O Bicho-da-Seda

O Bicho-da-Seda J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Nélio 16/06/2015

Iniciei a leitura sem muita expectativa e até certa resistência, mas ao longo do livro, ele foi me prendendo... No fim, posso dizer que gostei. Não é uma Agatha Christie, mas é um bom livro de mistério. O final convenceu e o detetive foi inteligente. Algumas pequenas escorregadelas com diálogos "nada-a-ver", mas posso sugerir a leitura a quem curtir esse tipo de livro. O que achei legal é que o autor, na verdade, é pseudônimo da autora da série Harry Potter - eis a minha birra inicial, pois achei a leitura dos livros de J. K. Rowling muito cansativa, com muita descrição. Mas fiquei até com vontade de ler outros dessa nova safra dela...

Orli 21/03/2015

Você sabia que o bicho-da-seda é fervido para a fabricação da seda?
Sempre imaginei quem algum dia poderia vir depois de Poirot e Marple que, por sua vez, vieram após Holmes. Ainda não tenho certeza se Cormoran Strike (e Robin ) são aptos ao cargo, mas ficaria feliz que fossem eles. O ex-soldado e sua assistente, desta vez, tentam desvendar o mistério por trás do sumiço repentino, porém não surpreendente, de um romancista que almeja a fama: Owen Quine. A própria sinopse do livro já traz um spoiler que eu gostaria de ter descoberto sozinho, ao ler, então não o acrescentarei aqui. Resumindo: Owen não apenas sumiu como de costume. Toda a atmosfera gira em todo de editoras literárias e outros autores, retratando personagens que certamente poderiam existir na vida real.
O autor, ao salpicar as pistas ao longo da narrativa, acabou sendo um pouco cliché em alguns aspectos que não me deixaram completamente satisfeito. Algo que também me desagradou foi o exagero no suspense sobre o suspeito principal do caso, cujo qual Strike já conhece no terço final do livro; entretanto, faz-se mistério até as páginas finais para a revelação. Entretanto, aprovo a leitura. De modo geral, os conflitos apresentados são bem “amarrados” ao fim, surpreendentemente. Fico feliz por este ser o primeiro livro do qual consigo resolver o mistério antes de chegar ao fim da estória. Diferente do primeiro volume que apresenta Strike e o caso Lula Landry, O Bicho-da-seda te prende desde o início nas páginas e nos relatos. O serviço de detetive pode ser mais bem visualizado aqui, também.

Para os próximos volumes, espero Robin terminar (contra minha vontade) seu relacionamento com Matthew e crescer como detetive até se tornar realmente a parceira de Strike. Não consigo desgostar de Matt, mesmo ele sendo descrito sob a visão de Cormoran, então espero que no fim de todos os livros ele e Robin continuem juntos. Ainda há muito espaço para a inserção de uma parceira amorosa para Strike, afinal, espero que ele não volte com Charlotte. Aguardo o momento em que o escritório cresça ao ponto de ter que abandonar a Denmark Street. Esperanças para os volumes futuros. Enfim. Recomendo o livro para quem tenha estômago forte e aprecie uma boa mistura de romancistas meio falidos, ácido clorídrico e cocô de cachorro. Muito bom.

Thaiza.Vianna 19/05/2024

Minucioso na medida
Segundo livro da saga e a escala continuou subindo...
Surpreendente a quantidade de detalhes, que só fazem acrescentar na trama. Mesmo com o que pode parecer excesso ou enrolação pra alguns, pra mim só encorpou mais o suspense, fazendo com que eu tivesse mais conexão com os personagens e um mergulho mais profundo nos detalhes do crime. E que crime!! Amei a criatividade e a inteligência da narrativa em torno do livro que acarretou que o crime acontecesse.
Quem tem bagagem de leitura no estilo de ficção policial certamente vai ter a pulguinha atrás da orelha se atentando aos detalhes e acertar em cheio o desfecho.
Válido citar que, mesmo sendo continuação, o bicho da seda apresenta uma trama independente da que o antecede, então é possível ser lido tranquilamente sem que tenha sido lido "o chamado do cuco", ainda que valha muito a pena ler em forma de saga pelo apego e ligação que criamos com nosso detetive Cormoran Strike e sua sagaz assistente Robin

Bruno 09/01/2015

"Sempre ficam pontas soltas na vida real"
Após solucionar o grande caso Lula Landry, em O chamado do Cuco, Cormoran Strike está financeiramente bem, já que a popularidade que ganhou com o caso fez a procura pelo detetive particular aumentar, e, sendo assim, Robin Ellacott continua a ser sua assistente.

