Sozinhos no Escuro

Resenhas - Sozinhos no Escuro

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Renara @renaradoula
Olá, faroleiros!

Bom, hoje vamos conversar sobre um livro que mistura ficção com muita aventura. Bora lá?

Sozinhos no Escuro de Jessé Diniz livro conta a história de Jason Phoenix, um jovem prestes a fazer seus 18 anos, que vive uma vida bem normal com seus amigos Zack, Jessica e Isabelle. Os quatros amigos estudam em uma escola comum de Ensino Médio.

Após uma noite na casa de Jason, os amigos acordam e percebem que não tem ninguém em casa, ou melhor, NÃO TEM NINGUÉM EM LUGAR NENHUM!

Eles logo percebem que tem algo de muito errado, afinal pelo horário deveria ter muitas e muitas pessoas na rua.

Tá, mas afinal qual é o problema, né? Pensando desse jeito, eles seguem para a escola. É ai que as coisas realmente ficam meio incomuns... Tudo está estranho, há uma neblina fantasmagórica em todo lugar, deixando tudo mais bizarro ainda.

Quando Jason e seus amigos chegam á escola, eles veem um outro garoto da escola — Raul —, ele não vai com a cara de Jason e muito menos Jason com a dele.

Raul está querendo fazer uma coisa muito estranha. Afinal quem em perfeita ordem mental vai querer trazer um demônio de volta? Só o maluco do Raul.

Aaaah, mas calma! As coisas ainda pioram para os 4 amigos. Eles descobrem que todos que "sumiram", na verdade viraram zumbis.

É a partir deste ponto da história que toda a aventura se desenrola. Sozinhos no Escuro é uma história que envolve anjos, metre demônio, zumbis e armas celestiais.

Tudo no enredo vai sendo revelado aos poucos, e o leitor pode ir descobrindo tudo junto com o quarteto de amigos.

Mesmo sendo uma leitura que não faz muito meu estilo literário, gostei da premissa da história e da maneira como o autor criou tudo.

Bom, isso é tudo por hoje... Até mais!

site: http://www.clubedofarol.com/2018/12/resenha-sozinhos-no-escuro.html

Batata 19/12/2016

Prestes a completar dezoito anos, Jason se vê em uma situação crítica. Ao sair para ir ao colégio, percebe que não há ninguém em casa, e o mais estranho, não há ninguém na rua e na vizinhança além do gélido vento. O que terá acontecido?

Antes que os quatro amigos pudessem entender o que estava acontecendo, eles são abordados pelo Arcanjo Gabriel, em pessoa. O que esse ser teria para falar com quatro adolescentes que mal sabem se defender? Isso mesmo, que eles foram escolhidos para combater um apocalipse zumbi! Nomeados os quatro anjos do apocalipse, eles terão a missão de impedir que o mal se instale definitivamente na terra!

Em busca de completar essa missão, Jason, Jessica, Zack e Belle, se meterão em muita confusão. Além de matar vários zumbis durante essa aventura, terão também que armar um plano para derrotar o líder do mal. Embora os mocinhos estarem enrascados, também os vilões estão. Em Sozinhos no Escuro, poucas coisas dão certo, sejam para os mocinhos como para os vilões.

Este é um livro juvenil, portanto as cenas foram escritas de forma a que não cause espanto naqueles que o leem, mesmo que sejam mais novos. Sozinhos no Escuro nos ensina a enfrentar nossos medos e a fazer o que for preciso para salvar um amigo. Isso nos faz lembrar um pouco de Percy Jackson.

No meio de toda essa agrura, os personagens conseguiram se manter juntos, brincavam ao longo das batalhas e não se deixavam abater por tudo que estava acontecendo. Há ainda uma história de amor inesperada entre uma luta e outra.

Os capítulos não são tão longos e a diagramação está excelente. A narrativa em si foi boa, embora o autor tenha dado prioridades duvidosas para alguns detalhes e deixado coisas que poderiam ter sido importantes de fora. Ele focou muito na vestimenta dos personagens, mas esqueceu-se de dizer como eles estavam se sentindo durante todo aquele perigo. Algumas crises foram citadas, mas nada sobre a personalidade dos personagens, que vamos ter de descobrir a medida que eles interagem uns com os outros.

Resenha feita para o blog O Casulo das Letras.

site: http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/2016/11/resenha-sozinhos-no-escuro-jesse-diniz.html
Hey, Maria. Tudo bem?
De fato, algumas coisas importantes ficaram de fora, mas estou trabalhando para que os próximos livros sejam ainda melhores. Abraços!

