Os Infortúnios da Virtude

Os Infortúnios da Virtude Marquês de Sade

Resenhas - Os infortúnios da virtude

Marcos606 20/04/2023

Existem três versões da história de Justine, reunidas pela primeira vez no volume II das obras de Sade publicadas 1995. Esta obra, 'Os infortúnios da virtude (1787)', cujo manuscrito original nunca foi publicado durante a vida de Sade. Justine ou os tormentos da Virtude publicado em 1791 e, a nova 'Justine ou os infortúnios da virtude', seguido da história de Juliette, sua irmã, publicada em 1799.

Essas versões diferem na amplificação, da primeira à última versão, Sade não para de multiplicar os infortúnios de Justine - e explicar as cenas eróticas - assim como não para de prolongar e endurecer as dissertações ideológicas: a primeira versão ocupa 118 páginas na edição das obras completas, a segunda 259 páginas e o terceiro 705 páginas (sem contar a história de Juliette). A amplificação também passa pelas ilustrações. E na narração, já que, Justine é a narradora de seus infortúnios nas duas primeiras versões. O vocabulário da jovem e suas reservas morais limitam sua evocação das paixões de que é vítima. Ela perde a voz na Nouvelle Justine, a narrativa torna-se objetiva, nenhuma necessidade narrativa restringe as descrições de violência e orgia.

A obra agora resenhada é tradução da edição original. É a antítese do romance moral de Samuel Richardson, 'Pamela ou Virtude recompensada', grande sucesso de 1740. Aqui ao contrario da ascendência da Virtude sobre o Vício, a recompensa do bem, a punição do mal, o Vício triunfa e a Virtude vítima de seus sacrifícios, mostrar uma mulher infeliz vagando de infortúnio em infortúnio, joguete da vilania; couraça de toda devassidão; exposta aos gostos mais bárbaros e monstruosos.

Ali 15/08/2022

Sade?
Ler Marquês de Sade é uma sensação meio estranha. Entender o porquê sadismo é um termo baseado nos livros do autor é chocante. A pobre da Justine sofre atrocidades o livro inteiro e um final condizente com sua trajetória. Creio que não entendi muito bem o final pois o autor prega um ponto de vista o livro todo e no final, a ?moral? é algo totalmente diferente. Por ser Sade, não sei se cabe um olhar irônico ou algo do tipo. Mas enfim, um livro bom que merece ser lido por quem gosta de literatura clássica

Klelber 14/02/2021

Pesado demais
É bem difícil não querer cortar os pulsos depois de ler esse livro. Não à toa o nome do marquês de Sade é sinônimo de prazer no sofrimento alheio. Deveria ter um selo de gatilho.

Oscar8 19/02/2020

Livro 004/2020
Lido.
Livro 004/2020.
11/01/2020
Literatura francesa.
Bom livro. Justine é uma mulher virtuosa, religiosa. E passa a vida toda em apuros, sendo explorada, enganada, escravizada. E ainda é acusada por crimes que não cometeu e condenada a forca.
Uma mordaz crítica as religiões.