O Livro de Dinaer

O Livro de Dinaer Jorge Tavares

Resenhas - A Guerra das Sombras - Vol. 1

Livretando 15/01/2014

O Livro de Dinaer
Um livro narrado por Dinaer - o deus do céu - e escrito pela Reverenda Madre Amoel Gliam, a pedido do próprio deus.

Zairon, o rei da terra do fogo, é casado com Liana, irmã do imperador da Terra das Sombras, Fairon, o qual nunca aprovou essa união. Com ela, o filho do fogo tem apenas um filho, Tairom, que está predestinado a herdar o trono do pai após a sua morte, mas Zairon um outro herdeiro, que mesmo ele, não sabe quem é sua verdadeira mãe, já que esse é um assunto do qual seu pai sempre evitar falar.

Na manhã que se dá o início da história, Zairon recebe uma carta do imperador convidando-o para levar o seu filho mais novo - Tairom - para Fairon conhecer, o que o deixa muito preocupado, afinal o relacionamento entre os dois nunca foi nada amistoso. Quais seriam os planos de Fairon? O que ele realmente estava planejando?

Zairon adia ao máximo a sua ida às terras do cunhado, mas é chegado o momento em que sua visita torna-se inadiável e ele, junto a sua família, partem nessa viagem. Ao chegar nos domínios do imperador uma festa é dada em homenagem a Tairom, mas verdadeiramente, o único intuito de Fairon era reunir todas as autoridades da Terra das Sombras para planejar o início de uma guerra. Mas Zairon com seus argumentos, acaba frustrando os planos maquiavélicos do imperador e com isso, ganha um promessa de vingança do seu mais poderoso inimigo.

Passados alguns anos, Zoltari - um poderoso mago - envia uma carta através do senhor da Terra do Vento (Diom Silai) para Zairon, ao receber a carta ele fica intrigado com o seu conteúdo, tempos ruins estão por vir. No dia seguinte à visita de Diom, os filhos de Zairon decidem então mostrar o pôr do sol a Lisian, neta do senhor da Terra do Vento, mas no fim da tarde, os jovens avistam um exército enorme, com aparentemente mais de 10.000 soldados e o pior, eles estão indo em direção à Terra do Fogo. Será que Fairon iniciara a sua vingança? Os jovens decidem então correr contra o tempo e tentar avisar o mais rápido possível ao filho do fogo sobre a possível guerra que está por vir.

A partir desse momento a história ganha um ritmo incrível, a narrativa do autor torna a leitura muito prazeroza. Os enigmas são desvendados aos poucos, no tempo certo, assim como o romance vai se desenrolando. Posso dizer que alguns acontecimentos me surpreenderam, eu realmente não esperava. A única coisa que me incomodou foi a semelhança entre os nomes dos personagens, praticamente iguais, isso pode confundir o leitor, principalmente nos primeiros capítulos. Ah, o final... O final é daqueles que deixa você ávido pela continuação da história, estou ansioso para saber quais serão os próximos acontecimentos.

Esse foi um livro que verdadeiramente me surpreendeu, mesmo sabendo qual seria o seu conteúdo, ele foi muito além das minhas expectativas. Adorei! Se eu indico? Lógico! Assim que você tiver a oportunidade, leia-o, será uma ótima experiência.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2011/08/resenha-o-livro-de-dinaer.html

Dan 05/11/2012

Resenha: A guerra das sombras - O livro de Dinaer
Inicialmente fiquei meio confusa com a história, que nos deixa com dúvidas, as quais vão esclarecendo no decorrer da trama, de vera intrigante.

Os primeiros capítulos são mais narrativos, pois vêm nos apresentando os fatos, sendo este o primeiro volume da saga A guerra das sombras, no decorrer há bastantes diálogos deixando a leitura bem leve.

A guerra das sombras – O livro de Dinaer é uma trama fantástica e medieval. Sobrevivência, lutas, domínios territoriais, magia, deuses e amor.
Lembrou-me um pouco Game of thrones, referente à disputa por poder.

Agora que já falei de modo geral, vou aprofundar um pouco mais na história, mas como é uma saga não posso falar muito.