Ana Luiza 05/08/2016

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books
A HISTÓRIA
Jason, Zack, Belle e Jéssica são amigos de infância. Os pais dos quatro são amigos também e vieram juntos, dos Estados Unidos, para morar no Brasil quando os filhos eram bem pequenos. Jason, Zack, Belle e Jéssica são inesperáveis e dividem tudo: suas alegrias, tristezas, dores e dificuldades. Agora, eles compartilham uma missão. Tudo seguia normalmente na vida de Jason e seus amigos. Longe de ser popular, Jason tem seus desafetos entre os colegas e tudo o que quer é terminar logo o ensino médio.

Mas as coisas começam a mudar quando o garoto passa a ter sonhos estranhos, nos quais sempre aparece a mesma espada. Logo, Jason descobre que Zack está tendo os mesmos sonhos e os quatro amigos se unem para entender o que está acontecendo. As coisas ficam mais malucas quando eles acordam um dia e têm a impressão de que todas as outras pessoas sumiram. Sem saber onde seus pais e irmãos estão, eles vão para a escola e lá têm algumas de suas perguntas respondidas. O anjo Gabriel aparece para Jason, Zack, Belle e Jéssica e lhes dá uma missão.

Um do demônio extremamente poderoso está tentando dominar a terra e apenas Jason, Zack, Belle e Jéssica podem impedi-lo, já que todas as outras pessoas se transformaram em zumbis. Assim, para salvar o mundo e quem amam da destruição, os quatro amigos embarcam em uma viagem recheada de perigo e muito mistérios. Em meio a várias incertezas e um exército de zumbis, Jason, Zack, Belle e Jéssica terão que aprender a lutar como um time caso queiram sobreviver. Mas será que quatro adolescentes conseguirão ser fortes o suficiente para salvar a humanidade?

A LEITURA E OS PERSONAGENS
Eu estava com boas expectativas para Sozinhos no Escuro. Apesar de nem sempre gostar de histórias de zumbis, pela sinopse e a capa, o livro me pareceu ser uma deliciosa e assustadora trama sobrenatural. Contudo, a obra não conseguiu atingir minhas expectativas. Já de início me incomodei bastante com a narrativa em primeira pessoa do autor. A escrita de Diniz não tem maturidade, é repetitiva, recheada de detalhes que não precisavam estar lá e não flui bem.

O que mais me incomodou foram os diálogos, as falas dos personagens soaram forçadas e deslocadas, afinal, quem, em meio de uma luta contra um monte de zumbis tem tempo para conversar, por exemplo? O autor até tentou agregar bom humor a história, mas o sarcasmo e as piadinhas que os personagens trocam não convencem e não conseguem nem mesmo provocar um sorrisinho. Nas últimas cinquenta páginas de Sozinhos no Escuro, percebi que a narração tinha melhorado, que a escrita de Diniz já estava um pouco mais madura, e acredito que o livro teria apenas ganhado mais pontos comigo se o autor tivesse reescrito o início…

Quanto a trama, infelizmente, também não consegui ser satisfeita. A história é clichê em vários pontos e, em outros, ficou confusa demais ou simplesmente inacreditável. Não consegui engolir o fato do Jason simplesmente saber dirigir e de todos os seus amigos terem aprendido a atirar e matar zumbis do dia para a noite. Outro momento completamente desconexo foi quando, do nada, é revelado que a Jéssica sabe ler latim e a Belle entende de magia negra, como se fossem habilidades completamente comuns e fáceis de aprender, e do tipo que você não revela para seus amigos.

Não consegui não me irritar com as muitas cenas de batalha, apesar de que faz sentido que em meio a um apocalipse zumbi haja muitos conflitos. Contudo, não pude não revirar os olhos para o modo de agir dos protagonistas. Em meio a uma luta eles tinham tempo de conversar e até mesmo de confessar suas paixonites um pelo outro, isso quando eles simplesmente não paravam tudo para tomar banho, limpar o carro ou ir ao shopping fazer compras, afinal, são todas atividades bem lógicas para se fazer quando o mundo está acabando e você é o único que pode impedir o apocalipse. Nesse ponto, os protagonistas foram bem convincentes. Jason, Zack, Belle e Jéssica são adolescentes completamente inexperientes, mas que se acham donos da razão e amam bancar os heróis – e eles definitivamente agiram como tal e conseguiram me convencer disso.

