O Bicho-da-Seda

O Bicho-da-Seda J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Mariana.Viana 10/09/2023

Muito bom mas poderia melhorar
Eu adoro a escrita da JK, apesar dela ser um lixo de pessoa, no chamado do cuco eu me apaixonei e quis ler as histórias do detetive strike. Porém o bicho-da-seda não chega aos pés do primeiro da série?

A história é muito boa e achei envolvente, mas acho que ela poderia ter explorado melhor o resultado do caso e explicado com mais detalhes as razões do assassino.

No mais, gostei bastante da evolução dos personagens principais, a Robin tem muito potencial? Tenho o vocação para o mal e lerei também, mas não pretendo continuar a série por motivos de não querer comprar livro da JK rsrs.
Euborgesleticia 10/09/2023minha estante
Topi!!

Karinefl 28/01/2015

J.K. Rowling ainda consegue me surpreender com a sua escrita brilhante, cheia de detalhes e bem montada, porém, infelizmente, ela não consegue me envolver.

Um escritor relativamente famoso desaparece e sua esposa está convencida que trata-se de somente mais um dos seus habituais desaparecimentos, então ela vai até o detetive Cormoran Strike pedir que o encontre e o faça voltar para casa. Porém quanto mais Cormoran se aprofunda no caso e vai descobrindo em que circunstancias o desaparecimento aconteceu, mais ele vai tendo a certeza de que sua cliente está errada.

"Se quiser amizade eterna e camaradagem desprendida, entre para o exército e aprenda a matar. Se quiser uma vida de alianças temporárias com colegas que se regozijarão a cada fracasso seu, escreva romances."

Em Harry Potter nós vimos como J.K. Rowling consegue ser habilidosa criando uma trama bem elaborada, e em O Bicho da Seda não é muito diferente. No seu novo livro, dessa vez sob o pseudônimo de Robert Galbraith, ela consegue reafirmar isso nos apresentado uma trama muito rica de detalhes que não poupa o leitor de um enredo bem elaborado contendo até um livro dentro do livro. Owen, o escritor desaparecido, entregou a sua editora a copia final do ultimo livro que havia escrito, intitulado Bombyx Mori (nome cientifico do Bicho-da-seda) no qual ele retrata de maneira grotesca e ofensiva vários conhecidos - desde sua mulher até o seu editor, passando pelo seu maior inimigo. A J.K. é uma escritora tão incrível que ela nos mostra alguns pedaços de Bombyx Mori, e a escrita desse livro fictício é tão diferente da escrita da J.K. que poderia ser algum livro verdadeiro escrito por uma mente perturbada como a do Owen (seriamente perturbada, diga-se de passagem, porque eu tive ânsias com o que lia naqueles trechos).

"Francamente, qualquer um que vá se matar por causa de uma resenha ruim não deve se meter a escrever um romance, para início de conversa."

Durante a leitura do segundo livro escrito como Robert Galbraith, eu entendi porque a escritora quis usar um pseudônimo, porquê ela se sentiu tão livre escrevendo sem ninguém saber que era ela. Seja sincero, se você fosse dono de uma editora e aparecesse J.K. Rowling querendo publicar nela, você leria a obra primeiro ou já aceitaria na hora? Como Robert Galbraith não tinha como ser assim, porque ninguém sabia, nem editora, ela foi aceita pelo seu talento e não pela sua fama. O primeiro da série também conseguiu se tornar um Best-Seller antes de descobrirem quem era por trás do pseudônimo, ou seja, mais uma vez por merecimento dela, não pela fama. Mas o principal motivo para ela querer usar o pseudônimo, eu tenho certeza, foi os leitores somente olharem o livro como mais um livro, e o lerem sem pré-conceitos como "ah, esse livro é da J.K. então é ótimo", ou o lerem, e mesmo sem querer, comparar com Harry Potter e por ser algo totalmente diferente acabarem não gostando tanto, que foi o que aconteceu comigo. Quando eu comecei a ler a série Cormoran Strike a noticia de que J.K. Rowling era Robert Galbraith já havia vazado (mas quando eu adquiri o livro não sabia ainda), e mesmo não querendo eu tinha a escrita dela em Harry Potter na minha cabeça, o que me levava a pensar que tinha algo errado ali, que aquela narração não tava certa, e isso acabou não deixando eu me envolver com o livro.

