ensinando como lidar com a perda de um ente querido. Monotonia pura. Posso parecer fria dizendo isso, mas esperava por mais ação, mais tiro, porrada e bomba, entendem?
Achei os personagens mega insossos. Sim, todos eles. O marido, coitado, é um bocó. Não tem atitude nenhuma. A Ylva, resignada totalmente. A filha deles, uma pentelha. E eu me recuso - ME RECUSO - a acreditar que a polícia da Suécia seja tão displicente e omissa da forma como foi descrita. Como assim é normal por lá que os policiais digam: "Inúmeras pessoas desaparecem todos os dias, é normal", e fica por isso mesmo? Sem maiores investigações ou julgamentos, só umas perguntinhas aqui e ali. Até eu que sou leiga no assunto não engoli isso tão fácil. Me senti idiota, subestimada.
Outro fator negativo foi o fato de ter sido contado em terceira pessoa. Acho que, com esse formato, as cenas do cativeiro não chocaram tanto quanto deveriam. Não ganharam tamanha profundidade como ganhariam se fosse a personagem contando como ela estava lidando com a prisão.
Posso estar parecendo chata, mas também não achei o motivo do sequestro - sim, há um motivo em especial - forte o bastante. Algumas explicações soaram tão vagas e sem fundamento que eu fazia uma careta e pensava: "Masoq??".
E olha que eu nem comentei sobre a capa não ter ABSOLUTAMENTE nada a ver com a história. Parece que jogaram algumas palavras no Google e a primeira imagem legal que surgiu, colocaram.
O final, apesar de não ser isso tudo e ser meio corrido, salvou de receber uma nota ainda menor, porque foi tão empolgante quanto o início. Achei real o bastante, justo. Mas, como um todo, achei "Não voltarás" bem mediano, beirando o regular. Não sei se pelas minhas expectativas terem sido altas ou por não ser tão maravilhoso assim como prometia.
Infelizmente era um livro que tinha muito potencial, mas que, pra mim, não merece receber nota superior a 2,5. De regular pra bom ou vice-versa. Tanto faz.

heitor 20/01/2017

Esperava mais.
Para quem gosta de suspense, como eu, deve estar querendo ler esse livro, já que a sinopse é instigante.

O livro em si é bem escrito. Possuí uma narrativa boa, entretanto bastante cansativa, o que deixa a experiência de leitura entediante.

São ao todo 62 capítulos que poderiam ser 20, ou até menos. Informações que não atribuem em nada na história, personagens secundários mal construídos e os principais também.

O começo é muito interessante, mas o meio e o restante se torna maçante. Muito suspense para um final de mediano para baixo.

As intenções para o livro são boas, a ideia de vingança é interessante, a ambientação de cativeiro da personagem sequestrada é legal, mas tudo deixa a desejar.

O final, com a explicação para todo o livro acontecer, tem pouquíssimas páginas e, para mim, não convenceu.

Não recomendo, embora seja um livro escrito de modo muito bom, com narrativas coesas. Mas não vale a pena...