O Bicho-da-Seda

Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Nanda Lima 12/01/2015

J. K. continua afiadíssima
Todos os fãs da J. K. Rowling e do detetive Cormoran Strike, personagem que encantou milhões de leitores ao redor do mundo em 2012 com a história de “O chamado do Cuco”, aguardaram ansiosamente a continuação da série. A autora anunciou que serão sete livros, como foi com a série Harry Potter. Bom, eu também aguardei (e com grande expectativa!) a obra.

Como sempre, o estilo de escrita de Rowling é bastante singular e latente na obra: piadas inteligentes; muito sarcasmo; pessoas tendo de lidar com a morte; o bom e velho suspense, que tem, sim, seus clichês, mas não é datado; tensão sexual todo o tempo e romances problemáticos. Este livro engloba o que a autora sabe fazer de melhor: levar o leitor para onde ela quer que ele vá, mas sem que ele tire os dois pés do chão.

Devorei o livro, como fiz com todos os outros da autora. J. K. sabe, como poucas vezes vi em um escritor, conversar com seu leitor e prender sua atenção permanentemente. A trama é capaz de afastar qualquer ameaça de tédio. Eu me diverti bastante.

Foi interessante perceber também o desenvolvimento dos personagens principais (Cormoran e Robin, sua assistente), como eles estão mudando ao longo da série (mudanças essas que Rowling promove gradual e constantemente). Reparei no quanto a escrita da autora evoluiu ao longo dos anos, desde “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

O livro merece ser lido, com certeza. Eu diria que, dos lançamentos de 2014, foi o melhor que eu li. J. K. Rowling continua afiadíssima e agora é só aguardar pela continuação.

Recomendado!

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

Alex.Gilson 07/04/2015

O bicho da seda
Quando o escritor romancista Owen Quine desaparece, sua esposa apela ao detetive particular Cormoran Strike. No inicio, ela pensa apenas que o marido se afastou por alguns dias como sempre fizera e quer que Strike o encontre e o traga para casa.

Entretanto, a medida que o detetive investiga, fica claro que há mais no desaparecimento de Quine do que percebe a mulher. O romancista acaba de concluir o manuscrito de seu próximo livro, retratando de maneira venenosa quase todos que conhecera.

Caso o manuscrito seja publicado, destruirá a vida de muitas pessoas, portanto muitos suspeitos para silencia-lo. Quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias bizarras, inicia-se uma corrida contra o tempo para entender a motivação de um assassino impiedoso, diferente de qualquer outro que Strike já viu.

site: http://aspiracoesjovemjornalista.blogspot.com.br/

Derlaine 17/01/2015

Resenha :
Amei Bicho da seda confesso que não esperava muito da continuação de O chamado do cuco mas me enganei o livro é muito bom não fica devendo em nada ao primeiro livro, com cenas de ação e suspense muito bem escritas e de tirar o folego a escritora mostra um Strike ainda mais patético e solitário tentando ao mesmo tempo investigar um assassinato e fugir de um possível envolvimento amoroso com sua secretária Robin.
Também é interessante notar a critica acida que a escritora faz ao meio literário deixando bem claro no livro seu desprezo por ele,deixando a impressão que alguns personagens criticados por ela no livro são baseados em personagens reais do meio literário.
Espero ansiosa uma continuação de Bicho da Seda

site: http://derlai.blogspot.com.br/2015/01/resenha-bicho-da-seda-robert-galbraith.html

Jadna 18/01/2015

O Bicho-da-Seda - Robert Galbraith

Impressionante a evolução do primeiro livro pra esse segundo. J. K. Rowling conseguiu concertar tudo que tinha me incomodado em O Chamada do Cuco.

Primeiro,o caso foi 100% mais interessante. Grotesco,bizarro,assustador... e a quantidade de suspeitos,todos com seus motivos,todos muito coerentes,foram o principal trunfo pra conseguir ser impossível descobrir o culpado.

