O Bicho-da-Seda

Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Lu 06/02/2015

Impecável
Foi com uma certa relutância, confesso, que comprei "O Bicho-da-Seda". Há alguns meses, li uma resenha no Ig detonando a nova empreitada policial da JK.Isso, juntando ao fato de que eu tinha ficado levemente desapontada com o final de "O Chamado do Cuco" quase me fizeram desistir de Cormoran & Robin.

Ainda bem que recobrei o bom senso.

Tia Jo mostra que sabe aprender com seus livros, "O Chamado do Cuco" é um bom livro policial, mas "O Bicho da Seda" é ainda melhor. A autora acerta ao apostar em sua veia ácida, que já foi bem explorada em "Morte Súbita", e retrata o mundo editorial com crueldade. Admito que eu, que escrevo minhas modestas resenhas literárias aqui no skoob, me senti beem desconfortável com alguns dos comentários mais maldosos de seus personagens.

E não é só isso. É impressionante o quanto Cormoran e Robin cresceram como personagens. O quão importante seus pequenos problemas se tornaram. Isso trouxe o equilíbrio necessário à parte investigativa e a certeza de que vou esperar o lançamento do próximo livro com ansiedade. Cada um é cativante à sua maneira. Isso não é surpresa: Rowling tem um talento especial para criar personagens cativantes, mas o que impressiona são suas camadas. A profundidade dos sentimentos e motivações de cada um.

O resultado é um livro maduro e escrito com capricho. Boa trama, bons personagens e final supreendente. Não vi motivo para reclamar de nada, por isso, a nota é cinco estrelas e um favorito.

Que venha o próximo!

Fran.Zi. 06/02/2015minha estante
Luh, depois desta sua resenha, vou dar uma chance ao livro, antes estava um tanto cautelosa em lê-lo!

Lu 07/02/2015minha estante
Espero que vc goste tanto quanto eu, Franz!

angella 07/02/2015minha estante
eu tambem gostei mais do bicho da seda. e gostei da sua resenha!

Lu 07/02/2015minha estante
Obrigada, Angella! =)

angella 17/02/2015minha estante
??

Fe Sartori 28/02/2015minha estante
Ai meu Deus, eu PRECISO! Hahaha. Lu, beijo.

Léia Viana 02/03/2015minha estante
Eu pretendo ler ainda este ano. Boa resenha, beijos.

Lu 08/03/2015minha estante
@Fer: Tomara que vc goste, amiga. Um grande abraço e obrigada pelo comentário!

@Léia: Obrigada pelo cumprimento! Que bom que gostou da resenha... espero que o livro corresponda! Um grande abraço!

@ Andreia: Estava apenas agradecendo o comentário. Beijos!

Adriana 08/01/2018

Como nos velhos tempos
Policial das antigas
Nada de serial killer.
Um único crime, vários suspeitos, muitas perguntas, poucas respostas e a surpresa no final.
Não decepciona.
Maria Janir Pir 09/01/2018minha estante
Adoro o detetive Cormoran Strike, pus até o nome dele no meu gato....rsrsrs

Adriana 09/01/2018minha estante
amei essa ideia....
Tem algum outro, nesse estilo, para me indicar ?
Sinto falta de livro neste estilo...

Maria Janir Pir 10/01/2018minha estante
você ja leu o primeiro O Chamado do Cuco? tem tbem o ultimo Vocação para o mal eu ainda não li, vou dar uma olhada com calma na minha estante e depois te passo outros ok. bjos boa leitura

Adriana 10/01/2018minha estante
Ok,
O primeiro muito bom
O último troquei e não li
Fico no seu aguardo

Rafa 02/02/2015

O Bicho da Seda
Em seu segundo livro, Roberth Galbraith vai nos levar no mundo da literatura e todo o seu status e glamour que a carreira de um escritor pode oferecer. Owen Quine desaparece sem deixar vestígios e Cormoran Strike pegou o caso para saber onde está Quine. O detetive Strike vai ter um trabalho árduo junto com Robin sua assistente para encontrar pistas que possam dar o paradeiro de Quine.

