O Livro da Vida

O Livro da Vida Deborah Harkness

Resenhas - O Livro da Vida

Simone 05/11/2020

Finalizando a saga da bruxa e do vampiro, cheio de suspense e tensão. É incrível como a autora constrói a narrativa (toda a trilogia) mesclando história, personagens reais e fictícios, joga com a linha do tempo, e não deixa furos ou pontas soltas

SilviaV85 20/10/2020

Último mas até poderia ter mais
O terceiro da série e tão bom quanto os dois primeiros. Confesso que adoraria mais um livro. Adorei a Diana e o Matthew. São aquele casal que da certo mesmo quando parece que é pra dar errado. Adorei li várias vezes essa série é lerei de novo com certeza.

Lili 24/09/2020

O Livro da Vida
Último livro da trilogia das almas.
Matthew e Diana estão de volta do século XV com grandes mudanças em suas vidas. Uma em especial, faz com que a busca pelo manuscrito seja mais acirrada pois disso depende sua segurança a segurança de sua nova família e da segurança das espécies.
Várias escolhas são necessárias para que eles consigam pôr um fim na caçada a que estão inseridos. As descrições dos cenários e fatos históricos apresentados vieram de pesquisas reais, o que torna a leitura incrível. Temos o prazer de nos depararmos com uma leitura rica em fatos históricos e científicos mesclados com elementos sobrenaturais. Por mais que seja uma trama de fantasia, ela se enriquece demais ao ser desenrolada neste meio histórico tão real. O livro finaliza a trilogia das almas e nos enche de amor pelos protagonistas que lutam para viver uma vida a dois mesmo tendo que enfrentar suas inúmeras diferenças (de espécie). Aos poucos eles vão construindo um amor cada vez mais forte ao encontrarem um equilíbrio, aceitarem suas diferenças e cederem um ao outro: uma boa analogia à construção de um casamento.
A autora sabe explorar muito bem cada personagem deixando um gostinho de "quero mais" nos mistérios da vida de cada um.
O Livro da Vida foi para mim o melhor da trilogia. Deixa saudade do casal mais amado de bruxa e vampiro e de toda sua família e amigos que também o amam.
Não espera não! Corre ler a trilogia, e se encantar por todas as tramas, segredos e paixões! ?

:) 16/08/2020

alguém mais incomodado com o modo que Matthew trata Marcus? a autora quis que o leitor acreditasse que Matthew sentia amor pelo filho? não consegui ver isso

Lauren 14/08/2020

O livro da vida
Gente, esse livro fechou tudo com chave de ouro, inclusive sanou todas as dúvidas e desvendou todos os mistérios dos outros livros.

Amei ainda mais o Philippe e tb o Gallowglass, pq não tem como não amar e entender eles cada vez mais, simplesmente personagens secundários perfeitos s2

Amei o Matt sendo mais sujeito a falhas e todo o sacrifício que ele teve, ele foi um herói lindo, um homem corajoso e muito maravilhoso, nesse livro ele mostrou o amor dele, a dedicação e todo o esforço em manter a família dele viva e unida, achei ele mais apaixonante ainda.

A Diana nesse livro mostrou a quem veio, pqp que mulher e que bruxa! Finalmente ganhou o cuidado e respeito, teve voz e seus bons momentos nesse livro. Sinceramente eu não sei o que ela fez de melhor nesse livro, mas foi tão bom ver ela compreendendo as coisas, desapegando, aprendendo, sendo uma força da natureza e se permitindo, além de todo empoderamento que ela teve nesse livro. Que evolução, que mulher!

Não vou falar dos demais personagens porque não quero dar spoiler mas amei cada um, eu acho fantástico livros com personagens secundários tão marcantes, valorizados na trama e que fazem a diferença realmente na história e essa história até a casa mágica tem sua personalidade marcante e importância.

Mais uma vez a ciência presente no livro, o jeito de juntar magia e ciência é lindo de ler, amo a importância que a ciência apresenta aqui e também as respostas que ela traz. Uma história de fantasia que junta os seres mágicos e também os humanos de uma maneira igualitária foi sensacional, senti que esse é uma das primeiras histórias que eu leio em que os humanos tem algum tipo de relevância - principalmente por causa da sua inteligência , esse livro não tenta apontar falhas na condição de ser humano, achei isso maravilhoso!

