Futilidade ou o Naufrágio do Titan

Futilidade ou o Naufrágio do Titan Morgan Robertson

Resenhas - Futilidade ou o Naufrágio do Titan

edisik 27/06/2023

O livro que previu o naufrágio do Titanic. É uma boa história, escrita por alguém que estava bem por dentro das inovações da época e por isso "previu" o afundamento do Titanic. Ganância e busca pela fama sempre estão por trás dos desastres.

Gabriel 23/03/2023

Quando a vida imita a arte
O livro que ficou conhecido por ter "previsto a tragédia do Titanic".

Essa fama é devido a, quatorze anos antes, o autor contar nele a história de um navio colossal, que, apesar de ser uma "embarcação a vapor inafundável", sucumbir da mesma forma e com muitas coincidências que dão, de fato, impressionantes.

Porém a história não se resume a isso. O naufrágio em si é apenas o seu início e o pano de fundo para tudo que vem pela frente.

Contrariando o movimento Romântico da época, Morgan Robertson insere um personagem (John Rowland) que poderia ser considerado como um anti-herói, entrando assim no Realismo. Nele, são expostos os pensamentos da época e todas as dificuldades da vida, mas também a perseverança e honestidade.

Com uma trama envolvente, é um livro que já valeria a leitura somente pela comparação entre o Titan e Titanic, mas, além disso, apresenta uma ótima história por trás e personagens que te cativam.

melnoliteraverso 07/05/2021

Muito bom mas pouco detalhado
Em minha opinião o livro poderia ser um pouco mais detalhado na parte do naufrágio. Acho que daria um drama a mais.
Mas fora isso, amei o livro

Marcos 24/08/2014

Quem já procurou informações sobre a história do naufrágio do Titanic, provavelmente já se deparou com esse livro. Para quem não sabe, o navio que deu nome ao filme homônimo dirigido por James Cameron realmente existiu e veio a naufragar em sua viagem inaugural em 1912. A história da construção do navio e de seu destino foram contados de forma fidedigna no filme. Porém o que muitas pessoas não sabem é que, 14 anos antes, um autor escreveu uma história extremamente semelhante sobre um navio que se choca com um iceberg na sua viagem inaugural e mata muitas pessoas afogadas por falta de salva-vidas.

Futilidade ou o Naufrágio do Titan foi escrito em 1898, quando nem se imaginava que o Titanic viria a existir. As semelhanças são muitas. O livro traz a história de um navio, que fora construído como se jamais pudesse afundar, e a confiança nisso era tanta que só havia poucos coletes salva-vidas a bordo. Seguindo sua rota para Nova Iorque, ele acaba por colidir em um iceberg que rompe com seus porões, enche-os de água e afunda, matando a maior parte da tripulação. E o nome do navio, pasmem, se chama Titan.

É espantoso o começo desse livro, para quem já viu o filme. O autor descreve exatamente o interior do Titanic, é como se estivéssemos vendo as cenas. O desenrolar da história é completamente diferente do romance vivido por Leonardo Di Caprio e Kate Winslet nas telonas. No livro conheceremos John Rowland, marinheiro, ex-capitão, ateu convicto que teve seu cargo diminuído por se envolver com álcool e por ter comportamento violento. A bordo ele verá seu grande amor do passado Myra Selfridge, uma jovem cristã que agora está casada e com uma filha pequena. Ao se reencontrarem, e passarem por uma série de problemas que envolvem uma máfia entre os superiores da marinha, John repensará, ao longo de sua jornada, seus conceitos de Deus e de redenção.

O que mais me impressionou foi que Robertson escreveu, além deste, outro livro premonitório. Para Além do Espectro é um romance, escrito em 1914, um ano antes de sua morte, e que traz a história de uma grande guerra dos Estados Unidos e do Japão que viria acontecer, um ano depois. Nem preciso dizer que já estou interessado em ler esse livro também. rs

A leitura de Futilidade é rápida, por ser um livro muito curto, é quase um conto estendido. Esta edição da Vermelho Marinho é a primeira tradução para o português e vem com um belo projeto gráfico e um posfácio escrito pelo tradutor Carlos Daniel Vieira, contando um pouco de como foi todo o processo.

