Não Voltarás

Não Voltarás Hans Koppel

Resenhas - Não Voltarás

Deanny 26/01/2015

Não esquecerás
Isso mesmo, este livro não é daqueles que você lê e esquece, ele fica com você, pois o suspense e a aflição que ele causou ao lê-lo, vai permanecer por um bom tempo. É o tipo de livro que você começa e não consegue parar. Achei interessante que o autor não descreve o aspecto físico das personagens, ele foca apenas nos fatos, o que deixa a trama dinâmica, e o leitor em angústia constante sobre o que acontecerá no capítulo seguinte. Muito bom!

Alicer 18/11/2014

Espera mais
Li até a metade do livro e abandonei - a história em si é interessante porém a forma como é narrada tornou o livro desinteressante e cansativo.
Thamyres Andrade 30/01/2017minha estante
Terminei de ler agora e achei o mesmo que você.

Psychobooks 21/07/2014

Eu gosto muito do gênero policial, sempre que vejo um novo lançamento fico interessada na leitura e quando é literatura nórdica espero uma leitura mais 'brutal'. Então, quando comecei a ler 'Não Voltarás' minhas expectativas estavam bem altas e elas não foram correspondidas.

- Enredo

Ylva acabou de mudar-se com seu marido Mike e filha para uma cidade litorânea. Certo dia, depois do trabalho, ela simplesmente não volta para casa, como ela tinha falado para o marido que talvez fosse tomar alguns drinques com as colegas de trabalho, Mike não se preocupou até a manhã seguinte quando percebeu que a esposa não tinha dormido em casa. Há alguns anos Ylva teve um affaire com outro homem, Mike começa a se perguntar se ela teria ido para a cama com alguém e dormido por lá, ele liga para a colega de trabalho da esposa e ela diz que Ylva se despediu deles dizendo que iria para casa. Mike avisa a polícia e começa a 'investigação' para saber o paradeiro de Ylva.

O que ninguém desconfia é que Ylva está a apenas alguns passos de casa, ela foi sequestrada por um casal - que está relacionado ao seu passado -, e eles a mantém em cativeiro no porão à prova de som. Depois de tentar encontrar uma forma de fugir ou conseguir ajuda, Ylva passa meses cativa, sendo abusada sexualmente, psicologicamente e acompanha seu marido e filha por uma tela de televisão que está conectada à uma câmera direcionada para sua casa.

- Narrativa e Desenvolvimento do enredo

A narrativa é feita em terceira pessoa, sob o ponto de vista de vários personagens. Os capítulos são curtos e o ritmo de leitura é bem acelerado, no entanto os momentos mais tensos duram pouco e as cenas mais fortes não são bem descritas ou gráficas.
Um dos pontos altos do livro fica pelo 'suspense' em saber o motivo do casal ter sequestrado Ylva, o que ela fez no passado para 'merecer' esse castigo. Com as informações que a autora forneceu logo no começo, eu comecei a encaixar as peças e logo desconfiei do que tinha acontecido no passado de Ylva, por isso fiquei um pouco frustrada quando no final do livro não fui surpreendida ao ler exatamente o que eu tinha imaginado.

Quando leio um livro policial/suspense, gosto de ser surpreendida pelo autor com uma reviravolta ou uma revelação inesperada e nesse aspecto 'Não Voltarás' não teve sucesso. A finalização dos personagens é ousada e eu gostei.

- Concluindo

'Não Voltarás' é um livro mediano, acredito que irá agradar mais as pessoas que não gostam de cenas mais cruéis e gráficas. O autor apresenta os fatos de uma forma direta, sem elaborar descrições de cenas ou os personagens. Não consegui me conectar com nenhum personagem, não senti simpatia pelo Mike ou pela Ylva, mas com certeza odiei o casal que a sequestrou.

site: www.psychobooks.com.br

Dri 17/07/2014

Não Voltarás
Posso dizer que o livro já começa interessantíssimo: com um assassinato a sangue frio! Cabeça aberta a marteladas!!! Desculpem-me se parece à vocês que sou uma louca psicótica, mas adoro uma boa ação e um pouco de sangue num livro.

