Confissões de Adolescente

Confissões de Adolescente Maria Mariana
Maria Mariana
Maria Mariana
Maria Mariana




Resenhas - Confissões de Adolescente


59 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Clio0 04/11/2022

A peça que virou crônica que virou série - ótima, diga-se de passagem.

Em Confissões de Adolescente, Maria Mariana reconta algumas passagens mais comuns na vida dos adolescentes dos anos 80 e 90. São histórias simples que carregam no drama típico da idade, algo nostálgico para quem já saiu dessa fase, mas empático para quem ainda está nela.

Aqueles que já assistiram a peça ou a série, podem ler o livro sem medo de repetição. A autora trabalhou diretamente na tríade e adaptou e renovou o quadro de histórias justamente para não pecar nesse quesito.

Não há grandes discussões filosóficas ou políticas, a abordagem é mais social e familiar e, por isso mesmo, atemporânea. Se os adolescentes do novo milênio concordariam já é outra questão...
eu, eu mesma e os livros 04/11/2022minha estante
Que saudade dessa série!


ORDS 08/11/2022minha estante
Cliooo, quanto tempo




Gabriella Pires 26/02/2022

Eita, livrozinho chato, só li pq tava empoeirando na minha estante. Só queria entender como que tem um filme baseado nisso.
Duda Saragosa 26/02/2022minha estante
Sério que o livro é ruim o filme é ótimo, acho que tem coisas que funcionam melhor no cinema


Gabriella Pires 26/02/2022minha estante
Sim cara, comprei principalmente por conta do filme




Nalu.Castro 05/08/2023

Me decepcionei pq amooo o filme, mas o livro é bem diferente kk muito chatinho de ler. Não gosto do formato de peça e acho as gírias e o modo de falar muito exagerados.
José Frota 18/11/2023minha estante
Antes do filme existiu a série da TV Cultura e antes da série a peça de teatro. As gírias são coisas da época.




Loly.Souza 12/02/2021

Lindo
É de certo emocionante quando um livro simples, divertido e leve consegui não só aborda assuntos serios e importantes quanto nos emocionar e impacta de maneira tão boa e gostosa, independente da sua idade e geração você vai se identificar com pelo menos um das confissões dessa (as) adolescentes
vicki4you 26/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você




Jenn 12/07/2020

Isso não é um livro
Chato, raso e mal escrito. Entendo que é uma adaptação de uma peça de teatro, mas nem os fãs dessa porcaria merecem um livro tão ruim quanto esse. Ok, o que me deixou mais irritada (enojada, pra ser sincera) foi ler uma fala homofóbica e passagens MUITO machistas, tudo isso em tom de piada. Não recomendo esse livro, não é engraçado e não tem nada a acrescentar.
ArtesA.Luzmarlene 19/09/2020minha estante
Como que abre para ler os livros estou tentando mas não consigo




Manô 20/10/2009

Eu lí este livro na minha adolescência. Lí porque só se falava nele, que estava virando teatro. Deve, inclusive, ter sido o início da carreira da Débora Secco. Enfim... tipo do livro que eu lí e pensei "isso aqui está fazendo tanto sucesso?".
comentários(0)comente



Elaine 10/11/2009

Confissões de Adolescente
Lembro até hoje do dia que comprei este livro.
Era quase adolescente e estava numa Bienal, o vi logo que cheguei mas depois quando resolvi voltar no stand pra comprar não lembrava mais onde era. Mas acabei achando e comprando.
Acho que foi um dos primeiros livros que eu mesma me dei de presente.
A história é bem legal para um pré adolescente ler.
Sei que reli várias vezes ... Qualquer vou reler para saber se bate em algum ponto com as coisas da minha adolescência.
comentários(0)comente



