A Mulher Silenciosa

A Mulher Silenciosa A.S.A. Harrison

Resenhas - A Mulher Silenciosa

Kivia 26/02/2021

Fiquei um pouco decepcionada com o livro!
Por ser tratar de um thriller esperava mais.
Nao me conectei com nenhum personagem e achei super sem emoção a história.

Lopes de Araujo 01/03/2021

Tudo por causa de uma traição
É um romance psicólogico, não me impressionou.
A esposa nunca imagina que a vida perfeita que ela acha que tem o marido também acha que é boa.

vantelya 14/10/2021

um comentário breve.
Um livro intrigante do início ao fim. Juro que não esperava que fosse tomar o rumo final, mas adorei bastante o suspense e como me prendeu.

Antes de ler estava com ressaca literária, mas com o passar dos capítulos fui adentrando-me na história e quando vi já estava quase no fim. Levei mais de uma semana para terminar, mas, admito ter gostado bastante da leitura. Este é meu primeiro contato com a escrita da A. S. A. Harrison, foi um ótimo começo.

Jodi é muito pé no chão. Admirável seu modo de agir e em como consegui vislumbrar seu jeito e descrição. Ela foi uma mulher muito... determinada, não sei se é uma palavra certa a usar. Todd, que descanse em paz, acima de tudo, com seu espírito livre não irei durar muito com Natasha se estivesse vivo. Sinto dizer, mas a morte caiu bem. Eu já não suportava esse personagem. Natasha, minha nossa! Garotinha insuportável! Eu sabia que não seria mil maravilhas quando morasse com Todd (por experiência familiar), mas espero que a criança tenha nascido com saúde.

Contudo, adorei tudo. A descrição. O enredo. O plot. Tudo. Embora não tenha dado cinco estrelas, já que me proporcionou ótimas emoções.

Laureen.Scarelli 15/06/2021

Uma amiga recomendou o livro e eu não acreditei que poderia ficar fissurada num livro de suspense. Bom... aqui estou, com a língua mordida e ainda com o coração disparado depois dessa leitura. Mesmo que tenh previsto parcialmente o final, a linguagem adaptativa do narrador me prendeu até a última frase. Estou extasiada! Talvez comece a me abrir mais para novos gêneros... a expectativa superada, a surpresa positiva vale a pena!

Psychobooks 21/07/2014

Recebi uma cópia adiantada do livro de surpresa, ao ler um pouco sobre ele fiquei bastante interessada na leitura, uma promessa de thriller psicológico logo chamou minha atenção. Nas primeiras páginas, a protagonista diz que algo vai acontecer e minhas expectativas aumentaram, acontece que fiquei o tempo todo esperando 'aquilo' acontecer e nada...

- Enredo

Todd trabalha no ramo da construção civil, ele compra casas/prédios antigos, reforma e os revende. Desde sempre trabalhou muito duro e sabia onde queria chegar. Determinado, ele é metódico e gosta do seu trabalho. Jodi está com Todd há vinte anos, ela é psicoterapeuta e atende dois pacientes por dia em sua casa, as outras atividades do seu dia são simples, ela passeia com o cachorro, participa de alguns cursos, mas dedica sua maior parte do tempo à organizar as coisas de sua casa e cozinhar para o marido.

O relacionamento dos dois é muito tranquilo, Todd é um adultero e Jodi uma mulher silenciosa, tranquila, que tem suas pequenas vinganças quando o marido dá umas escapadas, mas nunca o confronta ou discute o assunto. O problema é que um dos casos de Todd está ficando sério demais e o casamento de Jodi e Todd está em risco.

- Narrativa e desenvolvimento do enredo

O livro é dividido em duas partes, narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista de Jodi e Todd. A autora é habilidosa com as palavras, sua escrita é envolvente e ela se concentra a maior parte do tempo em desenvolver seus personagens, por isso, não espere cenas de ação durante a leitura.

