Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

WellingtonBessa 29/09/2023

Se você tiver estômago fraco,não leia
Sério. Esse livro é uma combinação de tristeza com um pitada de esperança de uma vida melhor para nosso pequeno Oliver.Eu li a versão em HQ, bem mais leve, mas mesmo assim impacta. Se você quer apenas conhecer a história por cima, a versão em HQ é uma ótima escolha.

Débora 28/09/2023

Nossa?
Peguei esse livro por uma recomendação, então eu não sabia muito bem sobre o que se tratava.
Apesar de ter lido a edição em HQ, achei uma leitura bastante pesada, devido as temáticas abordadas.
Eu gostei, mas, é um romance muito doloroso de ser lido.

Mateus.Silva 26/09/2023

Oliver Twist
Novo favorito, cada capitulo desse livro me prendia mais e mais. E até quando lia algo que parecia desconectado da história principal, pouco tempo depois percebia aquela informação sendo usada de forma inteligente. Esse é um que vou querer ler de novo daqui um tempo.

QUEIJO460 22/09/2023

Oliver Twist.
Nesta obra é contada a história de Oliver e suas aventuras, ou para ser mais claro para o leitor que deseja ler o livro, seus diversos sofrimentos. Esses sofrimentos ocupam quase o livro todo, então se o leitor se agrada em ler sobre os diversos sofrimentos que um personagem fictício pode passar, leia!

A narrativa se assemelha muito a certos contos de fadas onde o personagem principal é um ser totalmente puro que está rodeado dos seres mais inescrupulosos que podem existir, mas que enfim, tem um final feliz. Os personagens se resumem a isso, quase não existe o desenvolvimento dos personagens; existe o bom e o mal, e quase apenas isso.

Ainda posso citar o seu final, onde as grandes, (ou absurdas?) coincidências completam a felicidade do nosso personagem principal. E não esquecendo o empenho do nosso bom autor de se referir ao vilão Fagin, como judeu. O leitor tendo o mínimo de conhecimento de como os judeus eram vistos na Europa nesses tempos, saberá o porquê de eu destacar esse ponto.

É inegável a importância do livro em chamar a atenção para certas questões sociais muito presentes na época. Suponho que talvez seja esse o motivo da grande ênfase nos sofrimentos do nosso personagem principal.

O livro possui uma linguagem bastante fluída. Apesar de ser um livro relativamente grande, levando em conta o tamanho das páginas e a sua quantidade, terminei o mesmo rapidamente. Mas, infelizmente, foi tempo perdido para mim, não houve diversão e quase nenhuma coisa que tenha acrescentado, apenas li.

Vit 17/09/2023

Esse livro é incrível, o detalhamento dele é tão maravilhoso que a gente se sente dentro das situações.

Souza.Barbosa 16/09/2023

Triste
Então.
Oliver, vítima do ódio e do rancor.
Mas que vida ??
Querido Dick gostaria que ele tivesse experimentado pequenos momentos de felicidade como Oliver.
O livro é uma contrução incrível de detalhes e riqueza.
Mas definindo muita tristeza e brutalidade.
Muito

Taynara43 04/09/2023

Pobre criança
Nunca li tanto sofrimento, não é como ler detalhes sobre uma tortura física,mas imaginar acontecer algo assim com alguém , dói na alma

Lanny 02/09/2023

Que vida sofrida teve o pequeno Oliver...
Oliver é uma criança com um coração puro e bondoso, mas que desde bebê tem sofrido muito com pessoas cruéis e gananciosas, que deveriam cuidar dele, mas que infelizmente o maltratam.
O livro é ótimo para reflexão profunda e fundamental, como nossas crianças estão sendo tratadas nos orfanatos ? É às crianças de rua? O que podemos fazer para ajudá-las?

Thaís 28/08/2023

Uma história aí mesmo tempo amável e violenta. Twist soube narrar a difícil realidade com um toque magistral de encantamento. Tantas reviravoltas e tantos envolvidos, uma trama rocambolesca que nos prende, admira e assombra.

Julia Borges 22/08/2023

Que vida sofrida a do pobre Oliver.
Sem apoio, sem amor, sem cuidado e sem amparo ele permaneceu fiel ao seu coração.
Um garoto incrível.

JanaAna90 03/08/2023

Um olhar para Além de Oliver com Oliver
A história de um órfão, que é criado no abrigo para crianças e que, como muitas crianças, sofrem os maus tratos de uma vida sem família e sem um lar, seria mais uma história se não fosse a genialidade de Dickens. Não só pelo drama de Oliver que sofre ?que nem mala velha?, mas por nos mostrar uma sociedade corrompida pelo poder dos que possuem dinheiro e no outro extremo pessoas no mais elevado grau de miséria, que Dickens para nos convocar a ver sob uma ótica diferente as duas faces dessa sociedade.
O que pude observar que o autor parecia querer denunciar através dos crimes hediondos uma parte da responsabilidade que todos nós temos, quando nos omitimos ou fechamos os olhos para a pobreza que assola uma grande maioria da população.
Podemos ver na pureza de alma de Oliver, a nossa indiferença nos que não tem o que comer, nos órfãos carentes de afeto, cuidados e educação. Mesmo existindo pessoas cruéis, Dickens nos mostra que o caráter não estaria na posição social que o indivíduo ocupa, muitas vezes está intrínseco no indivíduo e que depende, em parte, de nós separar os bons dos ruins.
A maestria também está na escrita cativante, que nos prende do início ao fim; o livro é cheio de reviravoltas e fatos surpreendentes. Em muitos momentos nos faz gargalhar, em outros choro e muitas, mas muitas vezes me peguei a refletir sobre os temas lançados por Dickens, sobre filosofia, religião, fé, culpa, perdão, e tantas outras reflexões.
E, o que dizer do final? Que me surpreendi pensando sobre pena de morte, e o quanto ela (a pena de morte), para mim não é a solução para a violência no mundo e o quanto ainda estamos distantes de conquistar o que chamamos de humanidade.
Ahhh, Dickens como é bom ler livros assim, que bom que existem os clássicos, que bom que podemos apreciar e retirar o melhor de leituras como essa; leituras que nos fazem sonhar e ter esperança.

Valeria.Pinheiro 01/08/2023

Que livro lindo! Oliver é um menino encantador e de uma alma muito bondosa. Tão bondosa que evidencia a maldade, a culpa e a falta de amor dos que planejam o mal a ele. Além da história linda, a escrita é uma delícia, o que me fez querer ler outros livros de Charles Dickens.