The Well of Ascension

The Well of Ascension Brandon Sanderson

Resenhas - O Poço da Ascensão

maluizzag 25/10/2023

Mistborn- O Poço da Ascensão
Esse livro foi incrível, mas ele enrolou mais do que o primeiro e isso me incomodou um pouco no meio. Acho que a proposta dele foi muito incrível, mas poderia ter tirado umas muitas páginas desnecessárias. Enfim, o final fez valer a pena a enrolação, além dos personagens novos que foram mto bem explorados.

Daniel956 20/10/2023

Apesar do ritmo mais lento em relação ao primeiro livro... QUE FINAL FOI ESSE

Estava planejando fazer uma pausa antes de ler o 3 livro pra adiantar outras leituras, mas agora vai ser impossível

alice 18/10/2023

Insano
O Poço da Ascensão dá continuidade a jornada iniciada em O Império Final.

Com a queda do império, os sobreviventes precisam lidar com as ameaças iminentes de guerra contra Luthadel, o cerco está feito. De um lado, o tirano Straff Venture com um exército gigante, do outro Cett e para piorar Jastes com um exército de Koloss brutais.

No meio disso tudo tem o jovem e inocente (pra não chamar de bobo) Elend tentando garantir a sobrevivência da cidade e de seu povo, infelizmente Elend passa boa parte do livro sendo um palerma quando o assunto é política. Vin está carregando o peso de ter sido ensinada pelo sobrevivente Kelsier, ela está cada vez mais ciente de seu poder e das responsabilidades advindas dele.

Vin foi a personagem que mais me surpreendeu nessa continuação, ela amadureceu e foi responsável pelas melhores cenas de lutas que já li.

Único ponto negativo nesse livro foi o romance, na minha opinião a relação da Vin e do Elend toma muito da história, sempre voltando na mesma tecla, nas mesmas inseguranças que soavam como trivialidades diante de tudo que estava acontecendo. Eu entendo a necessidade do apoio e da confiança entre os dois, mas precisava estender as dúvidas e anseios por tanto tempo? Estava nítido o que sentiam.

Elend foi de longe o personagem que mais demorei para simpatizar, como disse no início, ele foi um palerma por muito tempo mas, por incrível que parece, finalizou provando ser um homem corajoso e de princípios (embora ainda não goste tanto assim dele).

Essa continuação deixa inúmeras pontas soltas e Brandon foi muito audacioso aqui, ele faz o leitor terminar o livro ansiando pela continuação e pelas respostas de toda a loucura que o capítulo final foi. Não vejo a hora de descobrir a verdade sobre as profundezas e os mistérios sobre o império final.

Pedro 17/10/2023

A genialidade de Brandon Sanderson pode ser mais uma vez observada nessa obra. A intriga política se mostrou extremamente empolgante

Levovitch 14/10/2023

Depois de um primeiro volume eletrizante, nessa sequência a maior parte da trama é mais lenta, e com uma carga politica maior, mostrando as consequências do final do primeiro livro, os personagens aqui recebem um desenvolvimento magistral e isso acaba nos aproximando ainda mais deles, nos conectando com o drama deles, a recebeu o melhor desenvolvimento e melhor amadureceu foi Vin, ela conseguiu aguentar sem dificuldade o peso do protagonismo aqui.

As últimas partes do livro são simplesmente grandiosas, marcadas por ação, revelações e uma dose intensa de adrenalina. Brandon Sanderson mais uma vez demonstra sua habilidade em conduzir uma história repleta de intriga, segredos e magia. Estou ansioso para mergulhar no desfecho desta primeira era.

Lane 13/10/2023

Incrível
O segundo livro não perde nada para a primeiro, a história é envolvente e o desenvolvimento dos personagens é lindo de se vê

Anne.Lisie 08/10/2023

Esse livro foi um misto de todas as sensações possíveis, acabo de finalizá-lo (6h de um domingo) e estou sentindo indignação pura. Sou obrigada a acelerar minhas outras leituras pra iniciar o terceiro livro logo. Acabou sendo bem mais dinâmico que o primeiro (amém!), apesar de igualmente extenso. Recomendo muuuuito.

hylle 03/10/2023

Combate a fake news foi criado em 2008... pessoas em 2007:
Pra quem gritou aos 4 cantos da terra que nunca mais pegaria em um livro depois de "o império final", eu tô bem mal, e, em prol da minha saúde mental, eu deveria ter cumprido minha promessa, mas como eu nunca aprendo...

