O Bicho-da-Seda

Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Vanessa.Brizola 07/01/2015

Protagonistas cativantes!
Em "O Bicho-da-Seda", J.K Rowling, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, novamente nos delicia com sua narrativa investigativa singular! Cormoran Strike - o nome mais sonoramente estranho para um herói tão adorável, que já li - está vivendo com razoável conforto financeiro, após o sucesso midiático que angariou por desvendar a morte da famosa Lula Landry em "O Chamado do Cuco".
Se preparando para mais um dia na sua vida de detetive particular (espionar cônjuges infiéis, empregados com más intenções, etc) Strike recebe em seu escritório a esposa de um escritor desaparecido, que está ansiosa por descobrir seu paradeiro. E lá vamos nós novamente, junto com Strike (e a incrível Robin, claro!) nos aventurar em todo o processo investigativo que essa nova trama vai render.
Criando um comparativo com o primeiro livro, diferente de diversas resenhas lidas, não achei que este está acima do primeiro. Ele se mantém apenas, mas consegue desenvolver melhor seus dois protagonistas: Strike e Robin. Sendo muito sincera, assim como em "O Chamado do Cuco" não achei a história da investigação ou os personagens que compõe ela atraentes e inesquecíveis. O estilo literário que a autora adotou no livro não dá brecha para rompantes de ação e cenas impactantes atrás de cenas impactantes, e certamente isso afasta muitos leitores que apreciam o gênero mistério/suspense/criminal. Lembramos também que estamos discutindo sobre um romance britânico, então é certo que vamos encontrar muito mais da astúcia intimista de Sherlock Holmes e Hercules Poirot, do que do estardalhaço apoteótico dos detetives ficcionais norte-americanos.
O essencial, ao se ler as aventuras investigativas de Cormoran Strike, é prestar muita atenção a sua linha de raciocínio e literalmente respirar com ele enquanto entrevista suas possíveis testemunhas ou suspeitos.
O mais valioso do livro, contudo, é o talento inato (exposto nos livros da saga Harry Potter e revigorados em Morte Súbita) que J.K Rowling tem para aprofundar protagonistas e nos fazer importar-nos com eles. E trazer, nas entrelinhas, muito do seu humor negro e de boas mensagens embutidas.
O Bicho-da-Seda é um bom livro criminal, com uma atmosfera agradavelmente britânica e
uma narrativa hipnótica por ter personagens tão bons. Mérito de poucos autores!

aoki.vane 08/01/2023

Bem melhor que o primeiro
Graças a Deus a/o JK/RG engrenou toda sua maravilhosa capacidade de descrever pessoas, lugares e situações e ainda manter a trama acessa ate o final.

Foram excluídos vários elementos maçantes que fizeram O Chamado Do Cuco se arrastar por décadas até eu conseguir terminar e fico muito feliz por ter dado chance a este segundo.

A dupla Robin/Strike é maravilhosa, especialmente a Robin. Boas coisas virão nos próximos.

Adorei a sanguinolência e toda a ideia de Bombyx Mori. Sério como ela pensa nessas coisas?

Odiei todas as entradas ClimaTempo neste livro. MULHER, JÁ ENTENDEMOS QUE ESTÁ NEVANDO OK?

Dani 26/05/2015

Eu gostei muito mais da trama elaborada desse segundo caso do que do primeiro.
Gosto demais dos personagens principais, o que vai me fazer sempre querer acompanhar essa série.

Llavinya 26/01/2023

Terceiro da coleção
Continuando a trajetória de Strike após a fama do caso famoso solucionado, neste livro é solicitado para resolver um desaparecimento que por fim se trata de um caso de homicídio. Um autor de livros eróticos grotescos fora assassinado e tudo leva a crer que o culpado é uma das pessoas que inspirou personagens de seus livros. A revelação é surpreendente no final, não era algo que eu imaginava.

Allan 06/07/2022

BombyxMori
"O Bicho Da Seda" supera seu antecessor "O Chamado Do Cuco" nesse segundo livro o crime foi mais chocante ,mais arquitetado e melhor executado,a resolução foi na mesma pegada do livro anterior chegando em uma determinada página quando o detetive já fez tudo no limite do possível a autora faz com que os personagens ( Strike e Robin) tirem suas conclusões e isso faz bater uma ansiedade kk porque nós sabemos que existe um suspeito em potencial e eles conversam sobre o tal mas não deixam nem uma pista para nós leitores , então eles partem pra ação e é aí onde o livro vai a 100km por hora e eles dão migalhas de quem é o suspeito, até que eles montam uma arapuca e conseguem resolver o caso. Uma Crítica Quanto ao livro é a compulsão da JK de colocar pontos de referência de localização e isso pode deixar o leitor um pouco confuso se não fosse por isso seria 5 estrelas.

Valéria 11/06/2022

Os acontecimentos desse livro são muito mais interessantes que o primeiro. Muitas referências e um crime complexo e instigante. Mesmo curiosa com a resolução do caso, acompanhar a vida de Strike e Robin também é muito divertido, pois esses protagonistas são muito carismáticos.
O final da história, quando se conhece o assassino e, principalmente, os motivos do crime, me revolta em um nível que quase destrói a experiência ótima que estava tendo com a leitura. Apesar do meu ódio pela resolução do crime, achei a leitura muito divertida e é sempre um prazer acompanhar Strike e Robin em suas aventuras.

