Uma Era de Ouro

Uma Era de Ouro Tahmima Anan

Resenhas - Uma Era de Ouro

Mari.Brombatti 02/02/2024

Ler uma história sobre uma guerra real é muito diferente de uma guerra na fantasia ou distopia.
Uma ótima representação do que uma mãe é capaz e está disposta a fazer pelos filhos.

Rond 24/07/2023

O perigo ronda a sua casa
"Uma Era de Ouro", de Tahmima Anam, é uma obra literária impactante que expõe, de maneira nua e chocante, os efeitos devastadores de um golpe de Estado em um pequeno país pouco conhecido no Brasil. A autora mistura elementos de ficção e denúncia documental, criando um retrato realista do Paquistão Oriental durante a Guerra da Independência de Bangladesh em 1971.

Vale a pena mergulhar nesta leitura para compreender a complexidade dos conflitos políticos e sociais e a resiliência do espírito humano.

Priscila322 22/12/2021

Pqp
Que história, que livro perfeito.

A guerra sendo retratada nas rotinas diárias de uma família normal que foi envolvida na guerra quase sem querer é surpreendente.

Acompanhar Rehana em sua busca incessante para proteger seus filhos desta guerra que destrói a todos é sensacional e envolvente.

É um pqp atrás do outro. Perfeito.

Lilian 10/07/2021

Sobre guerra e amor
O livro fala de uma mãe com um imenso amor por seus filhos e sobre a guerra de separação de Bangladesh. É lindo!

Margallyne 06/06/2021

Passeando pelos países asiáticos não deixe de escolher esse romance pra conhecer um pouco sobre a história de Bangladesh. A história segue sem te cansar e cheia de acontecimentos.. Em alguns momentos você perde o fôlego e depois recupera.

brksbi 13/10/2020

Coragem
É no que explica a história. Uma mãe que lutou pelos seus filhos e que perdeu o marido. Mas encontrar um novo amor não é os seus planos e ainda tem uma guerra. É uma leitura fascinante do início ao fim. Vale o tempo de dedicação. O final... Bem, a gente sempre quer ver o melhor né?

sampmilena 24/01/2020

Uma Era de Ouro
Triste e doloroso. Retrata histórias reais em uma história.

Lôh 30/01/2019

Me encantou, me acrescentou e me ensinou
Um livro que me encantou pela história, me acrescentou com o contexto e me ensinou algo novo. Gostei da forma que a autora descreve as cenas. É fato que, demorei mais do que o normal para me envolver com os personagens porém, compreendi o motivo nas últimas páginas do livro. Primeiramente, a autora faz uma contextualização geral do momento histórico em questão e dos personagens. Não conheço muito da história de Bangladesh, e por isso, aprendi muito com este livro. Aprendi sobre a cultura dos personagens, sobre os momentos de conflito e da guerra, sobre os relacionamentos (familiares ou não), sobre preconceitos. Enfim, em seguida, a autora se afunila mais em alguns personagens, principalmente Rehana, mas também em seus dois filhos, Sohail e Maia. Me frustrei com ambos em vários momentos do livro. Sabe quando da vontade de entrar na história e falar pro personagem: "QUERIDOOO, O QUE VOCÊ TA FAZENDO??". Outro fato é que, sim, existem muitas palavras e comidas que não temos conhecimento, pois são típicas de uma determinada região bem longe da nossa, porém é possível seguir com a leitura sem ter grandes problemas de compreensão. Se tivesse algumas notas de rodapé, certeza que a quantidade de coisas aprendidas iria aumentar. Não é um livro muito fácil de ler, justamente porque a carga histórica é bem pesada. Como disse anteriormente, não conheço muito de história e por isso aprendi muito com o livro, mas fiquei perdida/boiando em vários momentos. PORTANTO, se você tem vontade de ler mais sobre uma nova cultura, um novo contexto e quer aprender lendo, super indico este livro. Ps: Teve uma cena, logo nas ultimas 100 págs que me deu certo arrepio. Me envolvi mais com a história a partir da pág 135, por ai...Não desista de ler logo nas primeiras págs. Se estiver difícil, respire, tome um "cházito", ou um "cafezito" e volte com a leitura :D Se mesmo assim não fluir, volte com a leitura em outro momento, depois de ler algum outro livro, talvez... e é isso, essa foi minha experiência com "Uma era de ouro", de Tahmima Anam.

Luana.Torres 27/08/2018

Esperava mais
Há um tempo estou me interessando mais por livros de países diversos e que retratam assuntos que eu não conheço por completo. Então, um belo dia, me deparei com este livro em uma livraria com livros não tão conhecidos. Li a sinopse e vi que tinha uma boa crítica do jornal The Guardian. Além disso, o livro conta a história de uma família na época da guerra do Paquistão, em que alguns militantes buscavam a separação deste país e sua independência, nascendo então Bangladesh; ou seja, exatamente o tipo de livro que estava interessada. Porém, ao começar a leitura, tive uma decepção: o livro não me prendeu. Li os 2 primeiros capítulos e depois parei, fui ler outros. Semana passada voltei a ler este livro decidida a termina-lo, mesmo que não achasse tão bom. Achei que conseguiria entender como foi a guerra, mas o livro é confuso, nem todas as passagens são claras e como já disse antes, o livro não prende. Os personagens não são cativos, você não se interessa nem sente raiva de nenhum, eles são todos sem-sal. Isso me decepcionou muito. Mas o pior, acho, foi que há diversas expressões em árabe e também comidas e tipos de atividade que simplesmente não tem uma tradução ou uma nota no rodapé explicando o que é tal coisa; ou seja, li varias palavras que não entendi nada e continuei sem entender. Esperava muito mais desse livro, foi uma decepção; sei que não vou ter esse livro para sempre na minha estante

Camila 10/08/2017

Uma era... para terminar essa leitura
O foco narrativo do livro explora mais a mudança na vida de uma família.
Conta a história de uma família, que possui uma visão política diferente do governo vigente na época em Bangaladesh no ano de 1971.
A história começa com a apresentação desta família composta pela mãe, que é a personagem principal e exemplo de força. E seu casal de filhos.
A narrativa segue por um perído de 9 meses descrevendo o que Rehana,a mãe, presencia com seus filhos em um período de guerras.
Percebe que há na história uma grande carga de crítica, política e social. Mas não há como sentir toda a emoção, por não se conhecer muito bem esse perído histórico, e principalmente a cultura hindu ou paquistanesa. Não é algo que faça parte da nossa realidade, dificultando o apego a história e aos persongens.
A Rehana demostra uma grande força e amor incondicional pelos seus filhos.Entretanto mesmo a personagem principal demonstrando grande poder para ser uma personagem inesquecivel. Infelizmente a narrativa muitas vezes confusa e sem empolgação não te envolve.
A construção dos personagens é superficial e sem tempero,ao meu ver.
Não é um livro ruim, dá para passar o tempo...Porém também não é daqueles que marcam a gente e muito menos daqueles que dá vontade de ler novamente ou ter para sempre na estante.