Recomendo não só a todos os fãs de Titanic, como também a quem tiver interesse em ler um romance rápido sobre religiosidade.

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/08/resenha-futilidade-ou-o-naufragio-do.html
Laís 29/08/2014minha estante
Olá, Marcos! estou há dias procurando pelo livro mas não encontro. Você sabe de algum site para comprar ou algum link que eu possa ler online? Obrigada.

Marcos 30/08/2014minha estante
Oi, Laís!

Tem ele À venda no site da Livraria Cultura nesse link: http://oferta.vc/47Oy ;)

Hervily.Ribeiro 05/02/2024

Inicio curioso
A propaganda de similaridade com o Titanic me instigou a começar a leitura, fiquei muito chocada com a descrição do navio, do naufrágio e tudo mais. A história mostra como o autor estava antenado sobre as modernizações e perigos da época. O pós naufrágio, não me cativou muito, estava esperando algo mais emocionante, na minha concepção foi meio sem pé nem cabeça, principalmente as atitudes da mãe da Maya.

Leitora Viciada 23/02/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
O maior e mais imponente navio já criado pela humanidade naufraga drasticamente após colidir com um iceberg em sua viagem inaugural da Inglaterra para os Estados Unidos. O aparentemente indestrutível navio carrega ainda, uma história dramática em destaque.
Você certamente responderia que conhece a história do Titanic, uma tragédia verídica ocorrida em 1912 e transformada em 1997 em uma das maiores obras cinematográficas (Direção de James Cameron, estrelado por Leonardo Di Caprio e Kate Winslet). Porém esta não é a história do Titanic e sim do Titan.
Futilidade ou O Naufrágio do Titan (Futility or the Wreck of the Titan) foi escrito em 1898, pelo autor de uma série de contos e novelas marítimas Morgan Robertson (1861 - 1915). 14 anos antes da catástrofe do Titanic, Robertson escreveu uma obra fictícia, mostrando exatamente o mesmo acidente, com o navio Titan, praticamente idêntico ao Titanic.
Outra curiosidade é que este livro nunca havia sido publicado no Brasil. A Editora Vermelho Marinho o lançou em 2014 sob seu selo O Melhor de Cada Tempo, uma coleção com a proposta de publicar grandes clássicos da literatura mundial, há tempos não mais editados, esquecidos ou, ainda, inéditos para o público brasileiro, como Futilidade.
O exemplar é pequeno (18 x 12,5 cm), leve e prático. A equipe da editora fez um excelente trabalho, pois imagino como deve ser sempre complicado traduzir um clássico, ainda mais do século XIX. A revisão e a diagramação estão ótimas e o leitor tem notas de rodapé que auxiliam muito a compreensão de termos náuticos ou da época. A imagem da capa (ilustração de Dandi) representa a colisão e declínio do fantástico navio, assim como o desespero do protagonista.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/02/futilidade-ou-o-naufragio-do-titan-de.html

Luciana Fátima 19/05/2015

Um livro único
“Futilidade” narra o naufrágio do maior navio do mundo, em sua primeira viagem, ao colidir com um iceberg. Entretanto, Titan, por mais incrível que possa parecer, foi concebido por Robertson 14 anos antes do icônico acidente do Titanic. E as coincidências entre os dois eventos são tantas que chegamos a crer em destino. A tradução competente combinada à bela edição de bolso faz deste um livro único!
Carlos Daniel S. Vieira 20/02/2021minha estante
Sou o tradutor e agradeço hahaha. Abraço!

Livinha 14/12/2020

Leitura interessante, principalmente pela coincidência histórica que permeia o livro.