Nosso personagem principal é Rairom, filho de Zairom, que é o filho do fogo.
Rairom é filho da primeira esposa de Zairom. Esta faleceu e ele se casou com Liana, que tratou Rairom como próprio filho.
Nesse casamento Zairom recebe o título de filho do fogo, isto porque Liana é irmã de Larcon, o Imperador, que os odeia e tenta a todo custo acabar com eles.

Liana tem um filho de Zairom, sendo este Tairom, legítimo herdeiro do título.

Rairom nunca pensou em ter poder político, ele sonha em ser mago, entrar para a Academia da Terra dos Ventos.

Um grande mago vem, pessoalmente, fazer o teste de Rairom. E, também tratar sérios assuntos com Zairom.

No teste o mago, Diom Silai, espanta-se com um poder grandioso que está escondido em Rairom.

Uma guerra catastrófica é iniciada, os filhos do fogo estão acuados. O Imperador manda um exército em massa para esmagar Zairom.

Batalhas diversas se iniciam, e Rairom acaba sendo o centro principal para a salvação da humanidade.
Uma disputa que envolve até mesmo deuses.

Sci Fi Brasil 22/08/2012

De bom, só a capa
Um dos mais bisonhos livros de fantasia nacional com os quais esbarrei no mercado, "A Guerra das Sombras" é uma tentativa amadora de construir um mundo fantástico. Com diálogos engessados e cenários mal descritos - aliás, eles são descritos? - o autor derrapa e passa longe do alvo.

Péssima leitura. Não recomendo.
Pandora 22/08/2013minha estante
Realmente eu concordo que o autor desliza em alguns pontos, adjetiva demais situações e pessoas, tem uma visão muito simplista de como ocorre a politica em um império e algumas coisitas mais. O texto poderia ter sido melhor lapidado assim como seu comentário sobre ele, nada diz sobre o texto.

sagonTHX 06/02/2012

A CAPA É LINDA...
Vou direto ao ponto, sem rodeios.

Gostei muito da capa do livro. A edição gráfica do livro é primoroso.Um capricho da editora Novo Século.

E é só.

O livro é uma aventura de fantasia. Tá na cara ( ou na capa). O autor, Jorge Tavares, escreve bem, porém não escreve otimamente bem. Sua narrativa tem muitas falhas, e a mais grave é a falta de descrição dos personagens e localidades. Ele nos apresenta seus personagens e nos leva a conhecer alguns lugares, sem se aprofundar na descrição dos mesmos. A sala do palácio é retangular, grande e luxuosa. E fica por isso mesmo. Entramos na capital do império e a descrição que o autor faz da mesma mal deu um parágrafo.

Como história de aventura e fantasia o livro peca justamente pela falta dos mesmos. Li 200 páginas de muita conversa e pouca aventura, ou ação.

E esse é outro ponto fraco do livro: os diálogos. Se a narrativa do narrador flui com algum convencimenbto, os diálogos dos personagens é muito fraco, denotando explicitamente o amadorismo do autor.

Não gostei. Abandonei. E não recomendo.

Para quem gosta de histórias de aventura e fantasia, há livros melhores no mercado. Para quem não tem gosto e lê qualquer coisa, eis um bom livro.
Miocna 01/12/2012minha estante
Finalmente alguem que sabe analizar bem as histórias. Gostei muito da tua descrição e observações. Peguei o livro emprestado de fato porque a capa é linda e a sinopse interessante, mas a narrativa é cansativa demais e eu ão consegui me localizar espacialmente no mundo. Se divisse o livro em uma parte contando so a historia desse novo mundo e todas as observações que você fez, a leitura seria mais prazerosa. Tô lendo o livro há três semanas, normalmente um livro desses eu fico três dias lendo, prova o quanto ele é desinteressante. As cronicas de gelo e fogo eu leio em uma semana. Pronto,falei.Valeu pela resenha.