No começo da história, Leonora Quine procura Strike para contratá-lo com o intuito encontrar o seu marido, o escritor Owen Quine, que está desaparecido há alguns dias. A trama se desenvolve com Strike entrevistando as pessoas próximas a ele e que poderiam ter alguma pista de onde o escritor poderia estar. No entanto, quando Owen é finalmente encontrado, os pensamentos de Strike se tornam realidade: na verdade, Owen Quine havia sido assassinado.

Nesse incrível e indescritível segundo volume da série de Cormoran Strike, Robert Galbraith foge novamente um pouco das tramas usuais de romances policiais e um dos principais diferenciais é o desenvolvimento das personagens ao logo da trama (e dos livros). Sendo assim, em O Bicho-da-Seda continuamos a acompanhar a vida pessoal do protagonista e de sua assistente com mais destaque, vivenciando os problemas enfrentados por ambos. Temos principalmente Robin Ellacott, a assistente que, se no primeiro volume já foi uma das melhores personagens, aqui não é diferente - ela aparece com muito mais destaque e tem um papel fundamental no final. Além dos protagonistas, temos também personagens marcantes e com personalidades fortes, o que pode ser raro em livros policiais em que o objetivo seja apenas o "por quê" do acontecimento. Assim, personagens como Leonora e Orlando Quine tornam-se marcantes e impossíveis de serem esquecidas graças à escrita maravilhosa construção de Robert Galbraith.

Quando comparado ao primeiro volume da série, o Bicho-da-Seda sai por cima: tem a trama mais elaborada e a lista de suspeitos do crime é imensa, já que Quine escreveu um livro, intitulado Bombyx Mori (nome científico do bicho-da-seda, e aí o por quê do título), em que critica e expõe os segredos mais ocultos de várias pessoas. Além disso, as reviravoltas a cada página são ainda mais interessantes, e vão contribuir para que você seja surpreendido com o final da história. No mesmo momento em que você sabe exatamente o que aconteceu, tudo se torna exatamente o contrário.

Assim como em O chamado do Cuco, o autor também faz críticas à um tipo de comunidade da atualidade. Enquanto no primeiro vemos o mundo das celebridades e dos paparazzi, aqui somos convidados a conhecer o que há de pior no mundo editorial: agentes literários, editores e escritores rivais. E é no meio disso tudo que um terrível assassinato é cometido, descrito de uma maneira única e que pensei que nunca fosse ler de J.K. Rowling, mesmo depois do balde de água fria que foi Morte Súbita. A cena do crime é descrita nos mínimos detalhes e talvez seja a mais repugnante que já li.

O Bicho-da-Seda recebe 5 estrelas e prova que J.K. Rowling mais uma vez se consagra como uma escritora única e ao mesmo tempo versátil, que tem uma escrita fluida capaz de passar por diferentes gêneros (fantasia, policial, novela) sem decepcionar, e que não te deixar largar o livro antes de terminar a leitura.

site: http://blogmaislivros.blogspot.com.br/

Alex.Gilson 07/04/2015

O bicho da seda
Quando o escritor romancista Owen Quine desaparece, sua esposa apela ao detetive particular Cormoran Strike. No inicio, ela pensa apenas que o marido se afastou por alguns dias como sempre fizera e quer que Strike o encontre e o traga para casa.

Entretanto, a medida que o detetive investiga, fica claro que há mais no desaparecimento de Quine do que percebe a mulher. O romancista acaba de concluir o manuscrito de seu próximo livro, retratando de maneira venenosa quase todos que conhecera.