Na medida em que Strike vai aprofundando nas investigações ele depara com um romance, do qual Owen Quine escreveu e retratando maldosamente todos os amigos mais próximos, conquistando muitos inimigos. Robert Galbraith ou mais conhecida como J.K. Rowling leva para um universo totalmente diferente de Harry Potter, dessa vez a série com o protagonista Cormoran Strike vai ser composto por sete livros a serem lançados.

Galbraith tem uma escrita bem rica em detalhes tanto de personagens como também de lugares e personagens secundários. A autora trabalhou muito com os lugares de Londres como bares, restaurantes e pubs. Um livro intenso do qual o leitor vai ter que estar preparado para diversas situações um tanto brutais e diretas. Editora Rocco foi fantástica no trabalho da diagramação, fonte e espaçamentos medianos.

O leitor vai junto com Strike e Robin tentar saber o porquê Owen Quine sumiu e ver diversos personagens que são suspeitos por ajudar nesse tal “sumiço”. Uma leitura instigante, precisa e brutal.

site: http://www.livreando.com.br/2015/02/resenha-o-bicho-da-seda.html
Levi 03/02/2015minha estante
Não curti muito o 1°. Sou mais do estilo Morte Súbita. Vale á pena ler a continuação?

Rafa 03/02/2015minha estante
Levi eu gostei de ambos, porem esse livro conta mais sobre a vida do Cormoran Strike.

Levi 04/02/2015minha estante
Deve ser interessante... Rowling merece meu respeito.. e não consigo começar uma saga e não terminar.. Se bem que eu acho que não tava muito na Vibe de Cuco.. tanto que me deu até saudade.
Eu não gostei muito do desenrolar dos personagens Principais.. Strike e Robin. A história dos secundários me interessava muito mais no ritmo de leitura.

Talvez agora conhecendo mais Strike... eu possa gostar ainda mais.. Acho que vou dar uma chance a Tia Jô.. ela sempre merece!

Malu 07/05/2015minha estante
É preciso ter lido o chamado do cuco antes?

Jane 57821 02/08/2020

Não fede, nem cheira...
Literalmente eu só consegui me importar com a dupla de protagonistas principais, o resto eu tava pouco me lixando para o que acontecia com eles. Ainda bem que os outros livros são bem melhores que essa bomba
mathushey 02/08/2020minha estante
Eu adorei o livro e o livro é lento, pra mim pelo menos, quando engatei foi só alegria ?

Jane 57821 02/08/2020minha estante
Aiii eu não gostei kkkk, apesar de ter amado os outros dessa saga. Eu odiava a vítima e odiava ainda mais todo mundo ao redor dela rsrs

mathushey 02/08/2020minha estante
Eu tenho quase todos, já leu Branco letal?

Jane 57821 02/08/2020minha estante
Já li sim, eu tenho todos dessa saga e li praticamente um após o outro kkkk

Manu 23/06/2015

Um tapa por O chamado do Cuco e O bicho-da-seda
Além de terror e um drama desses bem puxados pra desgraça, adoro literatura policial. Livros da Agatha Christie e Sidney Sheldon, por exemplo, estão na minha lista de favoritos. Dentre autores atuais, não acompanho o trabalho de nenhum especificamente, apenas leio o que tá abalando as estruturas das livrarias em geral; mas resolvi que irei seguir a série de histórias de Robert Galbraith por dois motivos simples: 1) os personagens são muito cativantes e 2) na verdade, Galbraith é o pseudônimo de JK Rowling, autora da saga Harry Potter.

Em O chamado do Cuco, conhecemos o protagonista Cormoran Strike, um sujeito de nome engraçado e ex-soldado combatente no Afeganistão que virou detetive particular. Fodido na vida, sem um puto no bolso, ele passa os dias lamentando internamente o fim do relacionamento com sua ex linda e excêntrica e a falta de uma de suas pernas, perdida durante a guerra. Mas Strike vê que sua vida e carreira podem começar a mudar com a entrada do caso do suposto suicídio de uma modelo famosa chamada Lula Landry.

