Os espiões

Os espiões Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Os Espiões

Alê | @alexandrejjr 18/09/2018

Um Verissimo tranquilo

Não adianta. Luis Fernando Verissimo é um mestre da nossa literatura, porém é, assim como a lenda Rubem Braga, craque de uma só jogada: a crônica.

Não que isso o torne menor. Aliás, o contrário disso. Dominar um estilo com tanta maestria é possível apenas àqueles acima da média. E ele é um. Mas, como todo grande escritor, às vezes são necessários desafios. E é assim que vejo a investida de Verissimo em seu sexto romance intitulado "Os espiões". Me pareceu uma grande crônica do autor, em que é possível degustar todos os ingredientes de seu estilo: a ironia, a metalinguagem e, nesse caso específico, seu amor declarado aos romances policiais.

Infelizmente, a engenhosa escrita de Verissimo não salva este romance gostoso de ler, mas que possui um final frustrante que acaba deixando o leitor sem amparo ao chegar na última página.

Verissimo está tranquilo, continuará sua bela história literária. E nós também, pois sabemos que a perfeição é inatingível e que frustrações são necessárias. Pelo menos agora sei que até o Verissimo erra.
Carolina.Gomes 16/05/2021minha estante
Concordo!! Me decepcionei um pouco.

Alê | @alexandrejjr 17/05/2021minha estante
É bom porque é Verissimo, né, Carolina, mas prefiro as crônicas. ?

Jan 17/07/2022minha estante
Concordo! Esperei o cronista e me deparei com uma tentativa de romancista.

Suelen 15/01/2013

Final decepcionante.
Livro envolvente, divertido, leitura leve e envolvente, mas com um final decepcionante, pra dizer o mínimo! acho que o autor foi forçado a terminar logo o livro por conta do prazo com a editora e escreveu qualquer coisa.
Raposo 03/02/2013minha estante
concordo plenamente... o ultimo capitulo já começa decepcionando, totalmente abrupto.

Sofia Betz 11/02/2013minha estante
Para mim os espiões partem em busca da resposta para um mistério maior: -De onde vem a inspiração dos escritores? Que no caso desse livro é uma escritora... Ariadne.
A mim ele responde que nem sempre a fonte dessa inspiração é confiável, mas que podemos nos divertir muito mais enquando simplesmente nos envolvemos com a história sem pensar no que levaram o escritor a escrevê-la.
Penso que uma das últimas frases do livro diz muito a esse respeito..."E tento me convencer de que já domino a arte de desaparecer contra o fundo para não ser visto ou lembrado."

Sérgio Mesquita 20/05/2012

Azar meu
Tava muito boa a leitura até que... esqueci no avião quando faltavam menos de 10 páginas
Yoshi 14/01/2013minha estante
hahahahaha putz :/ que azar! mas acho que você não perdeu muita coisa, não...

Suelen 15/01/2013minha estante
Dá um dó danado de perder um livro, sinto por você; mas não ter lido o final foi até bom, pois o mesmo é decepcionante.

Lima Neto 12/12/2009

um livro de leitura extremamente agradável.
eu conhecia apenas o lado "cronista" do Luis Fernando Veríssimo, e como estava um tanto quanto cansado de livros longos e densos, necessitando com urgência de algo mais "leve", de uma leitura para entreter, resolvi pegar o novo livro do "Filho do Homem" (o Homem é Érico Veríssimo, um dos grandes gênios da literatura brasileira de todos os tempos).
a medida que avançava na leitura de "Os Espiões", mais eu passei a admirar o Veríssimo Filho. o livro é muito bem contato, com sua tradicional "veia humorística", repleto de ironias. o ritmo da leitura é bastante intenso e envolvente e os personagens foram muito bem criados e "caricaturados".
e como se não bastasse tudo isso, o livro ainda possui boas citações e relações com a mitologia grega, tons de "romance policial", com a caracterização da "espionagem" da história, e muitas referências literárias, citadas constantemente pelo personagem principal, que é o narrador do livro.

"Os Espiões" é uma excelente pedida para quem procura uma leitura leve e agradável, para os que procuram uma boa "leitura entretenimento" com o tradicional toque humoristico de Luís Fernando Veríssimo.
Marta Skoober 12/02/2014minha estante
Vou seguir mais esta dica...adoro seus comentários.
E adorei isto: resolvi pegar o novo livro do "Filho do Homem" (o Homem é Érico Veríssimo)

Ligia 13/09/2012

Final perdido
Aviso que minha resenha não contém exatamente um spoiler, mas vou comentar o que achei do final do livro. Portanto, quem não quiser nenhum tipo de dica sobre o final é melhor não continuar na resenha!

Veríssimo é sem dúvida um gênio! Ele é capaz de arrancar gargalhadas do leitor em qualquer circunstância. E com "Os Espiões" não poderia ter sido diferente. Quando eu o lia no ônibus, nem me preocupava com os olhares das pessoas à minha volta por conta da minha reação ao efeito cômico de Veríssimo.

Achei o desenrolar da história muito bem elaborado, divertido, realmente prende a atenção. Mas o final infelizmente deixou muito a desejar. Parece até que o autor teve uma dor de barriga e terminou o livro às pressas para poder se aliviar logo.

Quem quiser ler o livro, prepare-se para se deliciar com todo o desenrolar da história, e mesmo com um final fraco, vale a leitura!
Vinicius 22/01/2018minha estante
Concordo com seu comentário. No fim fiquei a ver navios...rs

Gilson.Cavalcanti 27/03/2018minha estante
Hehehe. Pois é Ana. Sofrido... O duro é que o Veríssimo tem muito crédito no meu coração (mas esse livro gastou alguns). ?

Li 13/07/2012

DESAFIO LITERÁRIO 2012 - JULHO - PRÊMIO JABUTI *LIVRO 2*
Sinopse: Luis Fernando Verissimo, um dos maiores escritores do país e mestre da literatura de humor, constrói, neste livro, uma alegoria híbrida de mitologia, humor e mistério.
Ainda se curando da ressaca do final de semana, na manhã de uma terça-feira, o funcionário de uma pequena editora recebe um envelope branco, endereçado com letras de mãos trêmulas. Dentro, as primeiras páginas de um livro de confissões escrito por uma certa Ariadne, que promete contar sua história com um amante secreto e depois se suicidar. Atormentado por sonhos românticos, esse boêmio frustrado com seu casamento, e infeliz no trabalho, decide tomar uma atitude: descobrir quem é Ariadne e, se possível, salvá-la da morte anunciada.
Na mitologia grega, ela ajuda Teseu a sair do labirinto. No entanto, Verissimo cria uma Ariadne ao contrário, que vai enfeitiçando o protagonista e seus amigos de bar, os deliciosos e risíveis espiões deste livro. (...)

Este livro de Luis Fernando ficou em 3° lugar, na categoria romance em 2010, do prêmio em questão! Muito bom ter livro dele para ler dentro do tema!!

Bem, não sei se gostei do livro! Não entendi a fixação do personagem principal por Ariadne... Não sei se é minha praticamente nula capacidade de me interessar pela vida alheia, ou se só não gostei do enredo mesmo, mas achei meio sem graça. A moral da história, para mim, é: Não se meta, nem deduza, a vida dos outros!
Amei o começo do livro, mas depois que o editor (que não lembro o nome... Na verdade, acho que ele não tem um) começa a receber os envelopes brancos, o livro perdeu a graça para mim. Vai entender.

“Ariadne. Florzinha em cima do “i”. Um nome fictício? O pai, fictício ou não, escolhera o nome. Como era mesmo o mito de Ariadne? Filha de Minos, rei de Creta. Apaixonada por Teseu, a quem dera um novelo de linha para ajudá-lo a sair do labirinto depois de matar o Minotauro. Ariadne ficara segurando a ponta da linha para o amante, na entrada do labirinto. Agora havia uma Ariadne, fictícia ou não, na ponta de uma linha num lugar chamado Frondosa. A outra ponta da linha estava ali na minha frente. Um fiapo de linha. Nada. Apenas o número de uma caixa postal num lugar desconhecido, atrás de um envelope branco. Apenas um começo.”

Mas é um Luis Fernando Veríssimo, se você gosta do autor e de histórias meio policiais, leia para tirar a prova!

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/*
Viquinha 19/07/2012minha estante
Vou ler para tirar a prova, então. Fiquei curiosa!

claudioschamis 27/02/2010

O livro de Verissimo é Verissimo. O que se pode dizer mais sobre ele? Quem nunca leu irá gostar sim. Uma escrita limpa e correta. A hisória bem interessante de um editor que acha que recebeu algo que pode ser um achado entre tantas e outras histórias que recebe para a sua publicação e que acaba indo em busca da verdade e o que acontece é uma tremenda confusão ao melhor estilo de Verissimo onde todos acabam envolvidos por Ariadne que foi quem começou e despertou em muitos sentimentos que estavam adormecidos em cada um destas pessoas.

Beca 25/10/2010

está aí uma boa diversão!
Sabe aquele livro que você le em uma sentada? é esse! Uma querida amiga insistiu muito para eu ler e não pude recusar, não me arrependi!