A escrita ganha um tom cada vez mais introspectivo a medida que a leitura avança. Em alguns momentos a autora se detém em termos técnicos da psicanálise e o ritmo de leitura cai e fica mais morosa.
Logo nos primeiros parágrafos o leitor é avisado que haverá um assassinato, logo criei uma expectativa muito grande em cima dessa informação e fiquei o tempo todo esperando isso acontecer. O que me deixou bem decepcionada foi a demora para acontecer e a forma como ele aconteceu. Por isso, acho melhor avisá-los que esse não é um livro sobre assassinato e sim sobre os próprios personagens e seus relacionamentos. No final, quase me senti enganada pela Jodi.

- Personagens

Eles são as grandes estrelas do livro. Jodi tem uma calma e frieza que me deixaram assustada várias vezes. Fiquei chocada com suas atitudes - ou a falta delas -, é claro que em vários momentos eu quis gritar de frustração com ela, principalmente por fingir que nada de errado está acontecendo. Ter o ponto de vista de Todd é muito importante e a autora foi extremamente habilidosa ao desenvolver o personagem e fazer com que o leitor se posicione contra ele.

- Concluindo

'A Mulher Silenciosa" não é um livro que agradará a todos, antes de começar a leitura, tenha em mente que ele não repleto de ações, com reviravoltas chocantes, mas sim um livro que trabalha muito bem o lado psicológico de seus personagens e cria uma enorme tensão ao longo da leitura, sem necessidade de um ápice.

Acredito que se não tivesse a informação sobre o assassinato logo no início do livro, eu teria apreciado muito mais a leitura sem criar uma expectativa para o ato da morte. Outro ponto que vale ressaltar, é que algumas pessoas me disseram que a sinopse lembra o livro "Garota Exemplar", no entanto, o único ponto comum que os dois livros têm é a crise no casamento, fora isso o desenvolvimento de enredo e personagens são completamente diferentes ;)

"(...) Jodi costumava ser uma boa pessoa, boa por completo, mas não pode mais dizer isso de si mesma. (...)"
Página 29

site: www.psychobooks.com.br

Mi 28/02/2015

Você é capaz de identificar um psicopata?
Impressionante onde a mente humana pode nos levar... Acredito que nunca vamos compreender em plenitude esse funcionamento, e por isso, esse triller é tão impressionante. O quão frio e calculista você consegue ser diante das adversidades? E como está seu nível de entendimento entre justiça e direito? Intrigante.

Jussara Marcossi 16/03/2015

Expectativa frustrada
Detestei o livro. Monótono, cansativo. Harrison tinha muito o que aprender com Gillian Flynn pra ser minimamente parecido com Garota Exemplar.

Arca Literária 06/04/2015

Desde que fiquei sabendo desse livro senti vontade de ler, mas acabei desanimando devido a algumas críticas negativas, mas ao participar de uns desafios literários tive que ler um livro de um autor internacional já falecido então resolvi que deveria lê-lo para este desafio e não me arrependo.
leia mais no link: http://www.arcaliteraria.com.br/a-mulher-silenciosa-a-s-a-harrison-2/ a partir do dia 30/04

site: http://www.arcaliteraria.com.br/a-mulher-silenciosa-a-s-a-harrison-2/

Josiane 31/07/2016

Como uma planta de erva daninha criando raízes em seu interior. Esse é o livro de estreia de Susan Harrison, ou apenas A. S. A Harrison.

A Mulher Silenciosa vai contar com a complexidade de um casal já na meia idade.

Jodi e Todd já em um relacionamento duradouro vivem – aos olhos de todos – uma vida desejável por qualquer um. Com um Porche e um Audi na garagem de um deslumbrante apartamento com vista para o lago, Todd é empreiteiro e Jodi é uma psicóloga que atua como psicoterapeuta, atendendo a seus pacientes em casa.

Essa vida que aparentemente é invejável permite à Jodi algumas regalias, como aulas de pilates, arranjos florais e passeios com o Golden Retriever, Freud, e a dedicação ao lar. Até me arrisco a dizer que ela é a perfeita "dona de casa" moderna com as influências conservadoristas.

São 20 anos de um relacionamento e eu só consigo pensar em tudo que os trouxe até aqui. Não estou falando de um amor impossível, impedido pelos pais... Não. Não tem nada de drama. Ou não até que você conheça esses dois realmente.

