A Senhora das Águas

A Senhora das Águas Philippa Gregory

Resenhas - A Senhora das Águas

Tita 10/04/2024

"O que resta a nós, mulheres, a não ser a esfera do desconhecido?"
“A Senhora das Águas” é o primeiro livro da série “Guerra dos Primos” que conta a história da Inglaterra durante o período da Guerra das Rosas sob a ótica das mulheres da época e escrita pela dama do romance histórico, vulgo Philippa Gregory, que mistura fatos e ficção (com uma pitada de fantasia) para contar de forma magistral A Guerra das Rosas.
O livro é uma contemplação do feminino. Sempre houveram obras retratando os homens como grandes heróis históricos e que deixavam as mulheres em segundo plano, sendo meras coadjuvantes e até figurantes. Em “A Senhora das Águas” as mulheres assumem o protagonismo, é possível conhecer as visões de mundo, opiniões, a relevância histórica de mulheres como Margarida de Anjou e Joana D’arc.
Apesar de tantas representações femininas, o livro foca na vida da Jacquetta de Luxemburgo, a condessa de Rivers, uma figura muitas vezes esquecida ou apagada da história, mesmo com sua importância política durante a Guerra das Rosas. O leitor acompanha a evolução da condessa desde sua imaturidade aos 15 anos, suas visões através do canto de Melusina, o casamento com o duque de Bedford e os ensinamentos sobre oculto e magia, o romance proibido com Sir Richard Woodville, sua queda e ascensão na corte inglesa, a amizade com Margarida de Anjou, a construção de uma família com Sir Richard que lhe rendeu muitos filhos, a mudança de lado durante o conflito dos primos (Iniciou a história apoiando os Lancaster e mudou para o lado Iorque), o flerte com a bruxaria durante a vida inteira e os sábios ensinamentos à filha mais velha Isabel.
Por muitas vezes o livro possui um ritmo lento e confuso, devido a quantidade de informações e datas que a autora aborda. Porém Jacquetta é uma mulher muito interessante, sua evolução e sabedoria são tão satisfatórias de acompanhar, que qualquer empecilho para continuar a leitura se torna pequeno e insignificante. Vale a pena dar uma chance a essa obra.

Amanda Milani 28/07/2023

A poderosa Philippa Gregory esta de volta
Fazia alguns anos que eu nao lia um livro todo da Philippa Gregory. Os primeiros que eu li me encantaram (Princesa leal, A irma de Ana Bolena, O bobo da rainha). Entretando, os ultimos volumes que eu li (O amante da virgem, A outra rainha e A rainha domada) nao me conquistaram (estao muito longe de serem livros ruins, mas nao tiveram o mesmo impacto que os primeiros)
Eu peguei esse livro para ler 3 vezes. As duas primeiras nao engrenaram. Eu parava e esquecia tudo... Mas duas semanas atras eu resolvi tentar de novo e WoW!
Existem varias razoes porque eu gosto dessa autora. Entre elas, o ponto de vista feminino das personagens historicas. Eu nao tenho muita paciencia de ler (ou mesmo assistir) descricoes de batalhas e derramamento de sangue que muitas vezes estao presentes nos livros de autores como Bernard Cornwell. Nao que seja ruim, so nao e meu estilo e preferencia.
Alem disso, a autora faz uma pesquisa extensa em referencias historicas e, mesmo abrindo licenca poetica em algumas cenas, traz um embasamento consistente na historia.
Enfim, falando especificamente de A senhora das Aguas. Acredito que Jaquetta seja uma das minhas personagens favoritas dos livros da Philippa. Ela e forte e doce. Ela e determinada, mas sem perder o bom coracao. Eu a vejo como equilibrada e fiel aos seus valores e aliados.
Gostei do pano de fundo magico da historia, nao muito presente nos livros da Dinastia Tudor.
O livro e envolvente, me peguei lendo sem parar por dias seguidos. Sem querer sair de casa ou fazer outras coisas
Recomendo muito e acho que foi excelente ponta pe inicial para a saga referente a Guerra entre Primos
Agora estou ansiosa para ler os demais! Espero que estejam no mesmo nivel :-)

