Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Marshall B. Rosenberg
Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Ingredi.Lima 09/07/2020

Com certeza essa leitura vai para o meu top 5 de livros lidos em 2021. Nossa fala pode impactar o outro de inúmeras maneiras. O livro ensina como falar, cobrar, sugerir e ensinar de uma maneira que as pessoas aceitem.

Bel 30/03/2024

FLUIDO
É um livro que te ensina a como desarmar conflitos. É didático, simples e bem curto. Leitura flui fácil e você não precisa anotar muito do livro para gravar ele na sua mente. Pelo menos, para mim foi assim

Caio194 19/05/2020

Comunicação Não-violenta
Uma boa introdução aos conceitos e técnicas da CNV. Poderia ter metade da extensão, no entanto; o autor se esforça para estender os conceitos e explicar muitas vezes as mesmas coisas, de maneira que por vezes o texto se arrasta

Eduardo 23/05/2020

Deve ser lido muitas vezes
Fui apresentando à CNV no meu processo terapêutico, adquirindo a consciência de como eu me comunicava de forma ineficiente e geralmente acabava frustrado.

Comecei a estudar (veja bem, estudar!) o livro junto com minha noiva, todo dia líamos um capítulo juntos, fazendo alguns comentários sobre situações que vivemos no passado.

Ao final, percebi que a teoria da CNV pode ser transformadora na vida de uma pessoa, porém, a leitura pode parecer arrastada e difícil, por isso tenho a sensação que terei que ler mais umas 10 vezes para assimilar o conteúdo em minha mente e iniciar a praticar.

Recomendo muito.

Sandi 30/05/2020minha estante
Eduardo eu também estou lendo pois estou em um processo de coaching e tem me ajudado muito. Porém antes de comprar o livro eu ouvi, no YouTube tem um canal que a pessoa lê o livro inteiro

Barbara.Schirato 12/08/2023

Eu particularmente gostei muito desse livro, nunca tinha ouvido falar sobre comunicação não violenta e isso abriu muitas possibilidades na minha cabeça, é um livro que visa ensinar e explicar a comunicação não violenta, ainda assim me senti muito travada em várias partes e sinto que poderia ser sido mais didático ou simplificado. Estou tentando pensar mais em termos de observação, sentimentos e necessidades atendidas e não atendidas, mas ainda assim é complicado, só não sei se seria um "defeito" do livro ou meu. No mais acho que todo mundo deveria ler e as instituições deveriam mesmo apostar nisso.

Beatrice 29/05/2023

Permite a abertura da sua mente
Me interesso muito por técnicas mais saudáveis de criação da psicologia, então resolvi ler este livro.

abriu muito minha mente, consegui me identificar bastante e melhor ainda, perceber as minhas NECESSIDADES.

nossa cultura impede muitas coisas na nossa comunicação, como poder falar o que você sente e o que deseja. é muito legal ler sobre a CNV.

gostaria de me aprofundar mais e praticar. ao longo da leitura tentei praticar em certos momentos da minha vida e percebi a diferença, mas ainda é difícil aderir de forma natural.

recomendo

Jennifer 17/07/2021

Necessário
Comunicação não violenta nos ensina uma nova forma de comunicar com as pessoas, focando em mostrar nossa empatia e necessidades. Uma comunicação, que procura trabalhar o diálogo com uma forma de minimizar os conflitos e os maus entedidos.
Uma leitura fácil e objetiva, ideal para pais, educadores, casais, políticos, enfim ideal para todos que procuram melhorar seus relacionamentos.

BeToO ... 13/07/2023

É um exercício.
Apesar da linguagem simples, é difícil entender alguns conceitos e com toda certeza é um exercício colocar em prática a CNV. Envolve o que está vivo em mim, o que está vivo nos outros e quais as reações que podem causar. Se conhecer melhor é o primeiro passo, só então, creio ser capaz de construir uma ponte ligando o EU com o outro.
É fundamental que tenhamos consciência de como funcionamos, de quais são as nossas necessidades e de como isso nos afeta.
Seja suprindo essas necessidades ou não.

mateus maciel 10/06/2021

CNV: Empatia e Sinceridade
O objetivo da CNV, segundo o autor, é oportunizar a construção de relacionamentos baseados na empatia e na sinceridade.

