The Well of Ascension

The Well of Ascension Brandon Sanderson

Resenhas - O Poço da Ascensão

Tenshin0 19/05/2024

"Sou a faca de Elend. A faca do povo."
"O poço da ascensão", o segundo livro de Mistborn, se passa depois dos eventos do primeiro livro e Elend como novo rei de Luthadel, tem que governar a cidade e tem ajuda de Vin, a Nascida das Brumas mais forte do reino.
Nesse livro tem a introdução de alguns personagens novos como Zane, um novo Nascido das Brumas, Tindwyl que é uma guardadora e que vai ajudar Elend a reinar como um verdadeiro rei.
Tenho que falar que no início o livro tava um pouco arrastado, senti que o autor quis enrolar um pouco, mas quando tava mais perto do final tudo valeu a pena. Ele descreve cenários como ninguém, lutas muito bem descritas e emocionantes, que você sente a aflição dos personagens e como eles realmente estão se sentindo durante aquilo, muitos plots que fazem sua cabeça explodir e desenvolvimento incríveis de personagens. O final me deixou perplexo, não esperava por aquilo. O livro me surpreendeu muito, o final foi um ponto para o próximo livro, que já deixa a pessoa curiosa para ler ele. Perfeito demais, recomendo muito!

Emilio 19/05/2024

Bom,mas com ressalvas
O segundo livro da saga explica muita coisa que ficou sem resposta, mas também deixa algumas a desejar
Em muitos momentos ele se estende em narrativas desnecessárias, que se arrastam por capítulos inteiros sem ter o mínimo impacto na história. Mesmo assim é muito bom, não é melhor que o primeiro mas o final foi babadeiro, quero saber logo o que vai dar no último livro

Ludmilanog 14/05/2024

? Vamos fazer o que Kelsier nos ensinou. Vamos sobreviver.
Esse livro teve menos ação no começo, com mais enfoque na política e no amadurecimento dos personagens. E tbm no mistério relacionado as brumas, as profundezas...
Elend nesse livro teve mais destaque, gostei bastante da evolução e crescimento dele, com a ajuda Tindwyl ele consegue se tornar um rei melhor e mais confiante.
A Vin nesse livro me irritou em alguns momentos, apesar de enteder as inseguranças dela, mas mesmo assim me irritou um pouco ela se deixando levar pelas manipulações do Zane (um personagem que me trouxe bastante curiosidade, ele era interessante, mas que só aparecia pra deixar a Vin insegura e colocar dúvidas na cabeça dela, então acabei sentindo apenas raiva dele).
Fiquei feliz que o Sazed ganhou mais destaque nesse livro, foi legal saber os pensamentos dele e acompanhar o relacionamento entre ele e a Tindwyl (foi legal conhecer outro Terrisano, que é completamente diferente do Sazed, tanto em crenças como em comportamento).
Gosto muito do romance entre Vin e Elend, apesar deste não ser um livro com foco em romance, eu ficava feliz com qualquer momento deles.

zmahiara 11/05/2024

Primeiramente: UFA. terminar esse livro foi um CAOS. foi difícil ler desde que minhas aulas começaram, a medicina tá me exaurindo, mas finalmente pude me lembrar de que amo ler e vou tentar ter mais constância nisso.

cara, que livro foi esse? sanderson não cansa de me impressionar. quando eu acho que ele atingiu o ápice de escrita do universo dele, ele vai lá e me mostra que tem muito, MUITO mais. eu amei esse como amei o primeiro livro e como sei que vou amar o terceiro, que já vou começar.

te amo, brandon sanderson; te amo, mistborn.
obiwansgf 11/05/2024minha estante
to maluca pra terminar de reler o primeiro e começar esse! o brandon sanderson é simplesmente absurdoooo

zmahiara 11/05/2024minha estante
eu amo esse cara, o universo de mistborn tá sendo a melhor experiência literária que eu já tive

obiwansgf 11/05/2024minha estante
quando eu li a primeira vez (o primeiro livro) eu não queria parar de ler por nadaaa

Valentina.Dummer 09/05/2024

Achei esse ainda melhor que o primeiro. Um livro muito bem escrito e pensando, estou louca para ler o próximo.

LUNII 06/05/2024

Esse livro é muito bom, em relação ao primeiro melhorou em vários pontos que eu não tinha gostado. Vi alguém comentando que o Brandon pode ser repetitivo em alguns pontos e diálogos e eu concordo muito, principalmente no primeiro livro, por isso, algumas relações de personagens que deviam ser mais aprofundadas ficam de lado. Ainda sim, eu gosto muito dessa trilogia.
Estou empolgada para o próximo livro.

Nazli.Dias 01/05/2024

Dois passos para trás antes de seguir em frente.
Eu gostaria de ter dado uma nota mais alta nesse livro, mas não teve como. O livro inteiro é um grande filler entre o primeiro e o segundo.