Camila 27/07/2023

Reis, rainha e bruxaria
Sem dúvidas o melhor livro da saga até agora. Apesar dos últimos dois livros serem bem emocionantes (e muito bons), a história de Jacquetta, protagonista nesse livro, é MUITO mais rica e pisa com gosto nas outras duas).
Essa mulher foi primeira-dama da França, conheceu Joana D'arc e na Inglaterra se tornou a dama e melhor amiga da rainha Margarida de Anjou (inclusive dá para se ter opiniões fortíssimas sobre essa daí).
Prosseguindo, seu primeiro marido foi um duque protetor das terras inglesas na França e seu segundo marido, Richard - por quem se apaixonou e teve com ele uma caralhada de filhos - foi o mais fiel homem da corte do rei Henrique. Muito depois se tornou sogra do próximo rei. Tudo isso com o seu envolvimento em magia e suposta bruxaria!

Achei encantador acompanhar essa história, e é ainda mais incrível saber que parte dela é verdadeira.

Camila Felicio 04/06/2023

É Philippa Gregory né? Tem história mas tem muuuuuuuuita liberdade na criação de fatos
Primeiro terço do livro foi ótimo, o segundo li a duras penas e o terceiro eletrizante
Problema? Ela se prende tanto a pequenos fatos, que na hora dos grandes momentos passa batido! Não se conta direito sobre a derrota de Ricardo York por exemplo.
Outro problema é o partidarismo da autora, já vistoem outras obras: demonização de Anna Bolena, menosprezo à grande Elizabeth I a restringindo a uma jovem manipulável e meio tontinha e a exageros com relação a Mary Stuart ( uma mulher sim manipulável mas por ser a típica última romântica é venerada pela literatura, inclusive por Dumas)
Minhas 3,5 estrelas vão por ser a vida de
Jacquetta (meioo exagerada), mas na falta de outro livro, é o que temos!

Celina 20/04/2023

Sensacional! Que leitura minha gente!
Amo livros históricos recheados de romance, drama, intrigas! Histórias feitas para nos envolver, encantar. Pra gente se apaixonar verdadeiramente, a ponto de termos vontade de voltar nesse tempo só para espiar.
A escrita da Philippa é primorosa! Ela colocou paixão nos personagens!
Muito bom! Recomendo.
Katia C. Menezes 21/04/2023minha estante
Anotei a dica.

Celina 22/04/2023minha estante
Vai amar minha amiga Kátia! Leia e pesquise no Google ao mesmo tempo para ver os fatos reais, as pesquisas que a Philippa fez. Estou assistindo as séries The White Queen/White Princess junto. Estou apaixonada ?

Katia C. Menezes 22/04/2023minha estante
????

Regina 25/01/2023

Perfeito
O livro é excelente. Primeiro livro da autora. A história é muito boa e escrita em cima de uma mulher forte. Recomendo. Favoritei

Maria 02/01/2023

MARAVILHOSO
O livro ?A senhora das águas? narra um romance histórico vivido entre Jacquetta de Luxemburgo e Richard Woodville. Jacquetta foi mãe de muitos filhos, acho que foram mais de 15 filhos, dentre eles estava Elizabeth Woodville (A Rainha Branca), que se casou com Eduardo IV da Inglaterra.
O livro mistura ficção com realidade, o romance é muito bem retratado no livro, mas ele não gira somente em torno do romance em si, ele narra o período de guerra daquela época, conhecido como ?A guerra das Rosas? ou ?Guerra dos Primos?. Ele não serve de base para conhecimento histórico, porque tem muita ficção envolvida, serve mais como entretenimento mesmo.
P.S.: O livro inspirou parte da série ?The White Queen?

@gugugb 20/11/2022

Philippa tem um domínio exemplar ao juntar acontecimentos dos livros anteriores de maneira tão coesa! Um livro perfeito.