Segundo,o maior foco no Strike. Já que ele não é nenhum Sherlock Holmes e não tem nenhuma inteligência sobrenatural,não tem graça a forma como ele resolve o crime,por isso o livro não pode se sustentar só no caso,um dos principais defeitos de O Chamado do Cuco. A graça do Strike é ser atrapalhado,ter má sorte,ficar confuso,mas mesmo assim ter instinto. O maior envolvimento da vida pessoal dele com a história deu um ritmo totalmente diferente ao livro.

E claro,a Robin,a personagem mais carismática da série teve o seu devido espaço. A empolgação dela é o que mais contagia a gente e o tal romance com o Strike tá sendo construído bem lentamente,o que foi um outro ponto forte.
Enfim,uma história muito mais bem construída que a primeira,mais bem pensada e estruturada.Acho que agora sim depois de um começo morno,a série conseguiu um gás.

Fernanda 23/01/2015

Resenha: O Bicho-da-seda
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/01/resenha-o-bicho-da-seda-robert.html

Cheiro de Livro 24/01/2015

Bicho-da-seda
O segundo livro da série policial de Robert Galbraith (pseudônimo de J.K. Rowlling) segue o caminho trilhado em “O Chamado do Cuco”, o de clássico romance policial inglês. Cormoran Strike agora tem uma vida um pouco melhor depois do sucesso do caso Landry (caso do primeiro livro) e se envolve no desaparecimento de um controverso e nada querido escritor.
Se no primeiro livro a cultura da celebridade foi o pano de fundo, dessa vez são os bastidores da indústria literária que fornece o colorido ao caso. As intrigas, brigas, alianças e desavenças criam o cenário para que Strike mostre toda a sua capacidade de dedução. É divertido de ler como J.K. descreve o mundo das editoras e agentes literários, da mesma forma como é divertido ler o desprezo dela pelo paparazzi no primeiro livro.
Owen Quine é um escritor medíocre que adora a celebridade, depois de dez dias desaparecido sua mulher contrata Strike para que ele o ache, o caso acaba se mostrando bem mais complexo do que se poderia esperar nas primeiras páginas. É ai que Strike se parece cada vez mais com Hercule Poirot ou Miss Marple, capaz de ver o que ninguém mais é capaz de enxergar, capaz de elaborar teorias certeiras que só ele consegue provar. Essa incrível capacidade de dedução sempre me irritou um pouco quando lia Agatha Christie e me incomoda um pouco em Galbraith.
O livro se passa apenas alguns meses depois do caso Landry, com isso alguns problemas de Strike continuam. A sua atração mal resolvida por Robin, o fim de seu casamento com Charlotte, sua divida com o pai, o não tratamento da sua perna. Tudo isso volta nesse livro. A dor na perna então á constante, quanto mais ele avança no caso pior fica a sua perna, é um contraponto de toda a sua capacidade investigativa, é o seu ponto fraco. Robin cresce um pouco nesse livro, começa a ter um pouco mais de destaque e tem participação ainda mais importante na solução desse caso.
Esse segundo livro, do que deve ser uma série de sete livros, segue a mesma linha do primeiro, o do bom romance policial inglês. O caso é bem construído e bem solucionado. Galbraith acertou mais uma vez.

site: http://cheirodelivro.com/silkworm/

Gus | @escritavo 27/01/2015

Genial
Tá, foram poucas as vezes que um livro me deixou de fato desesperado para chegar no fim e ao mesmo tempo não querendo um fim. E eu preciso desabafar sobre O Bicho-Da-Seda. Cara, que livro foda haha não tenho palavras suficiente para descrever essa obra. Maravilhosamente bem escrita e com uma história de tirar o fôlego, literalmente. Eu li O Chamado do Cuco (primeiro livro da série) e achei incrível. Um detetive fora dos padrões, muito bom mesmo. JK Rowling, que já fez o incrível Harry Potter, tem dom para escrever não só sobre magia e aventura como também crimes e mistérios. Gosto muito de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, mas para mim o melhor detetive é o da JK.

