A Senhora das Águas

A Senhora das Águas Philippa Gregory

Resenhas - A Senhora das Águas

Jananazario28 02/07/2020

De Duquesa a Lady sem perder a importância
Philippa Gregory conta a história de Jacquetta de forma envolvente, que prende o leitor e vai nos surpreendendo a medida que as visões de Jacquetta se tornam realidade!
A história contada através de Jacquetta, duquesa que após a morte do marido se casou novamente, mas agora por amor e passa por diversar provações mas sempre demostrando sua lealdade ao rei e a rainha. O amor ao seu marido e a dedicação aos seus filhos são emocionates. Descendente de Melusina, Jacquetta é uma mulher forte que teve um papel importante durante os conflitos entre Inglaterra e França até o auge da guerra dos cem anos.
Decidi iniciar a leitura dos livros pela ordem cronológica. Super recomendo o início dessa série histórica.

Beatriz.Porto 13/11/2020

A senhora das águas
O livro foi meu primeiro contato com os romances históricos de Phillipa Gregory, após uma pesquisa, escolhi iniciar a leitura pela ordem cronológica, e não pela ordem de publicação das séries. Foi uma grata surpresa!
Apesar do conteúdo fictício, a narrativa histórica é muito bem construída, várias vezes pesquisei mais curiosidades sobre a vida de Jacquetta de Luxemburgo e ficou evidente o cuidado que a autora teve para retratar de forma fidedigna as passagens históricas.
A personagem principal é, com certeza, uma figura que merece ter sua história estudada e que foi de singular importância para a Inglaterra do século XV!
Seu romance com Sir. Richard Woodville, mesmo não sendo o centro da obra, aqueceu meu coração e sua devoção e obediência à corte de Henrique VI e, principalmente, à Rainha me surpreenderam. Apesar de - creio eu - ser algo típico da época, permanecer fiel a alguém com o temperamento de Margarida de Anjou, ao meu ver, não deve ter sido algo fácil.
Ansiosa para ler os próximos volumes e encantada com a premissa de ler narrativas tão bem escritas e envolventes sobre tantas mulheres históricas notáveis!

Denise 07/02/2021

A Senhora das Águas
Muito bom! Primeiro livro da autora que leio, demorei um pouco pra terminar e achei que iria ler outro antes de continuar a série, mas estou com essa história na cabeça. Inclusive estou assistindo as séries no canal da Starz e estou amando.
Amei a Jacquetta e o Richard muito fofo o amor deles e eu adoro os barracos da corte, tem quem ache que vida de nobre é fácil ?

Barbara 11/11/2021

"Neste mundo, uma mulher sábia esconde seus dons"
Ambientada durante a Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Duas Rosas, porém com destaque ao papel das mulheres do período, a história de Jacquetta é, definitivamente, um ponto fora da curva. Partindo do fato que a maioria das mulheres do medievo tiveram sua trajetória negligenciada pela historiografia, a autora faz um excelente trabalho ao unir informações existentes com ficção e suposições acerca das personagens.

Jacquetta nasceu em em uma família influente francesa que acreditava ser descendente da deusa Melusina. Pelo casamento, tornou-se duquesa e uma das mulheres mais importantes da Inglaterra, mas após a morte do marido, assume um casamento por amor e a posição de dama de companhia e amiga da Rainha Margarida. Porém, em um mundo extremamente machista, poder e riqueza tem um preço alto.

Regina 25/01/2023

Perfeito
O livro é excelente. Primeiro livro da autora. A história é muito boa e escrita em cima de uma mulher forte. Recomendo. Favoritei

Joy 20/09/2022

Tem qualidade!
Este foi meu primeiro contato com os livros de Philippa Gregory, e posso dizer que o livro não decepcionou. Estou lendo muitas ficções históricas ultimamente, principalmente as que falam sobre a Inglaterra medieval, e Gregory só veio para somar. Diferentemente de Ken Follett, ela é mais sucinta na escrita (no início estranhei os saltos na linha do tempo, mas depois achei bom, pois dá uma enxugada na narrativa). Esse é um livro que se apega bastante aos acontecimentos e figuras históricas. Amei conhecer Jacquetta de Luxembourg, de cuja existência eu não tinha conhecimento. Estou animada para ler os próximos e conhecer mais personagens da história da Inglaterra!

Jessé 30/07/2018

Entretenimento e cultura!
Um livro formidável e muito bem escrito. Nota-se que a escritora fez uma extensa pesquisa pra escrever essa estória.

Como a própria escritora menciona em uma pequena nota ao final do livro. Jacquetta é uma personalidade negligenciada por historiadores, e desconhecida para a maioria das pessoas. Eu confesso que só ouvi falar dela após ler esse livro, e procurei outras informações sobre ela após o término da leitura.

Uma vida incrível e cheia de bravura . Ela teve grande participação em muitos eventos importantes na guerra das Rosas, e fico feliz que Philippa Gregory tenha colocado um pouco mais de luz em sua história. Sempre ouvimos falar tanto de personalidades masculinas da guerra das Rosas ou dos Tudors, e acabamos por deixar passar batido pessoas tão incríveis como foi Jacquetta.

Aconselho a pesquisar mais sobre ela após o término do livro. Creio que vai ser muito prazeroso conhecer mais da vida dessa mulher notável.