Imaginem ser sequestrado e encarcerado em uma casa em frente à sua? Pois é o que acontece com Ylva. Depois de passar um tempinho com uns colegas, acaba encontrando um casal de conhecidos. Logo ela sente que algo está errado, mas aceita a carona que eles oferecem. Então o óbvio acontece, eles a sequestram e a levam para o porão da casa deles com uma TV que mostra tudo o que acontece em frente a casa de Ylva. Lá a pobre coitada é humilhada, agredida, estuprada... enfim, tudo o que há de pior.

“O choque fez o corpo de Ylva se arquear. A dor era paralisante, e ela não conseguia nem gritar. Um momento mais tarde seu corpo relaxou e se dobrou ao meio, com a cabeça contra a coxa do homem. Ela ficou surpresa de ainda estar respirando, pois nada mais parecia funcionar.” pag. 25

O que mais me deixava salivando pra ler o livro era: exatamente o que Ylva fez no passado para que os seus algozes quisessem puni-la? E várias outras perguntas surgiam... Lembram-se do cara que morre com golpes de martelos na cabeça? Pois bem, será que existia uma relação? O que elefez pra morrer? O que Jorgen (personagem secundário) tinha a ver com a trama?

Sei que o que vou falar pode parecer um pouco cruel, mas não tive pena da Ylva, ou pelo menos não tanto quanto se deve ter pela mocinha quando sofre tal brutalidade, só sentia quando ela era estuprada – algo tão repulsivo e desumano -, não sei mas talvez pode ser que tenha a ver com o fato de que a todo momento pensava que se estava ali era porque algo de ruim ela fez no passado e estava “recebendo o troco”. A angústia de Mike para encontrar sua esposa e o amor que ele devota à sua filhinha Sanna me deixou mais tocada do que o sequestro em si...

Os capítulos são rápidos, sem o excesso de detalhes que faz qualquer um cansar de ler, porém achei que faltou algo... talvez foi a minha falta de emoção e compaixão com Ylva ou por que criei grandes expectativas por ser um suspense policial e achava que seria algo mais parecido com Segunda Sombria, outro livro de gênero similar... Não sei! Mas posso garantir que não me arrependo de ler Não Voltarás nem por um segundo! Tive raiva do casal de sequestradores, tive pena de Mike, achei a polícia uma lerdeza só! Foram tantos sentimentos que me fazem recomendar essa leitura, sem dúvida nenhuma.

site: http://mylivrofavorito.blogspot.com.br/2014/05/resenha-nao-voltaras-hans-koppel.html

Adriano 03/07/2014

Surpreendentemente perturbador e sombrio na sua agilidade.
Mais uma resenha fresquinha acaba de sair do forno; dessa vez de um livro de suspense, carregado de vingança, drama e com um viés de terror psicológico. Estou falando do livro Não Voltarás, escrito pelo sueco Hans Koppel e publicado no Brasil pela Verus Editora! Recebi o livro através da minha parceria linda com o Grupo Editorial Record.

O livro já inicia com um assassinato chocante, o que prova o teor de suspense e violência da trama. Depois disso, o autor nos apresenta a Ylva e o Mike Zetteberg, um casal com seus altos e baixos e as constatações de infidelidade da esposa. Juntos, eles tem uma filha super fofa, Sanna, de sete aninhos.

Logo de cara, a Ylva, quando está voltando para casa, aceita a carona de um casal que ela reconhece e que se mudou para a casa em frente a sua. Mesmo sem saber quem são aquelas pessoas, sentimos um clima estranho no ar. Algo estava errado ali naquela cena e quando Ylva percebe, já é tarde demais. Aquilo era um sequestro, motivado pela vingança por algo que Ylva havia feito no passado.