Enredo mais focado na parte política do que no primeiro livro, mas as reviravoltas políticas são simplistas demais para engajar a leitura. Senti também falta de personagens do primeiro livro, especialmente das cortes, que nem deram notícias. Por fim, a Vin tinha sido muito bem desenvolvida no primeiro, e neste volume pareceu que todo o desenvolvimento foi para o ralo.

O final do livro é uma explosão de sentimentos, o que é muito consistente com o estilo do Sanderson.

Dito isso, o filler foi necessário, ainda que não tenha me agradado. A escrita, apesar de alguns vícios, é muito boa. Se eu dissesse que não estou ansiosa pelo próximo, estaria mentindo.
Igor.Camilo 03/05/2024minha estante
Bela resenha e nota justíssima

viniciusjm_ 29/04/2024

Senhores, que fim intrigante!
Sinceramente, em dado momento do livro, ficou um tanto pisado, muita preocupação com a invasão, inserção de personagens que talvez não venha somar tanto para obra, mas como dito em outros posts, as últimas 100 paginas, muuuuuito top!

Cássio 27/04/2024

O poço da ascensão é um bom livro de preparação
Diferente do primeiro livro que teve um final que de certa forma ?encerava os acontecimentos? este livro tem um desenvolvimento totalmente voltado para o terceiro livro, é basicamente um livro que prepara o terreno para o segundo livro, mas isso não faz dele um livro ruim, ele continua sendo excelente, ele me gerou grandes expectativas para o terceiro

iara 25/04/2024

Depois dos últimos acontecimentos de O Império Final, preciso admitir que esse segundo livro foi um pouco arrastado. Senti falta de alguns personagens que já estava acostumada do primeiro livro, bem como me cansei um pouco de acompanhar os problemas de Elend. Mas entendo que esse livro foi um pouco mais introspectivo para que pudéssemos entender o que se passava na cabeça de Vin.

Gabriel.Bavaresco 23/04/2024

ME SINTO UM PATETA
Cara, que livro bom!!! O plot final é muito bem pensado e mt bem estruturado desde o começo do primeiro livro. Brandon é um gênio, sabe construir personagens como ninguém. To me sentindo completamente enganado por esse SAFADO!!!
Fazia mt tempo que ñ me empolgava com um livro de fantasia como ta sendo com Mistborn.

MUITO ansioso pelo vol 3

Haryadne.Moreto 23/04/2024

Socorrrrooo.
Adoro livro que você não quer nem parar para comer para ter tempo ler. Esse me pegou... Você quer saber logo o que vai acontecer. Eu estou amando esse casal, Elend e Vini, mas fiquei chocada com Oresur e tb me apeguei a ele. Esse segundo livro é mais uma narrativa do crescimento, em todos os sentidos, da Vini. E o final com a transição para o terceiro livro é sensacional.

Victor 20/04/2024

Que final CATASTRÓFICO!
Acabei de terminar a leitura, e estou simplesmente destruído, boquiaberto, desacreditado do final. Eu não consigo sequer prever como será o último volume.

De antemão, gostaria de deixar claro que o acho o segundo volume melhor que o primeiro, obviamente com o déficit de personagens importantes que neste não estão presentes. Novos são introduzidos, mas não acham que são substitutos para um específico.

O autor tem um domínio invejável de seu universo. Ele consegue construir nos mínimos detalhes todas as tramas e sub-tramas e conectar tudo no plot principal da obra.

Todos os personagens têm o seu destaque, suas nuances (uns mais, outros menos). Sanderson não tem receio de gastar páginas e mais páginas para desenvolver seus personagens.

No geral, eu amei a experiência, amei a obra e estou ansioso para pegar o último volume. Amo Mistborn.

QueciaC 17/04/2024

"Sacaram só essa interpretação? Digna de receber um Oscar"
Nunca me senti tão enganada na minha vida. Você passa o livro todo acreditando em TUDO sem duvidar só pra chegar no final e descobrir que você foi tapeada.
É exatamente disso que eu gosto ?

Queria muito poder dar 5 estrelas, mas o livro só fica bom nos últimos capítulos. Precisei de muita paciência pra chegar até lá, cerca de 60 ou 70% do livro não é relevante ou é chato pra caramba. Além disso, eu odiei o "triângulo amoroso" do nada com o Zane ? um personagem que só me fez passar raiva e nao teve um pingo de química com a Vin; o relacionamento deles não teve nenhum sentido.

Enfim, essas 4 estrelas foram em razão do plot twist, da Vin e do OreSeur.
MOULOPK 21/04/2024minha estante
Simm o plot do OreSeur e mais surpreendente que o plot do final kkkkk