Nessa 29/01/2015

Desafio Skoob 2015 - Janeiro – novinho em folha
Esse livro conta o retorno do detetive particular Cormoram Strike e sua assistente Robin Ellacott, meses após adquirir uma certa fama ao descobrir o assassino da modelo Lula Landry.
Strike ainda tenta se acostumar com o furdunço produzido por esse sucesso na investigação e aproveita a fama para aceitar a demanda de casos derivados do seu sucesso no caso anterior para pagar Robin e manter seu escritório aberto. Mas como ele é um cara de personalidade forte não se deixa abalar por gente que tem dinheiro e também dispensa ( com um tom irônico e grosseiro ) quem não lhe agrada.

Em uma dessas situações, Stricke é contratado por Leonora Quine , esposa do escritor Owen Quine há dias desaparecido. O Sr. Quine é uma pessoa temperamental e com um gama enorme de inimizades , que acaba de escrever o livro Bombyx Mori, que tem como significado um tipo de larva da mariposa para a produção de fios de seda, no qual ele simplesmente acaba com a sociedade literária londrina, com personagens no mínimo estranhos com todo tipo de violência e perversões sexuais.
No decorrer da investigação Quine é encontrado morto como descrito em seu livro e todos que tiveram acesso a ele tornam-se suspeitos.
Robert Galbraith , ak J.K. Rowling, novamente nos surpreende novamente com sua escrita fluida e deliciosa. Ela tem o dom de criar personagens envolventes e interessantes, onde sempre você quer saber sobre seu presente , passado e futuro. Stricke não faz o tipo de cara gostosão mega inteligente. Ele é um ex- soldado do exército que perdeu a perna em uma batalha no Afeganistão e que continuar vivendo fazendo o que mais gosta , investigando crimes. A relação dele com a assistente Robin , nos faz ficar curiosos . Não que exista uma tensão sexual por ali, mas parece que tem algo no ar. O incômodo do noivo dela ao sequer ouvir sobre Strike nos deixa certa dica , ou será só um desejo secreto de quem lê a série ? Pois ao contrário de Cormoran , Robin é extremamente atraente fisicamente, mas o que mais chama atenção à personagem é sua inteligência e vontade de ser detetive o que afinal de contas a faz ficar num emprego que ganha muito pouco por um trabalho excelente e muitas vezes essencial para Strike, faz com que criemos esse desejo secreto de que no futuro eles se acertem como um casal ou mesmo com parceiros inseparáveis .
Como já li uma infinidade de policiais , não me surpreendi com o assassino. Ao prestar atenção nas micro dicas dadas você percebe o potencial assassino de cada personagem. É eliminar os suspeitos por motivo x oportunidade que você também o encontrará.
Mas, ao final de contas um livro para ser degustado e como todo livro policial aguardo ansiosamente o terceiro livro da série !

Dessa Piccinini 02/02/2015

Um livro impossível de largar, com trama divertida e deliciosamente sombrio.
JK você realmente escreveu isso? Foi tão sangrento, nojento, violento que foi uma deliciosa surpresa saber que veio de uma das minhas escritoras prediletas. O bicho da seda é um clássico livro policial, com sua caça de pistas, investigação, entrevistas de suspeitos e tudo que tem direito. Mas diferente de um livro policial comum, também possui uma trama pessoal de seus personagens muito bem desenvolvida. Strike e Robin possuem sim seus problemas pessoais e eles são bem mostrados e explorados no livro.

É difícil escolher algo que mais me atraiu durante a leitura - frenética e quase direta - de O bicho da seda. Como da última vez que li Robert Galbraith, eu sentia falta de um livro que me puxasse e me prendesse em uma teia de letras e mistério até o final, e, nesse calor infernal de verão, foi com O bicho da seda que consegui finalmente entrar de cabeça mais uma vez em um livro.