Como eu mencionei, esse casal havia comprado a casa em frente dos Zetterberg, e reformado o porão, fazendo com que todos acreditassem que ali fora construído um estúdio de música, no entanto, ali era o cativeiro de Ylva. Além de ficar presa, sem contanto nenhum com o mundo exterior, a mulher era estuprada e abusada sexualmente sempre que o homem se sentisse afim. Ela também lavava roupas e passava, apanhava, era constantemente humilhada e o pior de tudo, assistia o que se passava com sua família através da tela de uma TV que flagrava o que ocorria em sua casa, com seu marido e filha.

A mulher sumiu sem deixar rastros. Não havia evidências e por isso, a sua investigação era um beco sem saída. Os investigadores são a prova viva da incompetência da polícia. Eles não dão ouvidos às denúncias e concluíram com base no senso comum, que o responsável era o marido e por causa disso, não se esforçaram e ficaram a mercê, esperando que o Mike confessasse um crime que não havia cometido. #Frustrante

Mike, a princípio, é o típico homem "pau-mandado". Sim, ele não pensa, age segundo o modo pelo qual a mulher gostaria que ele fizesse, teme incomodá-la. É um homem muito inseguro, devido o passado infiel da esposa. Resumindo: Mike é um banana! risos
No entanto, quando Ylva é sequestrada, Mike deve agir como pai e mãe para Sanna e com isso, ele mostra todo seu potencial como ser humano. Não fica preso às amarras impostas pelo casamento e gradualmente, segue em frente, deixando o fantasma de Ylva no passado.

A vida segue sem que nada de novo sobre o caso apareça. Ylva já está conformada com sua situação e se apega ao sequestrador, de modo geral. Ela não vê uma vida fora do cativeiro. Aquela vida com Mike e Sanna não lhe pertence mais. O autor embasou o comportamento de Ylva, em casos reais de sequestro e como as sequestradas passam a agir. O apego, a obediência, a não-visualização de uma vida fora do cativeiro, a negação de si mesmo, a dívida que tem para com o seu opressor. Esses apontamentos do autor na narrativa ficou muito legal. Ylva ficou presa por 18 meses.

Paralelamente a isso, temos o Jorgen e o Calle, amigos do tempo de escola e que relembram sobre a Gangue dos Quatro, composta nada mais nada mesmo do que por Ylva (desaparecida), Anders (morto a marteladas), Johan (morto num "acidente de moto") e Morgan (morto de câncer). Coincidência esse fato? Para eles não. No entanto, para todos que ouviam essa história não havia uma ligação. O que percebemos é que esse grupinho de idiotas, tocaram o terror na escola e deixaram muitos inimigos, por conta disso ocorre a vingança.

Sobre o casal de sequestradores percebemos que são pessoas que perderam alguém que amavam e estão machucados. Essa ferida permanece aberta e imperdoável, por isso, eles não medem esforços para que sua vingança seja eficaz. Eles compram uma casa, sequestram, matam, exploram sexualmente, humilham e não dão motivos para que nenhum fato os liguem até o sequestro. Eles convivem com o Mike como bons vizinhos e invadem até a vida psicológica de Mike, ao passo em que o homem é o seu psiquiatra.

Não Voltarás nos prova que a pessoa quando é sequestrada perde muito de sua identidade. O mundo segue em frente sem ela. As pessoas a superam e a esquecem, por isso nunca voltam para sua vida.

O autor construiu uma trama muito bem costurada. Calculada milimetricamente para que cada detalhe se encaixe e não se perca, a narrativa nos leva a extremos de vingança e de superação. Nos mostra como todos já fomos afetados por aquela turminha de populares e de valentões; alguns com mais intensidade e outros com menos. No entanto, ao final do dia, todos já sofremos bullying e já praticamos, afinal de contas, somos humanos. Nem sempre pensamos nas consequências dos nossos atos assim como não pensamos que as vezes brincadeiras não são apenas brincadeiras.