Camille Silva 14/02/2022

A futilidade da aristocracia e suas consequências...
O que me atraiu para a leitura de "Futilidade ou o Naufrágio do Titan" foi justamente a sua semelhança ? e dito presságio ? com a tragédia real de Titanic.

No entanto, a leitura me surpreendeu bastante. Enquanto eu esperava que o livro contasse sobre uma história ambientada no Titan e culminasse no fatídico naufrágio, o livro direciona o seu foco para as consequências desse naufrágio.

Deste modo, temos o contexto da Revolução Industrial, o contraste entre a ciência e a religião, e a futilidade humana. Esta especialmente direcionada à classe aristocrata, que, em nome das aparências e do jogo de poder e dinheiro, coloca milhares de passageiros em risco simplesmente para que o poderio do Titan pudesse ser notado e registrado pela imprensa.

De um modo geral, achei a leitura bem interessante e surpreendente! ?

Roberta 01/01/2023

Confuso
Não consegui gostar. Achei bem confuso. Uma pena porque até poderia ter sido melhor. Faltou um drama.

Fernanda 07/11/2014

Resenha: Futilidade ou o Naufrágio do Titan
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/11/resenha-futilidade-ou-o-naufragio-do.html

Cdmm 11/06/2022

Pior traduçao
A coincidência com a história do Titanic é espantosa. Muitas características do navio, rota e acidente são praticamente iguais. É surreal que tenha sido escrito antes. É uma história legal que segue um caminho muito diferente após o naufrágio. Não sei se é um problema do e-book, mas o livro foi passado no Google tradutor, com trechos ininteligíveis. Uma pena.

Sanoli 27/02/2016

Em uma frase...
Titanic!
Leia nossa resenha
Obrigado :)

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2016/02/futilidade-ou-o-naufragio-do-titan.html

Bell 04/08/2022

Este livro conta a história do Titan, o maior navio de cruzeiro construído até então.
Todo feito em aço, luxuoso e, segundo seus fabricantes, inafundável.
E então Titan colide com um Iceberg.E o pior acontece. O gigante afunda, levando boa parte de seus passageiros, pois contava com pouquíssimos botes salva vidas.

Hum, essa história não me é estranha! rsrsrs Será que o autor se inspirou no Titanic??
Óbvio pensar que sim.
A não ser pelo fato deste livro ter sido publicado em 1898, e o Titanic ter afundado em 1912.

Eu li esse livro pq não acreditei quando ouvi falar. Pensei: deve ter uma ou outra coincidência.
E se eu disser que até a velocidade do navio, e a posição na hora da colisão são idênticas??

As similaridades são impressionantes.

Ok, após o naufrágio, na vida real, as pessoas foram resgatadas por outro navio. E no livro, o protagonista ainda lutou com um urso polar ???? mas ATÉ o naufrágio o livro parece narrar a tragédia real. ??

A escrita do autor é apenas boa, nada de extraordinário, a história fica meio maluca após o navio afundar, com a luta com ursos e etc, mas tem um bom ritmo.

O que torna o livro realmente interessante é o fato do Titanic ter copiado o Titan, na vida real.
Assustador e curioso. Não necessariamente nessa ordem.

Millene 11/01/2024

Coincidências bizarras
Esse livro é conhecido por ter "previsto" o naufragio do Titanic e pelos detalhes abusrdos de parecido com a realidade.
Tanto pelo nome "Titan" - "Titanic", pela data do naufrágio, ambos em abril, até o tamanho velocidade, local, iceberg, numero de botes e os dois foram conhecidos por serem "inafundaveis". É bizarro demais pensar em tudo isso

Tirando a parte das semelhanças, eu esperava que mais da história se passasse no navio mas foi menos da metade do livro,de resto acompanhamos a sobrevivência do Rowland que começou como vilão da história e terminou como herói.

É uma história curta mas que vale a pena ler