Os personagens agirem como adolescentes é completamente compreensível, afinal, não se pode esperar que jovens amadureçam do dia para a noite, mesmo em um apocalipse zumbi. Mas o que mais me decepcionou em Sozinhos no Escuro foi a própria história. O autor poderia ter tomado vários rumos que tornassem a trama surpreendente e única, mas acabou trilhando os caminhos mais óbvios e trazendo uma história de zumbis e demônios como muitas outras que vemos por aí.

A EDIÇÃO
Não tenho reclamações quanto a edição. A diagramação estava boa, o texto sem erros e adorei os detalhes (desenhos de zumbis) ao longo do livro. O tamanho e tipo de fonte também estavam bons e eu adoro que todos os livros da Selo Jovem têm páginas cor de creme e de material mais resistente. Eu gosto bastante da capa de Sozinhos no Escuro, ela é bonita e combina com a trama.

CONCLUSÕES FINAIS
Infelizmente, Sozinhos no Escuro não foi uma boa leitura para mim. Se eu pudesse resumir em uma palavra? Adolescente, tanto a escrita, quanto a trama e os personagens. Diniz tem muito a que amadurecer como autor, algo do qual ele é claramente capaz, já que no decorrer de Sozinhos no Escuro pude perceber a melhora de sua escrita. O livro não me rendeu uma boa leitura, entretanto, como sempre, recomendo a vocês que leiam a obra e tirem suas próprias conclusões. Acredito que os leitores mais jovens, que gostem de sobrenatural e que não sejam tão exigentes com suas leituras (como eu sou rs) vão gostar da obra.

VEJA FOTOS DO LIVRO E LEIA MAIS RESENHAS NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2016/08/resenha-sozinhos-no-escuro-jesse-diniz.html
Jessé 06/07/2017minha estante
Hey, Ana. Tudo bem contigo?
Agradeço pela crítica e por ter apontado os pontos negativos da história. Se tem ponto negativo, significa que posso melhorar ainda mais. Espero que continue acompanhando meu trabalho. Beijos, e parabéns pelo blog!

Nay 24/10/2015

Sozinhos No Escuro
"A partir do momento em que você abrir esse livro, sua vida não será mais a mesma. Você obterá informações sigilosas, e precisará se proteger. Você se tornará um sobrevivente. Você se tornará um Anjo do Apocalipse." O que você faria se acordasse e descobrisse que o destino do mundo está em suas mãos e nas mãos de seus amigos e que se vocês falharem a humanidade pagará um preço muito alto por isso.
Jason, Zack, Jessica e Isabelle não imaginam mais o destino deles já foi decidido mesmo antes de nascerem. Os 4 não sabe mais eles vão ser muito importante para a raça da humanidade o futuro dependerá deles e não vai adiantar ter apenas coragem, vai ser preciso trabalhar em equipe se eles quiserem vencer essa guerra.

MEU PONTO DE VISTA: Eu sempre fico com um pezinho atrás quando vou ler algum livro que envolve zumbis, eu li o primeiro livro do The Walking Dead e meio que não gostei, então fiquei com um pouco de medo, tenho que falar que "Sozinhos No Escuro" não tem nada a ver com The Walking Dead, o autor me falou que nunca assistiu a série, o que achei um máximo rs podem ler sem medo, não quero puxar saco kkk mas para um livro de estreia o autor está de parabéns.

site: http://culpa-dos-livros.blogspot.com.br/2015/10/sozinhos-no-escuro.html
Jessé 06/07/2017minha estante
Se gostou do primeiro livro, acho que vai se surpreender com os próximos haha
Melhorei muito como autor desde a publicação de SnE, e espero melhorar ainda mais.
Obrigado!

phendragon 13/10/2015

EM BUSCA DE UM LUGAR NO MUNDO
Como não é mistério para nenhuma das pessoas que seguem minhas resenhas, adoro livros de terror, principalmente temas como vampiros e zumbis. Isso me torna um resenhista bastante criterioso e me faz avaliar muitas coisas, como qualidade da história, pesquisa literária, mistura de universos ficcionais, etc.

Ler o livro do Jessé Diniz foi uma experiência interessante. Já categorizo a leitura como infanto-juvenil, pois não há um terror realmente assustador na história, porém, não recomendo a leitura por menores de 16 anos. O livro lida com a relação de quatro amigos (dois garotos e duas garotas) e a mudança que sofre suas vidas, ao se depararem com o holocausto zumbi.

