Che

Che Hector G. Oesterheld
Breccia

Resenhas - Che

Maria16838 06/02/2023

Ainda sou jovem e forte para lutar.
Demorei para ler esse quadrinho pois estava muito ocupada. Sim, ocupada com coisa simples, como ir a igreja ou rir de piadas inúteis junto com a minha irmã. Mas, acima de tudo, ocupada tentando fugir da realidade.
Posso dizer com firmeza que no quesito "fugas da realidade" eu sou uma verdadeira vetera. No início, como maneira de escapismo de problemas triviais, mais tarde, uma mania impertinente.
Esse livro me deu coragem! Me fez perceber que fugir da realidade não me servirá (ou talvez já não me sirva) de nada.

Um agradecimento especial a minha amiga Suy, que me emprestou o quadrinho dela?

Suyanee0 28/01/2023

Che Guevara, apenas um rapaz latino americano.
Quando falamos de América Latina, é impossível não falar de imperialismo e exploração de um povo e suas terras. Para existir um país com um bom capital, precisa existir países latinos afundados na miséria.

É sobre um dos nossos principais ícones latino-revolucionários, que esse quadrinho trata. Com uma linguagem simples e diálogos rápidos, o quadrinho do Héctor consegue passar para os leitores um pouco do realismo latino, e de forma brava: muito do nosso herói Che Guevara.

Foi uma ótima leitura, tanto que comprei a versão física produzida pela Conrad, que inclusive é de ótima qualidade. O quadrinho merece muito mais quando se sabe sobre a história dos quadrinistas após o lançamento de Che, em 1968. Boa leitura?

Gabriel.Juca 30/12/2022

Che Guevara, uma figura revolucionária que ainda incomoda imperialistas e inspira a juventude. Deveríamos falar mais de Che. A extrema direita dominou a comunicação na última década. Produziram livros, criaram documentários, simplificaram e manipularam a história. É muito mais fácil dominar a narrativa em um território neutro. Agora, muito mais difícil desmentir e reconstruir. Precisamos direcionar o ódio da classe trabalhadora para aqueles que a explora.

Jeff Ettore 13/03/2022

Raízes.
A história por trás desta Hq, foi o que mais me chamou a atenção. O que aconteceu com Oesterheld e sua família já mostra o tanto que esse nome com apenas três letras incomodou e até hoje incomoda muita gente. Che foi o esteriótipo de guerreiro perfeito para a sua época, e para a situação que a América vivia. Esse livro me lembrou da minha adolescência, periferia da zona leste de SP, numa época que os adolescentes ainda tinham motivos e causas pra se rebelar. Hoje a vida virtual afogou essa rebeldia, e a América voltou a ser sinônimo de E.U.A. e a juventude está cada vez mais lesada mentalmente.

Wallace17 30/07/2021

"Si no se abren las puertas El pueblo las ha de abrir"
Essa HQ é uma obra prima! Publicada em 1968, três meses após a morte de Enersto Che Guevara, muitos historiadores creditam-na como uma das responsáveis de construir a narrativa do heroísmo do comandante Che. Realmente é um quadrinho de tirar o fôlego. Roteiro foda do Héctor Oesterheld e a arte Alberto e Enrique Breccia. Ilustrações magníficas. Frank Miller sentenciou: "A história dos quadrinhos é dividida em duas épocas: a que vem antes e que vem depois de Alberto Breccia. A Argentina tem uma escola de HQ de vanguarda! •
Os últimos dia de um herói foi tão espetacular que os militares argentinos "patriotas" executaram a família do roteirista Oesterheld. É assim que patriotas latinos americanos faziam no passado, matava toda voz que incomodava. Mas a ARTE venceu no final. 50 anos depois o livro continua sendo celebrado. E....Onde estão estão os covardes torturadores??? •
Para encerrar esses escritos a nota da edição Brasileira é maravilhosa. Através desta nota, agora está no meu radar mais 20 obras argentinas e isso me deixa muito feliz, sair do eixo EUA/Europa é muito difícil. Sobretudo pela educação péssima que tive! E na indústria cultural vigente, nos corredores da faculdade e com muitos amigos, a referências são sempre o mais do mesmo. Eu quero tomar água de fontes latinas americanas e africanas! Viva Ernesto Che Guevara!

site: https://www.instagram.com/p/BtG3yBmn0zm/

romulo mafra 23/02/2014

A primeira biografia em HQ do Che
Uma HQ onde o argumentista e suas quatro filhas foram presos, torturados e mortos pela ditadura argentina, só prova que ela merece o reconhecimento mundial que ela teve, e também, que esta HQ, escrita 3 meses após a morte de Che Guevara, foi uma das principais peças a contribuir para a fama do argentino, caçado e morto na Colômbia, após tentar espalhar a revolução pela América Latina.