O livro tem uma capa linda e diagramação incrível. A leitura é fluida e ágil; a fonte é confortável para a leitura e o livro é perfeito! A Verus Editora fez um maravilhoso trabalho ao publicar esse livro aqui no Brasil.

Confesso que não concordo com a vingança e repudio qualquer prática com esse teor, no entanto, a Ylva era uma vadia. E acredito que isso tudo só aconteceu com ela, devido ao fato de que ela errou muito no passado e no seu relacionamento com Mike! Ela foi prova da lei física de ação e reação, ou em outras palavras mais coloquiais: Aqui se faz, aqui se paga. ><

Bom, pessoal! Espero que tenham gostado da trama! E lembrem-se: diga não ao bullying, porque o GeraçãoLeitura.com também é cidadania!! risos

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/07/resenha-nao-voltaras-hans-koppel.html
Gu 14/09/2014minha estante
Quero ler,
Adoro suspense e esse parece ser foda

Marcos 09/06/2014

Mike Zetterberg é casado com Yule e pai de uma garota de 5 anos, Sanna. Eles vivem numa pequena cidade litorânea da Suécia. Uma noite, ao chegar do trabalho, Mike não encontra a sua esposa em casa. No entanto, ele acredita que ela deva ter saído com suas amigas a um bar, o que costumava fazer esporadicamente. Porém, a noite passa e nenhum sinal de Yule é achado. Logo, Mike começa a se preocupar e resolve contatar a polícia e as autoridades locais. Tendo que lidar com seu próprio desespero e ainda, que conviver com sua filha pequena diante de tal situação, Mike se descobre em uma situação de grande terror psicológico.

Yule é uma mulher que tem muitos segredos em seu passado. Um determinado dia, no ponto de ônibus que a levaria para casa, de volta do trabalho, ela é abordada por um carro escuro que lhe pede uma informação. Com o desenrolar da conversa, ela logo descobre que ambos são seus vizinhos da frente e estes lhe oferecem uma carona. O que ela não sabe, porém, é que eles seriam seus sequestradores e que a manteriam em condições desumanas no porão da casa em frente a sua, com uma TV ligada 24 horas, apontando para a sua própria casa. Não se sabe, a princípio, os nomes desse casal, mas logo descobriremos suas motivações e até que ponto eles estarão disponíveis para fazerem elas acontecerem.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/06/resenha-nao-voltaras-de-hans-koppel.html

tiagoodesouza 07/06/2014

Não voltarás | @blogocapitulo
Quem me acompanha há algum tempo, sabe que eu não sou o maior fã do gênero policial. Dependendo do livro que leio, eu me sinto enrolado pelo autor. Mas um thriller possui algumas características próprias que me atraem bem mais.

O ponto em destaque é o fato da leitura fluir muito bem. Eu comecei e terminei no mesmo dia. O autor não se prolonga em descrições e investigaçõe maçantes que levam de nada para lugar algum. Eu as considerei suficientes, embora alguns fatos que motivaram essas ações dos perpetradores pudessem ter sido explicadas mais cedo.

Um certo dia, quando está indo para o ponto de ônibus para voltar para casa após um dia de trabalho, Ylva é emparelhada por um carro e o casal ali dentro lhe oferece uma carona. Eles são seus novos vizinhos, moram a uns cem metros de distância da casa dela, e são, também, as pessoas que a manterão em cativeiro durante muito tempo. Como se isso não fosse ruim o bastante, Ylva possui uma tevê ligada a uma câmera que mostra tudo o que acontece na porta da casa dela. O motivo do sequestro e do terror psicológico? Uma vingança.