A verdade é que eu fico pensando em como tudo caminhou para um único final que, espantoso ao mesmo tempo, era esperável.

Esses dois personagens revelam suas falhas e brutalidades. Todd é um adúltero que sente a segurança em Jodi, mas que não consegue deixar de lado seus questionamentos. Jodi é a mulher silenciosa que tem conhecimento da infidelidade do parceiro. Omissiva, ela sabe como manter as aparências e isso parece aborrecê-lo.

Isentá-los de suas ações é algo que a autora soube conduzir, mas que ao mesmo tempo não os absolve.

Com o tempo essa relação deles deixa de ser estável para se tornar danosa, desgastante.

Ao voltar de uma viagem Todd decide sair de casa, deixando Jodi e o cachorro para ir morar com uma mulher bem mais nova que ela. E isso parece despertar a fúria de uma mulher traída, que até então estava disposta a aceitar as traições e a vida de aparências que levavam. Fúria e outros sentimentos duelem no interior de Jodi quando ela se descobre financeiramente quebrada.

Com o propósito um tanto quanto determinado, Jodi deixa de ser a mulher silenciosa, dando passagem para seus pesadelos e para a sua loucura de colocar um plano arriscado em prática.

Cadê o controle da mulher poderosa que se ama acima de tudo?

Eu tentei encontrar, mas me perdi em meio a tanta desordem de personagens tão complexos que se revelaram vulneráveis, onde as promessas e dúvidas pairaram no ar.

Com uma narrativa que alterna entre Ela (Jodi) e Ele (Todd), A Mulher Silenciosa se revela um thriller muito preciso com o decorrer da história, eliminando a linearidade e sequenciando ao resgatar um passado que sempre esteve lá.

Um casal sem filhos em um relacionamento conveniente, onde as mágoas triunfam rumo à desgraça próxima.

Sofisticado como a sinopse mesma salienta eu acrescentaria que a história teve os seus índices de monotonia, com uma escrita distinta, agregando na elaboração dos termos psíquicos que a autora quis abordar. Embora atraia leitores fascinados não somente pela complexidade mental desses personagens, mas também pelos questionamentos do passado que são capazes de assombrar mesmo depois de anos.

Harrison morreu em 2013 aos 65 anos, quando estava trabalhando em um novo thriller psicológico. Pensar nas inúmeras variantes que sua escrita poderia trazer futuramente me deixa sem palavras.

Editada em 28/08/2017

Quatro mulheres e um livro 10/08/2016

A Mulher Silenciosa
Como nem tudo é o que sempre parece, este livro também vai mostrar que por trás das aparências, há segredos, medos, mentiras, aceitação, negação e reação às ações tomadas no calor das emoções…

Jodi, é a nossa mulher silenciosa! Ela vive a vida que muitas mulheres sonham, pois tem estabilidade profissional, formou-se, fez mestrados, é Doutora como Psicoterapeuta. Tem uma vida que propicia luxos, e uma união estável que a princípio causa inveja. Há também tempo para cuidar do corpo, da casa, do marido, de Freud, o cão golden retriever deles, elaborar e preparar refeições gourmet que são sua paixão, e ainda, sair as vezes para jantar com suas poucas amigas.

Eles não tem filhos, primeiro por Jodi esperar chegar a estabilidade que eles queriam e depois por acreditar que um bastaria ao outro, porém, após 20 anos de casamento, para Todd ficou uma lacuna nesta união.

Todd, é charmoso, na casa dos 40 anos, empreiteiro batalhador, ambicioso e também adúltero, porém nada que interfira na vida que leva com Jodi. Após ter tido uma infância dura e de maus tratos por conta do pai, ele lutou e batalhou muito como construtor e conseguiu vencer as dificuldades com pé no chão e visibilidade financeira.

Hoje, Todd se dá ao luxo de ter um apartamento de luxo, com carro de luxo e vislumbre de expandir ainda mais os negócios, mas apesar de tudo isso ele é acometido por uma depressão profunda, e vê em Natasha, uma garota com 20 anos e filha de seu melhor amigo Dean, aquele sopro de vida e energia que precisa para voltar a viver.

