Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas

Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas Irmãos Grimm

Resenhas - Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas

1 | 2 | 3 | 4

Yasmin 24/09/2014

Linda edição, capa dura, com ilustrações criativas e com contos inéditos em português,

A primeira história que li na minha vida foi um conto dos irmãos Grimm e desde criança que sou doida para encontrar a coletânea completa em português. Nunca aconteceu. Já vi sair coletâneas escolhidas, e a maioria com poucos contos. O livro completo ainda não saiu, mas para minha felicidade a Planeta lançou uma edição mais completa do que as demais. Com mais contos reunidos, uma edição em capa dura belíssima e ilustrações do artista Kevin Tong o livro vai encantar leitores de todas as idades.

Além de reunir contos famosos por suas adaptações na Disney como Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, o livro traz ainda contos que ainda não havia visto em outras coletâneas por aqui como é o caso de A Cobra Branca, João Fiel, O Pescador e Sua Esposa, A Amoreira, O Rei Barba de Melro, A Guardadora de Gansos e muitos outros. Alguns do que citei se destacam por seu humor e tom sombrio. Nessa coletânea a alternância entre os contos é um dos pontos marcantes. Passando de contos divertidos que chegam a ser infantis para contos com história sombria que chega a ser macabra, como é o caso de A Amoreira, que é uma versão estranha onde a mulher deseja uma criança "vermelha como o sangue e branca como a neve", mas não é Branca de Neve, é um menino que nasce e a história que se desenvolve daí é tão sombria quanto perturbadora.

Outra coisa importante em coletâneas de contos, principalmente com os contos dos Irmãos Grimm, é a tradução. A tradução nessa edição da Planeta flui bem e as escolhas para certos nomes e descrições funcionaram perfeitamente na maioria dos contos. Uma coisa que me incomodou mais uma vez é João e Maria. Ainda acho que todas as versões do Brasil deveriam ter mantido Hans e Gretel, principalmente as mais novas. Porém essa é uma preferência minha e pessoal. No conto João Prudente aparece João e Gretel, e não entendi porque usar um original e o outro não. Se era para diferenciar esse conto do outro mais conhecido achei desnecessário. Mas gostei do conto. Não conhecia e apesar dos nomes me diverti com a história.

As ilustrações de Kevin Tong dão um tom a mais ao livro. Em cada conto temos uma ilustrações finalizando ou iniciando a história, sendo que as ilustrações são sempre pensadas de forma inteligente. Tong não ilustra com algo clichê e sempre ligado a certo conto, ele consegue passar ao leitor através de uma ilustração diferente o conto em questão. Alguns deles se destacam pelo trocadilho da imagem ou pelo jogo de imagens. Muito criativo e que aliado ao resto da diagramação tornou a edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2014/04/resenha-once-upon-time-uma-antologia-de.html
LB5 31/05/2015minha estante
Na minha antiga escola tinha uma coleção dos Irmãos Grimm muito antiga de capa dura, nove volumes. Amei ler todos e estou ansiosa para ler Once upon a time.

Bruno Novais 04/05/2015

Muito cansativo
Eu comprei esse livro meio que por engano, achando que seria mais voltado para a série “Once Upon a Time”, mas mesmo assim, a capa me chamou muito atenção e dei um voto de confiança. Achei bacana ver que algumas histórias que eu conhecia pela “Disney” não era tão bonitas assim, mas ler uma sequência de mais ou menos 26 histórias de contos de fadas é entediante. Você começa a perceber como se repete as mesmas armadilhas, ações e personagens e na maioria das vezes os finais são horríveis. Parece que o autor queria parar de escrever e colocou qualquer coisa. Terminei de ler pois não gosto de deixar um livro pela metade, mais confesso que foi um dos livros mais cansativos que já li. E o pior é que comprei de presente para uma pessoa (grande erro).
Fabio 10/03/2016minha estante
O autor não deu um fim qualquer para a s histórias....originalmente os contos de fadas não tinham nada de histórias puras....eram contos cabeludos mesmo