JAlia372 20/04/2024

Uma leitura muito agradável que me fez lembrar da minha adolescência e meus dilemas. Acredito que o contexto em que eu estava inserida durante a minha adolescência não me permitiu me identificar tanto com as personagens, mas os sentimentos são os mesmos. Lembro que li algumas partes desse livro durante a adolescência e na época não gostei, achei que não era pra mim, mas agora depois de adulta consigo enchergar melhor o meu eu adolescente. Os conselhos dados pela a autora nas páginas finais do livro me dividiu bastante, mas concordo que há experiências que são típicas da adolescência e que não cabem mais a uma mulher. É um momento de exploração a ser aproveitado. Apesar de ter sido escrito há um bom tempo, o livro traz pontos muito interessantes que ainda são muito discutidos atualmente mas já com algumas "atualizações". É uma boa leitura, recomendo.
comentários(0)comente



Aline164 08/12/2013

Lido depois de adulta
Encontrei este livro por acaso em uma máquina de livros em uma estação de metrô em SP ontem (07/12/13) e quis comprar porque, apesar de ter gostado muito da série, não tinha ideia de que esse livro existia e que havia sido primeiro uma peça de teatro. Também quis ler porque sei que um filme baseado nesse livro/na série/na peça vai ser lançado em breve e vou querer ver para lembrar dos velhos tempos.

Na época, eu me identificava um pouco com a Carol porque tinha mais ou menos a mesma idade que ela tinha no seriado (uns 13, 14) e tinha uma ideias meio malucas (como trabalhar pra juntar dinheiro pra ir pra Disney) e aquele jeito meio moleque/ desencanado de ser.
comentários(0)comente



Gi 14/01/2014

Confissões de Adolescente
Olá pessoal!
Terminei de ler esse livro da Maria Mariana no dia 1º, mas estava com tanta preguiça de escrever. "Confissões de Adolescente" inicialmente foi uma peça de teatro, virou uma série de TV, um livro e agora o filme estreia dia 10. E tudo isso foi inspirado no diário da Maria Mariana.
Conta sobre todos os passatempos que ela passou na sua adolescência, e que provavelmente todo adolescente irá passar. Com muito humor.

***
Minha opinião: Gostosinho de ler e bem rapidinho, li em menos de duas horas...
(Estou louca para ver o filme...)
***
Beijos, beijos e beijos!
Giovanna Haendchen

site: http://ldeleitura.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Fer 17/01/2014

Confissões de adolescente, ou de Mari :)
Realmente muito bom! Confissões de adolescentes é uma biografia de Maria Mariana e conta com a colaboração de Patrícia Perrone, Ingrid Guimarães e Carol Machado. Cada capítulo é uma confissão, onde tornou-se apresentadas como peça de teatro! "Taí" porque gostei tem um pouquinho sobre a vida teatro no livro - "Teatro é muito doido, quanto mais você se envolve mas você se torna parte dele". As atrizes no final do livro contam suas jornadas na peça teatral Confissões, como chegaram até lá, como começaram a gostar de teatro! Me identifiquei bastante e a frase que me acrescentou algo foi: "... pode deixar os desejos encaminharem nossas vidas, e ser adulto sem perder a ingenuidade infantil, e ter vontade de beber água, dormir acariciando os cílios e ter muitos filhos; porque a vida é boa demais."
comentários(0)comente



Paola 01/03/2014

O livro está em forma de roteiro de teatro, que tem como base o diário de Maria Mariana. Segredos que toda adolescente tem, só que hoje em dia as garotas não escrevem em agenda e sim em blogs. E na nota a autora questionou algo: Antigamente as pessoas liam um diário como algo valoroso, pois eram segredos. Hoje está tudo exposto na internet. As garotas de hoje têm segredos?! Fica a questão no ar para vocês também...

Pois bem, o livro é escrito do jeito que estava no diário. Sentimentos a flor da pela. Pensamentos soltos. Poemas. Amores escondidos... Passeios, festas, praia... Tudo muito intenso. O livro originou a peça de teatro que ficou em cartaz por anos!

Naquela época, o diálogo entre pai e filha era muito fechado. Nada aberto como nos dias de hoje. No entanto, a relação de Maria Mariana e seu pai era diferente. O diálogo sempre foi muito aberto. E o sucesso da peça foi realmente esse, mostrar para as pessoas que pai e filha podem, e devem, ser amigos! Que a relação deve ser aberta.