Pois bem, é necessário que eu cite aqui meu total amor por Robin, a assistente e parceira de Strike, principalmente nesse livro. Robin já havia atraído meu olhar no livro anterior, mas teve um papel de destaque, até sendo fundamental para a captura do assassino em O bicho da seda. Ela se mostrou pronta para aprender e disposta a sacrifícios em nome da profissão que, secretamente, sempre admirou. Mesmo que isso a coloque contra Matt, seu noivo, em um dos grandes plots do livro. Matt parece um clássico machista que prefere ter a vida interessante do casal e não consegue aceitar que Robin coloque a vida em risco para solucionar assassinatos. Não preciso dizer o quanto eu acho Matt um pé no saco e espero que Robin de um pé na bunda do noivo. E, perto do fim, temos um reviravolta que começa a mostrar que Robin não está aí para ser interesse amoroso de ninguém e muito menos um rostinho bonito. Espero grandes coisas dessa garota.

Em balanceamento de Robin, Strike, que não havia me encantado tanto assim, até pelo motivo de deixar o enredo do livro anterior muito confuso, se mostrou um personagem muito mais carismático e provou que Galbraith tem um excelente jogo preparado para o crescimento de seus personagens principais. Strike sempre tem um amigo no lugar certo, um truque na manga ou apenas boa sorte para completar o desafio de solucionar o assassinato de Quine. E, como ele mesmo diz sobre si no livro, ele consegue pensar fora da caixa, tem tendência para o estranho e isso apenas me fez amá-lo mais.

Quase como uma laranja no bolo, o mundo e as circunstancias estranhas no assassinado de Quine são incrivelmente brutais e deliciosas. Não querendo dar spoiler algum aqui, mas que maneira para assassinar alguém mais terrivelmente violenta. E deliciosamente sombria. Eu gosto de um bom assassinato, dá uma perspectiva divertida ao livro e esse não ficou para trás. Você sentia a sombra pairando no ar, a brutalidade, o ódio. E, no topo de tudo isso, temos Bombyx Mori.

Ah Bombyx Mori, um livro que de tando ouvir falar eu quase tive vontade de ler - se não fosse as referências nojentas e o peso sexual exagerado que parecia a marca registrada de Quine. - Como Lula Landry, o Bombyx Mori paira sob todos os personagens, a espreita, pronto para revelar todos os segredos sujos daquele grupo de pessoas. Quine não pesou a mão na hora de retratar todas as suas desavenças, de sua mulher à sua amante, ninguém teve sossego e quanto mais se proibia o Bombyx Mori, mais eu queria que Galbraith nos contasse mais.

Ao todo, eu soube quem era o assassino porque li, sem querer, uma frase na última página, quando estava fechando o livro no ônibus. Mas o como e o porque foram o suficiente para me surpreender e arrisco dizer que o quem, caso você não se dê um spoiler, também é surpreendente. Um excelente romance policial que eu, diferente da última vez, não consegui colocar defeito. Eu espero ansiosamente para o próximo livro do detetive Comoram Strike e aplaudo Robert Galbraith por sua genialidade em O bicho da seda.