Se a história não incluísse tantos detalhes, provavelmente poderia se comparar facilmente a histórias assustadoras de zumbis, mas basicamente, a história é sobre os jovens, suas relações sociais e a forma como lidam com o fato de se transformarem nos salvadores da nação.

No mais, acho que é uma história que envolve o leitor na trama e nos faz torcer pela vitória deles frente aos obstáculos: os Zumbis. Recomendo a leitura.

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/09/sozinhos-no-escuro-jesse-diniz.html?showComment=1444753237233#c2184569631190557144
Opa, Marcos. Tudo certo?

Eu mesmo classifico a história como ação / aventura, mesmo contendo zumbis. Só vim escrever terror, de fato, após a publicação de SnE. As obras seguintes são um pouco mais madura, com uma trama mais complexa. Fico feliz que tenha gostado do livro, e espero que continue acompanhando meu trabalho. Abraços!

desencaixados 29/06/2015

O Melhor de Todos
Sozinhos no Escuro foi escrito pelo Jessé Diniz e publicado pela Editora Selo Jovem. O livro conta a história de Jason Phoenix que está preste a completar dezoito anos. Ele não é o tipo de garoto popular, mas têm amigos, três grandes amigos. Seus amigos desde pequenos Zack, Belle e Jessica, o quarteto tem uma grande missão em suas mãos.
Como qualquer outro dia Jason estava acordando muito cedo para ir á escola de ônibus com seus amigos. O dia não poderia ficar pior quando Jason inventa defende Gabriel das mãos de Victor Braga, o valentão da escola. Jason bate em Victor, mas no final da aula Victor o chamou para mais um round. A briga mau tinha começado e o diretor da escola interferiu chamando a polícia e o pai de Jason. Aquilo não foi nada para ele porque seu pai conseguia sair de qualquer enrascada. Jason não tem muita sorte na vida, e só arruma "problemas".
Alguns dias passaram e o quarteto inventou de fazer uma noite do pijama na casa de Jason, o que foi uma grande ideia. Eles assistiram alguns filmes de terror, conversaram e por fim foram dormir. Quando acordaram perceberam que os pais e o irmão de Jason não estavam em casa, não só eles a rua estava parada e pelo visto a única coisa que estava realmente viva naquele momento era o quarteto.
Ao decorrer do livro Jason e seus amigos descobrem que tem uma enorme missão para ser cumprida, e o pior de tudo é que foram pegos de surpresa.

Gente vou ser sincero, adorei a leitura do livro. O livro me curou do bloqueio literário e o melhor de tudo, foi uma cura rápida e sem dor kkkkk. Agora vamos falar um pouco do livro em si.
Jessé Diniz tem uma forma surpreendente de escrever a historia. Com um jeito facil compreender. O livro fala sobre um apocalipse. E ao mesmo tempo em que fiquei preocupado com o quarteto eu morria de tanto rir, porque Jessé não deixava o seu lado engraçado de lado. Os personagens foram incrivelmente bem construídos, todos irônicos e ao mesmo tempo fortes, eles foram uma das coisas que mais me chamaram a atenção. Eu conheço o Jessé há um tempo e em certos momentos percebi que ele inspirou-se em si mesmo (pegou características de si mesmo e colocou em certos momentos em alguns personagens).
Quero parabenizar Jessé por publicar essa belíssima história. Mas também quero dá meus parabéns para a editora. O designer ficou ótimo e combinou perfeitamente com a história.O material do livro ficou ótimo e os desenhos dentro do livro ficaram muito legais.
Quando comecei a ler o livro fiquei com um pouco de medo, porque ele diz que; A partir do momento que abriremos o livro, a nossa vida não será a mesma, porque iremos obter informações sigilosas e precisamos nos proteger. Vou confessar que isso fez com que, eu me apegasse mais ainda com a história, ele escreveu essa parte brevemente, mas conseguiu nos passar uma mensagem forte.
Gente é isso. Recomendo o livro para todo mundo, ainda mais para quem gosta de zumbis... Espero que como eu, vocês também gostem do livro. Espero que a continuação da história seja ótima como essa. Quero da meus parabéns novamente para todos que trabalharam com o livro (autor e editora). E lembrasse, ao ler o livro tome cuidado, porque você se tornará um ANJO DO APOCALIPSE. Lembrando que Sozinhos no Escuro não tem nada haver com The Walking Dead.

