Calafrio

Edmundo Rodrigues

Resenhas - Calafrio

Nando.Costa 07/05/2023

Calafrio
Nessa primeira edição de calafrio, uma HQ de terror brasileira, temos contos de terror que são muito bons, e os desenhos são ótimos, quero ler todas agora, até conto do Edgar Allan poe teve nessa história.

z..... 22/07/2020

Morella (Poe) - Arte de Eugenio Colonnese
O género terror fez muito sucesso entre as décadas de 1960 e 1980, com grande variedade de revistas em quadrinhos.
"Cafafrio" foi contemporânea a "Mestres do Terror", clássica no segmento, dividindo talentosos ilustradores (como Rodolfo Zalla) e terror trash para apreciadores.

Busquei essa edição por conta da quadrinização de "Morella", conto de Poe, curioso especialmente por não conhecer. Invariavelmente, uma história surreal, de suspense crescente, no limiar da loucura e com desfecho trágico.
Morella morrera pós parto, culpando a recém-nascida, retornando de maneira macabra para vingança. Eu, hein!
A adaptação pareceu-me pouco instigante e suponho que o conto no texto integral tenha mais a oferecer. Seja como for, não gostei da HQ e nem do conto.

Das outras HQs destaco "A dança dos fantasmas" (lembra histórias antigas contadas pelos avós, numa valorização ao folclore do interior) e "O carro vermelho" (não que seja algum primor, mas desperta curiosidade ao focar o carro em que o arquiduque Ferdinando foi assassinado e isso ser estopim para a Primeira Guerra Mundial).

Leitura na quarentena em Macapá...