Susu 31/08/2016

Gostosa surpresa
Quando comprei esse livro, confesso que estava interessada em saber mais sobre a história da série Once Upon a Time. Comecei a lê-lo e me surpreeendi. O livro conta de estórias que escutamos muitas vezes quando éramos crianças e outra que nem sabia que existia. Foi uma rápida leitura. Adorei saber de onde veio a inspiração para tantos filmes e séries sobre contos de fadas!
Feh 02/04/2019minha estante
ótima crítica! =)

Quatro Amigas 21/04/2014

Resenha para o blog www.quatroamigaseumlivroviajante.com
Ok, eu admito. Contos de fadas nunca foi a minha praia e sou super ignorante no assunto e para isso existem dois motivos. O primeiro é que essa "coisa" de romance, amor a primeira vista, casamento e etc nunca me atraiu desde muito nova, e a segunda é que sempre fui uma criança preguiçosa e que passava longe de livros, então contos de fadas para mim só se fossem aqueles dos filmes da Disney que existiam em fitas VHS, sim em VHS porque sou velha!

Então imagine a minha surpresa quando peguei Once Upon a Time - Uma antologia de contos de fadas, e descobri que existe um mundo deles? Sim, eu disse que era ignorante no assunto!

O livro traz ao todo 30 contos dos mais variados. Há aqueles que todos já conhecem, inclusive eu, como "João e Maria", "Cinderela" e "A Bela Adormecida", que é meu favorito. E há também aqueles menos conhecidos como "Seis atravessam o mundo inteiro", "A mesa mágica, o asno que cospe ouro e o porrete dentro do saco" ou até "Rumpelstilsequim", que antes eu só tinha ouvido falar na série Once Upon a Time, que inclusive marca presença no livro com um prefácio escrito pelos criadores dela, Edward Kitsis e Adam Horowitz, que contam como e quando surgiu a ideia da série e o porque depois de quase 200 anos esses contos continuam sendo atuais e de tamanha influência, seja em filmes ou na própria literatura.

O livro realmente me surpreendeu e de uma forma bem positiva e em menos de 5 minutos eu já estava completamente apaixonada por ele, e isso se deve não somente aos contos dos irmãos Grimm, mas também ao trabalho da editora Planeta que em poucas palavras, está DIVINO! Se percebe o cuidado da editora em cada detalhe do livro, que é belíssimo por dentro com diversas ilustrações. Algumas no começo de cada capítulo, outras no final. A capa também está um espetáculo. Além da arte lindíssima, o livro é de capa dura. O que deixa tudo mais bonito. *-*

Minha avaliação final é de 5 estrelas que significa, estou completamente in love pelo conjunto geral da obra. Seja pela mente e criatividade dos irmãos Grimm ou pelo trabalho da editora. Esse é um livro que realmente vale a pena ter pra sempre na estante ♡

Título: Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas
Autores: Kevin Tong, Jacob Grimm e Wilhelm Grimm
Páginas: 272
Editora: Planeta do Brasil
Resenha por: Thainá Cristina
Classificação: 5/5 ♡

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2014/04/resenha-once-upon-time-uma-antologia-de.html