Euflauzino 12/10/2011

A busca pela redenção
Encantamento é uma palavra que definiria bem meu estado de espírito após a leitura de A guerra das Sombras (Novo Século, 424 páginas). Quero deixar bem claro que se eu tivesse a capacidade de escrever um livro, provavelmente eu o faria bem próximo ao estilo de Jorge Tavares, por isso me identifiquei logo de cara. Digo isso porque aprecio um português bem acabado, sem erros, no capricho. Podem me chamar de antiquado, mas a língua, quando bem falada, é sinal de status, tem um peso diferente.

Num primeiro momento fui resistente a esta obra, parecia-me mais um livro de fantasia, capa e espada, etc, nada que já não tenha sido esmiuçado à exaustão em obras maravilhosas como “O senhor dos anéis”, “Crônicas de Nárnia” ou “Crônicas do gelo e do fogo”. Como eu estava enganado.

O livro narra duas histórias paralelas, uma acontecendo no plano físico em que o personagem Rairom Guenor, “o escolhido”, precisa superar inúmeros obstáculos em sua vida, com a ajuda de seu irmão Tairom e de sua amiga Lisian, a quem caberá despertar- lhe o amor;

“...Como pode os passos do escolhido ser mais rápidos do que os de sua raça se em tais passos está o selo do destino de ambos?...”

e outra no plano metafísico, em que forças sobre-humanas se digladiam. O confronto de um estará intimamente ligado ao do outro, gerando consequências nem sempre amenas, embaralhando destino e acaso.

“O destino , ao contrário do que pensam alguns, é apenas uma estrada traçada. O indivíduo a segue ou não. Ninguém é obrigado a seguir seu destino, o qual nem sempre é fácil ou livre de riscos. Aqueles que fogem dele, porém, ouçam o que eu digo: ai de vocês que sofrerão terrivelmente durante sua existência, magoados consigo mesmos...”

Leia mais em:

Vanessa Meiser 30/09/2011

"Eu, que achava que estava no controle, que pensava ser onipotente, vi meu plano inicial ser alterado, subvertido, por mais de uma vez. Sublevando-se contra os meus desígnios, revoltando-se contra o destino que lhes impusera, meus personagens muitas vezes agiram de forma inusitada. Alguns conseguiram um papel mais importante para si, outros mudaram sua própria natureza, outros alteraram a história como um todo. Em certos instantes, tornei-me quase impotente, praticamente um mero espectador em meu próprio mundo."

Literalmente FANTÁSTICO!
É assim que eu defino A GUERRA DAS SOMBRAS. Um livro extremamente criativo e bem construído que leva o leitor a uma inesquecível viagem há um mundo totalmente inusitado e fabuloso.
Fui empurrando um pouco o momento de ler este livro por ser ele meio grandinho, possui 418 páginas e mais algumas de NOTAS. Porém, assim que o peguei para ler, não larguei mais. É envolvente, instigante e cheio de aventuras, bem do jeito que eu gosto e que me prende a atenção. O engraçado é que pensei que iria demorar dias e dias na leitura deste livro, mas li em apenas 3 (costumo levar mais tempo com um de 250 páginas por exemplo).
O livro possui nomes de personagens bem diferentes do habitual e parecidos entre sim como, Zairom (senhor da Terra do Fogo) que é pai de Rairom e Tairom. Tem ainda Liana (um nome comum) que é irmã de Larcon. Isto pode a princípio confundir um pouco se você não presta bem a atenção na leitura, mas logo se acostuma e embarca nas guerras e batalhas.
A Terra do Fogo é um reino superior aos outros reinos da Terra das Sombras e este fato causa muita inveja não só aos outros reinos mas ao Império também o que, acaba por desencadear uma nova guerra que não fica restrita apenas à inveja de um reino para o outro, e sim há algo muito mais antigo e mais poderoso.
O livro é muito bom. Uma grata companhia para aqueles dias em necessitamos de algo que nos sugue e nos tire do comum do nosso dia a dia. É uma viagem a um mundo diferente, com costumes diferentes e vivências diferentes, cheio de intrigas, batalhas, tramas, magos e reviravoltas surpreendentes.
Este, O livro de Dinaer é o primeiro volume da série A Guerra das sombras, que conta ainda com mais três obras: O livro de Ariela, O Livro de Laios e o Livro de Iazmein. Ainda não li os outros 3, mas espero poder ler em breve.