Danilo546 28/04/2022

IMPOSSÍVEL PARAR DE LER
Que livro incrível! J. K. Rowling (pra quem não sabe, ela é Robert Galbraith) demonstra mais uma vez sua genialidade ao escrever um crime extremamente complexo e uma investigação mais complexa ainda, mas de modo super claro ao leitor! Eu amo esse gênero de investigação policial e ler essa história do detetive Cormorant Strike foi MUITO BOM! Eu adorei e recomendo!!

Thiago Toscano Ferrari 05/09/2022

Mais um final surpreendente!
Este romance policial "O Bicho da Seda" segue a mesma pegada de seu volume anterior, "O Chamado do Cuco". Nesta continuação, há um escritor que saiu para um retiro e é tido como desaparecido, um provável suicídio e muitos suspeitos que foram correlacionados ao enredo de uma obra literária da vítima a ser investigado por Cormoran Strike e sua assistente Robin. Esta percepção é interessante, pois a lista de suspeitos de um provável assassinato só aumenta ao longo da trama. Apesar de muito pesado em alguns momentos, o livro é interessante e o seu final mais uma vez inimaginável para mim o que me levou a achá-lo igualmente fascinante ao seu primeiro volume "O Chamado do Cuco"! Recomendo a leitura!

Daiana Luíse 04/09/2022

Bom, mas previsível
Como no primeiro livro, esse é bem descritivo, aqui também o Strike e a Robin conversam sobre o assassino e a teoria das circunstâncias do assassinato sem esclarecer ao leitor! A escrita vai evoluindo e vc vai descobrindo tudo aos poucos, e somente ao fim do livro tudo é esclarecido e detalhado. Gosto de ver construção da relação entre o Strike e a Robin e a evolução de cada um, como tambem foi no primeiro livro...
Mas, sem dúvidas o primeiro foi muito melhor, eu gostava de acompanhar a história da Lula e não sei se gostei muito de acompanhar a história do Quine, o mundo das celebridades supermodelos era mais interessante e cativante, achei esse livro um pouco mórbido, sem falar que o final é bem previsível (sem deixar de ser um bom final)!
Nota 3/5 porque não tenho certeza se leria novamente, se eu estivesse no tédio seria uma boa escolha, mas existem leituras melhores!

AnaPaulaSaoli 17/04/2022

O Bicho da Seda.
Segundo livro do detetive Strike e sua inteligente e assistente Robin (quero ela tb como detetive profissional), acho essa história um tanto mais enfadonha do que a anterior e também mais melancólica.

Uma mulher procura o detetive para localizar seu esposo escritor desaparecido, antes de desaparecer o homem termina seu último livro onde satiriza de forma cruel algumas pessoas que permearam sua vida. Logo depois o homem é encontrado morto de forma bem cruel agora cabe a Strike tentar descobrir quem assassinou a vítima .

Além disso o livro aborda mais profundamente as vidas de Strike e  Robin,  temos um Strike  avaliando sua vida desde a infância, como ele se ressente com o pai biológico, mesmo dizendo a si mesmo que não, como o relacionamento de vários anos com a ex que ainda o atormenta. Há momentos que é sentido profundamente esses ressentimentos que ele tem com a história da sua vida. Robin, por sua vez, parece mais decidida a escrever a vida da forma que acha melhor, mesmo ainda tendo muita dependência afetiva em relação ao seu noivo
Sem dúvida não é o melhor livro da autora, mas vale a leitura.

Taci 03/10/2022

Livro muito bom, com uma história criativa e uma escrita que flui naturalmente, sem a sensação de "encheção de linguiça". No começo eu fiquei super empolgada com o livro, mas infelizmente com o tempo, eu perdi o entusiasmo e ficou cansativo de ler. Mas reconheço o quão bom esse livro é.
Gostei muito da história de vida dos personagens, principalmente de Strike, seu passado servindo no exército, a perca de sua perna e sua família desestruturada.
Robin também é uma personagem que me chamou atenção. Podia jurar que iria rolar um romance entre ela e o detetive.
Não achei o final tão óbvio assim.
O motivo pelo qual dei três estrelas é por conta de ter perdido o interesse, apenas pensava em acabar logo para começar outra leitura.

Nicoly 01/10/2017

Bom...
Não se pode negar que não tem o mesmo fôlego que o primeiro livro, O chamado do Cuco. O livro é meio demorado para "começar" e demora para desenrolar. É bom, mas não sei se teria paciência para ler novamente.

Maria 11/09/2022

Galbraith
Eu amo a escrita do Robert, apesar de saber que é um pseudônimo da tr4nsfob1c4 da J.K.
Amo esse livro desde a primeira vez q li ele, acho realmente muito bom, apesar de não entender porque está classificado como romancista policial, quando se tem nem 10% de romance.
O único adendo que faço é a falta de explicação para certos pontos, de resto acho perfeito, mas se nos próximos o Strike for ficar com a Robin, acho que deveria começar a ser desenvolvido a partir deste.