A coleira do cão

A coleira do cão Rubem Fonseca

Resenhas - A coleira do cão

Thais.Carvalho 21/09/2022

Uma coletânea de contos de Rubem Alves. São contos interesses e curiosos de personagens bastante distintos.
DANILÃO1505 22/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

@prazerliterariooficial 09/10/2022minha estante
Danilo! Você sempre responde a mesma coisa em várias resenhas. Por quê?

Na 18/03/2022

Prometeu e não entregou kkk
Muita ladainha pra pouca coisa, gente. Encontrei várias passagens problemáticas e ao contrário do que a galera disse por aqui não achei NADA demais nesse livro. As histórias são vagas, apesar da boa estruturação da escrita, não me prendeu nem um minuto, li na força do ódio porque odeio abandonar livros.
() 07/08/2022minha estante
concordo, achei o livro fraquíssimo. não sou mais fã do Rubem Fonseca como era anos atrás, mas até eu admito que ele tem livros muito melhores que esse.

Israel145 08/11/2012

Esse é o segundo livro de contos lançado por Rubem Fonseca ainda no ano de 1965. Traz 8 contos de grande qualidade literária e mostra o autor em plena ebulição criativa já mostrando um domínio completo de sua arte. As histórias variam dentro da sua prosa urbana focando os caminhos tortuosos das mentes dos personagens. Podemos perceber que alguns contos são de cunho nostálgico e parecem querer evocar memórias passadas que poderiam ser ou não do autor.
Dentre os contos, absolutamente merecem destaque "A Força Humana" e o conto que batiza o livro: "A coleira do cão". Curiosamente ambos trazem personagens recorrentes na literatura fonsequiana. O primeiro é de um halterofilista que abraça um mundo sem perspectivas e desilusão. A sensação que o conto passa é de uma tensão e angústia constantes como se a vida tivesse sido espremida de todo o seu fel e o personagem principal sorvesse esse fel aos poucos. O segundo é um Fonseca típico mostrando sua poesia urbana de morte em um conto policial protagonizado pelo delegado Vilela que aparece depois no primeiro romance do autor: "O caso Morel".
Definitivamente esse livro é o lastro para as grande obras que o autor publicou ao longo dos anos e com certeza merece estar entre os melhores do autor e da literatura universal.

Alvaro Hendrick 28/04/2017

Mais um livro ótimo do Rubão :) Escrevi uma resenha sobre ele no meu blog, espero que gostem.

site: https://portalgatilho.wordpress.com/2017/04/28/resenha-a-coleira-do-cao-de-rubem-fonseca/

Paulo 01/02/2018

Pequenas histórias, muita intensidade.
Pequenas historias, muita intensidade.

Aécio de Paula 21/12/2019

A coleira do cão - Rubem Fonseca
Segundo livro do Rubem Fonseca, publicado em 1965, e contém 8 contos. Eu apreciei todos, mas em especial só gostei de um deles, “O gravador”. Conta a história de uma mulher casada que está desiludida do seu casamento e mantém contato com um falso pesquisador de ibope por telefone. Os contos relatam paixões desenfreadas, adultérios, amores escondidos, desonestidades de casais. O último “A coleira de um cão” é um caso policial até um pouco interessante.

Eliane Sousa 21/04/2020

Estou lendo sua obra em ordem cronológica e devo confessar que não estou gostando da maioria dos contos. Não que sejam ruins, mas não tem aquele choque de outros contos. Mas ainda sim alguns poucos conseguem me tirar um "caralhoooo". Rubem Fonseca sempre vale a pena, cada pessoa pode entender de um jeito suas palavras.

Iagne 05/05/2020

A coleira do cão (Rubem Fonseca)
A segunda obra de Rubem Fonseca, o segundo livro de contos. Nesse livro Rubem entrega contos um pouco maiores, onde ele pode trabalhar um pouco melhor as situações (gostei bastante). O conto mais marcante foi A opção, achei muito intrigante o dilema, nesse livro vale destacar todos os contos, em termos de qualidade, na minha opinião, esse livro supera o primeiro.

Prof. Edivaldo 15/11/2020

A coleira do cão
Para muitos críticos, este é um dos melhores livros de Rubem Fonseca. Na minha opinião, o melhor conto deste livro é "A coleira do cão". Alguns contos eu não os entendi muito bem pois trazem um emaranhado de situações um tanto soltas e um certo rodeio em torno do fato principal. Mas, Rubem Fonseca é um mestre na arte de escrever, dentro de seu estilo.

Pazos 10/05/2021

Sensacional
Rubem Fonseca merece todo seu crédito. A narrativa é incrível, a densidade dos contos e a complexidade dos personagens fazem o livro ser perfeito. As temáticas são muito bem colocadas e as reflexões que a obra traz são muito boas (potencialmente perturbadoras).

Luiz.Goulart 15/09/2021

Aqui você encontra "A Força Humana" um dos melhores contos brasileiros
Se eu disse que tinha recomeçado a ler Rubem Fonseca após o romance Agosto e não escolhi seu melhor livro de contos com A Confraria dos Espadas, agora acertei. Este foi o segundo livro de Rubem Fonseca, lançado em 1965 e é composto de oito contos que são a síntese das melhores qualidades do contista. O primeiro conto: “A Força Humana”, foi tido pelo crítico Wilson Martins como um dos melhores da literatura não apenas brasileira como da literatura universal. Ele integra o livro “Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século XX”

Eduarda 11/10/2021

"Mas o que não é ilegal e absurdo neste país??
Descobri Rubem Fonseca graças a um trabalho da escola e confirmo agora que foi um incrível achado. O autor apresenta histórias em contextos urbanos cotidianos de modo poético e até identificável. Seus contos são de uma leitura bastante fluida, mas, por vezes, exigem da interpretação. Assim sendo, ainda que não tenha captado completamente o sentido de algumas passagens, essa leitura se expressou de forma muito interessante para mim.

Shadai.Vieira 28/11/2021

temos que passar pano?
gosto bastante das histórias e escrita do Rubem Fonseca, mas muitas são bem machistas então questiono o quanto passamos o pano para essa abordagem dele e de seus personagens.

dos 8 contos, não gostei apenas de 1, e o mais longo que dá título ao livro não achei dos melhores.

gosto bastante daqueles que parecem não ter desfecho mas se pararmos apenas um minutos finalizada a leitura lembramos de algumas passagens que servem como dica do que teria acontecido assim que terminou o conto.