“Infelizmente, havia aprendido no passado que nesta guerra não havia lugar para sentimentalismos. A lógica, e nada mais do que a fria lógica, determinava cada uma de minhas açoes. Era pela Causa, e somente pela Causa, que eu lutava, que eu agia. Isso não iria mudar.” Palavras de Dinaer, página 397.

Gil 30/09/2011

Visite Ensaios de uma Leitura

A Guerra das Sombras se passa em uma Era Medieval, onde são comuns conflito pelo poder. O Continente era divido e cada lugar tinha um senhor ou filhos, do Fogo, da Água, Vento, Aço, Tempo, achei isso bem legal. Larcon passa a ter um poder para que possa destruir uma terrível besta, porém se perdeu pela cobiça do poder que fora incumbido, poder este momentâneo e após este episódio, tornou-se o senhor das Terras das Sombras. Zairom Guenor, tornou-se herdeiro do trono dos filhos do fogo ao casar-se com a irmã de Larcom, estes tiveram Tairom, mas Zairom tinha um filho, Rairom. A família não matinha relações com Larcom, mesmo ele sendo o Imperador da Terra das Sombras, pois este, nutria ódio de Zairom e sua irmã.

Anos depois, os garotos estavam crescidos, Rairom iniciava seus estudos, queria ser mago e ele tinha talento, em meio a seus testes, conheceu Lisian, neta de seu mestre Diom, grande e poderoso mago. Em meio a calmaria, a casa de Zairom, filho do Fogo, fora invadida, não houve muito tempo e o que antes era calma, tornou-se um inferno. Os garotos tiveram que fugir, mas tinham ao seu lado Sironiel, Líder das tropas e fiel ao seu senhor. É interessante a história de Sironiel, logo ele ocupou o cargo de líder das tropas de Zairom (só lendo pra saber). Rairom havia descoberto algumas coisas, porém era difícil de aceitar, pois não era apenas uma guerra de exércitos inimigos, era muito além do que imaginara, pois mal sabia ele, que havia começado duas guerras, a dos homens e, bem, de seres que vai além da imaginação. E que ele, era a chave, porém até que ponto ele teria controle de sua vida, quando esta, já tinha um propósito? E se aproximando do fim, temos um narrador onisciente, que narra a sua visão, o que se passa com os garotos, mas como ele poderia saber de tudo? Os meninos estavam cansados, tristes e o pior, a esperança por um fio.

Confesso que o livro superou minhas expectativas, o autor Jorge Tavares está de parabéns, pois ele criou, uma história dentro da própria história, criou um passado, um mundo, toda uma história ancestral, que de tão rico de detalhes, tive a sensação de ser real. Alguns personagens questionavam-se sobre a vida, a coragem, natureza, que nos faz pensar também, tudo bem inserido na história. Gostei bastante dos personagens, bem construídos, assim como estrutura e narrativa, uma coisa sempre leva a outra e no fim tudo se encaixa, pelo menos arte de alguns mistérios. Agora me pergunto como deve esta Rairom? (doida) rs. São muitos os personagens, se for uma leitura dispersa, a pessoa pode ficar "perdido" até habituar-se com todos os personagens, mas nada que uma leitura concentrada nos primeiros capítulos não resolva. Teve umas coisinhas que me deixaram triste, espero que não seja como realmente pareceu que foi rs. O livro me lembrou o Feudalismo, os Feudos, vassalos, escravos.

Já vi algumas pessoas comparando o livro com O Senhor dos Anéis, mas como este eu não li, então posso dizer que não fui influenciada, ou seja, nada a comparar. E quando achei que a guerra havia terminado, surge um novo Elo, mostrando que a guerra é apenas um capítulo.

E para quem gosta do gênero medieval, disputas pelo poder, guerras e ainda mesclado com magia, super indico o livro, ele é ótimo!