site: http://www.diariodeseriador.tv/2015/02/cnerd-resenha-o-bicho-da-seda.html

Alyne @bibliotecadalua 07/02/2015

Cormoran Strike é o cara!
Bastou apenas dois romances policiais, para o detetive Cormoran Strike se tornar um ídolo queridinho dos amantes de casos policiais. Graças a surpreendente capacidade de escrita de Robert Galbraith que mais uma vez nos envolve em uma trama tecida por um assassinato, alguns mistérios, vários suspeitos e o senso de fazer justiça e revelar a verdade do nosso detetive. Strike é um homem atual, que vivenciou a guerra, em consequência disso traz ferimentos não apenas físicos, como uma perna amputada, mais ferimentos na alma. Possui um relacionamento amoroso repleto de idas e voltas com Charlotte, e aparentemente está desenvolvendo um sentimento ainda não definido por sua assistente Robin. (O que pessoalmente torço para se tornar uma realidade no futuro). Também é o filho ilegítimo e mais velho de uma estrela do rock, o qual não o queria reconhecê-lo como filho. Nesse contexto, é um homem reservado, duro, mas por trás da "máscara" que veste, apresenta-se como um homem de bom coração, que preserva as verdadeiras amizades e ao seu modo ama sua família.
Em O Bicho-da-Seda somos apresentados a novos personagens como o assassinado Quine, sua mulher Leonora (a vítima acusada de ser a assassina), e a filha Orlando. A trama de se desenrola no universo de escritores, editoras e agentes literários. O assassinato de Quine é brutal, cometido por um ser maníaco. Quine não é tão famoso, mais por ser Strike que encontra o corpo, o caso ganha proporções enormes na mídia. Desde a descoberta do assassinato de Lula Landry (O Chamado do Cuco) a animosidade com a polícia só aumentou. Mais uma vez nosso detetive não concorda com a opinião da polícia e vai provar que a sua teoria é a correta. No decorrer da história a partir de entrevistas com os envolvidos e com a descoberta de fatos somos estimulados juntos a Strike tentar solucionarmos esse assassinato. Muitas emoções são despertadas no leitor como angústia, raiva, nojo, ansiedade, apreensão, até chegar o momento da revelação que nos deixa perplexa. A inteligência de Strike é surpreendente, a partir de minúsculos detalhes colhidos ele vai formando sua teoria até prova-la ser a verdadeira.
É uma leitura estimulante e envolvente. Não dá vontade de para de ler, levei apenas uma média de 36 horas para devorar o livro. Super recomendo e aguardo ansiosa o próximo caso do detetive Cormoran Strike!

Ronnison 18/02/2015

Bombyx mori deve ser FERVIDO
Pouco mais de um ano após o sucesso de O Chamado do Cuco, uma nova aventura do antipático, perneta e resmungão detetive Cormoran Strike surge para aterrorizar Londres e alucinar os leitores em um crime brilhantes, ousado, enigmático e grotesco.

"Bombyx Mori é tão ruim que chega a ser bom." - C. F.

Oito meses após a solução do caso Lula Landry, Striker está com seu serviço de detetive particular a todo vapor, onde antes seus clientes se limitavam a maridos e esposas pobretões que desconfiavam de seus conjugues e raras vezes pagavam seus honorários, agora deram lugar a uma clientela de magnatas, grandes empresários e membros da alta classe londrina que também sofrem das escapadelas dos parceiros. Robin, a sua fiel assistente continua ao seu lado com suas perguntas e ideias bem tiradas dos casos de seu patrão e o desejo de abandonar o escritório e ir a campo com Strike.

Num belo dia após acordar e recebe o comunicado de sua bela assistente de que um cliente ilustre o aguardava para uma consulta e novo relatório de suas investigações e que uma senhora de olhar abalado sem hora marcada também o aguardava e insistia em vê-lo. Eis que depois de enxotar o ricaço e dirigir sua atenção para Leonora Quine, uma "coroa de aparência inquieta" recebe a missão de encontrar e trazer seu marido, o escritor Owen Quine de volta para casa. Ele havia sumido após alguns dias, hábito que já era comum e até rotineiro, mas que desta vez havia passado do limite.

Você sabia que os bichos são fervidos? - Robin.
O que? - Cormoran.
Fervem os bichos vivos para não romper os casulos.

Se em O Chamado do Cuco, Robert Gralbraith ofereceu um romance policial lento e penoso com um “herói” incomum e melancólico numa aventura que cuspia a realidade do mundo das celebridades por trás das cortinas da fama e do glamour com uma trama que fazia o leitor apostar em um culpado cada nova página virada, mas com um final surpreendente. Em O Bicho-da-seda "ela" ele fez melhor!

