Futilidade ou o Naufrágio do Titan

Futilidade ou o Naufrágio do Titan Morgan Robertson

Resenhas - Futilidade ou o Naufrágio do Titan

Soares 15/04/2024

Tentei gostar.
A obra oferece uma visão intrigante sobre os eventos que antecederam o trágico naufrágio do Titanic.
A narrativa é repleta de detalhes históricos, mas é prejudicada por uma estrutura confusa e uma escrita pouco envolvente. Os personagens, apesar de fundamentais para a trama, carecem de profundidade e desenvolvimento, tornando difícil para se conectar emocionalmente com suas jornadas.
Além disso, o ritmo da história é irregular, alternando entre momentos de tensão e trechos arrastados, o que prejudica o fluxo narrativo. Embora o livro contenha alguns elementos interessantes, como a contextualização do período e os desafios enfrentados durante a construção do navio, no geral, "Futilidade" falha em cativar e deixar uma impressão duradoura.

Hervily.Ribeiro 05/02/2024

Inicio curioso
A propaganda de similaridade com o Titanic me instigou a começar a leitura, fiquei muito chocada com a descrição do navio, do naufrágio e tudo mais. A história mostra como o autor estava antenado sobre as modernizações e perigos da época. O pós naufrágio, não me cativou muito, estava esperando algo mais emocionante, na minha concepção foi meio sem pé nem cabeça, principalmente as atitudes da mãe da Maya.

Ju 18/01/2024

"O livro que preveu a tragédia do Titanic"
Eu assisti Titanic e quería muito LER algo parecido com o filme. Procurei e procurei, e encontrei esse livro.
Devido as semelhanças com a tragédia que ocorreu na vida real, e por ter sido escrito 14 anos antes (se não me engano), dizem ser o livro que preveu a tragédia do Titanic.
Aqui vão três semelhanças:
1- Os nomes: Titan - Titanic.
2- Os dois teriam o título de "inafundável", e eram descritos como "o maior navio de cruzeiro do mundo".
3- Os dois atingiram o iceberg na mesma velocidade.
(E tem muito mais, detalhes idênticos, tipo medidas, número de botes e tudo mais)

Pois bem, o livro é bom. No começo eu odiei, a leitura estava horrível, eu me forcei a ler. Mas conforme chegava ao final, foi ficando um pouco melhor.
Só eu queria mais romance na história, que focou na sobrevivência do John.
É isso, dou nota 3

Millene 11/01/2024

Coincidências bizarras
Esse livro é conhecido por ter "previsto" o naufragio do Titanic e pelos detalhes abusrdos de parecido com a realidade.
Tanto pelo nome "Titan" - "Titanic", pela data do naufrágio, ambos em abril, até o tamanho velocidade, local, iceberg, numero de botes e os dois foram conhecidos por serem "inafundaveis". É bizarro demais pensar em tudo isso

Tirando a parte das semelhanças, eu esperava que mais da história se passasse no navio mas foi menos da metade do livro,de resto acompanhamos a sobrevivência do Rowland que começou como vilão da história e terminou como herói.

É uma história curta mas que vale a pena ler

Vanessa.Lago 08/11/2023

Bonitinho o romance, final previsível.
O que é incrível nessa história é a semelhança com o Titanic, poderia inclusive ser considerado uma previsão do que ocorreu anos depois.

edisik 27/06/2023

O livro que previu o naufrágio do Titanic. É uma boa história, escrita por alguém que estava bem por dentro das inovações da época e por isso "previu" o afundamento do Titanic. Ganância e busca pela fama sempre estão por trás dos desastres.

Gabriel 23/03/2023

Quando a vida imita a arte
O livro que ficou conhecido por ter "previsto a tragédia do Titanic".

Essa fama é devido a, quatorze anos antes, o autor contar nele a história de um navio colossal, que, apesar de ser uma "embarcação a vapor inafundável", sucumbir da mesma forma e com muitas coincidências que dão, de fato, impressionantes.

Porém a história não se resume a isso. O naufrágio em si é apenas o seu início e o pano de fundo para tudo que vem pela frente.

