Escravas de coragem

Escravas de coragem Kathleen Grissom
Kathleen Grissom

Resenhas - Escrava de coragem

letícia 28/11/2015

Escravas de coragem é um livro que realmente ressalta o seu título. A coragem entre uma família de negros escravos ao acolher uma escrava branca e fazê-la de membro da família. Sim, para torná-la membro da família é preciso de muita coragem, pois aos olhos de seus donos e perante a sociedade isso jamais poderia existir, pois o ser estético é o que determina sua categoria social.
A história é narrada em primeira pessoa, alternando os capítulos entre a Lavinia e a Belle, a primeira é a escrava branca, protagonista da história, e a segunda é uma escrava mestiça, a qual acolhe a Lavinia em sua chegada. Sendo assim, as duas contam o modo de vida que levam na casa da cozinha, ou seja, temos contato com a casa da cozinha e da casa grande, em algumas cenas vamos ao alojamento, onde os escravos que trabalham na lavoura são nos apresentados. O livro é rico nos detalhes históricos, incluindo os comes e bebes, a vestimenta e o modo de administração de uma fazenda do século XIX.
Pode ser considerado um romance histórico, e tratado tal como era, onde os apaixonados na classe branca não poderiam ter muito contado um com outro e o romance dos escravos não era algo que se tivesse muito importância econômica, mas sim o que bastasse era o amor dos conjugues para pularem a vassoura, a tradicional cerimônia realizada por eles.
Recomendo esse livro para todos que gostam de viajar na linha do tempo e se interessam por esse assunto da escravatura, com uma boa pegada de romance riqueza daquela época para que seja possível o leitor formular todo o cenário em sua mente. No final do livro a autora traz umas nota explicando como foi a sua incrível história para concluir esse projeto.
Boa leitura !!!