Sendo bem sincera, eu tive plena certeza de que não conseguiria terminar esse livro por 2 razões em específico. A primeira (totalmente irrelevante), é que eu, quando gosto muito de um livro, sinto que o estou traindo se ler o próximo da série (eu disse que minha saúde mental não era das melhores), mas, por mais que eu adore fazer isso, aqui não é o lugar de enaltecer o primeiro livro de mistborn. Agora, o motivo que realmente interessa é esse: os primeiros 40, 45% desse livro quase me mataram, e, diferente do final que quase me matou do coração, minha morte quase se consumou de tédio (e raiva) mesmo. Com todo o respeito do mundo, Brandon, você é um dos maiorais, uma das lendas, mas esse começo aqui simplesmente não deu, paixão. Já volu falar pra vocês terem tempo de me perdoar, mas eu acho a Vin uma insuportável. Uma chata, irritante, instável. Ela é o retrato perfeito de uma adolescente, e caramba, eu posso afirmar que ela é insuportável porque eu sou tão ruim quanto ela. E sim, claro que eu sei que não faria sentido ela ter atitudes maduras demais pra idade dela, mas eu teria adorado um pouco de falta de sentido aqui. Pra não ser tão hipócrita, admito que o problema nem foi ela ser tão chata, foi mais grande parte da primeira metade do livro ser dedicada a ela sendo chata. Dá um tempo, né. Com toda a treta que estava acontecendo, as crises existenciais da Vin sobre a vida e sobre o namorico dela eram realmente tão importantes? Enfim... acho que esse drama deles poderia ter sido resolvido mais rapidamente e não acho que ele tenha merecido tantas páginas quanto recebeu.

Por mais que eu tenha achado isso tudo um saco, trouxe uns pontos positivos para a história. Um desenvolvimento de personagens nunca é mal (por mais que as vezes se delongue dms), e alguns personagens aqui tiveram bastante disso. Além da Vin, gostei de acompanhar a mudança do Elend (um personagem que eu desgostava muito no primeiro livro, passei a aceitar no começo desse e, acreditem ou não, terminei amando) e o foco do Sazed. Aah, o sazed. De longe, meu favorito. O homem simplesmente não erra uma (controverso, mas mantenho). Amei a participação dele! Ainda sobre os personagens... pra um livro de +700 páginas, tivemos poucos acréscimos nesse âmbito, e não posso dizer que amei nenhum, mas tenho que admitir que Tidwyl e Zane animaram muito as coisas por aqui, e, curiosamente, tenho uma opinião parecida sobre os dois (apesar de serem muito diferentes entre si): o livro seria extremamente mais chato se eles não estivessem ali, mas eu não seria amiga deles. Enfim... nem vou falar muita coisa sobre os meus garotos. São os amores da minha vida, nada mais.

E não pensem que, por dar foco a parte "psicológica" do livro, ele tenha deixado a desejar na trama. Fala sério, é o Brandon. Quando esse cara deixou a desejar? Quando terminei "o império final", confesso que fiquei com aquela sensaçãozinha de "oq catapimbas esse cara vai fazer pra encher mais 2 livros?", mas é claro que ele conseguiu. O livro se passa praticamente dentro da cidade de Luthadel, e isso pode até ser meio cansativo (principalmente na primeira metade, mas prometo que vou parar de atacar a bichinha), mas depois de um tempo, tu tem tanta coisa em que pensar que acredite, a falta de diversificação do ambiente vai ser o menor dos seus problemas. No começo (eu sei que falei que ia parar de reclamar dele, mas reclamar é oq eu faço, poxa), a trama política foi parada, meio repetitiva, sem muita acão, e não, não acho que a emoção do final tenha recompensado isso, mas pelo menos consegui conservar meu coração em paz pra poder gastar tudo no final.

