Aline164 11/08/2016Admirável e assombrosoSegundo um post no site "Medium", esse livro é um dos livros cruciais para entender a lógica de mercado desse século (ou algo assim).
"A loja de tudo" se refere a como Jeff Bezos, fundador da Amazon, gostaria que sua empresa fosse conhecida: uma loja que vende de tudo.
A leitura me deixou ao mesmo tempo admirada e estarrecida. Admiro a ousadia e a capacidade de Bezos em tentar sempre inovar e dar a melhor experiência de compra possível para os clientes, no entanto, sua ambição é assustadora. Fiquei assombrada com as estratégias usadas pela Amazon para enfraquecer e quebrar outras empresas, o que, muitas vezes, acabou acontecendo mesmo.
O livro tem certas partes enfadonhas, principalmente na primeira metade, pois o autor conta sobre vários funcionários de alto escalão que foram contratados de empresas concorrentes (Wallmart, Google, Apple...), por terem experiência em áreas que a Amazon queria, e às vezes eu me perdia nos nomes.
Gostei especialmente do último terço, quando o autor escreve sobre o Kindle e a estratégia da Amazon em relação aos e-books. Apesar disso, achei assustadora a forma com que a Amazon abordou as editoras americanas, praticamente obrigando-as a transformar boa parte de seu catálogo impresso em e-books (caso não fizessem isso, perderiam "privilégios" de anúncio no site da Amazon, ou seja, perderiam milhares de vendas; a coação era do tipo: "se vocês não fizerem o que nós queremos, vocês sofrerão graves prejuízos").
Cheguei à conclusão, não sei se correta, de que o plano a longo prazo da Amazon é eliminar o máximo de editoras possível. Com o advento dos e-books e da plataforma de autopublicação no site da Amazon, teoricamente, o trabalho das editoras e das livrarias não seria mais necessário. É terrível pensar que isso pode se tornar realidade porque quebraria toda a cadeia do livro... se e quando os e-books se tornarem extremamente baratos (e não duvido que Bezos fará de tudo para que isso aconteça), eles serão vendidos no site, o que, teoricamente, enfraqueceria editoras, gráficas e livrarias.
Compro na Amazon com certa regularidade por conta de preço e atendimento impecável, mas de agora em diante provavelmente farei isso com certo peso na consciência. Não sei até que ponto é "ético" privilegiar empresas que visam o monopólio e querem massacrar os concorrentes.