Caso o manuscrito seja publicado, destruirá a vida de muitas pessoas, portanto muitos suspeitos para silencia-lo. Quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias bizarras, inicia-se uma corrida contra o tempo para entender a motivação de um assassino impiedoso, diferente de qualquer outro que Strike já viu.

site: http://aspiracoesjovemjornalista.blogspot.com.br/

Bruno Oliveira 16/04/2015

Uma casa abandonada. Um cadáver mutilado. Uma cena horripilante.
“Sete pratos e sete jogos de talheres foram arrumados em volta do corpo em decomposição como se fosse uma gigantesca posta de carne.”

Após a solução do caso da modelo Lula Landry ele agora é muito procurado por pessoas querendo seus serviços e uma pessoa em particular o procura para que ele encontre seu marido, um escritor que nunca teve um best-seller. Ao aceitar o caso Cormoran Strike acha que será apenas mais um “casinho” que logo será solucionado, e as investigações começam e com elas as dificuldades.

Nada é fácil, nem para o detetive. Procura ali, procura aqui, investiga acolá e nada. Onde foi parar esse homem? Uma pergunta até então sem resposta. Mas toda investigação leva a algum lugar, o tal escritor finalmente foi encontrado, mas não da maneira que deveria e agora não basta apenas tê-lo encontrado, tem que descobrir quem o assassinou, quem cometeu esse crime de tamanha brutalidade e selvageria digno de um filme de terror, ou até mesmo de um ritual satânico.

Em uma investigação tensa e angustiante onde nada leva a lugar nenhum Cormoran Strike irá suar a camisa para solucionar um caso brutal onde a única pista seria um livro cujo autor que fora encontrado morto estivera trabalhando, a única pista que aponta possíveis suspeitos.

Morto! Que livro é esse? OMG! O segundo volume da série é incrível e surpreendente. A trama te prende do começo ao fim e tem aquele toque mais sombrio e misterioso. Enquanto lia e acompanhava as investigações fiquei perdido, não tinha ideia de quem seria o responsável pelo crime, claro que isso se dá ao fato de ser pouco compartilhado com o leitor o que Cormoran Stike acha e suas descobertas, apenas algumas coisas nos são reveladas e tudo isso para chegarmos ao final e recebermos a bomba onde ele explica detalhadamente cada passo de como o crime foi planejado e executado, além do culpado ser a pessoa que menos imaginamos, pra variar.

Um dos motivos que dizem sobre acharem o livro parado é justamente esse, durante toda a leitura temos poucas informações e só no final é que tudo é explicado, mas convenhamos que em livros policiais e investigativos dessa forma é bem mais emocionante. Gostei muito do livro, a escrita é ótima e não torna a leitura cansativa, a trama é brilhante e a obra é mais que recomendada.

site: http://jovens-leitores-brasil.blogspot.com.br/

Rascunho com Café 22/04/2015

Uma trama rica com um protagonista cativante
Iniciei O Bicho da Seda completamente livre de pretensões. Acredito que vez ou outra é interessante embarcar às cegas em um livro, sem ler resenhas ou sinopses, para tirar as próprias impressões, livre de pré-julgamentos. O Bicho da Seda é a sequência da série de romances policiais que têm o detetive Cormoran Strike como protagonistas, sendo "O Chamado do Cuco" o primeiro deles. Escrito por J.K. Rowling sob o pseudônimo de Robert Galbraith, o livro é o que eu costumo ver como uma prova do autor de que pode ser muito mais do que seu best-seller.

Cormoran é o típico estereótipo de detetive: alto, de sobretudo, fumante, rabugento, genioso, com dificuldades financeiras, um escritório com seu nome na porta e etc. Mas apesar dos clichês típicos de romances policiais, Cormoran é um personagem envolvente, bem construído e extremamente cativante. Em alguns momentos achei o detetive um tanto romantizado, especialmente porque algumas de suas preocupações pessoais tomavam sua mente durante a investigação, mas ao mesmo tempo isso o tornava extremamente humano.

Contratado por Leonora Quine para investigar o desaparecimento de seu marido escritor, Owen Quine, Strike se depara com um assassinato grotesco e uma rede de suspeitos excêntricos e geniosos. O livro é um pouco extenso e em alguns momentos a grande quantidade de suspeitos e detalhes se embaralham, tornando a leitura um pouco maçante e complexa. Contudo a trama é muito bem construída e repleta de referências inteligentes.