O Bombyx Mori apresenta uma verdadeira dissecação do mundo literário e o que significar ser escritor em Londres. Ao contrário do que as pessoas imaginam, nas entre linhas de um romance não existem mensagens secretas, mas o veneno de víboras editoriais e escritores vingativos e obcecados com a fama. Desta vez o romance está mais vivo, talvez devido as fortes críticas da narrativa anterior ter sido considerada demasiada lente, porém este acertou o ritmo. Os personagens também estão mais “realistas” e autênticos. A leitura continua agradável com descrição e sutilezas na dose certa. Em um caso mais visceral, Strike terá que resolver um estranho desaparecimento e um homicido bizarro entre outros casos de espionagens.

Jogado no mundo das editoras e escritores londrinos, se depara com a realidade de um mundo literário onde nas entrelinhas não há magia, apenas veneno.

Mais detalhes e outras resenhas no meu blog; http://umfilosofonaweb.blogspot.com/

Um Filósofo na Web: Lendo de tudo, mas não qualquer coisa.

site: http://umfilosofonaweb.blogspot.com/

Rê. 28/02/2015

Segundo livro de Robert Galbraith (pseudônimo de J. K. Rowling), e segunda aventura do detive Cormoran Strike e sua secretária Robin.
Depois do marketing gratuito obtido pelo sucesso em desvendar o caso de Lula Landry em O Chamado do Cuco, O detetive Strike e sua fiel escudeira Robin, têm inúmeros trabalhos, mas um caso novo, em especial ativa todo o talento nato do detetive.
O desaparecimento, que passa a ser um caso de assassinato do escritor Owen Quine.
A vitima, que não é tão vitima assim, escreveu um livro referenciando pessoas reais de forma maldosa e bizarra, pessoas conhecidas do mundo literário e de seu convívio. Se essa obra fosse publicada, a vida de todos seria arruinada, então, todos que leram Bombyx mori (Bicho-da-seda), são suspeitos.

Particularmente eu gostei muito, assim como o primeiro livro, o segundo, segue a linha do Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle. Um livro é totalmente independente do outro, as histórias se completam em si mesmas, quem lê O Chamado do cuco, não precisa ler O bicho-da-seda e vice-versa, mas quem ler uma obra, duvido que não queira ler a outra. Emoticon wink

Se tiverem oportunidade, leiam!!!

site: https://www.facebook.com/326245447475446/photos/pb.326245447475446.-2207520000.1425132181./610341855732469/?type=3&theater

Neto 10/03/2015

Um livro empolgante e inteligente.
Para quem gosta do gênero crime-policial-investigativo, "O Bicho-da-Seda" é um prato cheio. A história se desenvolve de uma maneira interessante, não sendo lento ou rápido, mas sim numa velocidade perfeita. Enquanto isso, o leitor fica na expectativa de ver o caso resolvido, ao mesmo tempo em que se empolga a cada pista revelada.

A relação entre Cormoran Strike e Robin Ellacot se torna mais madura. Strike passa a confiar mais em sua assistente, enquanto Robin cresce em seu personagem em todos sentidos.

Esse segundo livro da série, que promete melhorar a cada livro, é superior ao primeiro, não deixando o leitor se desprender dele até o fim.

Literatura Policial 17/03/2015

Segundo policial de JK traz enredo bem elaborado
EVOLUINDO – Quem leu “O Chamado do Cuco” (Rocco, 2013), romance policial de estreia de JK Rowling, já está familiarizado com o detetive Cormoran Strike, o lacônico e irritadiço investigador particular que protagoniza a série criada há dois anos. “O Bicho-da-Seda” (Rocco, 2014) é a segunda incursão dela no gênero, mais eficiente em prender a atenção do leitor por oferecer um enredo bem elaborado, de poucos fios soltos e final convincente.