Se quiser saber mais sobre nossa resenha sobre o livro A Mulher Silenciosa, acesse o link abaixo!

site: http://www.quatromulhereseumlivro.com.br/2016/08/resenha-mulher-silenciosa-asa-harrison.html#.V6uTppgrLIU

Valério 31/08/2016

Abaixo da crítica
Achei o livro previsível.
Mulheres talvez gostem mais da leitura, pois tive a nítida impressão de se tratar de um livro escrito para prender mulheres, onde haja mais empatia do sexo feminino (pelas avaliações, de homens e mulheres, pode-se comprovar).
Portanto, sendo mulher, haverá um pouco mais de chance de gostar, pela identificação e empatia. Ainda assim, história morna e mal explorada.
Se for homem, recomendo não arriscar.
Leandro 03/09/2016minha estante
Concordo!

Vivendo a Vida 17/10/2016

A mulher silenciosa
Livro relacionado a comportamentos amorosos e suas dificuldades. Uma psicóloga enfrenta os dilemas no relacionamento com seu marido e seu relacionamento com os pacientes que atende em seu consultório.Ela, durante o livro, tenta se autoavaliar e avaliar tudo ao seu redor. Ele, esta enfrentado dificuldades com bebidas e mulheres jovens, em uma crise de meia idade. Em alguns momentos assuntos de psicologia são citados no livro, durante a autoanalise da psicóliga. O interessante, também, é como os personagens vão mudando suas características primordiais ao longo do livro, durante a separação do casal e que a antiga vida perfeita vai se desfazendo.Recomendo o livro a profissionais de análise e a curiosos sobre o assunto

Sarah 05/05/2019

Viciante!
Suspense, vc não consegue parar de ler!

Jaque - Achei o Livro 09/09/2019

Tão silenciosa que até dormi :/
Psicológico sim, thriller não!
A sinopse do livro já é reveladora demais, praticamente um resumo do livro. Que tristeza ao terminar e ver que não foi além disso.
A Jodi é a mulher submissa. Formada em Psicoterapia, mais de um mestrado, doutorado e se conforma em atender apenas dois clientes por dia - sendo assim bancada pelo marido - só para poder se dedicar mais à ele, tudo isso sabendo das suas traições. Ela prefere fechar os olhos para as escapadas dele, pois aquilo que ela ignora acaba desaparecendo.
Todd é um escroto. Acha normal essas traições, desde que não passe de encontros rápidos, sem envolvimentos até que ele acaba se apaixonando pela filha de seu melhor amigo e decide sair de casa.
Ele não é homem suficiente nem mesmo para sentar com a esposa e conversar e ela prefere ignorar, faz de conta que não sabe de nada pois acha que ele ainda vai mudar de ideia.
A estória contêm poucos diálogos, separados por uma enxurrada de narrativas sobre a psique, sobre como funciona o comportamento humano, comparações com outras situações que não acrescentam em nada na trama e termos médicos para encher linguiça.
É um prato cheio para quem gosta do tema, para quem gosta de ler sobre psicologia, mas se não for isso que você estiver procurando irá se decepcionar assim como eu.
Esperava que ela em algum momento fosse explodir e virar a mesa, mas infelizmente aceita tudo passivamente.
O livro é monótono, cansativo, sem ação e sem nenhuma surpresa. Eu esperava pelo menos um pouco mais do final, mas até isso foi decepcionante. Me senti enganada pela sinopse.

Recomendo? Como eu disse, se você curte o gênero eu acredito que você irá gostar da estória, mas se você procura um thriller com ações e reviravoltas, esse não é o livro.

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2019/09/a-mulher-silenciosa-asa-harrison.html
Cris Paiva 09/09/2019minha estante
eu tinha parado de ler antes da página 50, to meio sem paciência pra livro que não evolui.

Jaque - Achei o Livro 09/09/2019minha estante
Pois é.... teimosona eu :/

Monique.Araujo 10/09/2019minha estante
Eu TB tive essa mesma sensação... De nada com nada. Totalmente parado e sem nexo.

Jaque - Achei o Livro 10/09/2019minha estante

Celina 10/09/2019minha estante