O livro tem um misto de investigação e comédia que torna a leitura agradavel e divertida, achei o máximo os mínimos detalhes do livro, como por exemplo os nomes dos persongens, a cidade de frandosa e seus habitantes.

Além do mais, nós brasileiros temos o dever de prestigiar o que temos em casa!

recomendo!

Egídio Pizarro 25/03/2010

Ri o tempo inteiro
O Verissimo é um mestre na arte do humor. Seus romances têm um quê de bizarro, e justamente por isso nem todo mundo aprecia seus romances, preferindo suas crônicas. Mas quem gosta de humor bem escrito e envolvente, não pode perder este livro.

Mari 09/02/2024

Por mais que eu goste do Verissimo, ache a escrita excelente, leve e divertida, achei essa história uma grande bobajada, além de chatinha.

Felipe 22/02/2010

Ao melhor estilo Luis Fernando Verissimo
O que se pode falar de um livro de Luis Fernando Verissimo? Uma possível resposta para esta pergunta é que o talento literário é hereditário, se bem que isto não seria justo com Luis Fernando. Sua literatura só lembra a de seu pai em termos de qualidade, além disto não consigo imaginar dois escritores com estilo tão diferentes.
Luis Fernando não é só romancista, ele mesmo se diz cronista antes de tudo. No entanto, a qualidade de seus romances é tão grande que não seria nenhum exagero dizer que ele é um dos melhores romancistas brasileiros contemporâneos. Além de "Os espiões" ser indispensável, outro romance nesta categoria do autor é "Clube dos anjos -Gula" lançado em 1998. Pena que Verissimo se dedique tão pouco aos romances, seria um prazer enorme poder ler mais de sua literatura.
Sobre "Os espiões" especificamente, trata-se que um policial-suspense-comédia, onde não faltam assassinatos, sexo, bebida, risadas e até incesto. O protagonista é um funcionário de uma editora de Porto Alegre que tem entre suas incumbências avaliar originais, ele se sente entediado e procura por algo que quebre a monotonia que se tornou sua vida. Seus pareceres na editora dependem de seu estado, quando de ressaca sempre recusa-os com um tom áspero nas respostas aos autores, o que lhe fez ter uma cicatriz acima do olho.
Sua vida muda quando recebe pelo correio um envelope com os primeiros capítulos de uma autora desconhecida do interior do Rio Grande do Sul, da cidade fictícia de Frondosa. Verissimo cria toda uma atmosfera com personagem, histórias e até as intrigas históricas, cria um universo próprio bem pitoresco para sua trama.
Nas cartas com o originais, a autora desconhecida declara que vai se matar, e o editor resolve salvá-la. Para isto envia inicialmente um de seus amigos para a cidade, ao que se seguem mais quatro. Quando todos estão lá, eles se envolvem no meio de uma decisão de campeonato e em boatos de suborno e com as intrigas da oposição em relação ao prefeito, que é esposo da autora desconhecida.
O final tem alguma surpresa e não decepciona. No entanto, o que incomoda no livro é a falta de atualidade em relação obtenção de informação e a comunicação. Como no caso que o editor gostaria de ter informações sobre a cidade e não as obtém até consultar uma pessoa distante ao seu círculo de amizades. Para obter tais informações hoje em dia não é necessário mais que um computador ligado a internet. Em outra passagem a comunicação entre os personagens só se dá através de telefonemas e ocorre com dificuldade em função disto, o que não se justifica em dias de messenger e de lanhouses presentes em qualquer cidadezinha. No final, um dos personagens deixa uma namorada em Frondosa, que se comunica apenas através de carta e telefonemas - cartas?! A impressão que dá é que o romance já estava pronto na era pré-internet, ou que Verissimo se mantém nela. Em nenhum dos dois casos o livro no formato final poderia fica com estas brechas, caberia ao editor da vida real "adaptar" a segunda década do século XX a obra do grande escritor, pois ela incomoda um pouco o leitor e deixa que ele não seja absorvido por completo na narrativa de Luis Fernando Verissimo.
A grande marca do livro são as frases de efeitos cômicas - é impossível não ri com diversas delas distribuídas ao longo da narrativa.

Carla Valle 22/02/2010

Leitura rápida e fácil, duas horas de viagem Barra do Pirai x Rio de Janeiro, segunda-feira depois do feriadão do carnaval. Muito bom.

Raquel Lima 26/02/2010

Luiz Fernando é um excelente cronista, sem dúvida.
Uma leitura fácil, bem escrita, com frases de um humor inteligente, e personagens interessantes. Bem no estilo característico do autor que é, e se diz, um cronista.