Simonovitch 13/05/2014

Contos de fadas: A esperança na atualidade
Todos já se encantaram com os contos de fadas um dia, é uma página da infância que não pode ser esquecida, ainda que muitos a deixem guardada no fundo da gaveta. Este livro mostra que nunca se é crescido demais para gostar de Cinderela, O Pequeno Polegar, Rumplestilskin e muitos outros.
Percebemos como os contos de fadas andam cada vez mais atuais já no prefácio, escrito pelos criadores da série Once Upon a Time, cujo enredo é composto por versões aprofundadas dos personagens clássicos. Para eles, o que une todas essas histórias é a mensagem de esperança que elas transmitem, teoria interessante, por sinal. O ser humano vive movido à expectativa, aguentando o peso de seus fardos na espera de um amanhã melhor. Se esperança é mesmo o que une tais contos, então faz sentido que sejam imortais.
Em suma, análises psicanalíticas, versões modernizadas para o cinema e reinvenções literárias vem trazendo os irmãos Grimm de volta para o cotidiano dos adultos. Mas será que vale a pena entrar na onda e sair jogando confetti para essas histórias infantis?
Ao meu ver, eu diria que SIM, SIM E SIM!
Antes de ler as versões originais nas quais se inspiraram os filmes da Disney, eu realmente não valorizava muito os contos de fadas, mas é difícil não ver charme neles depois de conhecê-los melhor.
Me surpreendi com as diferenças entre os filmes infantis e as histórias eternizadas pelos Grimm, apesar de terem a mesma essência.
Branca de Neve não foi desperta pelo "beijo de amor verdadeiro", mas teve seu final feliz, Rapunzel foi mãe solteira durante vários anos, mas depois reencontrou o príncipe, pai de seus filhos. É possível reconhecer um sabor de infância nessas histórias que são um pouco mais adultas e amargas, além de conhecer outras não tão comuns aos nossos olhos e ouvidos. "O Pescador e sua Esposa" é uma que segue essa linha e carrega uma moral interessante.
Ao entrar em contato novamente com os contos de fadas, além de sentirmos aquela nostalgia, nos aproximamos mais de nós mesmos - não daquela maneira complexa e profunda que fazemos ao ler Machado de Assis, mas de uma maneira leve e sutil, como um pássaro alçando voo pela primeira vez.
Nessa antologia lançada pela editora Planeta encontram-se trinta contos ilustrados de maneira moderna e curiosa por Kevin Tong, que capturou muito bem o espírito das histórias mais conhecidas do mundo.
A estética das páginas é linda, vale observar.
Por fim, deixo aqui, como apreciadora de fantasia, esta citação de Neil Gaiman:
"Contos de fadas são mais do que verdadeiros: não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser vencidos".

Fernanda 07/08/2014

Resenha: Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas
Resenha: “Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas” é um livro mágico, com muitas citações caracterizadas e devaneios excepcionais dos irmãos Grimm. A obra é bem completa e todos os trinta contos apresentam mensagens importantes acerca de sentimentos e atitudes. São repletos de significados e esse é o principal destaque, justamente por conter tantas conexões profundas.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/08/resenha-once-upon-time-uma-antologia-de.html

Jessica 17/08/2014

Para ler para as crianças
Pensei que o livro seria inovador e que seria uma história envolvendo todos os personagens, mas achei muito ruim.
São pequenos contos, que não mudam quase nada e diversas histórias bem de criança. Seria interessante para pais ou professores lerem para crianças, mas não para um adulto, lembrando que eu adoro livros com personagens assim, mas nesse caso as histórias se resumem nos contos minúsculos para os pequenos
Eu não recomendo e estou abandonando a leitura.

Nathblackheart 26/11/2014

Resenha de OUAT
No início do livro, os autores falam da importância dos contos de fadas na nossa sociedade e como eles estão presentes até os dias atuais. Depois começam os contos que inspiraram os criadores da série Once Upon a Time. Esses contos estão na forma "original" e na maioria das vezes são sombrios, confusos e sem uma moral aparente. Apesar disso, eu achei interessante conhecer as outras versões das histórias que conhecemos (como Branca de Neve e Cinderela) e as não tão conhecidas que se encontram no livro. Recomendo o livro para os amantes dos contos de fadas. Esse livro é para aqueles que adoram ler ou escutar a frase "Era uma vez..." e saber que depois de tudo sempre existe um final feliz.

