A história perdida de Eva Braun

A história perdida de Eva Braun Angela Lambert

Resenhas - A História Perdida de Eva Braun

Christiane.Leite 02/05/2023

Eu era louca para ler esse livro faz muito tempo e posso dizer que as quase 500 páginas não me decepcionaram! A Biografia é um relato detalhado e minucioso da vida de Eva Braun, desde sua juventude até o trágico fim na bunker de Berlim em 1945. Angela Lambert recria os anos pré-guerra e revela o cotidiano luxuoso de Braun, mostrando como ela conseguiu se aproximar do líder nazista. A escrita é elegante e acurada, nos levando através dos segredos mais profundos da vida de Eva Braun. Se você está interessado em ler sobre a história da Segunda Guerra ou em descobrir o lado pessoal e emocional da vida de Eva Braun, este livro é uma leitura obrigatória, especialmente pelo seu valor histórico e autenticidade.

Rosangela Max 07/08/2022

Uma imagem pessoal além das aparências.
É descrita uma imagem da Eva Braun bem diferente do que a História propagava. Segundo a autora, Eva possuía uma personalidade rebelde, ousada, geniosa e obcecada por Hitler. É difícil imaginar uma mulher com este perfil mantendo um relacionamento de anos com Hitler. Mais difícil ainda é imaginar que uma pessoa pudesse viver alheia em relação a todos os atos e atrocidades dele como líder.
A história dela sempre me intrigou, por isso que decidi por ler um livro que tivesse o maior número de páginas sobre ela. Porém, metade do conteúdo não diz respeito exclusivamente a Eva.
Algumas coisas que foram colocadas aqui achei que serviram para ?encher linguica?, como por exemplo: o paralelo que é feito da infância e juventude de Eva com à infância e a juventude da mãe da própria autora ( a autora fala muito sobre a própria mãe nesse livro) e os tipos de máquinas fotográficas que Eva teve ao longo da vida, especificando as configurações técnicas de cada uma. Achei estas partes dispensáveis.
Outras partes referem-se ao Hitler em si, tanto sua vida pessoal e familiar quanto sua ascensão e seu papel como governante do país. Não que isso não seja interessante e não tenha relação com a Eva Braun (afinal, ela se tornou conhecida por causa dele), mas eu já li algumas biografias do Hitler e pouco o que foi dito aqui foi novo para mim. A minha expectativa é que este livro fosse focado nela, sem compartilhar o holofote com ele.
Enfim, a escrita da autora é boa, embora tenha perdido o foco em alguns momentos e desenvolvido a maior parte do conteúdo baseado em especulações e conjunturas. Mas, para ser justa, acredito que ela tenha tentado o melhor possível contar uma história sobre uma personagem que foi condicionada a viver uma vida escondida.
Recomendo a leitura.
Alan kleber 09/08/2022minha estante
Já leu Filhos de Nazistas? É uma leitura que vale muito a pena.

Rosangela Max 09/08/2022minha estante
Esse eu tenho, mas ainda não li. Que bom saber que você gostou da leitura, já dá um incentivo a mais. ??

Alan kleber 09/08/2022minha estante
O livro mostra quais foram as escolhas que os filhos fizeram quando descobriram que seus pais eram monstros. É impactante.

Rodrigo Dulze 29/03/2013

Muito bom!!
A figura de Eva Braun sempre foi relegada para o segundo plano, mas descobrimos que ela foi um dos pilares por detrás do ditador.

A descrição de fatos e personagens no livro são ótimos, rico em detalhes.

O envolvimento da autora, junto com sua família da história alemã foi um fator crucial para o desenvolvimento do livro e ninguém melhor para relatar a história do que a autora, pois sua mãe viveu na mesma época da biografada.

A leitura se desenvolve de maneira fácil e com detalhes que nos transportam para a Alemanha do início do século XX.