Comunicação não-violenta

Comunicação não-violenta Marshall B. Rosenberg
Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Caroline860 23/05/2024

Um daqueles livros que vc pode ler umas mil vezes e sempre vai ter algo novo pra aprender. Uma leitura gostosa e enriquecedora. Vale mto a pena

Ismael.ApolinArio 23/05/2024

Entendendo as próprias necessidades e de quem está ao redor.
O livro nos apresenta várias situações onde a forma que absorvemos as informações ao nosso redor e reagimos a elas podem evitar muitos conflitos, melhorando o ambiente em que estamos, dessa forma fazendo se entender as próprias necessidades e as necessidades de quem está ao nosso redor.

henriqueacastro 23/05/2024

A necessidade da boa comunicação
Segundo o autor, a Comunicação Não-Violenta (CNV) se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas. Pela CNV, é possível nos atentarmos cuidadosamente (e sermos capazes de identificar) os comportamentos e as condições que estão nos afetando. Com o foco em possibilitar escutarmos profundamente ? a nós e aos outros ? a CNV promove respeito, empatia, atenção, compaixão.

Marshall B. Rosenberg explica que para usarmos a CNV, é preciso lançar luz à consciência em quatro áreas (quatro componentes do modelo da CNV):

Observação

Sentimento

Necessidades

Pedido

guinha 22/05/2024

Recomendo para todos
Confesso que no começo da leitura achei a técnica muito robotizada, mas no decorrer da leitura fui entendendo melhor e realmente é muito esclarecedor.

Com toda certeza tentarei aplicar a comunicação não violenta na minha vida.

Mesmo sendo difícil de se desvencilhar de velhos hábitos de julgamento, vale a pena.

Carolina332 22/05/2024

Não é coach tóxico!
Este é um bom livro, mesmo sendo autoajuda é muito simples e com muitos exemplos da linguagem. Faz refletir.

Eduardo 20/05/2024

Mudança de hábitos pra vida toda.
Vi esse livro no Instagram de um amigo e fiquei curioso. Acho que me expresso de maneira violenta com certa frequência por não saber lidar com alguns sentimentos e não saber lidar com situações simples que não precisam se estender.

A leitura é maravilhosa e a cada capítulo me fez refletir sobre N situações da vida. É um livro que te deixa com a vontade de reler pedaços ao longo da vida toda, enquanto tenta aprimorar seu comportamento e sua maneira de lidar com o mundo.

Interessante tornar consciente tantos costumes nocivos e tentar ressignificar boa parte do nosso comportamento nas relações. Reconhecer que nos tratamos de maneira mais raivosa, do que tratamos qualquer outra pessoa, é um alívio e um ponto de partida para uma vida mais empática.

Joooooanaaaaa 19/05/2024

No início eu tava bem resistente e até mesmo crítica em relação a CNV, mas acabei o livro totalmente entregue. É a prática da frase do carl jung da alma humana, tudo o que você precisa ser é uma alma humana ao cruzar com outra.
O livro também me levou a pensar que o que buscamos é só uma conexão humana e sincera com outras pessoas e o quanto somos resistentes ao dar o primeiro passo para essa conexão, que é a vulnerabilidade.
Ser vulnerável e ouvir o que necessitamos é uma potência em direção à mundo melhor que esse. Sonho com o dia em que não precisaremos justificar nossas humanidades, e acredito que a comunicação não violenta é o caminho.

Sidney.Muniz 18/05/2024

O livro traz mais argumentos de como ter relacionamentos através de uma linguagem mais acessível, usando bastante a empatia.

Paula 17/05/2024

Necessário
Esse livro é extremamente necessário, principalmente em tempos de tanta intolerância e extremismo. Mas nos coloca em um lugar desconfortável, exercitar a paciência e a empatia não é fácil, principalmente no calor das emoções. O livro é um manual bem prático de uma proposta de vida mais compreensiva e harmoniosa com o mundo, mas parte do princípio de que as pessoas, ou pelo menos algumas pessoas,
estejam realmente dispostas a estabelecer uma comunicação mais empática e menos destrutiva.

Carol 15/05/2024

Livro "técnico" mas com linguagem clara e repleto de exemplos.
Nesta obra Marshall aborda algumas necessidades básicas que todos temos, quais sejam:
- Autonomia para escolher sonhos/metas/valores e elaborar planos para realizar os sonhos, metas e valores.
- Celebração: devemos celebrar a criação da vida e os sonhos realizados, assim como precisamos elaborar as perdas: entes queridos, sonhos etc. (luto).
- Comunhão espiritual: que traz beleza, harmonia, inspiração, ordem, paz, diversão, alegria riso, integridade, amor-próprio, autenticidade, criatividade, aceitação, compreensão, comunhão e confiança.
- Necessidades físicas: abrigo, água, alimento, ar, descanso, expressão sexual, movimento, exercício, proteção contra formas de vida ameaçadoras: vírus, bactérias, insetos,
predadores.

Bibiana.Sebold 15/05/2024

Livro interessante sobre a comunicação não violenta. É super didático e dá direções claras de como aplicar na nossa comunicação diária.

Léo 14/05/2024

Vale a leitura
Este livro não é, para mim, daqueles em que você aproveita 100% do que lê. Mas os princípios são interessantes e úteis. Pretendo utilizá-los.

Thaisdv 14/05/2024

Bom, mas...
É um livro bom, porém muito enrolado e cansativo, dificil você entrar na imersão do conteúdo.
A ideia da Comunicação Não-Violenta (CNV) é muito interessante e importante. Identificar o estamos sentindo, o que necessitamos e o que é preciso fazer. Uma etapa muito importante em nosso autoconhecimento. Concordo com alguns leitores, pelas outras resenhas que li aqui, muitos diálogos são romantizados, pois voce começa a fazer muitas perguntas para a pessoa que esta completamente nervosa, por mais boa vontade que vocÊ tenha, não surge esse efeito redondo, o qual é sugerido no livro.
Acredito que valha a leitura, leia sabendo que é enrolado, e aproveita tudo o que pode ser útil e aplicável.

Flavoca 12/05/2024

Arrastado e difícil
Esse livro é uma espécie de manual para se iniciar a comunicação não violenta. O autor exemplifica a utilização desta linguagem e como podemos desenvolvê-la.

Para mim, o livro foi bem arrastado e demorei milênios para terminar. Ainda não consegui entender como manter empatia com pessoas preconceituosas, por exemplo.

Sigo na tentativa, porque conseguir é outra história.