Gabii 09/12/2014

“Era uma vez...” é com esse “comecinho” mais do que famoso e nem um pouco batido, que estórias antigas e tradicionais se iniciam, muitas das quais tiveram suas primeiras versões a algumas centenas de anos atrás mas que até hoje nos soam fabulosas.
Eu particularmente não tenho tanto contato assim com a série Once Upon a Time, na verdade, eu estava passeando pelos estandes da 23° Bienal do Livro de São Paulo, quando me deparei com uma edição muito simpática, de capa dura, e que possuía contos dos Irmãos Grimm. Na verdade, pelo o que eu entendi, tem vários contos, alguns dos Grimm inclusive, enfim, o fato é que a parte do Once Upon a Time é mais um tipo de jogada de marketing, uma vez que o livro não trata de estórias ou detalhes da série.
Voltando ao livro em si, ele tem varias estórias, de Branca de Neve a Rumpelstiltskin, ele é um livro com uma pegada bem “light”, por isso o leitor encontrará estórias próprias – perfeitas – para serem contadas para crianças, apesar de ser um bom divertimento, acho que se o livro for comprado para tal tarefa, ele será perfeito. Um bom diferencial além da capa dura e do acabamento – que estava muito bem feitinho – são as ilustrações, feitas por Kevin Tong, elas são bem bonitas e delicadas.
Quer dar um presente para aquela sua sobrinha fofa que você quer incentivar a ler? Essa é uma boa opção!

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com.br/2014/12/once-upon-time-uma-antologia-de-contos.html

Ellen Milene 14/07/2015

Era uma vez um livro que poderia ser muito melhor... Fim!
Once Upon a Time nada mais é do que uma coletânia de contos de fadas, dos clássicos como Cinderela ao não tão conhecido Rumpelstiltskin. É um livro agradável, acompanhado de belas gravuras, porém durante a leitura encontrei diversos erros de revisão. Muitos dos erros eram gritantes e realmente me incomodaram muito. A maioria dos contos tem um final um tanto quanto "dark", ou seja, alguém morre, ou tem um fim muito sanguinário. Então se você pretende ler junto com o seu filho/neto/sobrinho/agregado ou qualquer pessoinha, saiba que aquele final feliz tipo disney, não é usual nesse livro. Dei apenas uma estrela porque achei os contos muito resumidos e superficiais, adoro contos de fadas, e já li diversas coletâneas, e essa deixa muito a desejar.

Mandy 09/07/2016

Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas
O livro trás vários contos clássicos da infância, alguns com várias de suas versões, que diferem apenas em alguns aspectos da história ou acontecimentos, mas é fácil notar a essência dos contos que vemos nos filmes da Disney ou que são mostrados em outros livros, ou até na série que foi baseada nele.

Mas o que mais atrai na leitura são os contos desconhecidos, escolhi algumas das minhas favoritas para comentar aqui no blog. De todos os contos do livro os que eu mais gostei foram: Os doze irmãos, A amoreira, Os seis cisnes; Os doze irmãos e Os seis cisnes são contos sobre maldição, perdão, amor e fraternidade, são histórias um pouco parecidas nesses aspectos, mas com reviravoltas e tramas bem distintas; já o conto A amoreira, é parecido com o conto da Branca de Neve, em especial o começo, com uma pegada mais dark , e assim como os outros dois contos, possuí uma maldição; o modo como as maldições são quebradas são variados e alguns finais podem ser um tanto quanto chocantes, mas é isso que torna eles interessantes.

Assim como os contos que mencionei, outros também são muito surpreendentes em seus desfechos, e isso é uma parte muito atraente em todas as histórias, além do fato de todas estarem de certo modo interligadas na esperança de algo diferente, apesar de serem contos de fadas, os personagens tem sua parte real, a maldade e a bondade que existe em cada ser humano, e em cada atitude que moldam o destino e a vida das pessoas.

