Eternidade Por Um Fio

Eternidade Por Um Fio Ken Follett

Resenhas - Eternidade Por Um Fio

Márcio 11/06/2020

Decepcionado
Os dois primeiros volumes foram excelentes, este último foi decepcionante...o autor tentou abarcar todos os fatos históricos pós segunda guerra até a queda do muro de Berlim...pecou nisso, tornando a história rasa e resumida, ao contrário dos dois primeiros que ficou na primeira e depois na segunda guerra... Confesso que pulei páginas para terminar logo...
CRIS LI 11/06/2020minha estante
Muito chato quando isso acontece. :/

Rafa 30/06/2020

E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R
Um pós guerra deveria ser a visão paradisíaca de uma liberdade avassaladora com os direitos humanos sendo a principal prioridade da sociedade universal, descubro aqui que o momento tenebroso ainda não havia passado. Os dois extremos - americano e soviético - são mostrados de forma ironicamente similar por Ken Follet. O ultra-conservadorismo de direita dos Estados Unidos e o Patriarcado retrógrado da União Soviética, mostram a truculência e o lado mais vil de duas ideologias que se engalfinham até os dias de hoje como pauta libertadora!
Queda de Gigantes se tornou o meu livro favorito da vida. Mas Eternidade por um Fio ao meu ver é o livro mais necessário do autor para ser lido!
Algumas passagens eu li com dor no coração, pois vi tanto do Brasil nessas duas potências. Eu fechava o livro a cada momento que eu constatava que HOJE temos as multicaracteristicas herdadas de nações nojentas, desumanas, corruptas, egoistas e socialmente desigual.
O Brasil é um remake vergonhoso de algumas situações tristes dos eventos americanos, como por exemplo: a eleição de um presidente desqualificado para suprimir os ideais das minorias! E para deixar as coisas mais parecidas, os crimes cometidos pelo Presidente Nixon (tentativa de controle criminoso do FBI, favorecimento de empresas que financiaram sua campanha, arquivamento de investigações de aliados, distorção criminosa de notícias para favorecimento próprio, e sua falta de expertise como Chefe de Estado) se parecem demais com um tal Charlatão que finge estar governando o Brasil de 2020.
Em contra partida temos uma similaridade com a Os Países Comunistas dos anos 80, com um PIB decaindo, numa situação em que os pobres estão mais pobres e os ricos mais privilegiados... Trazendo assim o estopim de ambos os pensamentos: inibindo a democracia com um conservadorismo criminoso, diminuindo pautas sociais e engrandecendo a desigualdade.
É um livro que me tirou fôlego várias vezes, por tocar em assuntos não tão distantes e traz todos esses acontecimentos para o presente! E me faz pensar o quanto nós somos desprovidos de conhecimentos históricos, pois prefiro acreditar que se tais acontecimentos estivessem frescos em nossa memória, lutaríamos para não deixarmos criminosos políticos refazerem essa história em versão tupiniquim.
E o fim não poderia ser outro... Eu tinha certeza de como seria a última cena do livro e ele se concretizou. Não me surpreendi mas fiquei emocionado, tinha certeza de que acabaria com um discurso do Barack Obama em sua posse, trazendo uma paz e de esperança, demonstrando que a luta por dias melhores não pode parar!
Sentirei saudades dessas personagens, ganharam o meu coração! Melhor trilogia que já li, sem dúvidas

Inspirações Literárias 29/09/2020

Batendo palmas de pé
A trilogia do século de Ken Follet são livros que nos deixam encantados com a riqueza dos detalhes históricos.

Uma história que nos acompanhará durante a vida.

Sentimentos inefáveis.

Matheus Torezani 14/12/2020

Incrível
Extremamente satisfeito com essa trilogia. Uma trama muito bem construída em volta de vários acontecimentos marcantes na história mundial. Simplesmente incrível, recomendo!

Acácio 27/04/2023

Ótimo livro mas aquém dos outros da trilogia
Todos os livros da trilogia do século são excelentes e conseguem entrelaçar de maneira incríveis ficção e realidade, transformando uma verdadeira aula de história em algo prazeroso.
Assim como a Guerra Fria, período em que o livro ocorre, a história não tem clímax, de forma que se torna um pouco maçante em algumas partes.

cecilia 14/01/2021

o último e mais demorado livro da trilogia, atrasei muito mas valeu a pena

Brunny Rocha 01/05/2024

Simplesmente fantástico!
O autor nos faz vivenciar de uma forma tão realista os acontecimentos de décadas atrás. O que deixa tudo tão maravilhoso é o fato de ele entrelaçar várias histórias e acontecimentos, personagens reais e fictícios de uma forma tão real, parece que voltamos no tempo e estamos participando de todos aqueles acontecimentos. Vi a morte dos Kennedy's, vi o Muro de Berlim ser construído, pulei o Muro com a Rebeca, e fugi com o Walli derrubando a cerca... Depois, emocionante vi o Muro cair, estive dos dois lados do muro vendo as famílias doidas para se reencontrarem depois de décadas.

