O Avesso das Coisas

O Avesso das Coisas Carlos Drummond de Andrade




Resenhas - O Avesso das Coisas


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


gabiiguarita 17/04/2022

lindo demais
gente que livro foda, eu só não dei cinco estrelas porque alguns dos ressignificados eu achei meio vazios mas a grande maioria me fez pensar e pensar bastante, sublinhar e demorar bastante em cada um deles. incrível.
?leitura é fonte inesgotável de prazer?
comentários(0)comente



Renata CCS 20/02/2013

"O aforismo constitui uma das maiores pretensões da inteligência." (C.D.A.)

"Assim como os antigos moralistas escreviam máximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mínimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada às limitações do meu engenho, traduzisse um tipo de experiência vivida, que não chega a alcançar a sabedoria mas que, de qualquer mo¬do, é resultado de viver.
Andei reunindo pedacinhos de papel onde estas anotações vadias foram feitas e ofereço-as ao leitor, sem que pretenda convencê-lo do que penso nem convidá-lo a repensar suas idéias. São palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptível mas às vezes curioso ou surpreendente".
– Carlos Drummond de Andrade

O AVESSO DAS COISAS é uma das várias obras inéditas que Drummond deixou ao morrer. O livro é uma coleção em ordem alfabética (com jeito de dicionário) de frases, pensamentos, que poderiam ser chamados de ‘máximas’, mas, como parecem estar pelo avesso, como sugerido pelo título, são ‘mínimas’. Neste livro ele mostra o cotidiano – e tudo o que ele esconde – e nos fala de ciúme, natureza, paciência, amor, eternidade, literatura... enfim, de tudo que tem o seu contrário (ou avesso), narrado de forma poética pelo autor, mas também divertida e descompromissada. Por mais improváveis que as definições possam parecer (e talvez por este mesmo motivo) são das mais autênticas e verdadeiras. Achei o livro muito franco, bem humorado, reflexivo, criativo e delicioso de ler. É tão diferente de tudo que ele já escreveu que, de certa forma, o livro é um avesso dele próprio.

Eis aqui alguns grandes achados:
“Amar sem inquietação é amar sem amor.”
“É cada vez mais difícil vender a alma ao diabo, por excesso de oferta.”
“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”
A solidão gera inúmeros companheiros em nós mesmos.
“O amor dinamita a ponte e manda o amante passar.”
“Não há felicidade que resista à continuação de tempos felizes.”
“Somos humildes na esperança de um dia sermos poderosos.”
“A inteligência superior vive em débito com os admiradores, que lhe exigem tudo.”
“O sofrimento é repartido ao longo da vida e separado por blocos de esquecimento.”
“A vida é breve, a velhice é longa.”
“O verso é uma vitória sobre os limites da linguagem.”
Jayme 12/03/2013minha estante
Confesso que além de ser grande fã de Drummond, sou um admirador (e observador) de aforismos. Gosto muitíssimo da agradável leitura de máximas, que revelam-se de grande valia em sua maior parte. Uma leitura reflexiva, sem dúvida.


Renata CCS 13/03/2013minha estante
Olá Jayme, eu tb gostei muito deste livro. Nunca li nenhum outro de aforismos, embora aprecie bastante este tipo de leitura descompromissada e reflexiva.




Jardii 18/12/2021

Lindo!!!
Esse livro é lindo demais (tanto a edição como o que está escrito). Amei conhecer mais da escrita do Drummond.
comentários(0)comente



Alexia 21/12/2020

Esse é meu primeiro contato c Carlos e estou muitíssimo satisfeita e admirada! Uma leitura leve e prazerosa, porém rica de sabedoria e profundidade.
Algumas máximas que gostei:
Tentamos proteger a árvore, esquecidos de que é ela que nos protege.

Nem todo homem tem direito a conhecer os seus direitos.

Liberdade de pensamento exige esta coisa rara: pensamento.

Há na poesia o encanto da fantasia que se cristaliza em realidade.

A solidão gera inúmeros companheiros em nós
mesmos.
comentários(0)comente



Evy 26/12/2021

O Avesso das Coisas de Carlos Drummond de Andrade é um compilado de aforismos que se caracterizam sobretudo pela brevidade e pela precisão. A definição do dicionário da palavra aforismo diz que é uma máxima ou sentença que em poucas palavras explícita uma regra ou princípio de alcance moral, ou seja, aproxima-se dos provérbios populares capazes de traduzir amplos e complexos conceitos por meio de pequenas sentenças.