Essa trilogia e seus personagens tão bem trabalhados ganhou meu coração, quero o Gallowglass pra minha vida

Gabi Sampaio 11/08/2020

Os segredos enfim revelados
Os dois primeiros livros são de tirar o fôlego com um frenético a autora entrega uma história cheia de reviravolta, entretanto o livro da vida trás uma história igualmente impecável respondendo todas as questões deixadas nos livros anteriores ela fecha todas as pontas soltas muito bem, porém com um final razoável

Gaal 07/07/2020

Finalizou com classe
O primeiro livro da trilogia foi ótimo, introduziu o romance, a história dos personagens e das criaturas. O segundo pra mim se perdeu, muita enrolação, a autora quis introduzir muita historiografia no romance, com personagens antigos e acabou ficou muito cansativo.
Já nesse terceiro livro tudo volta um pouco para a simplicidade do primeiro, um vilão bem estruturado, o romance com obstáculos, áreas de conhecimento entrelaçando com a história (que pra mim é a beleza dessa autora) e um final bom pra encerrar a trilogia.
Vi pessoas falando "precisava de mais explicações", sim precisava, dava pra ter explicado MUITO mais coisa do Ashmole, dos pais da Diana... Mas ao mesmo tempo, será que não ficaria maçante igual o segundo? Não sei, pra mim o final foi bom, um fim digno da trilogia.

Isa 23/06/2020

Amei do início ao fim, eu protelei tanto o fim desse livro, não queria que chegasse ao final.

Camila.Santana 13/06/2020

Realmente amei demais essa trilogia,para falar a vdd foi a primeira vez que eu leio uma obra tão longa , e a história me prendeu demais e por isso adorei . Matthew e Diana Bishop que casal né meu povo ?

Rachel 13/05/2020

Maravilhosa conclusão de uma trilogia que misturou fantasia com fatos históricos

Sissa 17/04/2020

Um bom final
O 3° livro da trilogia foi um pouco maçante de ler. Muitos detalhes desnecessários; demorou para desenrolar a história; alguns momentos clichês e outros que ela poderia ter explorado melhor. Mas, no fim a autora conseguiu fechar todos os detalhes e mistérios. Entre os 3 livros, esse foi o que menos me encantou, mas valeu a pena ter concluído a saga. Valeu o esforço!

Isa 11/04/2020

Trilogia das Almas
Fui pega desprevenida, confesso que não sou fã de trilogias. É a modinha em voga dos autores. A maioria das mesmas se perdem em excessos de detalhes inrelevantes, mas essencial e muito utilizado para literalmente encher linguiça.

Apesar da mote interessante a história não se faz necessária a uma trilogia, arrastada com um infinito elenco de personagens coadjuvantes. Muitos apoiados em um extenso trabalho de pesquisa histórica que embasa  o desenrolar dos conteúdos dos livros. Já os protagonistas são compostos de muitos personagens carismáticos, alguns bem mais interessantes que os principais, a Diana e o Matthew. Ela em processo evolutivo de sua condição premente como bruxa, " A Descoberta das Bruxas".

"Sombra da Noite"  ambientado no século XVII mostra muita erudição histórica, envolvendo personagens fictícios e reais. Os reais relatados com muita licença poética, moldados com personalidades e atitudes a conveniência do enredo, para atender ao que se propõem.

No último livro, "Livro da Vida" chega a conclusão  com um desejar de que poderia ser mais. A resolução se faz bem mais no anticlímax, do que na esperada cena central. Fiquei a pensar se era tão fácil pq se fez tanta expectativa que não justifica o longo desenrolar  até o embate final?!

Bem, uma questão, bruxas, vampiros e demônios  cheios de subterfúgios, poderes e atitudes, mas me pergunto como a autora deixou passar batido o desenrolar da morte do Phillipe, se ao suprimir o sangue de suas vítimas os vampiros adquirem suas memórias, pensamentos e sentimentos?!

É isso aí, já deu. Melhor encerrar, resenhas longas são entediantes.

Leiam, mas não por falta de aviso.
Três estrelas e meia!

Angie 20/03/2020

Com a conclusão da trilogia da alma tive a mesma impressão do segundo livro (sombra da noite), apesar da boa escrita da autora ela peca ao enrolar tanto no desenvolvimento da história. Alguns acontecimentos foram meio desnecessários e um em específico me deixou tão chateada que me fez não continuar a leitura do livro por um tempo. Fora isso é um bom livro, mas que poderia ser mais curto.