Para ajudá-lo com a rotina do minúsculo escritório, Strike contrata como secretária a simpática Robin (Batman e Robin, AHÃ-AHÃ-AHÃ), que passa boa parte das tramas tentando disfarçar seu real interesse por investigações policiais. Na verdade, mais do que atender ligações e preparar o chá das cinco, Robin acha que pode ter contribuições importantes para os andamentos dos casos.

Uma coisa que eu gosto muito na Rowling é a forma como ela desenvolve as personagens: sem pressa, deixando-as se mostrarem por meio das situações que vão acontecendo, contando como seu passado influencia em suas ações. Strike, por exemplo, além de obviamente perspicaz é rabugento, sério, ligeiramente mal humorado e, ainda assim, extremamente carismático. Robin não fica atrás, sendo uma mistura de, talvez, assim, meio longe, Luna Lovegood e Hermione.

No primeiro livro, acompanhamos a jornada de entrevistas e especulações que Strike faz para tentar entender o que aconteceu com Lula Landry, encontrada no chão em frente ao seu condomínio – depois de se jogar ou ser atirada do andar onde morava. Enquanto corremos junto para encaixar as pecinhas, somos introduzidos ao "submundo" das top models, do dinheiro, das celebridades e suas drogas.

Em O bicho-da-seda, a história se passa algum tempo depois do fim do caso Lula Landry. Strike, mais estabelecido na vida (tá, só um pouco), é contratado para solucionar o desaparecimento de um escritor chamado Owen Quine, conhecido por seu temperamento difícil. Tudo parece relativamente simples, quando o detetive descobre que o cara na verdade foi assassinado de maneira brutal e bizarra da mesma forma que o personagem principal de seu último livro. Eita, Giovana!

Em ambos os livros, Rowling (dsclp Galbraith) desenvolve uma resolução lenta do mistério, com muito trabalho de investigação e uma pista aqui e outra ali, o que pode desagradar alguns. Até porque, embora sejamos cúmplices de tudo o que Strike e Robin veem, a solução nunca é compartilhada conosco – obrigando-nos a esperar que ao final Strike revele a conclusão dos crimes com os envolvidos presentes.

Houve alguns momentos Deus ex machina que me incomodaram, mas nada que tirasse os méritos dos enredos, que são divertidos, intrigantes e envolvem o leitor. Portanto, ficarei muito contente de poder ler o próximo da série, quando for lançado (sabe-se lá quando).

site: http://www.vemaquirapidao.com/2015/05/o-chamado-do-cuco-e-o-bicho-da-seda.html
Glenda 26/06/2015minha estante
você gostou desse livro? eu tentei ler o chamado do cuco mas eu nao consegui. travei total queria dar uma nova chance mas nao sei se vou conseguir kkkkkkk

Glenda 26/06/2015minha estante
nao consegui chegar nem na metade do livro :(

Manu 29/06/2015minha estante
Eu gostei sim, kkkk. Não é incrível, mas é bom. Tente dar uma chance, a narrativa é meio lenta mesmo pra mostrar o processo investigativo do Strike :)

Simone de Cássia 26/08/2021

Não tem jeito, a gente não consegue ser imparcial... Só porque gosto muiiiito do Strike eu vou dando desculpinhas pras partes mais cansativas e enroladas no livro... rs rs Até tu, Simone?! Tem uma amiga que vai dizer que sou romântica. Sem chance!!! É só... simpatia mesmo... rs rs Enfim, o livro é mais complexo que o anterior, mais cheio de nomes e situações misturadas que às vezes embolam a memória da gente, mas ainda assim instigante e aventuresco. Gostei!
Riva 26/08/2021minha estante
Até tu, Brutus!!!!!!!!!!!!
Pode dar o nome que quiser, mas que você se apaixonou pelo sujeito, isso é fato!!!!!!
Em outros casos, ou você daria, no máximo, 3 estrelas ou já teria abandonado o livro!

Simone de Cássia 27/08/2021minha estante
É que tô na minha fase de escoteira... rs rs rs

Riva 27/08/2021minha estante
Assume que ?xonou? que dói menos - kkkkkkkk!!!!!

Rosi 22/03/2015

Livro, você não é essa coca-cola toda
O Bicho-da Seda é um thriller investigativo do pseudônimo de J. K, Rowling, Robert Galbraith.

