Biofobia

Biofobia Santiago Nazarian

Resenhas - Biofobia

Narinha 12/03/2023

Eu fiz questão de acabar esse livro pra vir aqui escrever que é muito ruim esse livro! Enredo ruim, história ruim, personagem ruim, diálogo ruim.

dora79 18/01/2023

entrega o que promete
achei a história levemente sem graça, não simpatizei totalmente com o personagem principal além de achar um pouco previsível quem ele realmente era, tem muitas partes confusas e se passam 150 PAGINAS sem absolutamente nenhuma informação relevante pro autor jogar tudo em menos de 90 páginas assim n da né chapa

Tati- Leitora 14/10/2022

A escrita até que é bem fluida e entretivel porém eu não gostei nem um pouco da história, achei ela confusa e sem graça.

Marlonbsan 09/08/2022

Biofobia
André, um roqueiro de meia-idade, vai para a casa, isolada, de sua falecida mãe para tratar detalhes de seus bens e dar o último adeus àquele lugar. Reflexivo sobre a vida, seus caminhos e como vê o mundo ao seu redor, André enfrentará suas frustrações e medos.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos, basicamente o André, a linguagem é bem simples e fluída, mas apesar disso, a escrita me incomodou.

A história do livro é bem simples, mas tem uma progressão lenta, mas que gera curiosidade para saber o que está acontecendo e o desfecho de tudo isso. Como foco é em um personagem, passamos muito tempo com ele, observando suas atitudes, seus pensamentos e opiniões, só que André não é alguém agradável.

E complicada ainda mais, por conta da escrita do livro ser feita como um fluxo de consciência e por isso há uma certa desconexão e a progressão acaba um pouco prejudicada. Existe muitas repetições de palavras e isso é algo que me incomoda bastante. Outro ponto, está na falta de conectivos, já que trata de um fluxo, então os períodos são curtos para dar esse dinamismo. Ainda há a utilização de ênfase com sinônimos em sequência e uso de ideias contrárias logo em seguida, mas que, como leitor, foram coisas que incomodaram muito. Sem contar algumas expressões em inglês.

Tirando isso, apesar de ter uma progressão lenta, chega em um ponto em que há uma ruptura e finalmente acontece algo, e passa a fazer mais sentido as situações vivenciadas, claro, todas devidamente ocultadas anteriormente para acontecer o plot. E a partir disso, a história acaba ficando mais interessante.

Alê 27/06/2022

Livro interessante, apesar do protagonista não ser nem um pouco simpático, a história se desenrola de forma a trazer muitas dúvidas no final.

Thais 01/10/2021

Não consigo definir o gênero do livro. Um pouco de suspense psicológico, um terror existencial (se é que existe isso) ou apenas uma descrição do medo da vida vindo de um cara com quase 40 anos que se vê como um potencial sucesso que fracassou.

O livro nos traz André, um quase rockstar que, beirando seus 40 anos, perde a mãe e se vê sozinho na casa onde ela vivia, após a divisão dos bens mais simples. E o que era para ser um final de semana de despedida da casa de torna um caos psicológico. Drogas, bebidas e paranóias tomam conta da segunda metade do livro e, acredito que propositalmente, acelerando os acontecimentos e trazendo de fato o suspense que eu esperava desde o início.

Não é meu favorito do Nazarian, mas foi uma leitura interessante.
(Fato curioso é que eu imaginei o André exatamente como as fotos do Nazarian nas redes sociais.)

sele 30/03/2021

amei odiar
terror existencialista? ou, algo assim? procurei e não achei...
o cara errou demais a mão no humor sarcástico que no lugar de ser divertido deu foi vergonha alheia mesmo, só não mais vergonha alheia do que as recorrentes expressões em inglês. o livro tinha potencial sim, mas se perdeu, assim como a proposta não teve muito a ver com o resultado final.
o protagonista nada carismático sequer é o problema, mas infelizmente ele não foi construído por um texto muito bom. foi mal, santy, as frases de efeito que tinham a intenção de chocar não me convenceram, achei bobo e raso. no mais, uma leitura fácil e (sim!) fluida, que às vezes dá esperança de entregar um algo mais de suspense, mas que não tarda a dececionar no capítulo seguinte.