Na trama, Cormoran Strike é contratado para encontrar Owen Quine, um egocêntrico e desagradável romancista que vive das migalhas de uma obra bem recebida no passado. Quine desaparece após entregar para sua agente literária os manuscritos de seu próximo romance, uma licença pseudopoética recheada de insinuações polêmicas sobre figurões do meio literário. Em meio à investigação, ele ressurge assassinado num ambiente bizarro e escatológico, lançando a suspeita do crime sobre todos os “personagens” citados no tal manuscrito. Cabe a Cormoran e sua assistente Robin Ellacott descobrirem quem matou.

Alguns clichês do gênero estão presentes: o detetive com problemas sentimentais, a polícia obtusa, a mídia interesseira e metáforas em dose moderada – em especial as que fazem analogia à comida (como o verde-ervilha e as “teclas gordas como cubos de caramelo”). Há um entrosamento maior entre Cormoran e sua assistente Robin, uma versão moderna da eficiente Miss Lemon de Poirot. O detetive, filho ignorado de uma estrela do rock, não ouve música, não frequenta cinema nem curte uma boa leitura (a não ser que tenha a ver com algum caso). Homem orgulhoso e amargurado pelas marcas do passado, ele vive em busca da superação após perder uma perna na Guerra do Afeganistão.

A diversidade de personagens e descrições preenchem as 461 páginas do livro, mas algumas tramas paralelas são desnecessárias. As citações no início de cada capítulo, como frases dos dramaturgos John Webster e Thomas Dekker, dão apenas um verniz para a história. A descrição do interior da casa do editor Roper Chard é tão detalhada que parece que a autora está reproduzindo a sala de um conhecido (será que está?). As investigações paralelas de Strike (sem relação direta com o assassinato, dispostas para “construir” o caráter do personagem) empacam a leitura, bem como a entediante dor de cotovelo do detetive pela ex-noiva Charlotte. Mas fazendo um balanço, o saldo ainda é positivo.

“O Bicho-da-Seda” tem um final revelador e esse é o maior trunfo do livro, apesar da leitura pegar pra valer apenas depois da metade da leitura. Um investimento mais sutil nas descrições e a nota seria dez.

Resenha originalmente publicada no site literaturapolicial.com

site: https://www.facebook.com/literaturapolicialcom

Amanda 18/03/2015

Após o desaparecimento do escritor Owen Quine, o detetive Cormoran Strike – que recentemente havia ganhado fama e novos clientes por conta do caso de Lula Landry – é procurado pela esposa do romancista, preocupada pelo “habitual sumiço” do marido estar demorando mais do que o normal. E mesmo sem um pagamento garantido, Strike aceita o caso e começa a investigar. Mas à medida que o detetive se aprofunda no caso, percebe que há muito mais do que Leonora Quine, a mulher de Quine, sabe.

Owen Quine é um escritor não tão bem-sucedido que acabara de concluir sua mais recente obra, porém sua editora havia se recusado a publicá-la. O livro, intitulado Bombyx Mori (Bicho-da-Seda em latim), continha personagens reais da vida de Owen, tais como seu editor, sua agente literária, outros escritores e até mesmo sua própria esposa, todos descritos de forma extremamente venenosa e maldosa. Caso o livro fosse publicado, a reputação de muitas pessoas importantes no editorial britânico seria arruinada.

Então, quando Owen é encontrado brutalmente assassinado, de um jeito tão horrendo e cruel que ninguém poderia imaginar, a lista de suspeitos começa a crescer a cada minuto. Afinal, quantas pessoas insatisfeitas com seus personagens gostariam de silenciar o autor do livro antes que a história fosse publicada? E com isso, Strike entra num questionamento torturante, juntando cada peça do quebra-cabeça para tentar entender o que levou Owen a escrever Bombyx Mori e que tipo de assassino seria capaz de matá-lo daquela maneira.
[...]

site: Leia a resenha inteira em: http://www.sagasbrasil.com/resenha-o-bicho-da-seda/