Cenas da Vida Amazônica

Cenas da Vida Amazônica José Veríssimo

Resenhas - Cenas da Vida Amazônica

><'',º> 13/01/2020

Cenas da Vida Amazônica é uma obra literária, ambientada na Amazônia paraense do séc. XIX. Sua primeira publicação ocorreu em 1886, pela editora Cardoso em Lisboa. Nela constava uma primeira parte intitulada As Populações Indígenas e Mestiças da Amazônia: Sua linguagem, suas crenças e seus costumes.

Nesta primeira parte, José Veríssimo realiza um estudo com características etnográficas, tratando da mestiçagem étnica na região, cuja população “habita as margens do rio [...] e que nem é índio puro, o brasílio-guarani, nem seu descendente com cruzamento com o branco, o mameluco, é que, parece-me, cabe o nome tapuia” (Veríssimo, 2013, p. 20). Deles, o estudo destaca as características físicas e comportamentais, notadamente a partir de sua representação, conferindo ao tapuio uma identidade cultural.

O autor, José Veríssimo, é natural de Óbidos-Pará. Foi um intelectual que produziu diversos estudos na área da educação, da ciência social, atuou como um dos principais críticos literários do séc. XIX, fundou e colaborou com diversos periódicos e revistas, dentre elas, a Revista Amazônica, em Belém e a Revista Brasileira, cujos encontros culminaram na fundação da Academia Brasileira de Letras da qual foi um dos fundadores.

ALINE COSTA DA SILVA

(Trecho inicial do artigo "CENAS DA VIDA AMAZÔNICA: RECEPÇÃO E REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE NA LITERATURA DE JOSÉ VERÍSSIMO)