gabirelareis 01/10/2020

Uma viagem instigante pela mente perturbada de um homem de meia idade
Esse foi o primeiro livro do Santiago que eu li, foi indicação de uma pessoa da qual gosto muito, por isso, eu fui sabendo que seria uma aventura intrigante, no mínimo. Logo de cara nós somos apresentados à mãe de André, que em sua casa afastada da civilização, dividia o tempo eterno de sua velhice com os cachorros. Em seguida, no primeiro capítulo, André aparece, com uma camiseta de uma banda britânica - da qual eu mesma tenho apreço - subindo uma colina íngreme, em baixo de um sol forte (do interior de São Paulo, do qual posso imaginar que seja sofrível) para ajeitar as papeladas e doar as coisas de sua mãe, que cometeu suicídio - nota: essa informação consta inclusive na resenha.

A partir deste momento, a série de acontecimentos - que dura apenas um final de semana - é insano. Descobrimos coisas da mente de André que talvez nem ele mesmo saberia que existia. Suas brisas e suas constatações nos fazem pensar sobre as coisas que desejamos na vida, e sobre as coisas que conquistamos ao decorrer dela. A narração é ácida e muitas vezes você se pega rindo com o personagem, mesmo que a situação da qual ele esteja passando seja, no mínimo, trágica - tipo estar sem cigarros ou bebidas no meio do nada.

Biofobia é uma leitura intrigante e cativante, que mantém um bom ritmo até o fim, e deixa você órfão depois que termina, como qualquer bom livro tem a missão de fazer. Se tornou um dos meus favoritos, e com certeza quero ter um exemplar físico pra chamar de meu na estante.

5/5

@jana450 26/07/2020

INTERESSANTE
Ele soube como criar muito bem um clima bastante sombrio.

Scariot 04/09/2019

Solidão de um astro decadente
Após o suicídio de sua mãe, uma premiada escritora, André, um rockeiro decadente, drogado, antiético, quase depressivo e quarentão, resolve passar um final de semana na cabana que sua mãe construiu no meio do mato.
Eu não sei como falar desse livro sem soltar algum spoiler da história(se é que tem spoiler para se soltar).
Na maior parte do livro André fica sozinho na cabana, apenas com a companhia de álcool, drogas, um cachorro e um possível pica-pau morto-vivo(isso mesmo).
Em outras partes temos ligações conturbadas para sua ex, aparição de sua irmã para ajudá-lo com a distribuição dos bens de sua mãe para amigos e parentes, e a visita de um "amigo" com uma garota que juntos queimam livros, se drogam e bebem.
Eu adorei o personagem principal. Ele é tudo o que temos medo de ser, acredito eu. Chegou próximo do sucesso, vive do pouco nome que tem, quase sem amigos, quebrado, com uma leve esperança de volta por cima na vida e sem saber para onde ir. Ele é quase um anti-herói dos decadentes.
E nessa solidão no meio do mato que vemos sua sanidade mental sumir. Você não sabe que ponto é real e que ponto é loucura do personagem. Você acha que o livro vai tomar um rumo, mas ele toma outro totalmente diferente, e você continua lendo, querendo saber qual será o fim de André
Nos últimos 30% do livro temos uma reviravolta, digamos assim, digna de aplausos.
Fazia tempos que queria ler algum livro do Santiago e acho que fiz uma excelente escolha para conhecer o autor.
Esse livro é leitura obrigatória para todos que queiram viver de sua arte, seja ela musical, escrita, plástica, tanto faz.

Lari 26/06/2019

Thriller dramático
Tem drama e tem thriller. É realmente arrepiante. Eu moro em uma chácara e ler esse livri no meu quintal enquanto imaginava ao olhar para o mato foi uma experiência muito interessante.
Em algumas partes a leitura se tornou massante, mas o escritor conseguiu engajar novamente para o mistério.

Recomendo para quem gosta do genero, talvez não seja o ideal para quem está começando a ler esse genero!