Contrariando o movimento Romântico da época, Morgan Robertson insere um personagem (John Rowland) que poderia ser considerado como um anti-herói, entrando assim no Realismo. Nele, são expostos os pensamentos da época e todas as dificuldades da vida, mas também a perseverança e honestidade.

Com uma trama envolvente, é um livro que já valeria a leitura somente pela comparação entre o Titan e Titanic, mas, além disso, apresenta uma ótima história por trás e personagens que te cativam.

Mandy Nunes 09/03/2023

Bom porém...
Fui com expectativas demais no livro, atraída pela resenha sobre um navio que naufraga e um romance impossível. A história, entretanto, não foca tanto no Naufrágio do navio (acontece tão rápido que demorei a notar e tive que voltar e reler porque eu estava sem entender) e o "romance" acabou ficando só na minha imaginação mesmo rs. A narrativa é bem gostosa, fluida e fácil de ler.

Roberta 01/01/2023

Confuso
Não consegui gostar. Achei bem confuso. Uma pena porque até poderia ter sido melhor. Faltou um drama.

Bell 04/08/2022

Este livro conta a história do Titan, o maior navio de cruzeiro construído até então.
Todo feito em aço, luxuoso e, segundo seus fabricantes, inafundável.
E então Titan colide com um Iceberg.E o pior acontece. O gigante afunda, levando boa parte de seus passageiros, pois contava com pouquíssimos botes salva vidas.

Hum, essa história não me é estranha! rsrsrs Será que o autor se inspirou no Titanic??
Óbvio pensar que sim.
A não ser pelo fato deste livro ter sido publicado em 1898, e o Titanic ter afundado em 1912.

Eu li esse livro pq não acreditei quando ouvi falar. Pensei: deve ter uma ou outra coincidência.
E se eu disser que até a velocidade do navio, e a posição na hora da colisão são idênticas??

As similaridades são impressionantes.

Ok, após o naufrágio, na vida real, as pessoas foram resgatadas por outro navio. E no livro, o protagonista ainda lutou com um urso polar ???? mas ATÉ o naufrágio o livro parece narrar a tragédia real. ??

A escrita do autor é apenas boa, nada de extraordinário, a história fica meio maluca após o navio afundar, com a luta com ursos e etc, mas tem um bom ritmo.

O que torna o livro realmente interessante é o fato do Titanic ter copiado o Titan, na vida real.
Assustador e curioso. Não necessariamente nessa ordem.

Cdmm 11/06/2022

Pior traduçao
A coincidência com a história do Titanic é espantosa. Muitas características do navio, rota e acidente são praticamente iguais. É surreal que tenha sido escrito antes. É uma história legal que segue um caminho muito diferente após o naufrágio. Não sei se é um problema do e-book, mas o livro foi passado no Google tradutor, com trechos ininteligíveis. Uma pena.

LisboaPB 21/05/2022

A história não é muito interessante e nem convincente apesar de sem bem escrito e gostoso de ler.

Mas nada se compara com os detalhes nesse livro. É tanta coisa semelhante ao que passou com o TITANIC! Eu tive que ler para ver.

Camille Silva 14/02/2022

A futilidade da aristocracia e suas consequências...
O que me atraiu para a leitura de "Futilidade ou o Naufrágio do Titan" foi justamente a sua semelhança ? e dito presságio ? com a tragédia real de Titanic.

No entanto, a leitura me surpreendeu bastante. Enquanto eu esperava que o livro contasse sobre uma história ambientada no Titan e culminasse no fatídico naufrágio, o livro direciona o seu foco para as consequências desse naufrágio.

Deste modo, temos o contexto da Revolução Industrial, o contraste entre a ciência e a religião, e a futilidade humana. Esta especialmente direcionada à classe aristocrata, que, em nome das aparências e do jogo de poder e dinheiro, coloca milhares de passageiros em risco simplesmente para que o poderio do Titan pudesse ser notado e registrado pela imprensa.

De um modo geral, achei a leitura bem interessante e surpreendente! ?