J. K., autora mundialmente conhecida pela saga de livros Harry Potter, tem investido bastante em romances adultos. Exemplo disso é Morte Súbita, maravilhoso relato dos personagens intrigantes de uma pequena cidade fictícia chamada Pagford.

Já O Bicho-da-Seda narra as aventuras investigativas de Cormoran Strike, um ex-soldado que ganha a vida sendo um detetive de poucos amigos. Cormoran é protagonista também de O Chamado do Cuco, lançamento adulto anterior da autora.

No entanto, O Bicho-da-Seda não é uma continuação seriada de O Chamado do Cuco. Ambos os livros narram investigações de Cormoran, mas possuem temporalidade e circunstâncias diversas. Um pode ser lido sem o outro. Tipo os livros de Dan Brown, sacou?

Se em O Chamado do Cuco, Cormoran investiga o assassino que causou a morte misteriosa de uma famosa modelo, em O Bicho-da-Seda ele precisa se contentar em encontrar um desaparecido e de sanidade questionável escritor em decadência. E agora, com a ajuda efetiva de sua eficiente secretária, Robin.

O mistério, na minha singela opinião, agora é mais interessante. Se em O Chamado do Cuco, eu adivinhei quem era o assassino depois de terminar o primeiro capítulo (sério), em O Bicho-da-Seda a flecha da culpa pode estar apontada para qualquer direção. Todos são suspeitos, e confesso, até o momento em que Cormoran revela o vilão da história, nem havia passado pela minha cabeça aquele encaminhamento para a história.

O autor tece melhor os detalhes - em comparação a O Chamado do Cuco. As descrições minuciosas e delicadas de lugares, pessoas e sentimentos têm a capacidade de dissecar a realidade, uma realidade fictícia.

Galbraith parece estar decidido a não fazer de Robin e Cormoran Strike um casal romântico. Mesmo assim, é instintivo torcer por eles dois. Estamos tão enraizados com a ideia arcaica e clichê de que um homem e uma mulher não podem ser apenas parceiros profissionais e amigos, eles "têm" que ser algo mais, que fica difícil ler trechos em que eles compartilham certa intimidade (como o autor gosta de frisar, "desconfortável" para ambos) e não especular o prenúncio de um romance.

No entanto, acredito que o que estragou o livro foi a forma como Cormoran juntou as peças do quebra-cabeça no final do livro. Não sei se esse é um problema meu ou de todos os seres humanos razoavelmente inteligentes, mas mesmo quando o autor joga todas as provas e evidências ao longo da narrativa, no momento em que Cormoran as junta, a conclusão de seu raciocínio se torna uma coisa tão inimaginável e estrambólica que eu fico com a sensação de que estou lendo Sherlock Holmes.

Talvez eu seja dislexa (pouco provável), tenha déficit de atenção (um pouco) ou seja burra mesmo (mais provável). É como se o autor desse todo o crédito da descoberta ao detetive, e nos deixasse perdidos na lagoinha... ACHO que esses livros de detetive deveriam permitir uma descoberta conjunta dos mistérios, leitores e autor chegando a um ponto em comum. CLARO que tem que ter alguma surpresa, um elemento boom, mas em O Bicho-da-Seda, o único elemento que teve foi o WTF?!

ODEIO BOIAR

Enfim, sou reclamona mesmo. A leitura estava boa, muito boa, e ficou horrível. Gostei do livro, só não gostei do final.

site: eaquelaxicaradecafe.blogspot.com
Carina 13/01/2016minha estante
Achei esse livro tão previsível quanto O Chamado do Cuco, descobri quem era o assassino logo no início no livro (em O Chamado do Cuco também descobri), aí a história ficou sem graça.

Tayana.Benevides 02/05/2017minha estante
Em "O Chamado do Cuco" não consegui descobrir que era o assassino não, mas em "O Bicho-da-seda eu tive o palpite certo." Acho que quando você lê muito romance policial você começa a ter palpites certos hehehehe

Fernando2109 03/11/2023

Achei que o assassino era um homem. Erro meu.. Gostei do livro. Posso ter esta sensação da leitura do acidente que sofrir. Só que o máximo da leitura me extraiu foi bom
Jessika.vidal 04/11/2023minha estante
Leia o terceiro é melhor ainda ??