Um dos pontos divertidos da história é a "rixa" que existe entre a polícia metropolitana londrina Scotland Yard e o detetive particular. Cormoran frequentemente se irrita com a pouca criatividade e tendência ao óbvio da polícia, em contrapartida os policiais encarregados do caso detestam Strike por se meter em seus assuntos. A história é rica em detalhes e bem ambientada, permitindo que você visualize muito bem o trajeto percorrido pelos personagens.

O desfecho é surpreendente, mas eu achei muito rápido, algo que para mim foi um pouco decepcionante, especialmente pelo fato de que durante todo o livro são perdidas páginas e páginas com depoimentos e investigações e no final tudo foi muito veloz e seco, inclusive o que deveria ser o clímax. Gostaria de que tivesse tido um pouco mais de ação, mas acredito que isso seja uma preferência pessoal e não prejudique a qualidade do livro.

No geral gostei muito da experiência com Strike, me encantei pelo personagem e fiquei muito feliz em experimentar a escrita de Rowling em um romance policial. Não é necessário ter lido o primeiro livro da série para compreender, mas afirmo que com certeza a leitura irá despertar sua curiosidade pelo volume anterior e pelos seguintes que devem vir futuramente.

site: www.rascunhocomcafe.com

ADRIAN 24/04/2015

NADA DE EXTRAORDINÁRIO
Neste livro, JK Rowling mostra mais uma vez o quanto é competente como escritora. Sem dúvidas, ela sabe contar uma história. No entanto, achei que a trama de O Biho-da-Seda um tanto fantasiosa para um livro policial. Ainda que todas as pontas se amarrem no final, é difícil crer na teoria elaborada pelo protagonista do livro, o detetive Strike. Pra mim, não basta saber contar uma história. É preciso ter uma boa história pra contar. Não é o caso. No mais, o livro se alonga em descrições detalhadas de Londres, seus bares, clubs, pubs e restaurantes. Bem ao estilo da autora. Os personagens são um tanto caricatos, mas convencem. Confesso que resisti em alguns momentos à tentação de abandonar a leitura. 3 estrelas fica de bom tamanho.

Paula 24/04/2015

Ótimo!
O bicho-da-seda é o segundo livro da saga detetivesca que JK Rowling vem escrevendo sob o pseudônimo Robert Galbraith. No livro anterior, O chamado do cuco, o detetive Cormoran Strike e sua assistente Robin desvendaram o caso da morte de Lula Landry. Neste,Cormoran é procurado por Leonora Quine, para investigar o desaparecimento de seu marido Owen Quine. Owen é escritor e tem o hábito de se isolar para buscar inspiração. Leonora está acostumada com as eventuais saídas do marido, que costumava voltar. Dessa vez porém, ele não volta e Leonora começa a receber fezes caninas em sua caixa de correio.

Quando Leonora contrata o Sr. Strike, tem a esperança de que o encontre em um retiro para escritores, mas as investigações levam à descoberta de que Owen Quine está morto. Ele estaria escrevendo um livro entitulado Bombyx mori - nome científico do bicho-da-seda - no qual estaria difamando pessoas do meio editorial. Tudo leva a crer que Quine se sentia injustiçado e queria mais publicidade.

Paralelamente a investigação, JK Rowling desenvolve os personagens em seu âmbito pessoal. Isso torna a narrativa um pouco lenta a princípio, mas logo que o caso é solucionado e o livro acaba, sentimos vontade de saber sobre eles, principalmente sobre Robin, que além de trabalhar como secretária, tem um papel importante na resolução do caso.

O bicho -da-seda é um livro ótimo, com um um final incrível. Robin, para mim, supera a Hermione no quesito "personagens femininas fantásticas criadas por J K Rowling." E quando digo fantásticas, não me refiro à fantasia/ bruxaria; mas ao modo como ela amadurece e enfrenta obstáculos, tanto para provar a Cormoran que ela é uma boa assistente, quanto para provar a Mathew - seu noivo - que o sonho dela é trabalhar com investigações.