Rosenbrg, então, disserta sobre como podemos adaptar a nossa linguagem de modo que seja possível a construção de ligações com terceiros baseadas na compaixão. Assim, dentre tantos ensinamentos, o autor apresenta um tipo de linguagem que se desmembra de juízos moralizantes (uma avaliação do outro), uma linguagem que rejeita realizar comparações e generalizações estáticas, uma linguagem que, sobretudo, demonstra uma empatia para com o outro. Pontua, também, a importância de substituírmos exigências por pedidos e a necessidade de instigarmos a adoção de uma fala clara, como o mínimo de ambiguidade, vagueza e abstração possível.

De um modo geral, penso que alguns tópicos da Comunicação Não Violenta podem ser amplamente aplicados. Acredito, porém, que as relações sociais e a comunicação cotidiana é um tanto imprevisível e não pode ser sempre calculada e moldável por modelos de comunicação. Mesmo assim, suponho que, quando se capta a essência da CNV, facilmente se consegue aplicá-la no dia a dia.

Em conclusão, alguns elogios ao livro. Achei muito interessante os exercícios presentes, os resumos após cada capítulo e o "CNV em Ação", que apresenta a comunicação não violenta na prática.

Mariana 24/04/2021

Nunca ande quando puder dançar
Uma leitura densa e importante, a CNV devia ser ensinada nas escolas de tão importante. As reflexões desse livro me ajudaram a melhorar formas como lido com diversas situações no dia a dia, com ele estou aprendendo a ser ouvida, compreendida, a ouvir e a compreender.
"Nunca ande quando puder dançar." Quero viver minha melhor versão, e a leitura desse livro com certeza acrescentou passos nessa caminhada.
As vezes a leitura parece um pouco robótica, ou cansativa, mas contem reflexões importantíssimas, recomendo a tods.

Diana 16/11/2021

A cada capítulo uma ou muitas reflexões
Essa obra é incrível, nos faz refletir a cada capítulo. Gostaria que todos com quem eu convivo lessem esse livro, acredito que facilitaria nossas vidas. Mas enquanto isso não acontece vou tentando aprender sobre o assunto. A escrita do livro é muito fluída e cheia de exemplos, o que encanta ainda mais.

Renan 06/04/2021

Impactante, exige prática, identificação com os valores
Embora possamos não considerar “violenta” a maneira de falarmos, é comum conseguirmos induzir à mágoa e à dor, seja para os outros, seja para nós mesmos com nossa comunicação.
O objetivo é nos lembrar do que já sabemos, de como nós deveríamos nos relacionar uns com os outros.
Nossas palavras, em vez de serem reações repetitivas e automáticas, tornam-se respostas conscientes, firmemente baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando, com isso é possível identificar que não está agindo em harmonia com nossas necessidades, então por respeito e compaixão decidir qual direção gostaríamos de seguir, e conduzir as atitudes de uma maneira que leve a mudança.

Intrigante como a interpretação do livro pode ser diferente, e entendida de acordo com as experiências de cada um, pois li o livro, e uma pessoa de meu convívio leu também, tentei conversar sobre os ensinamentos contidos no livro. Conforme compreendi durante as tentativas de conversa com a outra pessoa, a visão dela é de uma abordagem sobre ter paciência, persistência e não responder. Segue o exemplo da conversa que tentei ter sobre o assunto do livro.
Eu: É interessante conversarmos sobre a leitura, principalmente quando se trata de exercícios, e formas de conhecimento que exijam a prática, não só a leitura e reflexão sobre o tema, me sinto empolgado em conversar sobre o assunto, gostaria que falasse sobre os pontos que achou importante no livro, poderia fazê-lo?
Pessoa: Entendi que é preciso paciência, e muitas vezes não precisamos falar nada, a resposta está dentro de si.
Eu: Interessante ser preciso ter paciência, poderia dar um exemplo sobre isso, alguma situação?
Pessoa: Ah, quando ficamos nervosos, só ficar quieto e deixar o lugar, não precisamos responder nada, o silêncio diz mais que mil palavras.
Eu: Entendi que ele aborda a comunicação de uma forma para pensar nos sentimentos, não de deixar de responder, ou conversar com os outros. O fato de entender seus sentimentos e buscar sua necessidade a ser atendida, e compreender a forma como o outro se sente auxilia na comunicação. Somos instruídos a pensar na forma do é errado, tenho de, e outras maneiras que ficam implícitas uma punição de um ser em uma posição de superioridade, sendo que há maneiras de se comunicar e informar que o que a outra pessoa fez e deixou algum sentimento ruim, ou a colocou em situação de perigo, de uma forma que estimule a consciência do próprio bem estar e dos outros.
Pessoa: Isso só funciona com pessoas abertas a quererem se expressar dessa maneira.
Eu: Me sinto intrigado, e confuso, pois não tenho certeza de qual maneira você está se referindo, porque tem uma parte que fala de criar um estado mental mais pacífico, que ajuda a nos concentrarmos no que desejamos, ao invés do que está errado com os outros ou nós mesmos. Seria isso?
Pessoa: Silêncio.

