Meu ano sem ela

Meu ano sem ela Daniel Matos

Resenhas - Meu ano sem ela

Aline Araujo 11/04/2023

Sempre há uma ?ela?
O protagonista desse livro termina um relacionamento e, cheio de mágoa, embarca numa jornada de superação que inclui festas universitárias, viagens a lugares inóspitos e até algumas aventuras com uma trupe teatral.

A noção de tempo passa a ser relativa, misturando realidade e pensamentos, de maneira que as coisas podem estar acontecendo no mundo real ou apenas dentro da cabeça do personagem.

No meio do texto, o leitor encontra narrativas fantasiosas que parecem completamente desconectadas da realidade, podendo ser interpretadas como representações distorcidas e abstratas do sofrimento do protagonista.

AryLis 30/04/2023

O ano pensando apenas nela
MEU ANO SEM ELA não é um livro comum de se ler, ou fácil. Faziam anos que não lia algo como esse livro, o que significa que me tirou da minha zona de conforto.

A princípio, pensei que iria ficar confusa com a história, porém identificando quando o capítulo era uma espécie de desabafo/relato do protagonista ou uma parte das histórias que ele criava (inspiradas em seus sentimentos mais profundos e suas epifanias criativas) se tornou mais intrigante a leitura. Meus capítulos favoritos eram aqueles com as histórias criadas pelo personagem, em vários momentos o protagonista e suas histórias me lembravam os contos selecionados por Neil Gaiman em CRIATURAS ESTRANHAS, o personagem Ethan Wate de DEZESSEIS LUAS e suas reflexões (utilizando de filmes e livros alternativos) sobre a vida pacata em uma cidade afastada e preconceituosa, ou/e até mesmo alguns momentos de O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO.

O protagonista deste livro NÃO é agradável, porém não é o objetivo da história ele ser. Ele incomoda, a Ela dele incomoda, a obsessão dele incomoda; em alguns capítulos a trama se desenvolve lentamente, sendo até repetitiva, e em outros situações totalmente inesperadas acontecem.

Minha análise final sobre tudo foi: o protagonista buscava em alguém algo que faltava nele, e depositou toda sua ilusão e esperança em uma garota que não queria estar com ele por quem ele era, mas sim com a esperança de adequa-lo a ela. MEU ANO SEM ELA é um livro que não vou me esquecer tão cedo, ainda consigo ver insetos se esgueirando pela minha biblioteca e durante os últimos dias de leitura tenho certeza que vi uma lacraia tomando banho no meu chuveiro?

PS: esse livro é para +18 anos, a classificação indicativa está errada e precisa urgentemente ser alterada pela editora.