Breno Rodrigues 26/08/2011

Resenha do Blog Livretando

Resenha originalmente postada no Blog Livretando

Karol Rodrigues 08/04/2011

Assim que comecei a ler o livro, me deparei com um prefácio, em que Jorge nos introduzia sua experiência como autor e por que resolveu escrever um livro. Achei que foi bastante significativo para que uma relação autor/leitor fosse estabelecida de forma amistosa. Além disso, foi bacana saber como ele criou o mundo dentro da cabeça dele e quais eram seus objetivos ao publicar seus livros, que já está no terceiro volume.

Em “O Livro de Dianer” Jorge Tavares nos leva a um mundo extraordinariamente fantástico! A história é muito bem escrita e estruturada. O que, tenho que confessar, dificultou um pouco minha leitura. Os nomes dos personagens foram minha primeira dificuldade. Custei pra saber quem era Rairom, Tairom, Zairom... Entre tantos outros que eu me confundi ao longo da história. Minha segunda dificuldade, no entanto, foi em relação a história em si. Quem acompanha meu skoob, pode ver que eu achei a história muito complexa, exigindo que eu voltasse várias vezes algumas páginas, para me certificar de um determinado assunto.

Não é novidade para ninguém que a Novo Século peca e muito na edição do livro, deixando escapar erros gravíssimos. Bom, para minha felicidade e para a da nação brasileira (risos) esse livro é diferente. Gostaria de parabenizar a Novo Século por finalmente ter feito um trabalho digno de uma editora competente. Esse é o segundo livro que eu leio da editora, que está muito bem diagramado. Além disso, a capa ficou maravilhosa. Simples e significativa, retratando o que vamos encontrar no livro sem muita paparicação.

Adoro ler livros com “A Guerra das Sombras” onde somos levados a um mundo diferente em que a linguagem é própria, a magia tem características únicas. Jorge soube realmente explorar sua criatividade e da sua complexidade nesse livro. Infelizmente, eu não curti muito o final do livro, mas acredito que o segundo revela grandes surpresas, que eu estou louca pra ler. Acho que muitas coisas ainda estão para acontecer na vida de Rairom e tenho certeza que ele ainda vai sofrer muito, coitado. Estou na torcida por ele.

Para ver a resenha completa e dar a sua opinião: http://www.booksjournal.org/2011/04/resenha-guerra-das-sombras-jorge.html

Luiza3302 15/03/2011

Recomendo!
Eu vou contar um segredo pra vocês: Quando o prefácio me agrada (o que é raro) eu começo o livro com uma disposição muito maior! O autor soube cativar logo antes da estória em si começar!!! E dessa forma comecei a leitura com o pé direito…

Zairom é pai de dois meninos: Rairom, fruto do seu primeiro casamento com uma mulher que ele amava muito mas que (ainda?) não sabemos o nome e Tairom, fruto do seu casamento com Liana. Rairom queria ser mago e Tairom queria seguir o exemplo do pai e se tornar um grande guerreiro. Como consequência do segundo matrimonio, Zairom tornou-se o Senhor das Terras do Fogo.

O imperador Fairom Norgat (seu cunhado e inimigo) convoca os lideres dos clãs da Água, do Fogo, da Terra, do Vento, do Aço e do Tempo para uma reunião “surpresa” com a intenção de definir o destino dos escravos da Terra das Sombras, pois estes estão se rebelando cada vez mais. Zairom, apoiado pela maioria dos senhores das seis grandes casas, propõe uma solução apaziguadora e consegue vetar as intenções sangrentas do Larcon, despertando sua ira. Esse é o ponto de partida para uma guerra que irá mudar o destino de todos!

– Está um pouco confuso por causa dos nomes parecidos?! É normal, eu também fiquei… No começo o mais difícil pra mim era não confundir o Laicar com o Larcon e o Ramar com o Rairom. Mas depois você acostuma!!! ^^ –

Esse primeiro volume é narrado por Dinaer, uma espécie de deus. Ele nos mostra que a guerra que se sucede no mundo dos homens é somente o começo de uma muito maior que “definirá o destino dos deuses e dos homens” e onde Rairom é peça fundamental.