O próprio Drummond define a palavra logo nas primeiras páginas: "O aforismo constitui uma das maiores pretensões da inteligência a de reger a vida", e até mesmo antes disso, na abertura da obra, nos oferece a mais eficaz e ampla explicação do que temos em mãos:

"Assim como os antigos moralistas escreviam máximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mínimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada às limitações do meu engenho, traduzidas um tipo de experiência vivida, que não chega a alcançar a sabedoria mas que, de qualquer modo, é resultado de viver".

Em ordem alfabética, como se fosse um dicionário trazendo verbetes dos mais diversos assuntos — resultados de viver — nos presenteia com os mais caleidoscópicos sentimentos: reflexão, riso, angústia, acolhimento, dor... É daqueles livros que viram leitura de cabeceira, a qual você recorre sempre ou de vez em quando para encontrar um alento ou desafio.

Foram tantas as marcações que fiz, que nem caberiam nessa resenha, mas destaco algumas para dar um gosto dessa leitura:

"O amor ensina igualmente a ferir e a ser ferido"

"Censuramos no animal os nossos defeitos brutalidade e ingratidão"

"A solidão gera inúmeros companheiros em nós mesmos"

"Viver é aprender e esquecer o que aprendemos"

"Minha vontade é forte porém minha disposição de obedecer-lhe é fraca"
.

Um compilado de aforismos extremamente perspicaz e bem humorado que somente o olhar aguçado e a genialidade na escrita de Drummond poderia compor.

Super recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Leila 19/02/2023

O avesso das coisas
O avesso das coisas é um grande compilado ou dicionário de aforismos/frases do grande poeta Carlos Drummond de Andrade. Frases que possuem um leve tom de humor, sarcasmo e ironia, que nos faz pensar e repensar sobre o nosso dia a dia...
Leitura agradável e fluída...
comentários(0)comente



Priscila 14/12/2021

Uma fofura de significados
Os significados apresentados por Drummond são simplesmente, incríveis.
Guardei vários dos aforismos para usá-los em muitos momentos.
comentários(0)comente



Raquel S. Ramos 13/06/2022

Imagina se existisse Twitter durante a vida de Drummond... É isso, uma série de pensamentos aleatórios que vão das maiores genialidades às maiores baboseiras tal qual um jovem em suas redes sociais... Ou um poeta em seus caderninhos de anotações.
comentários(0)comente



Jana 18/04/2021

Leitura rápida
Algumas fazem pensar, outras fazem rir. Leitura rápida e descompromissada. Recomendo.
comentários(0)comente



rsntl_ 02/12/2021

"DIREITOS DO HOMEM

Os direitos do homem são muitos, e raro o direito de gozar deles.
?
Nem todo homem tem direito a conhecer os seus direitos."


"MEMÓRIA

A memória cola fragmentos de várias porcelanas no mesmo vaso."
comentários(0)comente



TalesVR 01/09/2022

Devagarinho
Amo livro de aforismos e não conhecia esse do Drummond, embora já tenha lido alguns de poesia dele. Não consegui ler tudo numa sequência só porque alguns são tão bons que você tem que esperar um tempo para digerir o que foi lido, é daqueles livros que você para pra escutar uma música boa no meio porque a sensação é de prazer e quer que aquilo não acabe nunca.

''Também temos saudades do que não existiu, e dói bastante.''
comentários(0)comente



Nati 07/11/2013

Com várias máximas - mínimas, como chamou Drummond - é um excelente livro para ser lido em uma tarde e para quem gosta de aforismo é ainda melhor. Leitura simples e reflexiva com partes bem-humorada.
Renata CCS 07/11/2013minha estante
Adoro Drummond e gostei demais deste livro. Como vc mesmo disse, reflexivo e bem-humorado.


Nati 07/11/2013minha estante
Também gostei muito desse livro Renata, ele tem uma leitura deliciosa.




Nessa Gagliardi 25/09/2010

Eu sei, é do Drummond, mas achei alguns aforismos bem bobinhos. Tá certo que alguns são deliciosos, geniais (poem ser vistos muitos deles no meu histórico de leitura), mas achei que o saldo poderia ser melhor.
Gsotosinho para ler alguns por dia. :)
comentários(0)comente



skuser02844 20/01/2022

O avesso das coisas
?O avesso das coisas? ? uma surpreendente reunião de aforismos na qual o poeta das sete faces subverte de A a Z a ideia de "máximas" e define conceitos tão variados como amor, Deus, governo e infância.

É um livro muito gostoso de se ler! Desperta o nosso lado poético, pois ao final ficamos com vontade de conhecer mais a poesia do Drummond. É genial cada descrição dos Afrorismos!
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2