Então desisti, talvez tenha cometido vários erros no meio da conversa, fiquei pensando, será que lemos o mesmo livro, o porquê da pessoa não ter falado pelo menos da parte de autorreflexão, e que isso permite identificar o sentimento dos outros, ou algo assim. Será que foi receio de sentir-se vulnerável, ou será que foi medo de estar sentindo se julgada, quando só queria conversar um pouco para tentar fixar o conhecimento, ou alguns princípios que são abordados durante o livro. Acredito que ficaria tão feliz, se ouvisse algo no Identificar o sentimento, como que esse sentimento seria satisfeito.
Assim como o autor afirma: não fomos educados para compreender nossas necessidades, para reconhece-las e transformá-las em atitudes e valores que valorizam e servem a propósitos de vida. Portanto acredito que esse livro seja indicado a pessoas que estão nesse processo de autoconhecimento, com um foco em compaixão, empatia, entender que raiva, tristeza, ameaça, euforia, felicidade, admiração, amor, paixão, indiferença, apatia, espanto, são todos sentimentos que apresentam algumas sensações que não são permanentes, e pode ser que não sejam sentidos na mesma intensidade, mesmo que seja feita a mesma atividade, são variáveis de acordo com muitos fatores. Livro interessante para entender um pouco sobre o que faz ficar estressado. Além de ser útil na forma de como se comunicar.

O que é a Comunicação não violenta? É um processo poderoso para inspirar conexões e ações compassivas. Ela oferece uma estrutura básica e um conjunto de habilidades para abordar os problemas humanos, desde os relacionamentos mais íntimos até conflitos políticos globais. A CNV pode nos ajudar a evitar conflitos, bem como a resolvê-los pacificamente.

Cris.Aguiar 25/05/2023

Didático
Não era o que eu esperava, mas foi o que precisei.

O livro é "papo reto", em uma linguagem simpática e muito fácil de entender. E o autor deixa claro desde o primeiro instante, não é algo fácil incorporar a CNV na sua vida, é preciso prática constante, mas principalmente, uma autoavaliação.

Me lembrou um pouco do livro Seja Assertivo! da Vera Martins.
Ambos fáceis de ler e entender, é necessário apenas capricho da nossa parte para praticar.

Recomendo.

kathrein.oliveira 15/04/2021

TODO MUNDO DEVIA LER ESSE LIVRO!!!!!!
Um livro revelador, amável, doce e que faz a gente se sentir acolhido.

Faz tempo que queria ler e achei incrível como o autor revela e nos ensina formas de nos comunicar que se praticarmos mudarão completamente os nossos relacionamentos.

Maravilhoso de tantas formas que não sei nem como dizer.

Com certeza vou comprar o físico e reler pra ir praticando.

Robert125 10/09/2021

Horrível, me fez mal...
Terminei este livro na força do ódio, uma vez que o autor relativiza questões estruturais (racismo e a misoginia) como uma questão que permeia apenas a comunicação. Sério, há passagens tão problemáticas que nem vou perder meu tempo escrevendo sobre...
Maro 16/09/2021minha estante
O B R I G A D A! Espumei de raiva lendo essa merda kkkkk e vejo uma maioria elogiando! Não sei nem como consegui chegar até o final. Não aguentei, escrevi uma resenha raivosa kkkkkk

Hanna 17/11/2021minha estante
É muito difícil acreditar em alguns dois exemplos mostrados no livro, parecendo vir de algum mundo encantado do autor.

Hanna 17/11/2021minha estante
Oops alguns dos exemplos