O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Elvis 16/09/2023

Que salto meus amigos
Ja posso dizer que é meu autor favorito da vida e um dos gênios do gênero de ficção. Como esse homem conseguiu ser tão visionário quase 70 anos atrás? Prevendo todas as questões que a humanidade passa e passará junto a sua criação tecnológica.

A gente continua seguindo a duplinha em mais um caso de investigação (onde nesse livro foi bem mais desenvolvido a parte policial) e além disso, todos os questionamentos sociológicos e filosóficos que surgem na relação entre os humanos e seus robôs.

Primeiro favorito da tetralogia e ainda preciso ler mais dois. Ansioso desde já.

Lora_Bee 05/09/2023

O universo do Asimov continua crescendo
Mais um livro do universo do Asimov finalizado. Eu começo a gostar mais das obras dele, mas não me conquistam. Se ?Fundação? tem uma inspiração na história da civilização romana, aqui parece a história de Esparta, mas levada ao extremo. Conforme os livros vão avançando e o universo dele vai sendo não necessariamente expandido, mas explicado, acho que as histórias vão se tornando mais interessantes. Eu gostei do final desse livro, e acho que abre discussões interessantes pro restante da série dos robôs. Fiquei curiosa para saber sobre a relação entre o Elijah e a esposa dele nos próximos livros, já que esse né. Abre umas brechas ali. Eu acho que o mistério desse livro (a série de robôs é de romance policial) é mais interessante que o primeiro. O que eu gosto é que as investigações abrem espaço para expandir a história e explicar ainda mais sobre como nós chegamos no ponto inicial de Fundação.

Crislane 28/08/2023

Coleção
Estou amando essa coleção do Isaac Asimov, é leve e prazerosa. Nos deixa curiosos, e a parte da sociedade me encanta. Indico!

toricarvl 19/08/2023

Um dos melhores livros de ficção científica que já li até agora. Tudo MUITO bem desenvolvido, o andamento da investigação foi excepcional - me senti uma Sherlock fazendo teorias.

Único detalhe que poderia ser melhor é quem seria o assassino. Fiz várias teorias e o final não foi decepcionante, mas poderia ser melhor.

Com certeza vale a pena ler os próximos livros.

Tuler 17/08/2023

Envolvente
Uma história envolvente, com personagens que já conhecemos, essa imersão nesse mundo futurista é algo inexplicável. A trama do livro é bem intensa, com muitas questões lógicas e racionais que são descartadas durante as páginas, mas o final é algo de tirar o fôlego, é uma obra magnífica.

Victor 27/07/2023

Como mudar uma sociedade acostumada?
Novamente, assim como dito na resenha de "Cavernas de Aço" repito, Isaac Asimov é um crítico ferrenho quando se trata de conteúdo.

"O Sol Desvelado" é mais um dos livros da série "Robôs" que precede a série "Império" e então a grande "Fundação".

Esse livro, assim como "Cavernas de Aço", possuí os mesmos estilos de crítica, mas em um ponto de vista e aplicação proporcionalmente inversos, uma sociedade que é proporcionalmente inversa a terra, os Espartanos do Grande Vazio, como gostaria de chamar.

Não posso escrever demais, porém a trama é a parte mais gostosa, as mudanças, os quebra-cabeças, tudo muito bem construído (com exceção das primeiras 20 páginas creio eu, o início parece ligeiramente confuso pra mim).

4,5/5 é a nota perfeita para essa obra.

Wanessa_Gabriela 25/07/2023

Amando cada vez mais esse autor
Demorei a pegar algo do titio (como diz minha prima) Asimov, mas agora que peguei o primeiro, o segundo já veio com mais tranquilidade e alegria!
Confesso que em alguns pontoa fiquei confusa para entender o modo solariano de viver, mas acredito que se ampliarmos essa visão, seria o mesmo que entender outras culturas muito distintas da nossa, incluindo costumes, modo de ver o outro e assim por diante.
Gostei demais de ver mais da interação de Baley e de Daneel, mas achei o tratamento de Baley diferente do fim do livro ?cavernas de aço?, um pouco incoerente. Enfim, posso ta ?vendo? coisas.
Gostei e já vou procurar o próximo. Quem sabe n pego tbm Fundação?!
Mylena 27/07/2023minha estante
Titio Asimov é bom demaaaais?????

Beea 12/07/2023

Um avanço considerável
Este segundo volume é superior ao primeiro em todos os aspectos, nas reflexões que faz e também na investigação, adorei demais a leitura e não achei arrastado que nem o primeiro volume

Roberto.Vasconcelos 10/07/2023

Superou as expectativas
Nossa que crescente foi esse livro!
Ver o Elijah e o Daneel juntos de novo foi muito bom , embora a participação do dannel me pareceu mais fraca neste livro e o destaque maior ficou com Elijah e sua fobia de lugares abertos.
A história levantou questões interessantes sobre as 3 leis da robótica e como elas podem ser "burladas" por alguém experiente.
A parte policial foi muito mais elaborada aqui e me pegou de jeito com um final incrível!!!
Me deixou com hype imenso pra conhecer Aurora e o destino dos humanos na terra.
Eles vão deixar o útero afinal ??
lio 10/07/2023minha estante
se você gostou desse, acho que vai amar o próximo (não terminei ainda, mas já promete ser meu favorito da saga).

Roberto.Vasconcelos 10/07/2023minha estante
Tenho certeza disso. Mal posso esperar...

Carla 16/06/2023

Baley parece que evoluiu 100% fo primeiro livro para esse. No primeiro parecia pura sorte, mas aqui ele mostrou que é esperto mesmo. Obrigada Asimov por existir.

pedrolucasmr 12/06/2023

Não tão bom quanto o primeiro, mas divertido
É uma leitura divertida, a conclusão é bem satisfatória e Asimoov trás alguns questionamentos filosóficos e lógicos bem legais. Achei o meio do livro um pouco arrastado, ele parece correr um pouco em círculos. Achei Cavernas de Aço um pouco mais impactante e fluído. No geral, uma leitura que vale bastante a pena.

Marcelo.Castro 29/05/2023

Mediano
Temos aqui o segundo volume da série Robôs e o retorno da dupla de detetives humano e robô, para investigar mais um assassinato de um Sideral, mas, dessa vez, fora do planeta Terra. A história como um todo é boa, mas sem ser extraordinária em nenhum aspecto. A tensão entre a dupla é um pouco menor nesse livro (sem estar totalmente desaparecida, contudo). A insistência em retomar à agorafobia do humano, principalmente no começo do livro, chega a ser irritante. As diferenças sociológicas entre a Terra e Solaria são interessantes, e não deixam de trazer uma reflexão sobre o que nos torna humanos e o que viabiliza nossa evolução enquanto espécie. Por fim, o mistério por trás do assassinato é satisfatório. Uma boa história, ainda que não marcante, ainda assim recomendada para quem curte ficção científica e história de detetive/mistério.

Emerson 21/05/2023

Meu preferido até o momento
"Sol Desvelado", de Isaac Asimov, destaca a vitalidade do contato humano para a sociedade.

Com uma trama envolvente, o livro ressalta a importância das interações humanas, reforçando a necessidade de conexões significativas e colaborativas.

Uma obra cativante que nos faz refletir sobre nossa interdependência social.