Marcelo Santana 25/04/2015

Boa Leitura Mas Nada Surpreendente
O Bicho-da-Seda é o segundo romance do escritor Robert Galbraith, pseudônimo criado por J.K. Rowling. Nessa obra, o detetive Comoran Strike é contratado para investigar o desaparecimento de Owen Quine, um escritor não tão renomado. A contratante, esposa do escritor desaparecido, diz que é comum ele fazer isso, mas, dessa vez ela tem uma preocupação maior com o seu sumiço. Durante o processo de investigação, Strike encontra Owen assassinado, de forma brutal e um tanto bizarra. Com a ajuda de sua fiel assistente Robin Ellacott, Strike irá procurar o responsável pelo assassinato de Owen, e confiar no seu faro de detetive para encontrar o verdadeiro culpado.
Assim como O chamado do cuco, O Bicho-da-Seda tem uma narrativa bem dinâmica e bem detalhista dos cenários como pubs, restaurantes e nas viagens em trens e metrôs. Robin merece destaque nesse segundo livro, é evidente como ela evoluiu e passou a ter a confiança de Strike com o passar da trama.
A resolução do caso é feita nos últimos capítulos do livro, com bastante informação para assimilar de uma só vez, mas sim, o final faz com que o livro valha à pena, mas poderia explicar melhor a teoria do detetive para resolver o caso.
Para os fãs do gênero, vale a pena à leitura, mas nada de extraordinário, vemos muitos livros do mesmo gênero com o mesmo perfil narrativo.

site: www.sugestoesdelivros.com

Pandora 02/05/2015

Gostei mais deste "O bicho-da-seda" do que de "O chamado do cuco". Não só a morte investigada é mais chocante, como o desenvolvimento do livro é mais interessante desde o início. Depois da metade, achei que a história perde um pouco o ritmo, mantendo-se num tom mais neutro até o final. Que, aliás, foi semelhantemente descritivo como no livro anterior, cheio de explicações de como Cormoran Strike chegou à conclusão do assassinato. Em geral este tipo de final explicativo me incomoda, mas nos livros desta série achei até necessário. Cormoran se destacou como um dos meus detetives favoritos dentre todos os livros policiais que já li. E isto, com certeza, me fez ter ainda mais simpatia pelo livro.

Amanda 18/05/2015

Um crime brutal e um detetive muito carismático
O Bicho-da-Seda é o segundo volume da série de livros do detetive Cormoran Strike e sua assistente Robin. Tudo começa quando o escritor Owen Quine desaparece, levando sua esposa a contratar os serviços do detetive particular para encontra-lo. No entanto, Quine é achado brutalmente morto, e a partir daí a trama se desenrola na investigação do crime.

O eixo central da trama é um livro muito polêmico, concluído por Quine logo antes de seu sumiço, o Bombyx Mori. O autor teria difamado e irritado inúmeras pessoas do meio literário, onde já não era muito querido. Strike, então, segue a trilha dos variados suspeitos, buscando todo tipo de informação para concluir o caso de um criminoso cruel, sádico e genial.

O Bicho-da-Seda é, sem dúvidas, uma boa obra, ainda que mais fraco que seu antecessor. Não há nada de espetacular na história em si, mas é bem construída, inteligente, tem vários elementos surpresa indispensáveis a um bom suspense. Em muitos momentos o livro se alongou demais, tornando-se maçante, mas (graças a Deus) essas passagens eram breves e suportáveis.
Não posso deixar de acrescentar que a dupla Strike e Robin é excelente e a construção dos personagens é incrível, criando um pano de fundo muito bom para além da investigação em si.
Dou 3 estrelas por se tratar de um livro que poderia ter proporcionado muito mais, mas não deixou a desejar de todo.

Dani 26/05/2015

Eu gostei muito mais da trama elaborada desse segundo caso do que do primeiro.
Gosto demais dos personagens principais, o que vai me fazer sempre querer acompanhar essa série.

Lucas 07/06/2015

leitura estimulante
Após sair de uma leitura massiva de um outro livro tudo o que eu precisava era ler um livro verdadeiramente interessante e com uma trama elaborada.
tudo o que eu encontrei em o bicho-da-seda, muito bem escrito com uma leitura complexa e ao mesmo tempo interessante.
a trama é muito superior ao do primeiro livro e o detetive se supera amplamente na resolução do caso, cada capitulo colocando um novo obstáculo e no fim ele juntando fragmentos que pareciam no minimo desconexos para descobrir a verdade.
recomendo a todos! muito bom!