Ri, me emocionei e aprendi muito. Esse livro é muito precioso, deveria ser usado nas escolas para instigar aos jovens a aprender história de uma forma muito prazerosa.

Bruhhcardozo 05/12/2021

Confesso que esperava mais.
É o mais parado dos três, embora aborde assuntos super importantes como o muro de Berlim, a crise dos mísseis em Cuba, a luta pelos direitos civis, etc.

Não consegui em conectar com vários dos personagens (com algumas excessões), e a quantidade de traições nesse livro me incomodou um pouco.

Mas em geral, recomendo muito a trilogia.

mila antares 27/10/2014

Que emoção ter tido o privilégio de ler um trabalho tão grandioso.
O terceiro volume da trilogia O Século, seu desfecho, é incrível e emocionante. O mergulho na história do século mais volátil é magistral e a continuação dessa ação humana através das cinco famílias protagonistas foi mais do que brilhante. Foi um texto inesquecível.

Tauan 23/09/2015

A trilogia O Século foi um dos meus maiores achados literários. Há anos eu acompanho com ela a trajetória do século XX, um século muito interessante, muito marcante, extremamente frutífero no que toca a inspiração para a literatura. Follett escolheu uma das mais evidentes facetas do século para abordar sua narrativa: as guerras que o abateram do começo ao fim.
Para finalizar série, a Guerra Fria, que não foi uma guerra de fato, mas uma corrida armamentista, uma disputa de influências, uma batalha ideológica, entre duas potências: os Estados Unidos da América, em nome do ocidente, do capitalismo e da liberdade e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em nome do oriente, do comunismo e, consequentemente, do autoritarismo e da violência.
Desde o primeiro livro, Queda de Gigantes, nós acompanhamos a história a través dos olhos de cinco famílias que atuam diretamente nos eventos e sofrem as conseqüências do curso da história. As famílias estão nos centros de ação do século: uma na Rússia, uma na Alemanha, uma na Inglaterra, uma em Gales e a outra nos Estados Unidos.
O livro captura com perfeição o clima de insegurança e tensão que dominou o mundo durante a Guerra Fria: o medo, a raiva, a incerteza, a intolerância e a esperança. Da Alemanha dividida e parcialmente dominada, ao racismo nos Estados Unidos, passando pela luta por renovação na União Soviética e pelo direito dos homossexuais no Reino Unido.
Sem a menor dúvida, é uma série memorável e um dos melhores livros de 2014.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Phablo Galvão 19/11/2018

Bom pra entender o mundo atual
Mais uma série concluída pra conta. Depois de percorrer 2864 páginas, chego ao fim da trilogia "O Século" de Ken Follett. E assim, quase que na brincadeira, aprendi um pouco mais do século XX. O que mais me chamou atenção nesse último livro 'Eternidade por um Fio' foi o movimento dos direitos civis dos negros dos Estados Unidos, tendo Martin Luther King Jr como grande liderança, no momento exato dos 50 anos de sua morte. Essa trilogia vale muito a leitura!

Biblioteca Álvaro Guerra 18/04/2019

Durante toda a trilogia "O Século", Ken Follett narrou a saga de cinco famílias – americana, alemã, russa, inglesa e galesa. Neste livro que encerra a série, o destino de seus personagens é selado pelas decisões dos governos, que deixam o mundo à beira do abismo durante a Guerra Fria. Esta inesquecível história de paixão e conflitos acontece numa das épocas mais tumultuadas da história: a enorme turbulência social, política e econômica entre as décadas de 1960 e 1980, com o Muro de Berlim, assassinatos, movimentos políticos de massa, a crise dos mísseis de Cuba, escândalos presidenciais e... rock 'n' roll! Na Alemanha Oriental, a professora Rebecca Hoffmann descobre que durante anos foi espionada pela polícia secreta e comete um ato impulsivo que afetará para sempre a vida de sua família, principalmente a de seu irmão Walli, que anseia atravessar o muro e fazer carreira como músico no Ocidente. Nos Estados Unidos, o jovem advogado George Jakes, filho de um casal mestiço, abre mão de uma carreira promissora para trabalhar no Departamento de Justiça do governo Kennedy e acaba se vendo no turbilhão pela luta em prol dos Direitos Civis. Na Rússia, Dimka Dvorkin, jovem assessor de Nikita Kruschev, torna-se um agente primordial no Kremlin, enquanto os atos subversivos de sua irmã gêmea, Tanya, a levarão de Moscou para Cuba, Praga, Varsóvia – e para a História. Do extremo sul dos Estados Unidos à vastidão da Sibéria, da isolada Cuba ao ritmo das ruas da Londres dos anos 1960, Eternidade por um fio encerra com maestria a história de pessoas que acreditaram em seus sonhos e, assim, mudaram o mundo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580412918