O livro não traz muita novidade sobre o que eu esperava do gênero. O trunfo de Hans, pseudônimo de um famoso autor, é a forma crua e direta com que ele descreve a relação entre sequestrado e sequestrador, em como as pessoas ao redor são insensíveis com o fato dos que ficam seguirem com suas vidas e como as autoridades tratam com descaso informações que podem ajudar na segurança das pessoas.

Ele também mostra que nem todo mundo é somente bom e mau.

Eu não sei o que levou o autor a optar por aquele final. Conforme as páginas se aproximavam do fim, eu me questionava como é que ele resolveria todas aquelas situações que ele foi desenvolvendo até aquele momento.

Se eu gostei do final? Bem, eu o achei satisfatório. Não foi realmente o que eu esperava, mas não deixou de ser uma conclusão talvez "fácil" para fechar o livro.

Leitura recomendada para quem quer fugir do comodismo e curte um suspense rápido e forte.

"Mike rasgou a caixa em pedaços e ficou parado um tempo do lado de fora da casa, respirando o ar fresco, completamente alheio ao fato de que sua mulher não estava longe dali, observando-o em uma tela de TV granulada, com lágrimas nos olhos."
Página 104.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2014/04/resenha-nao-voltaras.html

Leitora Viciada 21/04/2014

Um título intimidador, principalmente após ler a sinopse: Uma trama em que uma mulher é sequestrada e seu cativeiro é no porão em frente a sua própria casa. Enquanto sequestrada ela pode ver em uma TV sua casa e seu marido e filha devido a uma câmera de segurança posicionada ali pelos sequestradores.
Na capa, uma mulher fugindo por uma floresta: Será que Ylva escapará? Voltará para seu lar, ali, do outro lado da rua?
Não Voltarás é um thriller psicológico com sessenta e três capítulos curtos e instigantes. Pode ser lido em uma ou duas sessões, dependerá de quanto tempo o leitor tem disponível. É uma leitura extremamente dinâmica, com ação e mistérios que o seguram, fazendo-o desejar emendar um capítulo ao outro.

O principal elemento está na narrativa em terceira pessoa crua e direta. As cenas são curtas e contadas com muita simplicidade. Não há profundidade explícita em relação aos sentimentos e pensamentos das personagens, embora exista uma enorme complexidade entre elas. Relacionamentos complicados, confusos e muitas frustrações; medo e culpa nas entrelinhas.
Não há descrições de aparências, figurino e ambientes. Parece que a intenção ou estilo do autor é focar única e diretamente nos fatos. Ao ler eu apenas imaginava o que aconteceria, como e por que. Pensava nas motivações de cada uma das personagens.
Me preocupei inicialmente com a falta de detalhes para criar cenários, rostos e trejeitos. O autor não se preocupa com aparências; não se preocupa com o exterior. Apenas mostra o interior da história. É importante entrar nesse clima: Ler pensando apenas em quem as personagens são e não como são; ler imaginando apenas no lado psicológico delas e não o físico. Soa estranho, pode até parecer descuido do autor, mas após perceber o motivo da narrativa ser assim, a leitura voa.
Então quem necessita ou realmente aprecia descrições, não recomendo o livro. Já se o leitor quer apenas fatos e boa história sem se importar com a ausência de faces, recomendo Não Voltarás.
Acredito que esse seja o diferencial do livro, pois a história em si não é inovadora, embora seja marcante.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2014/04/nao-voltaras-hans-koppel-e-verus.html
Amanda 10/01/2015minha estante
É engraçado como só depois que li sua resenha que fui me tocar que realmente não apareceu nenhum descrição no livro, porque mesmo não tendo os personagens eram vividos enquanto eu lia, e eu pude imaginá-los todos. Acabei de terminar de ler o livro, que tem uma leitura realmente rápida , e ainda estou chocada com alguns aspectos, inicialmente não achei que iria gostar, tudo parecia tão sem nexo, mas depois de um tempo a teia de informações foi tomando sentido!