Pedro 19/05/2019

Um bom livro, maaaaas
Uma breve opinião: o grande problema desse livro, ao meu ver, é que ele se vende como uma coisa, mas é outra. A maioria das propagandas o vendem como suspense/thriller, mas em sua maioria ele se enquadra como drama/ficção especulativa. Não que ele pertencer a esse último gênero seja ruim, mas é tipo você dar uma colherada num pote com um creme amarelo achando que é beijinho e na verdade é purê, hahahaha. Again, eu adoro purê, mas naquele momento não era isso o que eu queria. O que nos leva ao outro "problema" do livro: a mudança de drama/ficção especulativa pra suspense/thriller acontece só mais pro final do livro, e de uma forma super abrupta. O leitor não é preparado pra isso. Enfim, é uma boa leitura, apesar desse defeito.

site: Meu instagram: @pedromartinsescreve

Lucas 27/07/2018

Oi gente, tudo bom?
A VOLTA DE SANTIAGO NAZARIAN AO THRILLER NUMA NARRATIVA TÃO LITERÁRIA QUANTO CINEMATOGRÁFICA Após o suicídio da mãe, uma conhecida escritora, André, um roqueiro decadente, vai passar alguns dias na casa de campo em que a mãe passou os últimos anos. O Que deveria ser apenas um fim de semana entediante transforma-se em um pesadelo, quando a casa e a natureza circundante parecem se voltar contra André. Entre garrafas de vodca, restos de drogas, telefonemas para a ex-namorada, visitas passageiras de conhecidos, ele enfrenta os fantasmas de suas lembranças, encara a descrença no futuro e experimenta o medo do desconhecido que o cerca. Repleto do sarcasmo característico de Santiago Nazarian, Biofobia é um thriller eletrizante sobre o confronto entre homem e natureza.

No início eu me senti na pele de André, seus medos, a aflição de perder a mãe, me vi naquele buraco, me vi perdido e sufocado por aquela casa no meio da mata.

Pra quem não sabe Biofobia é o um medo ou horror mórbido a existência.

Com o passar da leitura, fui conhecendo as faces de André que ficavam escondidas entre as paredes, um homem de meia idade super dependente, que não aprendeu a lidar com seus problemas sozinho, e que ele não só amava sua mãe, mas sim dependia dela pra ser alguma coisa.

Um livro forte, que nos força a ver o nosso eu, quando os holofotes estão apagados, entre a procura de quem nos somos, e a luta das perdas que virão, Biofobia narra de uma forma deliciosa o medo irracional de estar sozinho em um lugar onde ninguém mais pode ajudar.

Super recomendo essa leitura nacional. Foi incrível, quem nunca pensou o quer fazer após a morte de um ente querido?

PS: Não sei nem o que faria, acho que eu seria muito André. Kkk.

site: https://www.instagram.com/cortedoslivros/

Rodrigo 15/07/2018

BIOFOBIA
O terror presente no medo de envelhecer, o terror da decadência do corpo, o terror que vem fama, e o que vem das relações. O terror da Natureza, misteriosa e ameaçadora. Nessa história tem tudo isso.
Li o livro em dois dias.
Recomendo

Antonio 16/02/2015

A humana é a pior das naturezas
Em Biofobia, o urbano André, um quarentão adolescente, entra em confronto com a natureza ao ver-se obrigado a se instalar na casa campestre da mãe suicida para, com a irmã, organizar seu desmanche. E André perde o confronto. Quem se desmancha é ele.
No sufocante ambiente criado pelo autor, galhos de árvore, pica-paus e cigarras se unem aos fantasmas do imaturo protagonista (um roqueiro decadente cujo passado pouco glorioso dificilmente seria pior do que o futuro que se apresentava) para levá-lo à autodestruição. Sua mãe morreu e sua madrasta o derrotou.
Usando e abusando da ironia, Santiago Nazarian consegue, em meio ao caos amedrontador que criou, arrancar risadas do leitor – tarefa mais do que difícil de ser cumprida; falha, no entanto, no uso desnecessário de onomatopeias e na construção dos diálogos que, por vezes, faz o leitor entender o protagonista (infantilmente apelidado de Andy) como alguém fútil – algo inadequado para a trama.

Trecho do livro:
“Ele estava ligando porque não estava bem, obviamente. A mãe havia se matado. Estava sozinho na casa dela e precisava do apoio da ex-namorada. Embora eles já tivessem terminado havia quase... seis anos. Embora tivesse saído com outras depois dela. E embora ela estivesse com outro havia algum tempo. Ela fora a mulher que mais o amou na vida... ele supunha. (...)” (p.54)

site: leioedoupitaco.blogspot.com