Camila Felicio 04/06/2023

É Philippa Gregory né? Tem história mas tem muuuuuuuuita liberdade na criação de fatos
Primeiro terço do livro foi ótimo, o segundo li a duras penas e o terceiro eletrizante
Problema? Ela se prende tanto a pequenos fatos, que na hora dos grandes momentos passa batido! Não se conta direito sobre a derrota de Ricardo York por exemplo.
Outro problema é o partidarismo da autora, já vistoem outras obras: demonização de Anna Bolena, menosprezo à grande Elizabeth I a restringindo a uma jovem manipulável e meio tontinha e a exageros com relação a Mary Stuart ( uma mulher sim manipulável mas por ser a típica última romântica é venerada pela literatura, inclusive por Dumas)
Minhas 3,5 estrelas vão por ser a vida de
Jacquetta (meioo exagerada), mas na falta de outro livro, é o que temos!

R. K. 25/04/2021

Um livro sobre mulheres e relações de poder
Os Lordes que a amavam como Rainha não se atrevem a imagina-la como regente. Embora suas esposas administram suas terras quando estão fora, não recebem título ou remuneração. Não gostam de pensar em mulheres no poder, como líderes. A capacidade das mulheres não é  reconhecida, na verdade, é ocultada". Palavras  P. G. para descrever o escanteio para o qual a rainha Margarida foi jogada quando o Duque de York é feito protetor do Reino. Esse discurso se pretendia feminista? Pois eu digo: eu também não iria quere aquela louça, mimada, voluntariosa e pouco amorosa com o meu povo se estivesse em lugar dele. O discurso é ótimo, muito apropriado mas se fosse se referir a outras personagens feminina no livro (bem poucas, na verdade). A autora tenta transformar essas mulheres em marcos do seu tempo, mas elas são mulheres bem simples. na verdade, pelo menos na versão que ela trouxe. Cada vez que essa rainha esteve em cima na Roda da Fortuna, só trouxe miséria, terror e instabilidade ao seu Reino. Há que se ter cuidado. Uma mulher (Ou um homem) não é digno de nota por seu gênero. É digno por seus feitos em favor de todos os gêneros, independente do gênero e com equidade de gênero. Eu passaria sem saber a história dessas senhoras, Margarida e Jacquetta.

Su 06/12/2019

Preciso admitir que, mesmo tendo gostado de A rainha vermelha, meu conceito caiu um pouco com relação ao primeiro livro, A rainha branca. Então, estava com expectativas moderadas no que diz respeito a esse.
O livro começa em 1430, no castelo de Beaurevoir. Jacquetta está observando a prisioneira acorrentada na cela do castelo de seu tio, no norte da França. A moça parece um simples divertimento para os olhos daqueles que ali residem, uma mulher com roupas de homem. A tia-avó de Jacquetta, Lady Jehanne, inconformada com a situação, ordena que a cela seja aberta , ao entrar faz as devidas apresentações a prisioneira. Quando sente os olhos dela em si, Jacquetta pressente um toque de magia naquela mulher.
A prisioneira em questão é Joana D'arc, e tudo o que Lady Jehanne quer é transformar aquela menina, que conseguiu comandar exércitos e coroar um rei, em uma simples dama de companhia para que os Ingleses desistam de exigir que ela seja entregue para a morte. A presença de Joana no castelo de seu tio meche com Jacquetta, ela sabe que também escuta coisas.
Em uma tarde quente de agosto, Lady Jehanne pede que Jacquetta leia para ela. A história se trata de um homem que se apaixona por uma mulher que é, na verdade, metade peixe. No meio da leitura, Jehanne anuncia que aquela é a história da família delas, a história de Melusina.
A história da mãe de Isabel é incrivelmente bem escrita pela Philippa, de longe uma das que mais gostei dessa série. Em vários momentos senti apreensão por Jacquetta e em muitos outros me revoltei por ela ter que ser leal a pessoas que não tinham sabedoria para governar. Li esse livro em pouco tempo, Jacquetta passa por inúmeras reviravoltas em sua vida, sendo assim, era muito difícil largar a leitura.

“— Ela é um peixe?—sussurro.
— Ela é um ser que não é deste mundo—responde em voz baixa a minha tia-avó. Tentou viver como uma mulher comum, mas algumas mulheres não podem viver uma vida comum. Tentou caminhar do modo normal; mas algumas mulheres não conseguem fazer os seus pés percorrerem esse caminho. Este é um mundo de homens, Jacquetta, e algumas mulheres não conseguem marchar ao ritmo da batida do tambor de um homem. Compreendeis?”

@gugugb 20/11/2022

Philippa tem um domínio exemplar ao juntar acontecimentos dos livros anteriores de maneira tão coesa! Um livro perfeito.

Bia.RL 07/10/2020

Nesse romance histórico vemos o desenrolar da guerras das rosas, apesar de ter bastante ficção o livro é interessante mas não se tornou um favorito. Os personagens não são bem aprofundados e na verdade são apenas pano d fundo para os fatos históricos que são narrados.
Comprei o livro mas sensação q tive no final foi de que teria sido melhor ler no formato de
e-book.

Claudia 13/07/2020

Depois de um período de muita leitura, resolvi escolher algo mais leve para descansar. E esta série da Guerra dos Primos e os Tudor da Inglaterra pareceu responder a isso. São15 livros e optei pela ordem cronológica, e não de publicação, sendo este o primeiro. Gostei da forma como a autora desenvolve a narrativa destacando a participação feminina. Leitura agradável.

Aline 03/02/2020

...