Uma estória repleta de esperança, provações, uma “pitada” de romance e muita aventura. Me envolveu de uma maneira espetacular, não somente pela narrativa de fantasia, mas também pelos questionamentos que levanta. Eu me afeiçoei muito aos personagens e por isso confesso que passei de apreensiva para chocada em algumas partes do livro, mas isso só fez aumentar o meu interesse e curiosidade para ler a continuação!

Mal posso esperar!
Pandora 22/08/2013minha estante
Eu estou na metade do livro e já estou sofrendo porque sinto o cheiro da carnificina no ar... ai vejo essa resenha... aiaiaiai... tá difícil!!!

Tiabetok 05/03/2011

a guerra das sombras
O livro de Dinaer
Provavelmente já devo ter comentado em alguma resenha a minha total dificuldade em ler livros cujos personagens carregam nomes confusos. Os nomes são incomuns e muito parecidos, mas garanto que com um pouquinho de atenção este problema é resolvido sem muito prejuízo a leitura.
Jorge Tavares criou um mundo fantástico com direito a linguagem própria, muita magia, guerras e até a forma que o tempo é contado é diferentes. Um livro muito original que nos prende do inicio ao fim. É uma narrativa simples, sem muitos rodeios. Uma história bem contada, cenários bem descritos e personagens marcantes. Juro a vocês que estou totalmente apaixonada pelo Zairom e por sua personalidade – até desenhei-o e preguei no meu mural- mas infelizmente ele não é o centro da narrativa.
Zairom ocupava o trono da Terra dos Filhos do Fogo e era casado com Liana – uma nobre de família falida- que lhe dera um filho Tairom. Zairom já tinha um filho antes do casamento chamado Rairom – eu disse, nomes parecidos- . Os primeiros capítulos descrevem como Zairom governa – e muito bem – a Terra dos Filhos do Fogo, mostrando seus talentos para luta e sua inteligência brilhante, apesar de parecer firo a calculista você pode notar que ele simplesmente defende o que acredita, luta pelo que é melhor para sua família e seu povo.
Rairom, o filho mais velho, não quer ser guerreiro como o pai, quer ser Mago e treina duro para isso. Capítulos mais tarde percebemos que ele não é um humano comum, mas um ser que guarda muito poder, algo que confundiu até mesmo o Mago Diom, o mais forte, e que era encarregado de treinar Rairom. O garoto ainda é atormentado por um estranho pesadelo, uma forma de presságio que com certeza significa alguma coisa. Mas o que poderá ser? Eu descobri, e garanto que se você ler o livro vai se encantar tanto quanto eu com a história.

Vanessa Vieira 27/02/2011

A Guerra das Sombras_Jorge Tavares
O livro A Guerra das Sombras O Livro de Dinaer, de Jorge Tavares, é o primeiro volume de uma série formada por quatro livros e narra inúmeras aventuras e guerras na era medieval. O livro é narrado pelo Deus Dinaer, que conta a sua saga em proteger Rairom, um jovem dotado de poderes extraordinários e que enfrentará uma grande batalha entre os reinos e precisa ser minuciosamente preparado. Rairom conta com a companhia fiel de seu irmão caçula Tairom e da jovem Lisian.

O livro é recheado de guerras entre impérios e os detalhes são de tirar o fôlego. Achei super bacana a idéia que o Jorge Tavares quis passar com o livro sobre o livre-arbítrio e as suas consequências. A trama tem um rumo impressionante e um desfecho surpreendente.

Sou amante de livros que retratam o período medieval e com A Guerra das Sombras O Livro de Dinaer não poderia ser diferente. Recomendo a todos essa aventura empolgante!

Marília 24/01/2011

Uma boa surpresa!
Ultimamente tenho tido boas surpresas com a literatura nacional. Sempre fui muito do tipo que corre direto pra sessão estrangeira, mas esse foi um dos livros que me fez mudar esse hábito. Comecei a leitura mais por desencargo de consciência, pra não julgá-lo ruim por ser do Brasil e tudo mais. Ao fim da leitura, me tornei fã confessa! A Guerra das Sombras é incrível, envolvente e super original! Estou ansiosa para ler os próximos volumes!

Jorge 25/01/2011minha estante
Muito obrigado pela resenha. Fico muito feliz que tenha gostado do livro!