Gabriela.Scheitt 07/11/2022

RESENHA DO LIVRO A SENHORA DAS ÁGUAS
Autora: Philippa Gregory
Editora: Record
Páginas: 527

?Primeiro livro em ordem cronológica da série Guerra dos primos ou Guerra das duas rosas, período marcado pela rivalidade entre as 2 casas: York e Lancaster, a primeira simbolizada pela rosa branca e a segunda pela rosa vermelha.
?A história é narrada pelo ponto de vista de Jacqetta, uma mulher muito forte, descendente de Melusina e herdeira do dom da visão. Eu adorei como nesse livro, esse detalhe da personagem é apresentado com mais detalhes, por exemplo como ela aprende os rituais que mais tarde ela ensina para Elizabeth, as suas visões.
?Muitas coisas são introduzidas nesse livro e muitos personagens dos outros livros aparecem em determinadas situações, como o futuro rei York, Eduardo IV, Margaret Beaufort (uma das mulheres mais importantes da história da guerra dos primos e matriarca da casa Tudor).

?O livro tem o foco mais nas questões históricas, políticas e a disputa pelo poder da coroa da Inglaterra, tem romance, mas pouco, não tem muitas cenas de demonstração de amor como em romances de época. Amei cada capítulo!
?Outra personagem muito importante da guerra dos primos e que tem destaque nesse livro é Margarida de Anjou, uma mulher ambiciosa, forte e temida por muitos em razão de seu poder. Jacquetta e Margarida são as mulheres mais fortes desse livro e a amizade das duas na história é um dos focos.

?Eu gostei da escrita da Philippa Gregory por este motivo, ela conta uma história sobre a história da Inglaterra através da visão das mulheres que foram importantes.?

Agora me conta ???:
Já leu esse livro?
Já leu algum livro da Philippa Gregory?
Já sabia sobre a história da Guerra dos primos?
Gosta de romances históricos?

Joy 20/09/2022

Tem qualidade!
Este foi meu primeiro contato com os livros de Philippa Gregory, e posso dizer que o livro não decepcionou. Estou lendo muitas ficções históricas ultimamente, principalmente as que falam sobre a Inglaterra medieval, e Gregory só veio para somar. Diferentemente de Ken Follett, ela é mais sucinta na escrita (no início estranhei os saltos na linha do tempo, mas depois achei bom, pois dá uma enxugada na narrativa). Esse é um livro que se apega bastante aos acontecimentos e figuras históricas. Amei conhecer Jacquetta de Luxembourg, de cuja existência eu não tinha conhecimento. Estou animada para ler os próximos e conhecer mais personagens da história da Inglaterra!

Jessica852 20/06/2022

A leitura é rápida, e instigante, que flui de forma cativante. Philippa Gregory entrega uma história de força e que mescla com harmonia passagens históricas, romance e tensões. Recomendado a todos que procuram uma boa ficção histórica, com uma personalidade interessante de protagonista e que ainda tem pinceladas de romance, intrigas e tensões. Leiam e se surpreendam!

Greice 06/03/2022

Não dá pra parar de ler
Eu adoro história e literatura clássica, mas não estou muito acostumada a ler romances históricos. Entretanto, depois dessa leitura, isso vai mudar. Quero ler muito mais obras desse gênero, e, especialmente, continuar lendo outros livros dessa série da Philippa Gregory. A escrita da autora é muito fluida e as reflexões que ela faz sobre o papel da mulher na sociedade da época, a caça às bruxas, discussões sobre lealdade, nacionalismo, ambição, mas também amor e família. Eu me apaixonei por todos os personagens. Adorei sua complexidade, nenhum é simplesmente bom ou ruim. Senti pena e raiva de suas escolhas. Há um clima de tensão causado pela guerra e por saber que qualquer passo em falso, falar a coisa errada, escolher o aliado errado, tudo pode mudar em um segundo. O tema da roda da fortuna é constante, em um momento um personagem está no topo do mundo e no outro no fundo do poço. Não leio muitos romances, mas o amor de Jacquetta e Richard ganhou meu coração. Recomendo muito essa leitura.

Tais Brito 27/01/2022

Contexto que deu origem a Guerra das Duas Rosas
A história narrada por Jacqueta Woodville - mãe da rainha da Inglaterra, Elizabeth Woodville - retrata o contexto que levou a Guerra das Duas Rosas na Inglaterra e, principalmente, reforça a importância de (re)conhecer o papel e a agências das mulheres nos grandes eventos históricos.

Manu368 19/01/2022

Esse livro é ótimo, Jacheta é uma personagem incrível kajsjsjsjsjsjsjsjjdjdjdjeidjejejdjdjdjjdjdjdjjj