E que final!!!!! Acho que nunca vou me acostumar com a genialidade da mente desse homem, sinceramente. O cara conseguiu me deixar morta estirada acabada no chão de perplexidade com um olho fechado (causado pela morte) e outro aberto lendo o próximo livro porque eu preciso de respostas pra ontem. Eu amei o desfecho de alguns personagens, já de outros, bom... esse livro me ensinou que entender os motivos não arrefecem a dor, e é isso aí. Mas vamos sobreviver.

Bom... provavelmente alguns pontos importantes me passaram em branco, mas o geral é esse: não é um livro perfeito, tá longe de ser tão bom quanto o primeiro (minha opinião, hein), mas eu tive altas emoções com esse livro. Ao mesmo tempo que só consigo pensar em pegar o próximo llivro logo, também estou apavorada com a perspectiva de ter que me despedir desse mundo sensacional. Então, se você tá chegando por aqui agora, eu te imploro, curte muito! Quando terminei O Império Final, entrei em um pequeno hiato pra me recuperar, e seria legal fazer isso com esse, mas caramba, eu preciso de respostas.

E desculpem pelo título terrível, foi mais forte que eu

Iaszz 27/09/2023

Eu não consegui largar esse livro até terminar, é uma continuação maravilhosa mas eu ainda preferi primeiro livro. Uma das coisas que eu queria ver mais nesse livro é a personalidade do Elend e eu gostei muito da construção de personagem dele, e da construção dele e da Vin. A Vin me estressou um pouco nesse livro mas eu amo a construção de personagem dela, acho que todas as inseguranças e todas as atitudes que ela toma condizem com a personagem, mesmo que eu não goste do que ela tá fazendo ou fique incomodada com as inseguranças em si. Eu amei todos os capítulos estando dentro da cabeça do Brisa, queria que tivessem mais. A maior parte do livro vc fica na expectativa de que vai acontecer algo, e no fim acontece tudo de uma vez. Não consegui prever esse plot, fiquei uns 10 minutos encarando a tela. Tiveram alguns pontos negativos durante a leitura mas não sei como, o efeito Brandon Sanderson me faz esquecer ou querer ignorar todos.
(Sazed é meu protegido amo muito queria colocar em um potinho)

Maria14241 27/09/2023

Não faço ideia como ele conseguiu manter tanta consistência numa estória que poderia ter sido volume único(O Império Final), realmente absurdo o que Brandon Sanderson faz nesse aqui, depois da primeira parte as coisas começam a escalar e chega no fim, não tem garantia de calmaria, é perfeito. Devorei em poucos dias.
E claro, não esquecer de Kelsier, assombrando a narrativa a cada capítulo. O melhor que temos.
Matthew8 28/09/2023minha estante
Brandon stan

Erwinnph 26/09/2023

Poço da ascensão .
Continuação após um ano da queda do senhor soberano? nossos protagonistas continuam a mudar a cidade com novas políticas ? resumo geral ? muitooooooo mistério sobre o poço da ascensão, muitas mortes, guerra em larga escala, intrigas polticas, manipulação psicológica e siiimmmm, amor ? casais lindos e inesperado rsrs ? prepara coração ? muita surpresa ? até achei que era games of trones, o senhor soberano me drible, ajaaaaa coração kkkk

Lyssa13 25/09/2023

Uma das melhores fantasias que já li!
Eu não li tantas quanto gostaria, ou o número necessário para me sentir algum tipo de expert. Na verdade, diria que está sendo a primeira fantasia adulta que leio e não poderia ter entrado nesse gênero de melhor forma. O universo apresentado pelo Brendon Sanderson é algo absurdo, envolvente, bem desenvolvido, elaborado e as vezes até difícil de acompanhar ou entender ? e vale a pena, vale incrivelmente cada página.

Os personagens também são incríveis, me apaixonei por eles no primeiro livro e no segundo se tornaram moradores fixos no meu coração. A política, o sistema mágico, o desenvolvimento da história e a resolução dos problemas (alguns) apresentados neste volume são impressionantes. Estou completamente rendida e querendo mais, MUITO MAIS!

Tem found family, pra quem curte, tem ship para quem, assim como eu, não consegue ler fantasias sem migalhas (temos bem mais que isso aqui) de romance, tem lutas incríveis, guerra, mortes, tem tudo que um bom livro precisa para me prender e, acredito, qualquer fã de fantasia.