Resumindo o livro: adorei, adorei e adorei kkkkkk

site: http://desencaixados.blogspot.com.br/2015/04/resenha-sozinhos-no-escuro.html

Miriã Diasis 13/06/2014

Sozinhos no Escuro (por Miriã Veloso)
A partir do momento em que você abrir esse livro, sua vida não será mais a mesma. Você obterá informações sigilosas, e precisará se proteger. Você se tornará um sobrevivente. Você se tornará um caçador. Você se tornará um Anjo do Apocalipse.

Eu não queria começar dizendo que o livro já começa com uma prévia da encrenca em que nosso protagonista e seus três amigos, estão metidos. Mas assim como o livro nos avisa sobre a importância de nos proteger a partir do momento em que você começar a ler o livro, também senti a obrigação de avisá-los que através dessa resenha, você também estará encrencado. Toda e qualquer pessoa que tiver acesso a essas informações precisarão se proteger imediatamente.

Imagine você acordando pela manhã, devidamente pronto para mais um dia de aula. Você passa pelos corredores, vai até a cozinha e não encontra ninguém em casa, sequer ouve as vozes de seus pais e do seu irmão. Até aí, provavelmente não há nada demais, eles provavelmente poderiam ter saído para fazer compras ou resolverem juntos alguma coisa sobre seu irmão. Mas quando você sai de casa, se depara com todo o bairro vazio e ouve apenas o assovio do vento gélido matinal. E enquanto você caminha, consegue tirar a conclusão de que a cidade inteira está deserta. Ótimo! Estamos no meio de um apocalipse e nem fomos avisados.

Mas Jason e seus amigos se deparam algo mais arrepiante ainda: o Anjo Gabriel. Sim, um anjo celestial nem um pouco bonitinho que faria você correr até ele para abraçá-lo e pedir um autógrafo. É algo que faz você cair de joelhos, com uma tremedeira e um medo assustador que você jamais conseguiria explicar. Essa, é a verdadeira reação de um ser humano diante de um Anjo Celestial. Agora a porra ficou séria, é o que todos nós provavelmente diríamos. Então, o anjo diz que você e seus três amigos mais próximos serão Anjos do Apocalipse. Agora, restava saber, que maldito apocalipse seria esse, mas eu não tenho permissão para lhes contar sobre isso.

Só precisam saber que tudo isso é culpa do grande vilão que também já começa por baixo. Geralmente, as pessoas esperam que o bonzinho comece do alto e caia, ou que o vilão comece com suas trapaças e depois é pego e o bonzinho geralmente também morre. Mas nesse livro não. Nele, tudo encontra-se em total desgraça. E para tentar enganar o ser humano, as coisas começam de forma clichê. Jason, Isabelle, Zack e Jessica, ainda estão no Ensino Médio, que é a época mais perturbadora e causadora de bullying da vida de um estudante. E apesar de estarem no meio de um apocalipse, você vai se deparar com um romance inesperado!

Os capítulos são longos, porém sucintos e diretos. Eles terminam de tal forma que te deixa cada vez mais curioso. Narrado em primeira pessoa, ela faz com que você possa ter quase a mesma sensação de Jason, de ansiedade, medo e curiosidade para saber o que vai acontecer em breve. Mesmo que os personagens sejam poucos detalhados, ainda é possível se identificar com um deles, pela forma como eles interagem entre si. As informações e os detalhes foram distribuídos na medida e dão a ideia de que a história não termina só naquele final curioso e instigante. Então, enquanto o segundo manual de instruções de como sobreviver a um apocalipse não sai, sugiro que faça um estoque de mantimentos e proteja-se, porque a partir de agora, você está sendo vigiado!
Rafa 27/08/2014minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito top esta resenha graças que já estou preparado para luta junto com o Jason, nesta batalha. kkk

Henrique.Castro 09/04/2015minha estante
Resenha bem feita. gostei

Jessé 06/07/2017minha estante
Ainda minha resenha favorita!
Obrigado pela resenha maravilhosa. Fico feliz que tenha gostado da história, e agora sei que conseguiu captar tudo aquilo que eu queria transmitir através desse livro. Se ainda estou aqui, apresentando-me como escritor, é graças a você, que sempre acreditou em meu trabalho. Em meu nome, e em nome dos Anjos do Apocalipse, muito obrigado