É um bom livro. O final dele é ainda melhor. Pois a autora, agora mãe, e já com seus mais de 30 anos, mostra a sua visão de hoje! Como faria se fosse mãe dela mesma! E a conclusão disso é bem legal! Muito legal mesmo! Até porque alguns conceitos mudaram e mostra o amadurecimento da autora como mulher.
comentários(0)comente



Gustavo 29/06/2014

CONFISSÕES DIFERENCIADAS
Pra quem for em busca do livro porque gostou do filme vai acabar se decepcionando um pouco, ambos tem a mesma abordagem: primeira vez, primeiro beijo, primeiro baseado, problemas familiares, menstruação e etc, mas a maneira que a história foi relatada no livro é totalmente diferente.
A autora, Maria Mariana, adaptou seu diário e acabou publicando-o, seus dilemas de adolescente eram mais comuns do que aparentava, a obra acabou sendo transformada em peça de teatro rodando pelo Brasil todo e anos depois materializando-se nas telonas.
O que no filme é vivido por Tina, Bianca, Alice e Karina, no livro encontramos a amiga 1, amiga 2, amiga 3 e Maria Mariana. A privacidade dos envolvidos foi mantida e a maioria dos nomes trocados por apelidos ou algo do tipo.
As aventuras e dramas da idade são basicamente as mesmas, o grande diferencial é como a história foi contada. O anonimato se torna presente e tudo é muito vago, onde a cada capítulo é abordado um tópico diferente.
A terceira edição do livro (relançada com a capa poster do filme) trata-se de uma edição especial com algumas anotações e desenhos da autora, um pouco da história de Confissões no teatro, letras de músicas e um depoimento da própria e de seu pai.
___________________________

MINHA OPINIÃO: O livro é bem diferente do que geralmente encontramos por ai, reforço o que disse acima: Quem está em busca querendo ler algo parecido com o filme vai se decepcionar, APENAS os temas abordados são os mesmos, pois todo o resto é diferente.
É um livro bem fácil de ler e quando você pega o jeito da escrita (por ser um diário anônimo) segue sem nenhum problema.
Por esperar mais da história acabei dando 3 estrelas, mas para o filme eu daria 5 estrelas SEM DÚVIDA. Daniel Filho(diretor do filme) fez uma adaptação GENIAL para o cinema e a protagonista, Sophia Abrahão, mostrou-se uma artista completa tanto na atuação quanto no canto. Que venha "Confissões de Adolescente 2"!
Recomendo o livro e o filme!
comentários(0)comente



Ednan 01/08/2014

Confissões de Adolescente – Maria Mariana
Falar com o público adolescente no início dos anos 90, ainda era algo complicado. Sentindo a necessidade de dialogar e entender esse público, a jovem Maria Mariana, resolveu transformar seus diários em uma peça de teatro. Surgia nesse momento, o texto de “Confissões de Adolescentes”.

O sucesso foi tão grande que o texto teatral se tornou livro, e em 1994 surgiu um seriado homônimo transmitido pela TV Cultura. Em 2014, o texto é novamente adaptado, agora para o cinema. Com o lançamento do filme, a Agir Editora acabou relançando o livro.


Eu sempre fui muito fã da série e gostei muito do filme, ambos dirigidos por Daniel Filho. Ao ler o texto teatral, não me decepcionei. Mesmo sendo escrito no início da década de 1990, os assuntos abordados ainda são bem atuais como o aborto,o primeiro beijo, a relação com os pais, entre outros.

A Agir Editora foi bem cuidadosa na publicação dessa edição: o livro é repleto de imagens das atrizes que encenaram a peça, desenhos e poemas (feitos por Maria Mariana) que lembram muito o diário de uma adolescente, fazendo o leitor se aproximar desse universo. Além disso, as páginas são amareladas e a capa é bonita. E o melhor de tudo está no preço: não paguei nem R$12,00 no livro.

Continua:

site: http://blog.carolinabachiega.com/resenhas-literatura-historia/confissoes-de-adolescente-maria-mariana/
comentários(0)comente



59 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR