O Livro da Vida

O Livro da Vida Deborah Harkness

Resenhas - O Livro da Vida

PsiMônicaB 19/04/2021

Gosto muito da história desta trilogia, este é o terceiro livro.

A história é rica em detalhes e o enredo é bem construído. Só me senti um pouco perdida na transição de acontecimentos, descrição de cenas e em alguns diálogos que, na minha opinião eram totalmente desnecessários.

Tem uma série que foi feita baseada nesta trilogia, chamada A Descoberta das Bruxas

Cabral 01/04/2021

Decepcionante
O primeiro livro, A Descoberta das Bruxas, foi um livro interessante que apesar de não me prender, fez com que eu continuasse com a trilogia pelo enredo. Porém, a partir do segundo livro a história desanda.
Por ser um livro grande, a autora não soube trabalhar bem o enredo e há muita "encheção de linguiça", vários capítulos onde nada acontece. As coisas começam a andar no final do livro, praticamente.
O segredo do livro Ashmole foi decepcionante. Enfim, não foi uma boa leitura pra mim
Julinho 05/09/2021minha estante
Senti o mesmo que você, o primeiro é até acima da média entre os livros de fantasia... Agora as continuações...

Van 15/10/2021minha estante
Eu procuro esse
Livro pra comprar e nao acho ?

Paula1630 17/02/2021

O próprio Casos de Família versão vampiro, só faltou a Cristina Rocha. O final do livro (as últimas 100 páginas) é o que salva. Achei o livro cansativo e absurdamente descritivo. Essa trilogia seria magnífica se fosse uma duologia.

Sami 31/12/2020

Final muito bom para essa trilogia fantástica. Amei ver o desenvolvimento do casal, e suas relações com os familiares. Apenas senti falta de saber como serão as consequências para um cenário global entre as criaturas.

Jessica Hellen 27/12/2020

Começa com ausência e desejo...
Chegou o momento que ninguém esperava: minha resenha final da Trilogia das Almas da Deborah Harkness.

Senta, pega uma pipoca, e deixa eu te contar o resumo dessa história.

Começamos essa saga com Diana Bishop, uma bruxa que não se aceita bruxa e que supostamente não tem muitas aptidões mágicas. Diana perdeu ambos os pais muito cedo, no que ela acreditava ser uma armadilha tramada por humanos com medo de bruxas, fato esse que alimentou nela o medo de ter o mesmo destino dos pais.

Buscando se distanciar da magia e ter um futuro o mais normal possível, Diana se tornou uma renomada historiadora de alquimia, sendo professora da matéria em Yale. No início do primeiro livro, A Descoberta das Bruxas, ela está morando em Oxford onde está conduzindo pesquisas sobre a matéria de sua especialidade. E é aí, meu amado leitor imaginário, que o circo pega fogo.

Diana descobre um manuscrito poderoso e enfeitiçado na biblioteca da universidade, manuscrito esse que é cobiçado há séculos por todas as bruxas, vampiros e demônios (uhum, é isso aí, temos tudo nesse livro). Um vampiro em especial, dedicou grande parte de sua vida (?) à busca desse livro, e aqui entra Matthew Clairmont (ou De Clermont, ou Roydon, ou sei lá, vocês sabem como são vampiros).

É spoiler dizer que eles são endgame? Se você leu a sinopse eu acho que não.

Segundo o Skoob, a Trilogia das Almas tem aproximadamente 1770 páginas. E eu nem consigo acreditar que eu ACABEI. Você deve estar se perguntando, leitor imaginário, se valeu a pena (ê, ê) e a resposta é: graças a Deus, SIM! Porque se eu tivesse lido tudo isso pra ter um final bosta eu provavelmente teria pendurado minhas chuteiras de leitora e me aposentado.

A Trilogia das Almas é a combinação perfeita de excesso de descrição, romance, seres sobrenaturais, viagens no tempo, coisas dando absurdamente errado, referências históricas, diálogos e termos estrangeiros que te forçam a pesquisar e aprender, sangue, violência, guerra, homens sendo homens (ou seja, burros), preconceito e uma clara crítica implícita ao racismo. Pareceu confuso? Não se preocupa não, tudo faz (quase) sentido no final, eu juro.

Você deve estar vendo aí que dei 4 estrelas, e se eu gostei tanto assim por que não 5? Pra ser sincera, foram as temidas pontas soltas, foram as prioridades dos personagens e o encerramento de certos ciclos. E Gallowglass, e Annie, e Emily? Por que nosso vilão Benjamin se tornou nosso vilão? Por que Baldwin, no final, virou a casaca? Qual a utilidade e história de Verin e daquela outra irmã mencionada 3 vezes? Essas são perguntas que nunca vamos saber as respostas. E isso me incomoda. Mas não o suficiente pra não recomendar essa Trilogia.

Tenho certeza que ao finalizar esta leitura você vai sair muito mais versado em latim, francês, etiqueta vampírica fictícia e plantas do que você jamais imaginou. Ah e vai ter aprendido muitas frases de efeito de escritores antigos e palavras difíceis pra impressionar seus parentes. Recomendo demais!

Vanessa 22/12/2020

Este é o último livro da Trilogia A Hora das Almas. Diana e Matthew enfrentam seus últimos desafios em torno do Ashmole 782. De volta ao seu tempo, uma perda faz Diana buscar por vingança. Confesso que a bagagem da história poderia render mais livros, pois senti o universo da alquimia e bruxaria explorado pela pela autora é ainda mais amplo. Além dos outros personagens, que poderiam ter suas histórias paralelas exploradas.

Baianaleitora 14/12/2020

Não acredito que é o fim...
"Eu achava que poderia encontrar uma cura. E também achava que poderia administrar os meus sentimentos. - disse Matthew. - Mas você se tornou tão vital pra mim quanto quanto a respiração e o sangue. Meu coração já não sabe onde eu termino e você começa. Soube que você era uma bruxa poderosa desde o momento em que a vi, mas como poderia saber que você exerceria tanto poder sobre mim?"

O terceiro e último livro da Trilogia das Almas se inicia imediatamente após a conclusão de "Sombra da Noite". A dor da perda e o luto ainda paira sobre todos, mas a guerra contra a Congregação e contra os inimigos do passado está muito perto de chegar ao seu ápice.

Diana e Matthew e todos que estão a sua volta terão que tomar decisões difíceis, eles não podem ter medo e não podem errar, pois não é apenas o futuro deles que está em suas mãos mas de todas as criaturas, sejam humanos, demônios, bruxas ou vampiros.

O que falar dessa conclusão gente? Mais uma obra prima da autora, dessa vez ela introduziu mais sobre a genética das especies com palavras de fácil compreensão para todos, e claro que ela não deixou a parte da alquimia e da história de lado, temas que por si só já deixam a leitura super interessante.

"Quando você realmente ama alguém, você ama aquilo que ele mais despreza em si mesmo."

Quero ressaltar também que em momento algum ela deixou o romance entre Diana e Matthew esfriar, ou os romances secundários, mesmo ali em meio ao caos e ao desespero eles nunca deixam de lutar pelo o que acreditam ser o certo e pela família tão linda que eles construíram juntos, já estou morrendo de saudades desses dois gente, um casal que não é perfeito, mas que com certeza é de verdade, pois a todo momento estão aprendendo coisas um com o outro, sem medo de serem julgados por seus erros e falhas.

?"Antes eu era apenas pó e sombras. Você me trouxe a vida. E não posso sobreviver sem você."

São tantas perguntas e tantas respostas que temos durante esse último livro que eu simplesmente não pude larga-lo até terminar a história. A Deborah concluiu a série maravilhosamente bem, nada ficou sem uma explicação, a ira de sangue, o manuscrito perdido, as mortes sem explicação, tudo super fechadinho e com uma mensagem no final que acho que vale pra tudo, não importa quem você é ou o que você é, no final, somos todos humanos e é isso o que realmente importa.

"Mais que isso, o ouroboros simbolizava nossa parceria. Eu e Matthew representávamos o casamento alquímico entre vampiro e bruxa, morte e vida, sol e lua. Uma combinação de opostos gerava algo mais sutil e mais precioso do que se poderia obter sozinho. Nós eramos o decimo nó. Inquebrável. Sem começo nem fim."

Se você é fã de fantasia ou fã de romance vem conferir essa trilogia, é a combinação perfeita entre os dois ??

Kátia Roque 12/12/2020

Um bom fim pra Trilogia
Gostei muito do livro e sentirei falta dos personagens (sim, me apeguei hehehehehe). Achei um bom fim para a trilogia e o modo como tudo se ajeitou foi bem intrigante.

Alessandra 24/01/2021minha estante
Preciso comentar produção ? Affffff..... cheguei ao fim apenas com o seu incentivo !! Minha pior média de leitura !! 3 livros em um mês !!

Alessandra 01/12/2020

Lento e Cansativo !!
Meu Deus que livro chatoooooo.....
Caso você esteja esperando a resolução da história do Ashmole 782, saiba que isso só acontece em 90% do livro, ou seja, depois de 1.500 páginas lidas. Sinceramente a escritora se perdeu a partir do segundo livro e este terceiro desandou de vez. Foi uma mistura de histórias paralelas até chegar ao objetivo central da trilogia ( me cansei do Jack, da Sarah, do Chris, de todo o livro). Outra coisa que me incomodou demais foi a transformação do Matthew em um vampiro, submisso, sem paixão e perdido. Cadê aquele macho alpha do livro 01, que chegava e fazia o mundo parar ? LI os últimos livros arrastando só para saber o final que não é lá essas coisas.
Van 15/10/2021minha estante
Eu procuro esse
Livro pra comprar e nao acho ?

raissa.santos.3 14/11/2020

No decorrer dos três livros, o casal não fica separado por brigas ou assuntos tão tolos, o que para mim é o diferencial. Na verdade, no decorrer dos livros eles ficam cada vez mais unidos.
É o desfecho da trilogia, que não deixa de ser interessante, mas acho que em certo pontos a autora exagerou um pouco, mas nada que destrua a história.