Cenas da Vida Amazônica

Cenas da Vida Amazônica José Veríssimo




PDF - Cenas da Vida Amazônica


Em "O crime do tapuio", um dos contos deste solitário livro de ficção de José Veríssimo, há duas cenas que apontam para o cerne do naturalismo: uma quando José Tapuio enfrenta uma sucuri em plena selva, e outra quando enfrenta um julgamento por suspeita de assassinato.

Diante da enorme serpente, Tapuio deixa claro que sua inferioridade física é apenas aparente, porque, em rasgo de agilidade e de inteligência, consegue subjugá-la com uma tosca arma branca. No entanto, dentro da sala do júri e diante do formalismo jurídico que o rodeia, o bronco Tapuio sucumbe, porque não dispõe da arma da palavra.

As duas situações mostram o forte antagonismo que o naturalismo estabeleceu como um de seus temas favoritos, isto é, a disputa entre a Sociedade e a Natureza. Esta antologia, de um lado, demonstra aguda atualização com aquilo que de mais moderno se fazia em literatura na época. De outro, uma extraordinária sensibilidade para a nossa arraigada negligência social.





Cenas da Vida Amazônica

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Cenas da Vida Amazônica (1)

ver mais


Cenas da Vida Amazônica é uma obra literária, ambientada na Amazônia paraense do séc. XIX. Sua primeira publicação ocorreu em 1886, pela editora Cardoso em Lisboa. Nela constava uma primeira parte intitulada As Populações Indígenas e Mestiças da Amazônia: Sua linguagem, suas crenças e seus costumes. Nesta primeira parte, José Veríssimo realiza um estudo com características etnográficas, tratando da mestiçagem étnica na região, cuja população “habita as margens do rio [...] e que nem...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR