O Jovem Audaz no Trapézio Voador e Outras Histórias

O Jovem Audaz no Trapézio Voador e Outras Histórias William Saroyan

Resenhas - O JOVEM AUDAZ NO TRAPEZIO VOADOR E OUTRAS HISTORIAS

Henrique Fendrich 01/05/2018

Grata surpresa esses contos. Lembrei-me muito do Campos de Carvalho, pergunto-me inclusive se o Saroyan não chegou a influenciá-lo, em seu estilo anárquico, libertário, mas profundamente humano. Saroyan tem uma verve impressionante, um estilo muito envolvente e procura, intencionalmente, quebrar padrões do gênero. Para isso faz algumas experimentações e, embora nem todas tenham dado certo, consegue passar uma imagem e uma visão de mundo bastante singulares. É muito interessante o modo como ele aplica a metalinguagem. Encontrei no conto "Um dia frio" algumas das mais expressivas recomendações para o "fazer literário" . A autobiografia se alia completamente à temática de Saroyan, e seus contos também se destacam pela sinceridade. Há muita coisa no que ele escreve que no Brasil seria crônica, como as do Campos de Carvalho mesmo. Vale a pena ser conhecido, há momentos pungentes, entre os quais destaco o conto "A gargalhada", além de "Setenta mil assírios", que parece ser mais famoso.