A dificuldade para me prender a leitura foi tamanha que em algumas vezes em que eu peguei o livro acabei adormecendo após uma ou duas páginas, e levei mais que o dobro do tempo que geralmente levo para ler um livro desse tamanho, até do que levei para ler o primeiro da série.

Desde o primeiro livro da série eu acho meio estranha a relação da Robin e do Strike, apesar de não ter nada de mais entre eles, parece que tem uma atmosfera ao redor deles de que algo a mais irá acontecer, como a calmaria antes de uma tempestade. A escritora não disse nada em entrevista me levasse a pensar isso, nem tem algo concreto no livro sobre isso, é só mais uma suposição, ou até uma intuição sobre o futuro desses personagens.

A capa desse livro continua no mesmo estilo da primeira da série, com a sombra do detetive Cormoran Strike de costas em algum lugar que lembre levemente algo relacionado ao caso, uma capa muito bonita, uma das mais bonitas da minha estante.

No final do livro, quando revelam todo o mistério (apesar do detetive ter descoberto bem antes, e ter ficado fazendo suspense com o leitor) eu fiquei bastante surpresa, nunca teria conseguido imaginar que era aquilo, fiquei tentando amarrar as pontas soltas durante todo o livro e não conseguiu, talvez por não ter me envolvido tanto com a história, e no final apesar de ser explicado tudo, continuei sem conseguir amarrar tudo na minha cabeça.

É um livro muito bom para quem gosta do gênero policial, mas para que a leitura seja realmente proveitosa é necessário tirar qualquer possível comparação ou lembrança da leitura de Harry Potter da cabeça.
Valt 29/01/2015minha estante
'Desde o primeiro livro da série eu acho meio estranha a relação da Robin e do Strike, apesar de não ter nada de mais entre eles, parece que tem uma atmosfera ao redor deles de que algo a mais irá acontecer, como a calmaria antes de uma tempestade'

Eu não li esse segundo livro, so o primeiro, mas como você citou a escrita de Rowling eu digo que essa resenha definiou minha opinião sobre o primeiro livro, foi o suficiente para não querer acompanhar esse segundo livro. E essa frase que eu dei ctrl c ctrl v, poxa eu achei que só eu tinha percebido isso!

Kiyo 09/04/2021

Minha humilde opinião
Vale a pena continuar essa saga ?
Todo tipo de leitura vale a pena e engrandece a alma, mas continuo achando que falta mais conexão com os dois personagens principais.
brubis 03/05/2021minha estante
Super vale!!!

Cris.Aguiar 23/07/2023

Excelente
Melhor que o primeiro, mal consegui largar.

O que achei bem bacana foram os trechos de poemas (a maioria do século XVIII) nos inícios dos capítulos, eles dão uma "pista" do assunto e também da trama!

Nunca li Harry Potter (pois é!), mas ela se saiu muito bem escrevendo tramas policiais. Estou adorando.

Recomendo muito.
Henrique Sanches 23/07/2023minha estante
Recomendação aceita!!!!

Priih | Blog Infinitas Vidas 13/08/2018minha estante
Concordo plenamente que a JK enrola demais. Também digo isso em relação aos cenários, ela fica falando demais nos nomes e lugares de Londres, é cansativo.
Porém, Strike e Robin são tão incríveis (juntos e separados) que eu acabei me tornando fã dos dois.

Jessica 22/02/2019

Maçante no início
Claro que é uma outra história mais com uma certa sequência do O Chamado do Cuco.
No início e tanto detalhe a ser explicado e explorado que se torna algo um tanto maçante... Mais com os acontecimentos começa a ficar atrativo no meio do livro.
Achei cansativo um pouco parecia que nunca acabava.
Mais em si a história é boa
Amanda 03/07/2019minha estante
Eu vim ler as resenhas, pra ver se alguém mais tinha tido essa impressão, porque é um livro com uma nota relativamente alta. Achei que podia ser o meu estado mental, mas vejo que mais alguém também compartilha do mesmo sentimento. Meio lento e com muitas informações, que às vezes eu nem consigo lembrar mais sobre quem é que se fala.

DANIELA 16/12/2018

O livro tem uma boa história, mas me deu muito sono, não sei se pela forma da escrita ou pela falta de dinamismo na evolução da história
Amanda 03/07/2019minha estante
Ele é meio cansativo mesmo, não deixa de ser bom, mas parece que nunca vai acabar.