Fernando2109 04/11/2023minha estante
Irei ler.

Rach 27/02/2023

Lixo atômico
Não me lembro bem do que me motivou há 5 anos a gostar um pouco do chamado do cuco, o suficiente para querer continuar a leitura das histórias de Strike, mas o que quer que tenha sido estava muito equivocado. Cormoran é um detetive chato e com nada realmente fora do comum (ele só se acha o superior), a ponto de deixar a polícia de fora de momentos nuito importantes: vide o desaparecimento da pessoa que foi contratado a procurar e depois o momento em que decide encurralar o assassino (alguém que já dera mostras de loucura o suficiente para se evitar uma burrice dessas) quase sozinho. Além disso, a trama é cansativa, monótona e básica, com a tentativa extremamente ridícula de trazer algo incomum para o livro colocando um assassinato esquisito, brutal e totalmente não convencional (que no final também não é explicado o motivo do assassino ter tido a capacidade de fazer o que fez, nenhum curso ou trabalho anterior em área que pudesse explicar as habilidades incomuns).
Strike reclama o livro TODO sobre como ele está exausto e não deveria ter feito X ou Y: sinceramente, desnecessário, qual o motivo para querer ressaltar o extremo cansaço de seu protagonista a cada 3 páginas, toda hora?
Detesto essa atração que ele parece sentir pela Robin, pois simplesmente não encaixa e não combina com nada, espero que mantenham uma relação apenas profissional.
Agora o mais revoltante: essa escritora é de uma extrema cara de pau de resolver escrever um livro com personagens trans e citando hermafroditas, sendo quem ela é e tendo o tipo de fala que ela tem. Deveria ter parado em Harry Potter, aparentemente a única coisa relevante que já escreveu, em vez de continuar no mundo literário e escrever esse lixo atômico que conseguiu com o bicho da seda.
Euborgesleticia 07/08/2023minha estante
Compartilho das mesmas opiniões kkkk

Rach 07/08/2023minha estante
Esse livro é muuuito ruim kkkkkk

Ligia 03/01/2024

Releitura enquanto o 8o não vem...
Eu já li todos os livros da série que nem sei como dar menos que 5 estrelas, pois amo a leitura. Esse livro, no caso, eu não lembrava quem era o assassino, então eu acabei indo mais rápido pela curiosidade. O primeiro livro consegui ir com calma e relembrar detalhes e é incrível o crescimento dos personagens agora que voltei a participar da vida deles no início. Nessa história em particular, a Robin tá começando a se descobrir detetive e percebe que o noivo é um puta estorvo na carreira com o ciúmes e mania de controle e ela finalmente senta com ele e mostra o que quer. Mathew segue sendo um babaca mas quem nunca se apaixonou por um rostinho bonito ou ficou numa relação confortável que atire a primeira pedra. Eu gosto bastante também das limitações do Strike. Ele não se cuida, e isso afeta não só a saúde dele, mas também o desempenho profissional dele. A descrição disso, que parece bobo, deixa ele tão mais real! Todos os personagens têm a sua própria complexidade, Leonora, Edna, Orlando, Liz, Nina, Al, e tantos outros. Eu acho que esse é o maior diferencial da série, as pessoas se tornam reais aos nossos olhos permitindo que a gente se envolva na história. Quem nunca leu, deveria começar já pelo chamado do cuco!
Larissa Coelho 23/01/2024minha estante
Ganhei esse livro, mas pra poder ler tem que ter lido o primeiro antes né? ?