Eu indico esse livro para todos que quiserem relembrar a infância, resgatar essa esperança na humanidade que está há muito perdida, é claro que o olhar de um adulto é diferente de uma criança, não acreditamos em bruxas más, mas sabemos que elas não precisam se esconder atrás de narizes pontudos e vassouras, elas existem dentro de alguém próximo, alguém que não deseja o bem tanto quanto achamos.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/04/once-upon-time-uma-antologia-de-contos.html

Um Rascunho a Mais 20/07/2016

Uma coletânea para relembrar os maravilhosos contos de fadas...
Sempre fui encantada pelo mundo dos contos de fadas por ser a primeira experiência literária que vivenciei. Lembro-me que durante a minha infância, passei muito tempo frequentando a biblioteca da minha escola só para ter a oportunidade de ler essas histórias mágicas sem ver o tempo passar. Mesmo depois de muitos anos, muitos contos se tornaram inesquecíveis e tive a oportunidade maravilhosa de relembrá-los através dessa antologia.
Muitos contos famosos dos Irmãos Grimm compõem essa obra. Apesar de ter contos não tão populares também, ainda senti falta de alguns que li muitos anos atrás e gostaria de ter a oportunidade de ler novamente. Contos como João e Maria, Cinderela, A Bela Adormecida, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e alguns outros estão presentes e trazem uma narrativa um pouco diferente da forma como a conhecemos.
Dos contos que li um dos meus favoritos é Cinderela, que através dos Irmãos Grimm ganha uma nova versão, em que o pai ao voltar da viagem presenteia a filha com um galho que ela planta no túmulo da mãe até que ele cresça e se transforme em uma bela árvore que vai conceder os seus desejos ao invés da fada madrinha. Nessa versão, a madrasta e as irmãs são ainda mais más, mas pagam caro pela maldade que fizeram com Cinderela.
Alguns contos não são muito conhecidos e trazem histórias tão encantadoras quanto os tradicionais. O Rei Barba de Melro e Os Seis Cisnes eu ainda não conhecia e valeu a pena a leitura de cada um deles.
Um dos pontos importantes a respeito dos Irmãos Grimm é que eles escreveram os contos durante muitos anos e ao longo do tempo foram reescrevendo alguns e mudando, devido a inúmeras críticas que receberam por conta das histórias não corresponderem ao público infantil como eles falaram. Os contos ganharam versões mais "leves" e aos poucos eles se popularizaram entre leitores do mundo inteiro.
Na coletânea da Editora Planeta, foram selecionados 30 contos e ao final de cada um deles tem uma ilustração especial. É impossível falar de todos, mas todas as histórias tem a sua "mágica" e ao final do livro desejei ter mais desses contos pra ler e reviver os momentos de "Era uma Vez" até os "Felizes para sempre".
Portanto, se você gosta de contos de fadas e desejaria relembrar essas histórias maravilhosas que fizeram parte da infância de tantas pessoas, esse é o livro que indico para você!

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/07/resenha-once-upon-time-uma-antologia-de.html

igorboliveiraa 30/12/2016

Os tradicionais contos de fadas
Once Upon a Time : Uma Antologia dos Contos de Fadas é a junção de alguns é mais outros contos que crescemos ouvindo nossas mães contarem antes de irmos dormir ou por conta própria. Relembrar é sempre bom, ainda mais a nossa infância ?

Li Caldas 26/04/2017

Uma volta à infância
Os contos dos irmãos Grimm remetem à minha infância, li muitos quando eu era criança, justamente por isso a leitura desse livro foi muito agradável para mim.
Mas atenção: ao contrário do que indica o título, esta obra nada tem relacionado à série televisiva Once Upon a Time, tem apenas o prefácio dos autores da série.

O livro tem os seguintes contos:
João e Maria
Seis atravessam o mundo inteiro
A parceria entre o gato e o rato
Cinderela
Os Músicos da cidade de Bremen
João Felizardo
Rumpelstilsequim
O velho Sultão
O lobo e os sete cabritinhos
A guardadora de gansos
Rapunzel
O pequeno polegar
A mesa mágica, o asno que cospe ouro e o porrete dentro do saco
Os doze irmãos
Branca de Neve
Os seis cisnes
Gretel, a esperta
O príncipe sapo

Todas são histórias belíssimas! Essa versão é excelente, muito bem feita e com ótima compilação de contos dos irmãos Grimm.
Leitura indicada para todas as idades. Recomendo!

Raquel.Euphrasio 06/08/2017

Não tinha nada de diferente, mas é uma boa coletânea de contos.

1 | 2 | 3 | 4