Mari 20/03/2019

Minha pequena [e falha] visão do: O BICHO-DA-SEDA
Eu não sei se eu consideraria Cormoran o novo Sherlock, até porque acha que a relação dele com a Robin é bem mais respeitosa (digo de ser humano para com o outro ser humano) e chego a dizer que mais igualitária... Em termos de: Cormoran SABE que ele é foda e inteligente mais não usa isso pra diminuir ou oprimir a Robin. (Lembrando aqui que estamos falando de livros para livros... O Sherlock dos filmes e séries é diferente do Sherlock que eu conheci nos livros...)

Anyaway... Eu A-D-O-R-E-I esse livro, a leitura é super envolvente, te faz ficar com vontade de sempre saber o que vai acontecer a seguir. Os personagens são todos bem desenvolvidos e aquela duvida maravilhosa de "quem é o autor do crime?" fica junto com você até o desfecho.

JK tem uma maneira unica de escrever que faz com que todos os seus livros sejam incrivelmente envolventes (eu, pelo menos ainda não li UM que não fosse.).

O que eu aprendi com O Bicho-da-Seda: Escritores, não sejam babacas com as pessoas... Leitores, escolham livros realmente bons pra passar o seu tempo. aahuash

Ps.: Se você gostou do livro e quer ver seus personagens em ação fora da sua cabeça, vejam a serie STRIKE, da BBC One.
AmandaPorfirio 17/04/2019minha estante
Estou lendo o livro agora e ainda não consigo ter uma opinião formada sobre a história. Mas, acho um pouco maçante. Os fatos relevantes demoram a aparecer, os devaneios de Cormoran são longos demais.

warley torres 25/08/2016

Chatinho
O livro tem até bons diálogos, mas não me prendeu nem me surpreendeu em nada. Depois da saga Harry Potter, nenhum dos livros de JK Rowling tenha despertado minha apreciação, infelizmente.
rafael 03/02/2017minha estante
vc n deve gostar de livros policiais

Madu11 28/06/2023

Um bom plot twist
Eu confesso que não consegui adivinhar o culpado, pensei em várias pessoas, menos em quem realmente foi. O livro é bom, mas a escrita se torna cansativa pelo excesso de detalhes, e a investigação também fica arrastada, dando picos de bons capítulos e outros de capítulos maçantes, que parecem não ter nada de importante. Mas, gostei do final é de como se desenrolou, embora tenha achado um pouco corrido.
Cicero26 28/06/2023minha estante
As continuações também são legais. Vá em frente!

Igor 03/12/2014

No geral, um bom livro.
O livro, no todo, é bem emocionante e envolvente, sendo o mistério sobre o crime maior e mais emocionante que o do livro antecessor. Sendo um fã incondicional de JK Rowling, confesso que fiquei um pouco decepcionado com o final. O fim do livro, subitamente corrido, ficou mal explicado para a complexidade do crime - o motivo, por exemplo, não me foi muito convincente. Por fim, o livro tem partes (principalmente as 100 primeiras páginas) que são extremamente dispensáveis e cansativas. No geral, vale a pena ler, como qualquer outro livro da autora. Porém, é de se esperar que alguns cheguem ao final com certa decepção em relação ao desfecho.
Igor 03/12/2014minha estante
* Também, deve-se destacar que muitos mistérios e dúvidas ficam no ar, sem respostas.

Isabela 12/02/2023

Bom, porém lento
Já percebi que os livros dessa série tem uma tendência a serem extremamente arrastados no início e excesso de exposição e tudo acontecendo muito rápido no final. Apesar disso a história é interessante, mas não me prendeu com o primeiro.
Euborgesleticia 18/06/2023minha estante
Senti o mesmo. A história se arrasta MUITOOO

Jaqueline Ribeiro 07/01/2015

Resenha O Bicho da Seda.
K Rowling conseguiu me surpreender novamente, mas com algo diferente um romance policial que é de tirar o folego. A cada página lida você quer saber realmente quem matou o escritor Quine, um escritor mal sucedido em seu romance que fora assassinado de uma forma medonha. Me apaixonei pelo detetive Strike apesar de sua implicância e seu jeito arrogante no primeiro livro consegui relevar e perceber que era do próprio personagem, já Robin me surpreendeu além de amadurecimento a personagem também faz perder o folego, vale a pena dar uma chance para O Bicho da Seda e claro já se tornou um dos meus favoritos do ano."