Ligia 01/03/2024minha estante
Faz mais sentido pela história paralela dos personagens mas cada livro tem um crime único e uma explicação rápida sobre eles que é repetitiva pra quem leu os anteriores mas pra quem só quer ler a história do crime específico também funciona bem. Eu amooo a história pararela do Strike e da Robin, então eu recomendaria super começar pelo chamado do cuco. :)

Prof. Angélica Zanin 30/06/2016

Mais um caso para Strike
Mais um suspense de Robert Calbraith, mais um crime a ser solucionado, mais um desafio para Cormoran Strike e sua assistente Robin. Gostei...mas nem tanto. Lento, muitos nomes e suspeitos, personagens que vão e vêm sem nenhuma real importância na trama. Além da procura do assassino de Owen Quine, escritor medíocre; há o romance furtivo com Nina, via de acesso ao mundo das editoras; as lembranças de Charlote, ex-namorada do detetive; as divergências com Matheus, noivo de Robin-a assistente. Muita coisa! Provar que Leonora, mulher da vítima, é inocente cabe ao protagonista Strike e ele o fará,claro. Mas suas descobertas não causaram surpresa ou indignação, o protagonista não é bem um poço de virtudes, os suspeitos são todos dignos de uma condenação, mesmo inocentes, a pobre viúva não nos comove , enfim, senti saudades de JK Rowling e dos personagens apaixonantes de Harry Potter. Ah, mas é um outro estilo, é literatura policial! Então, é muito fraco, se comparado com os de Conan Doyle, Agatha Christie, Edgar Alan Poe, Harlan Coben. Contrariando a maioria dos leitores, gostei mais de O chamado do Cuco e Morte Súbita.
warley torres 25/08/2016minha estante
Concordo em tudo e friso ainda que ficou desnecessariamente extenso.

Prof. Angélica Zanin 25/08/2016minha estante
Que bom Warley.

João 05/11/2016

Apesar de ter ficado decepcionado com a trama de O Chamado do Cuco (que achei fraca,muitas coisas sem explicar)eu gostei muito de Cormoran Strike.Ele é um dos poucos personagens que já conheci que tem necessidade de ir ao banheiro,tem ruídos estranhos na barriga enfim isso por mais que seja baboseira o torna humano.Por Cormoran eu decidi dar continuidade a essa série policial criada pela autora de Harry Potter com o pseudônimo de Roberth Galbraith.E que bom que fiz isso.A autora amadureceu sua escrita policial e nos entregou um livro com uma trama policial simples,mas bem elaborada,juntando as pontas soltas no final,e o mais importante:conseguiu manter meu interesse do começo ao fim do livro.Cormoran Strike continua um personagem interessante e fiquei o livro todo torcendo pra pintar um clima entre ele e Robin,que também continua uma excelente personagem.
Acredito que a autora vai evoluir ainda mais(no quesito policial,por que ela arrasou com Morte Súbita e Harry Potter)e agora é ler Vocação para o Mal e esperar outros livros com Cormoran Strike que pra mim já se tornou um detetive de primeira e já conquistou espaço na minha estante e nas minhas leituras.
Matheusvarraes 06/11/2016minha estante
Vocação do mal é um livro independente ou é alguma continuação?

João 06/11/2016minha estante
Vocação para o Mal é um livro independente,porém tem uma ligação com os outros dois por causa do Cormoran Strike,que é o detetive da série.

MirelaFontanelli 29/09/2021

O bicho da seda
Apesar do final surpreendente (não desconfiava desse personagem como o assassino), não gostei tanto desse livro como gostei de O chamado do Cuco. Senti que a autora enrolou demais, tenho certeza que em menos páginas ela teria criado uma história muito mais dinâmica, até com gostinho de suspense. Mas da forma que ficou, muitas vezes você ali, empolgado com as informações descobertas w ela inseria um contexto mais pessoal do Strike ou da Robin, que tirava todo o clímax da história.

Bem desenvolvido sim, porém não tão cativante.
Fernanda 29/09/2021minha estante
Gostei muito desse livro!

MirelaFontanelli 04/10/2021minha estante
Eu gostei tb, fui surpreendida pela revelação do assassino, mas achei que em partes ficou muito cansativo, com detalhes e repetições desnecessárias.

Priih | Blog Infinitas Vidas 13/08/2018minha estante
Concordo plenamente que a JK enrola demais. Também digo isso em relação aos cenários, ela fica falando demais nos nomes e lugares de Londres, é cansativo.
Porém, Strike e Robin são tão incríveis (juntos e separados) que eu acabei me tornando fã dos dois.